GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereadores de Garanhuns fazem visita a FAMEG/ITPAC‏


Vereadores de Garanhuns estiveram fazendo uma visita oficial, nesta última quarta-feira, 17, à Faculdade de Medicina, do grupo ITPAC, que aguarda o credenciamento do Ministério da Educação para reiniciar suas atividades. A presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nelma Carvalho, esteve acompanhada dos vereadores Paulo Leal, Luzia Cordeiro, Haroldo Vicente e do presidente da Casa Raimundo de Moraes, Audálio Ramos Filho. Os representantes municipais foram recebidos pelo Dr. Márcio Quirino, diretor da Instituição de Ensino.

De início, Dr. Márcio apresentou um breve relato dos trâmites que o ITPAC tem cumprido para realizar o sonho de voltar a ter os alunos em suas salas de aula, mostrando que o processo de migração do Sistema Estadual para o Federal se encontra aguardando a autorização final no Ministério da Educação.

Durante o encontro, várias dúvidas foram tiradas, e encaminhamentos foram feitos para o apoio integral da nova legislatura municipal ao funcionamento da FAMEG-ITPAC.

Dr. Márcio apresentou administrativamente o quadro de pessoal do ITPAC Garanhuns, como a diretora administrativa Manuella Nascimento, que mostrou que a instituição continua funcionando normalmente, pagando seus funcionários e cumprindo com suas obrigações contábeis em dia, aguardando a autorização do MEC. "Estamos prontos para funcionar de imediato, tão logo venha a boa notícia de Brasília" - Relatou.

Assuntos como a importância sócioeconômica de um novo curso de medicina para Garanhuns e região deram a tônica do encontro. "Tivemos inscrições de todo o Brasil em nosso vestibular, mostrando a repercussão deste curso para a região. São pessoas que vêm estudar e, muitos deles, estabelecerão suas vidas aqui. Trabalhando, namorando, casando, investindo em nosso desenvolvimento. São jovens que trabalharão nesta área tão crítica como é o atendimento médico na região" - registrou Dr. Márcio Quirino.

A FAMEG-ITPAC passou por várias vistorias do MEC, obtendo nota 4, numa escala que vai até 5. A boa impressão foi também identificada pelos vereadores, que visitaram todas as instalações da instituição. Salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas especiais que cumprem todas as exigências do Ministério da Educação. Segundo Dr. Márcio, existem convênios com diversas instituições de saúde em toda a região, que adequa a quantidade de leitos por aluno, atendendo a mais esta exigência do Ministério da Educação.

"Precisamos fortalecer ainda mais a luta pela reabertura desta faculdade. E agora, depois desse encontro, vamos propor na Câmara e junto aos políticos que têm liderança em nossa cidade, que envidem esforços para vermos funcionando este grande investimento sócioeconômico para nossa região" - Afirmou Nelma Carvalho.

"Ficamos felizes e tristes ao mesmo tempo. Primeiro vemos a Câmara cumprindo sua função de ir ao encontro das demandas de nosso município. Os vereadores buscando agir nas necessidades, mas ao mesmo tempo, observarmos uma estrutura grandiosa como tem esta faculdade, com equipamentos que não se encontram facilmente nas universidades do país, desta forma, parados, sem utilização pelos jovens universitários de um curso como é medicina, que tem escassez de pessoal em nossa região, é de fato angustiante. Vamos debater, encontrar meios, juntarmos as forças com o executivo, já que o prefeito Izaías Régis também tem priorizado a FAMEG, para mostrarmos ao MEC a importância do funcionamento desta instituição de ensino para o interior do Nordeste" - defendeu Audálio Ramos Filho, presidente da Câmara.

Como continuidade das ações, o Diretor Acadêmico do ITPAC Garanhuns, Dr. Célio Fernandes, estará se encontrando com os vereadores nos dias 25 e 26 deste mês, em programação ainda a ser elaborada.

GRAÇAS A DEUS: Dominguinhos sai do CTI, está consciente e fica de pé - Diz Guadalupe.



"Dominguinhos já fica de pé em um aparelho e consegue produzir alguns sons durante o tratamento com a fonoaudióloga", contou ao Site Purepeople a ex-mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça, nesta quinta-feira (18). O músico já saiu do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e está em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sempre ao lado de Dominguinhos, Guadalupe assume que o trabalho diário junto da filha do casal, Liv Moraes, para a recuperação do artista é necessário, mas cansativo.

"Ele já está há quatro meses nesta situação e o tempo total do tratamento deve levar sete anos. É tudo muito cansativo, exaustivo, não é fácil estar no nosso lugar. A sobrecarga para mim é muito grande, estou exaurida, não tenho mais idade para ter energia focada em outras coisas, é tudo para ele", declarou. "Tem dias que subo na cama com ele e choro, mas Domingos me tranquiliza do jeito dele. Pelo olhar eu já entendo tudo". O músico aplicou botox nas glândulas salivares para que não engasgue com a saliva, o que o deixou sem expressões na mandíbula, conforme explicou Guadalupe: "Ele não consegue sorrir, por exemplo".

