terça-feira, 28 de maio de 2013

Os eventos com o Secretário Antônio Figueira em Garanhuns

Dra. Ricarda Samara (V GERES), Antônio Figueira, Ronaldo Ferreira e Izaías Régis

Desde esta segunda-feira, 27, os moradores dos 21 municípios que compõem a V Geres, com sede em Garanhuns, passaram a ser beneficiados com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU-192. A solenidade de implantação do SAMU-192 aconteceu com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, além de prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados. O evento aconteceu no Parque Euclides Dourado, em frente ao Hospital Dom Moura, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns. O evento teve coordenação da Secretaria de Saúde do Estado e da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

Ao todo, vinte e uma ambulâncias foram entregues aos municípios para atuar na região, sendo 20 unidades básicas e uma unidade de suporte avançado, que conta com estrutura e equipamentos de UTI. Para compor a equipe da frota do SAMU-192, foram criadas cerca de 200 vagas de emprego. Enquanto as unidades básicas contam com condutor e técnico de enfermagem, as unidades avançadas possuem uma equipe formada por condutor, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico. Cada município terá uma base equipada para abrigar ambulância e equipe.

O serviço será coordenado pela Central de Regulação do SAMU da Macrorregional II, que tem sede em Caruaru. Assim, todo cidadão que precisar de atendimento móvel de urgência só precisa ligar para o número 192, que a Central de Regulação irá avaliar o caso e realizar o encaminhamento da ambulância.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:
O secretário aproveitou a visita à cidade e coordenou também uma audiência pública sobre o Pacto pela Saúde. O encontro aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), no bairro de Magano. Antonio Carlos Figueira recebeu os prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes da sociedade civil para apresentar os indicadores de saúde da região analisados pelo Pacto pela Saúde, que busca reduzir os índices de mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis. 

Os dados são frutos de um levantamento inédito feito pela Secretaria Estadual de Saúde que, por meio de diversos indicadores básicos, como oferta de mamografia, óbitos por problemas no período neonatal e oferta de consultas especializadas, aponta os principais desafios de saúde em cada região.

Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, um dos que mais preocupa na V GERES é a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. Este exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Praticamente todos os municípios da Região apresentam, atualmente, cobertura menor que 18% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, quando o ideal seria que esse percentual estivesse, ao menos, em 23%.

Por outro lado, no tocante à proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal, esse índice, na maioria dos municípios da Geres, é maior que 60%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas pelo menos seis consultas nas futuras mães. Esta é uma fórmula simples para proteger a saúde da gestante e do bebê.

UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado
À tarde, o secretário se reuniu, com os prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios da região, no terreno da Unidade de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns, localizado no Km 92 da BR 423, nº 2000. Em pauta, o funcionamento da unidade, que terá capacidade para realizar cirurgias de baixa complexidade para operações de catarata, adenóides, hérnias, entre outras, nas quais os pacientes são liberados em até 24h (hospital dia), e de alta frequência (procedimento que retira do colo do útero lesões precursoras do câncer).

Tudo sobre a I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste

Clique para ampliar
As novas exigências fiscais no Brasil, os crimes de sonegação fiscal e as ferramentas de gestão para melhor se adaptar ao cenário atual são os temas centrais da I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste Pernambucano - WorkAgreste, que acontece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 19 horas.

O Evento, que reunirá grandes nomes locais da gestão empresarial, será uma oportunidade para empresários e estudantes da Região discutir e compreender as transformações fiscais no País e, acima de tudo, encontrar os melhores caminhos para se adaptar a essa nova realidade. “Com o nosso trabalho de consultoria, percebemos o imenso desafio dos gestores diante das novas exigências fiscais, especialmente do SEF e SPED para optantes do Simples Nacional já a partir de janeiro de 2014. Daí decidimos dar a nossa contribuição com o Evento, oportunizando a discussão e principalmente a adaptação, o quanto antes, a essa nova realidade. No encerramento faremos também uma rodada de negócios, possibilitando um intercâmbio comercial entre os participantes”, destacou Bruno Siqueira, da SIQ Consultoria, um dos realizadores do Evento.

