sexta-feira, 24 de maio de 2013

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2013: Sai a lista da FUNDARPE dos aprovados na Convocatória Nacional



A Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) tornam públicas, nesta sexta-feira (24/5), as propostas habilitadas para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2013. Ainda não saiu a lista dos projetos de música e cultura popular, que, devido ao grande número de inscritos, seguem em processo de avaliação e devem ser divulgados até a próxima terça (28/5). Para conferir a lista dos habilitados das demais linguagens em difusão cultural, clique AQUI, e para saber os de formação cultural, clique AQUI. As listas estão por ordem de entrega protocolada.

Vale ressaltar que a habilitação das propostas não é garantia ainda de que os proponentes vão compor a programação e, sim, de que estão aptos, pela qualidade e pelas condições legais exigidas no edital da convocatória nacional, a fazer parte do evento. Uma terceira fase se inicia a partir de agora, de complexa elaboração da grade do festival, cuja versão completa será divulgada até o dia 18 de junho pelo Governo do Estado. Até lá, a Secult-PE/Fundarpe entrará em contato com todos os habilitados para montar a programação, que prevê ainda um percentual de convites a artistas, grupos e demais participantes. Esse processo envolve adequação de cachês, locais, horários, datas e outras variantes.

No total, 210 propostas de difusão e 63 de formação foram habilitadas. Destas, as primeiras somam: 31 de artesanato, 30 de artes visuais, 5 de audiovisual, 12 de circo, 12 de dança, 9 de design e moda, 5 de fotografia, 38 de literatura, 2 de ópera, 2 de patrimônio cultural e 64 de teatro. Já as de formação são compostas por 13 de artesanato, 6 de artes visuais, 6 de audiovisual, 5 de circo, 3 de dança, 7 de design e moda, 5 de fotografia, 10 de literatura, 3 de patrimônio cultural e 5 de teatro. Os projetos foram avaliados em duas etapas: na primeira, preliminar, foram avaliadas as documentações e as exigências para cada área; na segunda, o mérito de cada proposta foi avaliado pela comissão de análise artístico-cultural (confira aqui os membros participantes na seleção). 

Para conferir novamente a convocatória, clique aqui. O evento acontece de 18 a 27 de julho na cidade de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, Brasil. Todas as ações têm acesso gratuito ao público.

Fonte: FUNDARPE

Integração Nacional autoriza novos trechos do Canal do Sertão Alagoano


Na próxima segunda-feira (27/05), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, cumpre agenda oficial em Maceió e Delmiro Gouveia (AL). Às 9h, no Palácio dos Martírios, na capital alagoana, assina ordem de serviço para obra de saneamento básico e reforço do sistema de abastecimento de água de Santa Luzia do Norte, em Coqueiro Seco e Satuba.

Às 12h, em Delmiro Gouveia, no Clube Fábrica da Pedra, o ministro Fernando Bezerra Coelho, acompanhado de representantes da Codevasf, vinculada à pasta, assina ordem de serviço dos trechos III e IV do Canal do Sertão Alagoano. Também autoriza a construção de estradas nos municípios de Chã Preta, Correntes e Passo de Camaragibe (Matriz do Camaragibe). Em outra frente, o Ministério da Integração Nacional vai iniciar projetos para contenção de enchentes nos rios Paraíba e Mundaú.

A agenda contempla ainda a assinatura de autorização de licitação para apoio técnico e fornecimento de insumos para cajucultura, além de ações de esgotamento sanitário em Delmiro Gouveia, Belo Monte e São Braz.

Dentro do Água para Todos, do Governo Federal, o ministro lança a 2ª etapa do programa em Alagoas e entrega certificados aos prefeitos e coordenadores da ação nos municípios de Arapiraca, Belo Monte, Craíbas, Estrela de Alagoas e Delmiro Gouveia.

Izaías Régis assina ordem de serviço para novas Unidades de Saúde


O Prefeito Izaías Régis assina na tarde desta sexta-feira (24) no Palácio Celso Galvão, a ordem de serviço para a construção de novas Unidades de Saúde. Estas unidades funcionam com as equipes de ESF´s (Estratégia de Saúde da Família). 

As Unidades Básicas de Saúde serão construídas no Indiano (no terreno do CSU - Centro Social Urbano), no bairro José Maria Dourado na Rua Armando Machado e na Cohab II, Rua Professor Antonio Fernandes Souto. Esta última unidade será um Posto Triplo, ou seja, três unidades reunidas em um mesmo terreno. Essa estrutura vai acomodar os três postos que funcionam hoje no Bairro, em imóveis alugados.

Depois de concluídas as unidades básicas de saúde devem atender a uma população de mais de 20 mil moradores.