Em apenas um mês fazendo inúmeros tratamentos diferentes e com todo o carinho das duas, Dominguinhos já consegue engolir sozinho e está consciente do que está acontecendo. "O quadro da consciência só melhora. Ele estava em estado de torpor, e quando foi se dando conta das coisas teve uma arritmia, o que já foi normalizado. Por questões emocionais, a glicose também sobe um pouco, o que preocupa por ele ser diabético. Mas os fãs podem ficar tranquilos, ele só melhora a cada dia e é muito forte. Está correndo atrás do prejuízo".

Otimista e confiante na recuperação do marido, Guadalupe revela que está se preparando para fazer a adaptação de um quarto em seu apartamento de São Paulo para receber o sanfoneiro, assim que ele receber alta. Ela também conta que muitas pessoas que se diziam amigas de Dominguinhos sumiram após as complicações de saúde do músico.

"Ele não podia receber visitas no CTI, mas ninguém também o procurou. Quase todos sumiram. Só quem sempre está aqui é Mestrinho (sanfoneiro da cantora Elba Ramalho), que colabora e ajuda a cuidar dele. Teve uma vez que Mestrinho disse: 'Eu aprendi tudo com o senhor'. Dominguinhos reagiu na hora com o olhar. Além de mim e Liv, só quem se comunica com o Domingos pelo olhar é o Mestrinho". O sanfoneiro também recebeu a visita de Jair Rodrigues e da mulher, Clodine, e do humorista Tom Cavalcante.

O músico ficou em coma durante um período e seu primogênito, Mauro da Silva Moraes, chegou a declarar que o coma do cantor era irreversível - o que foi desmentido pela própria Guadalupe e pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês. A mulher de Domingos também afirmou que Mauro havia entrado com um processo contra ela, que é procuradora do sanfoneiro, e Liv. Questionada se ele persiste com o processo, ela preferiu não se manifestar.

"É uma coisa que não me preocupa. Ele só atrapalhou as coisas, é triste, lamentável. Nós temos a vida que temos pelo Domingos. Mauro não tem o que fazer aqui e não tem que estar aqui. Ele não contribui em nada para a recuperação do pai. Nunca esteve presente na vida de Domingos", afirmou.

Com a proximidade da festa de São João, época do ano de maior trabalho para o sanfoneiro, e também o período que ele mais gostava de se apresentar, Guadalupe lamenta o fato de Dominguinhos não poder fazer shows: "Ele trabalhava muito, ainda mais com o centenário de Luiz Gonzaga - de quem Domingos é considerado sucessor -, ele tocaria bastante por todo o Brasil. É uma pena".

O plano de saúde de Dominguinhos não cobre todos os custos e o tratamento está caro para a família do sanfoneiro, que tem que administrar as economias dele para pagar tudo. "Liv é a tesoureira dele, sempre foi. Ela fica indo para Recife e voltando para administrar tudo, já que não tenho mais energia para agir essas coisas. Quando ele estava em Pernambuco, o governo chegou a ajudar com algum dinheiro, mas aqui não. Somos só nós mesmos".

O compositor de 72 anos foi internado após sofrer complicações decorrentes de um câncer de pulmão em dezembro de 2012, na cidade de Recife, Pernambuco. Domingos sofreu várias paradas cardíacas e foi hospitalizado com o quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória, entrando em coma em seguida.

(Por Alberto Lobo)

Izaías confere pessoalmente ruas do Indiano que serão asfaltadas

Izaías Régis ao lado dos vereadores Audálio Filho e Alcindo Correia no Bairro do Indiano

O prefeito Izaías Régis começou esta semana a visitar os bairros de Garanhuns para identificar ruas que deverão ser asfaltadas. O primeiro bairro visitado foi o do Indiano, na quarta-feira. O prefeito que estava acompanhado pelo secretário de Obras Hélio Faustino, do diretor Eusébio, do arquiteto Bruno Miranda, bem como de vereadores, a exemplo do presidente da Câmara, Audálio Ramos Filho e Alcindo Correia, percorreu as ruas Paulo VI, Augusto Cesário, Sebastião Pacheco e Luís da Silva Guerra. Por onde a comitiva passava chamava a atenção dos moradores que se surpreendiam com a presença do prefeito que fez questão de fazer o percurso a pé, acompanhando as medições.

Surpresa, dona Juraci Alves que mora no bairro há 33 anos, não hesitou ao ver o prefeito e soltou essa. “Para tudo tem um dia. Agora o nosso sonho vai ser realizado”. A moradora o recebeu com um abraço caloroso.

