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quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto da Iluminação Pública é retirado da pauta na Câmara de Garanhuns

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns, atendendo o pedido dos presidentes das Comissões de Legislação e Justiça, e de Finanças e Orçamento, Alcindo Correia e Haroldo Vicente, respectivamente, retirou da pauta da Reunião Ordinária desta quinta-feira, 16, o projeto do poder executivo que redefinia os valores e percentuais cobrados da população como Contribuição de Iluminação Pública, que seria debatida e votada pelos parlamentares.

O tema tem sido tratado como uma polêmica, ganhando destaque na imprensa e nas redes sociais. Na verdade, a retirada da pauta busca dar mais tempo ao debate, para mostrar à população os benefícios do aumento da cobrança, devido aos novos investimentos que precisam ser feitos, modernizando a iluminação e oferecendo mais segurança à cidade. Além do aumento, os percentuais também causaram impacto. Como argumento para aprovação, o governo municipal lembra que a partir de 2014 a Iluminação Pública será municipalizada.

O vereador Sivaldo Albino, principal crítico do aumento, tem utilizado as redes sociais e meios de comunicação para debater o projeto, que volta agora a ser discutido nas comissões da câmara pelos vereadores, e principalmente com o executivo municipal, que deve esclarecer os investimentos que serão realizados caso o legislativo aprove o projeto enviado pelo prefeito Izaías Régis.

O Presidente da Casa Raimundo de Morais, vereador Audálio Ramos Filho, entende pela necessidade do reajuste, como investimento prioritário do município, mas defende que os valores precisam ser revistos, e que se busque um índice, como o IGP-M, por exemplo, para verificar nos últimos 11 anos, período que não houve qualquer reajuste na Contribuição de Iluminação Pública, os percentuais que balizariam os novos valores a serem cobrados. "Qualquer aumento que pese no bolso do contribuinte é polêmico, e por isto precisa ser mais discutido, esclarecido, e principalmente, a população, melhor informada." - Registrou o representande da edilidade, que complementa -"Já está agendada uma reunião na próxima segunda-feira com a presença de secretários municipais, e depois voltaremos ao tema no plenário da Casa".

Paulo Lins e equipe da GRE-AM discutem Pacto Pela Educação nas Escolas



Dentro das ações de acompanhamento e monitoramento do Pacto Pela Educação (PPE), a equipe da Gerência Regional de Educação, coordenada pelo Prof. Paulo Lins, vem realizando desde a última semana visitas sistemáticas às comunidades escolares de todas as unidades que oferecem Ensino Médio no Agreste Meridional

O objetivo dos encontros é apresentar o PPE aos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar, envolvendo pais, professores, funcionários, gestão e estudantes no compromisso de garantir uma aprendizagem efetiva e bem sucedida em todas as escolas pertencentes ao Pacto.

Em cumprimento a esta ação, o Gestor Paulo Lins esteve reunido, na terça, 14, com a comunidade da Escola Simoa Gomes, município de Garanhuns. Na ocasião, os pais e demais membros da escola que lotaram o pátio da instituição tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos PPE, como também o funcionamento desta política pública adotada pelo Governo do Estado. O Gestor Paulo Lins aproveitou o encontro para explicar cada indicador pelo qual as escolas são avaliadas e mostrar a importância do envolvimento e compromisso de toda a comunidade no cumprimento das metas e melhoria da qualidade do ensino.

Também na terça-feira, outros encontros foram realizados em escolas estaduais localizadas nos municípios de Lajedo, Iati e Brejão. Ao longo da semana, outras unidades escolares estão recebendo a visita da GRE Agreste Meridional com o mesmo objetivo.

Tudo sobre a inauguração do SAMU em Garanhuns



Nesta sexta-feira, 17, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Garanhuns será oficialmente inaugurado. A cerimônia simbólica acontecerá às 15h, na base do serviço, na Avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis. A instalação do Samu foi uma das prioridades do prefeito Izaías Régis desde que assumiu a prefeitura, em janeiro.

O município possui duas unidades, sendo uma do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA) – também conhecida por UTI móvel, equipada com oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor e detector fetal -, e a outra é uma Unidade de Suporte Básico (USB), que conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado o Estado brasileiro a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Festival de Inverno 2013: Responsáveis pela segurança fazem primeira reunião



Nesta quarta-feira (15), o Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação Social, juntamente à FUNDARPE, promoveu no auditório do SEBRAE uma reunião com os órgãos de segurança para definir o esquema a ser adotado durante a realização do 23º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece entre os dias 18 a 27 de julho.

Participaram do encontro representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. "A Polícia Rodoviária Federal estará envolvida no evento, trabalhando na BR 423 e 424, que contorna o município de Garanhuns, e que recebe o maior número de turistas que saem do Recife e de outras capitais do nordeste para o Festival de Inverno. Então, estaremos com uma operação montada a nível da delegacia, tendo o apoio de outras delegacias rodoviárias, como a de Caruaru, com vários policiais, comandos e pontos de fiscalização em locais estratégicos, contando ainda com reforço da superintendência. Também será realizado em nossas abordagens o teste de etilômetro (bafômetro), além de orientações aos condutores", detalhou o inspetor da PRF, Aldo Lourenço.