Estratégia Saúde da Família

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Intelectuais debatem história de Garanhuns

Acervo: Antônio Vilela

A Academia de Letras de Garanhuns (ALG) torna pública sua discussão acerca da História da cidade. Isso vem acontecendo desde a sua última reunião ordinária. A ideia é manter o debate de maneira a sensibilizar a sociedade garanhuense no sentido de valorizar a memória, personalidades e fatos de considerável relevância ocorridos na “Terra de Simoa”.

Assim, na próxima reunião ordinária da Academia, a realizar-se no próximo sábado (25), às 20h30, na própria sede da entidade, o debate continuará; desta vez contando com João Marques, Manoel Neto Teixeira e José Cláudio Gonçalves de Lima como debatedores, que na ocasião falarão sobre os 10 maiores acontecimentos e as 10 maiores personalidades de Garanhuns, em suas opiniões. 

Desta forma, ao tempo em que a ALG convida os interessados para participar, busca comunicar aos garanhuenses a discussão que vem mantendo em torno da História de Garanhuns.

Saullo Paes inaugura neste sábado, 25, sua Loja-Conceito Multimarcas


Neste sábado, o jornalista Saullo Paes inaugura sua Loja-Conceito Multimarcas BY SP, e convida a todos para prestigiar este momento especial A loja continuará aberta durante todo o dia recebendo os muitos amigos do novo empresário da moda em Garanhuns.

Não percam!

Como ficará o Centro Social Urbano?


Depois de toda polêmica, parece que os ânimos arrefeceram e ao final todos saíram beneficiados, ao menos é esta impressão depois das reuniões e votações na Câmara de Vereadores.

Toda discussão começou depois que o prefeito Izaías Régis anunciou em uma solenidade que estaria doando uma área do Centro Social Urbano, que fica entre o Bairro do Indiano e a COHAB I, para que a Casa das Balas construísse ali um Centro de Distribuição, e que geraria cem novos empregos para Garanhuns.

A falta de informações mais claras gerou especulação sobre o investimento, nas mídias sociais algumas pessoas colocaram em dúvida a licitude da doação. Até que a própria empresa divulgou uma nota explicando o objeto da doação e seus planos para o local.

Alguns representantes dos moradores, preocupados em perder a única área de lazer do bairro, foram à Câmara de Vereadores. Reivindicavam que a área poderia receber investimentos que possibilitassem uma vida social e esportiva para a população, principalmente os jovens, que aliás deveria ser o sentido do CSU, mas que estava abandonado há anos, servindo muito mais para a marginalidade utilizar para diversos fins da criminalidade, gerando insegurança no bairro.

Chegamos a cobrar aqui que a prefeitura tivesse mostrado o plano que tinha para toda a área, pois teria evitado tanta polêmica. Pois já sabíamos que somente parte do terreno do CSU estaria sendo doado à Casa das Balas, e a área remanescente receberia um investimento de infraestrutura social interessante, que beneficiaria a população e até causaria uma valorização imobiliária nas imediações.

A Câmara de Vereadores acabou servindo de espaço de debate e congregando o Poder Público, através de secretários municipais, a população da região e os próprios vereadores, que discutiram amplamente e elucidaram o projeto, tirando as dúvidas e, ao final, recebendo o apoio das principais lideranças comunitárias.

Agora, o CSU estará passando por um amplo investimento. Além do CD da Casa das Balas, a outra parte do terreno contará com a Construção de um Centro Esportivo, uma creche e uma Unidade Básica de Saúde. O Centro Esportivo é um grande investimento múltiplo, além da simples quadra poliesportiva. Com infraestrutura completa para várias atividades. 

Uma figura que tem sido importante para ajustar e resolver essas polêmicas, no bom trânsito com a Câmara de Vereadores, é o Secretário de Governo, Wanderley Lopes, que não tem tido vida fácil, mas tem sido eficiente no meio de campo.

Depois de tanta polêmica, a doação do terreno foi aprovada por unanimidade em primeira votação. Com praticamente todos os vereadores defendendo a geração de empregos e o projeto geral de beneficiamento da área do CSU.


Governador entrega mais 47 ambulâncias do SAMU-192

O atendimento móvel de urgência à população da I Macrorregional de Saúde ganha um importante reforço. O governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (24/05), 47 ambulâncias de suporte básico e avançado para ampliar a atuação do Samu. A cerimônia será realizada, no Centro de Convenções, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Atualmente, o Samu Metropolitano possui 73 ambulâncias, sendo 59 de suporte básico, 14 de suporte avançado, equipada com UTI, e 05 Motolâncias, atendendo 17 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) - aproximadamente, 44% da população da I Macrorregional de Saúde.

Com o incremento dos 47 veículos de resgate, sendo 43 de suporte básico e quatro de suporte avançado, o Governo assegura 100% de cobertura do Samu na Macrorregional, que engloba 72 municípios da RMR, Zonas da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional. 

Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 124,5 mil em sua compra, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão. Já as UTIs custam R$ 198 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. No total, o investimento dos Governos Federal e do Estado na aquisição das 47 ambulâncias foi de, aproximadamente, 6,1 milhões.

INSENSATEZ: Marcelo Martelotte troca Santa Cruz pelo arquirival Sport

Do Blog do Torcedor / Portal NE10


Marcelo Martelotte é o novo técnico do Sport. O anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira através do Twitter oficial do clube. O novo comandante já acompanha a equipe em campo pela Série B neste sábado, contra Icasa, no estádio Romeirão, no Ceará. Ele, porém, não irá comandar o time. O interino Gustavo Bueno será o responsável por isso.

Martelotte chegou ao Santa Cruz no início do ano. Ele comandou os corais em 27 jogos tendo obtido 16 vitórias, seis derrotas e cinco empates. O aproveitamento foi de 65,4%. O auge da sua rápida passagem no Arruda foi o título Estadual obtido em cima do próprio Sport. Foi o tricampeonato do Santa Cruz.

Esse é o 13º treinador do Sport em quatro anos. Desde Nelsinho Baptista, o tempo médio de 'vida' de um técnico na Ilha do Retiro é de três meses. Esta não é a primeira passagem de Marcelo Martelotte na Ilha do Retiro. Nos tempos de goleiro, o hoje técnico vestiu as cores rubro-negras em 2000.
.
AGORA COMIGO: Os dirigentes tricolores foram pegos de surpresa, e coerentemente disseram que não iam fazer nenhuma loucura para segurar o técnico, que tinha contrato e multa rescisória. 

Os dirigentes do Santa Cruz apostaram em um jovem que ainda não tinha iniciado a carreira de técnico de futebol, sendo assistente de equipes importantes como o Santos, mas que ainda não tinha ele próprio resultados para mostrar. Passou como técnico inexpressivamente pelo Ituano-SP.

Foi no Santa Cruz que ele se tornou um técnico conhecido, e em menos de cinco meses, com repercussão nacional.Na época de sua contratação, Antônio Luís Neto e sua equipe confrontaram opiniões contrárias, de que era uma aposta arriscada entregar o time a um iniciante, mas apostaram, acreditaram, e foram em frente com a ideia.

E não ficou por aí. No primeiro momento de turbulência, quando todos pediram a cabeça do técnico inexperiente, novamente a direção segurou, deu moral, acreditou no projeto, e o resultado foi satisfatório para todos. Desde o início uma mensagem era dita para explicar o nome de Martelotte no Santa. Ele se identifica com o Santa Cruz!

Então, acabou-se a identificação? Estamos a poucos dias de enfrentar uma guerra na Série C, o principal objetivo do Santa Cruz nos últimos anos. Um trabalho que estava estruturado, consistente, agora colocado no ralo. 

E pior. Marcelo Martelotte usou o Santa Cruz como escada para chegar ao Sport? Será que porque tem mais dinheiro e estrutura? Só isso não explica, pois outros clubes se interessariam pelo treinador com o interessante trabalho que vem sendo feito, até clubes com mais estrutura, e quem sabe até da divisão de elite do futebol brasileiro.

Acho que dinheiro não explica tudo, e as pessoas devem ser sensatas. Martelotte tem todo o direito de deixar o Santa Cruz, mas não era pra ser agora e nem pro Sport.

E mais. O Sport não tem a mesma paciência com a falta de resultados, como teve o Santa Cruz até chegar ao título pernambucano. Talvez até isto explique a derrocada dos últimos anos, pois bons treinadores passaram pela Ilha do Retiro, como é o caso de Sérgio Guedes. Caso Martelotte não tenha um bom início de Série B, pode ser o 14º da lista rubronegra. e aí, nem mé nem cabaça.

Caso dê certo, e faça um grande campeonato, ascendendo à Série A, estará escrevendo seu nome na história de mais um clube do estado.

E fica claro que o Santa Cruz é quem tem investido corretamente na equipe nos últimos anos, pois a cada final de campeonato, praticamente todas as suas peças, boas e baratas, são consultadas por equipes de todo o país, e também seus rivais pernambucanos.

É bom lembrar que o Santa Cruz foi desclassificado na Copa do Nordeste em jogo vergonhoso no Arruda. Retrancado e medroso. Perdeu para o Chã Grande no Mundão. E só veio engrenar na reta final. Foi um time que venceu os grandes e penou com os pequenos, pois muito fechado, jogou no contrataque com os maiores rivais mas não tinha jogo, quando não contava com Natan, para desarmar retrancas de clubes intermediários. 

O Santa teve paciência e confiança em seu trabalho. Resta agora saber se os rubronegros também terão!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.