De acordo com Bruno Miranda, arquiteto da Prefeitura que acompanhou a comitiva, o primeiro passo após essa visita será o levantamento topográfico das ruas indicadas. “Daí seguimos para a elaboração de projetos, planejamento licitatório até chegarmos à execução da obra. Todo esse processo deve levar quase 90 dias”

No Bairro Indiano ainda existem sete ruas sem pavimentação, além de pequenas travessas. A intenção do prefeito Izaías Régis é de neste primeiro momento levar o asfalto a quatro delas. “Nós já vamos começar cinco ruas na Cohab II, concluímos as ruas dos loteamentos Rosa Mística e Morada do Sol e aqui vamos começar a montar o planejamento de quatro ruas. Iremos visitar mais bairros para identificar as demandas mais urgentes”. 

As obras deverão ser realizadas com recursos próprios do município, que vêm sendo economizados pela atual gestão. “Nós vamos fazer um levantamento das ruas identificadas neste primeiro momento, para fazermos nosso planejamento orçamentário e de execução. Só assim teremos como mensurar quantas ruas serão beneficiadas neste primeiro momento”, explicou Hélio Faustino, secretário de serviços públicos e obras.

EDUCAÇÃO: Livro sobre Tecnologia da Informação nas Escolas pode ser baixado de graça na internet


A professora Anna Cecília está na fase final de seu mestrado em Portugal, e tem adquirido e produzido conhecimento. Agora, vai compartilhar com todos, principalmente a comunidade acadêmica, e todos aqueles que trabalham com educação, a publicação do livro "Ferramentas TIC na Escola: Aplicações práticas". 

Essa obra é fruto de uma experiência de partilha curricular junto a três turmas de Mestrado em Educação da Universidade de Aveiro-POR. Os artigos publicados trazem boas práticas de integração das TIC à prática de ensino, com inúmeras ilustrações para facilitar o uso dos programas disponíveis de graça na internet. 

O livro foi organizado por Anna Cecília e pelo prof. Francislê Neri de Souza. Os artigos foram avaliados por uma painel de revisores composto por professores da UA, da Universidade Tiradentes (Sergipe) e Universidade Federal Rural.

Trata-se de uma excelente contribuição. A versão impressa já está à disposição, mas o download da versão eletrônica pode ser feito por todos, e o melhor, de graça. É isto mesmo, todos podem ter acesso ao livro gratuitamente através do link abaixo:


A proposta dos realizadores é contribuir para que mais professores no mundo lusófono tenham mais subsídios para desenvolver competências pedagógicas com as TIC. 

Vereador quer disciplinar poluição sonora em Garanhuns


O Vereador Alcindo em mais uma Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Garanhuns protocolou requerimento pedindo que seja formada uma equipe e adquirido equipamentos para o cumprimento da Lei 3694/2009 (LEI QUE DISCIPLINA A EMISSÃO DE POLUIÇÃO SONORA) produzida por estabelecimentos comerciais e veículos móveis com equipamentos sonoros. 

A Lei Municipal proíbe a emissão de ruídos sonoros, barulhos e rumores nas proximidades de repartições públicas, escolas, hospitais, casas de saúde, teatros, cinemas, tribunais e igrejas, em seus horários de funcionamento, respeitando o limite de 300 metros de distância. A proibição é permanente com relação aos hospitais e casas de saúde, independente do horário. 

Carros-de-som só poderão circular das 8 às 20 horas, de segunda a sábado, e nos domingos das 9 às 14 horas. No centro da cidade.

A normatização também proíbe, em lugares públicos, anúncios ou propagandas comerciais por meio de instalação de equipamentos ou amplificadores de som, tais como: apitos, buzinas, cornetas, auto-falantes, caixas de som, tambores, bandas e conjuntos musicais, entre outros, por parte de estabelecimentos comerciais ou ambulantes. 

Na proibição também se inclui a emissão de ruídos no interior dos estabelecimentos, que sejam ouvidos na parte exterior. 

Ruído com intensidade de até 55 decibéis não provoca nenhum problema à saúde humana. Sons de 56 a 75 decibéis podem incomodar, embora sem causar malefícios. Já o volume entre 76 a 85 decibéis pode afetar a saúde. Acima dos 85 decibéis a saúde será afetada, a depender do tempo da exposição. Uma pessoa que trabalha oito horas por dia com ruídos de 85 decibéis terá problemas auditivos.

Ao justificar seu pedido, Alcindo Correia declarou que essa Lei foi regulamentada desde Dezembro de 2009 e que precisa ser colocada em prática, ressaltou ainda que tem sido procurado por moradores com reclamações sobre o som alto proveniente de bares, e principalmente carros estacionados nas vias públicas e até mesmo nas calçadas. Segundo o parlamentar, o problema vem perturbando o sossego dos moradores, principalmente no período da noite, e nos fins de semana.

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.