Segundo Júlio Maia, coordenador geral de produção do FIG, a expectativa é de que o mesmo esquema utilizado no ano passado seja implantado, aperfeiçoando apenas alguns detalhes para que o evento de maior expressão do Estado seja de sucesso. "Ano passado implementamos um plano de segurança em contingência, em parceria com a Polícia Militar e estamos repetindo este ano, com algumas modificações para melhor adequação dos serviços prestados. É um plano grande, mas ele vai ser mantido, tanto na Guadalajara, quanto no Parque Euclides Dourado e demais polos que demandem um efetivo de mais de 300 pessoas da segurança privada do governo e mais de 300 policiais da corporação da SDS’’, disse.

Júlio destaca ainda a utilização de câmeras para monitorar a festa. "Iremos manter e tentar ampliar o emprego das câmeras, utilizadas ano passado na nossa nova gestão, contribuindo para a segurança dos participantes do FIG. Além disso, o Parque Euclides Dourado contará com um "filtro", junto a PM, a fim de evitar que pessoas entrem com armas ou drogas naquele polo", finalizou.

Para Gerlane Melo, secretária de Turismo de Garanhuns, a reunião revela que as sinalizações do FIG deste ano serão melhoradas. "Nosso objetivo é o crescimento. Queremos minimizar as falhas existentes em eventos anteriores, para que possamos fazer um festival diferenciado. Então, nós estamos com a sinalização da parte de trânsito que será implementada, mas também dos polos, que apresentarão cores diferenciadas para melhor serem identificadas pelo público visitante", explica.

Cirlene Leite, diretora de Cultura, acrescenta que a reunião sobre o dispositivo de segurança do FIG, evidencia que o município está participando de todas as etapas do evento. "Este ano, com orientações do prefeito Izaías Régis, estamos trabalhando todos juntos, construindo e formatando juntos este Festival de Inverno. Em outras edições o Governo do Estado assumiu muitas coisas aqui dentro da cidade. Agora, estamos lado a lado, construindo em parceria desde o mês de fevereiro", finalizou.

Tudo sobre a WorkAgreste - I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste Pernambucano

As novas exigências fiscais no Brasil, os crimes de sonegação fiscal e as ferramentas de gestão para melhor se adaptar ao cenário atual são os temas centrais do WorkAgreste - I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste Pernambucano, que acontece nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, no Centro Cultural de Garanhuns (PE).

O evento, que reunirá grandes nomes locais da gestão empresarial, será uma grande oportunidade para empresários e estudantes da Região discutir e compreender as transformações fiscais no país e, acima de tudo, encontrar os melhores caminhos para se adaptar a essa nova realidade. “Com o nosso trabalho de consultoria, percebemos o imenso desafio dos gestores diante das novas exigências fiscais, especialmente do SEF e SPED para optantes do Simples Nacional já a partir de janeiro de 2014. Daí decidimos dar a nossa contribuição com o evento, oportunizando a discussão e principalmente a adaptação, o quanto antes, a essa nova realidade. No encerramento faremos também uma rodada de negócios, possibilitando um intercâmbio comercial entre os participantes”, explica Bruno Siqueira, da SIQ Consultoria, um dos realizadores do evento.

Para Sidney Nicéas, da Sidney Nicéas Comunicação Integrada, também realizador do evento, o WorkAgreste não ficará apenas nessa conferência. “Vamos realizar oficinas e outras conferências com temas diversificados. Nosso objetivo é contribuir para o amadurecimento do empresário pernambucano, especialmente em relação às suas rotinas fiscais e à necessidade de especialização e qualificação de sua mão de obra. Precisamos acompanhar as transformações que estão acontecendo no Estado e no país”, declara Nicéas.

No último dia do evento (01/06), além da rodada de negócios, no Centro Cultural também haverá a performance teatral e noite de autógrafos do livro A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas – que tem feito sucesso em várias cidades brasileiras – e uma apresentação cultural com atração a ser divulgada em breve. Na sequência, no Terraço Bar e Restaurante, acontecerá uma festa para os participantes do evento.

O WorkAgreste, que conta com o apoio institucional dos conselhos regionais de Administração e de Contabilidade, do Instituto do Ministério Público de Pernambuco, do CDL Garanhuns, da Prefeitura de Garanhuns, da CODEAM – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional de Pernambuco e da AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, promete atrair grande número de empresários, gestores, administradores, contadores e estudantes da Região, proporcionando o chamado Turismo de Negócios na cidade que é conhecida como a “Suíça pernambucana”, devido ao seu clima bucólico e suas atrações naturais.

SERVIÇO

WorkAgreste – I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste Pernambucano, dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2013, no Centro Cultural de Garanhuns, sempre das 19h às 22h.

Inscrições: 250,00 (inteira – feitas pelo site www.workagreste.com.br ou na AESGA Garanhuns) e R$ 125,00 (estudante - feitas exclusivamente na AESGA Garanhuns).

PROGRAMAÇÃO

- 30/05/2013, 19h - Palestra: Crimes Fiscais e suas Consequências
Palestrante: Dr. José Lopes, Promotor de Justiça e coordenador do CAOP Sonegação Fiscal do Ministério Público de Pernambuco.

- 31/05/2013, 19h - Palestra: As Novas Exigências Fiscais para o Simples Nacional: SEF e SPED
Palestrante: José Eraldo Lúcio de Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade - Pernambuco.

- 01/06/2013, 19h - Palestra: Segredos para uma Boa Gestão Administrativa
Palestrante: Fernando Sckaff, M.Sc., Mestre em administração e administrador do Hemocentro Garanhuns.

Encerramento: 21h30, Performance com noite de autógrafos do livro A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas; na sequência, coquetel com rodada de negócios e show cultural.

Festa: após o evento, os participantes terão uma festa no Terraço Bar e Restaurante

VIA G Tendências para o inverno: Listras

Não precisa entender muito de moda para saber que as listras são uma das apostas mais fortes desse Inverno. Com larguras e cores variadas, a padronagem em preto e branco é a mais procurada nas lojas porque reúne duas tendências numa mesma peça: a geometria e o contraste perfeito destas cores.

Nas vitrines e nas araras, você pode encontrar camisas, calças, shorts, saias e blazers listrados, e não pense que ao usar uma peça assim você deve se ater apenas ao P&B. As listras ficam lindas combinadas a outras peças lisas de cores fortes e até mesmo a outras estampas, como as felinas e os florais. Aposte!


Estas e outras peças listradas você encontra na Via G Garanhuns e Arapiraca. Entre em contato com uma de nossas lojas pelos números (87) 3761-0398 e (82) 3522-2296, respectivamente. 

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Priscila Lopes é Designer de Moda e Editora de Conteúdo Online na Via G Garanhuns e Arapiraca. 
Entre em contato através do e-mail priscilakslopes@gmail.com

Câmara de Garanhuns reduz cargos comissionados e realizará Concurso Público‏


A nova diretoria da Câmara Municipal de Garanhuns, sob a presidência do vereador Audálio Ramos Filho, em uma das suas primeiras medidas, buscou regularizar a situação encontrada do alto número de contratados comissionados. Segundo o próprio vereador, eram 118 cargos nesta condição e apenas seis efetivos. Os dados foram inclusive relatados pelo Tribunal de Contas do Estado, e ainda hoje repercutem equivocadamente na imprensa, como sendo atual. Houve redução dos comissionados, mesmo com o aumento do número de vereadores, de 11 para 13 assentos na Casa Legislativa.

As novas medidas implementadas foram apresentadas recentemente à OAB/PE, em resposta a ofício enviado pelo Presidente Pedro Henrique Braga R. Alves.

Segundo Audálio Ramos Filho, uma das primeiras ações administrativas da nova diretoria foi exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados e logo depois determinar, através de portaria, a criação de uma Comissão de Levantamento de Pessoal, com o objetivo de definir a real necessidade de pessoal da Câmara Municipal, cujo resultado foi determinante para a realização do Concurso Público, já definido pela atual mesa gestora.

Além destas medidas, através de Projeto de Lei já discutido e aprovado, a Mesa Diretora extinguiu 13 cargos comissionados dentro da estrutura administrativa da Casa Raimundo de Moraes.

É importante registrar que houve o acréscimo de dois vereadores, e consequentemente de assessores, na atual legislatura, que ficou com uma estrutura de pessoal com os seis cargos efetivos, informados anteriormente, e 123 comissionados, entretanto, por determinação da Mesa Diretora, apenas 99 estão ocupados. Tal distorção somente será revertida quando for realizado o Concurso Público em planejamento, aumentando o quadro permanente.

Com base nos estudos da Comissão de Levantamento da Necessidade de Pessoal, a Mesa Diretora apresentou o projeto de Lei Nº 036/2013, no qual faz uma reestruturação administrativa, com significativa redução de pessoal, dos atuais 123 cargos para apenas 80 comissionados, e a criação de 36 cargos de caráter efetivo, somando-se aos seis já existentes, chegando ao número de 42 servidores da Casa Raimundo de Morais.

O Concurso Público será anunciado em breve.

Campanha reúne mais de 50 doadores de sangue em Garanhuns

Na manhã desta sexta-feira (17) mais de 50 pessoas vão sair de casa com a missão de salvar vidas. Elas irão ao Hemope Garanhuns para participar do Projeto Vida por Vidas, realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O projeto foi criado em 2005 no Estado do Rio Grande do Sul para incentivar a doação de sangue e em 2006 foi premiado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje a campanha já possui mais de 300 mil doadores cadastrados em oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O objetivo é conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue dos hospitais e hemocentros.

Existem algumas condições básicas para ser um doador:

Ter entre 18 e 65 anos de idade;
Gozar de boa saúde;
Estar alimentado;
Pesar acima de 50 quilos;
Apresentar um documento de identidade com foto;
Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;
Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Evitar fumar duas horas antes da doação;
Ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
Já ter passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.

Texto: Fernanda Beatriz

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