Para Sidney Nicéas, da Sidney Nicéas Comunicação Integrada, também realizadora do Evento, o WorkAgreste não ficará apenas nessa conferência. “Vamos realizar oficinas e outras conferências com temas diversificados. Nosso objetivo é contribuir para o amadurecimento do empresário local, especialmente em relação às suas rotinas fiscais e à necessidade de especialização e qualificação de sua mão de obra. Precisamos acompanhar as transformações que estão acontecendo no Estado e no país”, declarou Nicéas.

A Ação conta com o apoio institucional dos conselhos regionais de Administração e de Contabilidade, do Instituto do Ministério Público de Pernambuco, do CDL Garanhuns, da Prefeitura de Garanhuns, da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional de Pernambuco (CODEAM) e da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e promete atrair grande número de empresários e estudantes da Região, proporcionando o chamado Turismo de Negócios na Cidade.

SERVIÇOS:

WorkAgreste – I Conferência de Gestão Empresarial do Agreste Pernambucano, dias 30 e 31 de maio e 1 de junho de 2013, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, das 19 às 22 horas.

Inscrições: 300,00 (inteira) e R$ 150,00 (estudante), que podem ser feitas na AESGA ou pelo site www.workagreste.com.br.

PROGRAMAÇÃO:

30/05/2013, 19h - Palestra: Crimes Fiscais e suas Consequências

Palestrante: Dr. José Lopes, Promotor de Justiça e coordenador do CAOP Sonegação Fiscal do Ministério Público de Pernambuco.

Debatedores: Izaías Régis (Prefeito de Garanhuns), Giane Maria de Lira Oliveira (Presidente da AESGA) e Dr. Luís Sávio (Presidente do Instituto do Ministério Público de Pernambuco).

Mediador: Bruno Siqueira (SIQ Consultoria).

31/05/2013, 19h - Palestra de abertura: As Novas Exigências Fiscais para o Simples Nacional: SEF e SPED

Palestrante: José Eraldo Lúcio de Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade - Pernambuco.

Debatedores: Robert Mocock (Presidente do Conselho Regional de Administração) e Sérgio Henrique Andrade (Excellente Contabilidade).

Mediador: Sidney Nicéas (Sidney Nicéas Comunicação Integrada).

1/06/2013, 19h - Palestra de Encerramento: Segredos para uma Boa Gestão Administrativa

Palestrante: Fernando Sckaff, M.Sc., Mestre em administração e administrador do Hemocentro Garanhuns.

Debatedores: Bruno Siqueira e Sidney Nicéas.

Mediador: Sérgio Henrique Andrade.

Encerramento: 21h30min, Performance com noite de autógrafos do livro A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas; na sequência, coquetel com rodada de negócios e show artístico.

CONTATOS:
Sidney Nicéas – (81) 8833.8730
Bruno Siqueira – (87) 9927.2124

Nivaldo Tenório é destaque no Jornal do Commercio

O escritor garanhuense Nivaldo Tenório teve uma nova crítica de seu livro publicada na edição desta terça-feira do Jornal do Commercio, assinado pelo Diogo Guedes. Confira:



A literatura é também uma forma de hipocondria. Escrever poderia ser um forma de tentar a cura mas, em Dias de febre na cabeça (U-Carbureto, 112 páginas, R$ 25, à venda na Livraria Jaqueira), do escritor e bombeiro garanhuense Nivaldo Tenório, parece que o objetivo é o exato oposto: adoecer, mergulhar ainda mais nas febres, dores de cabeça, gastrites, labirintites.

O livro tem 14 contos sucintos, com uma prosa de construções curtas e diretas. A voz narrativa crua que perpassa os vários contos aumenta a estranheza e a distância dos próprios personagens em relação às cenas que vivem. A história que dá título ao livro, por exemplo, traz a sensação asfixiante de uma morte lenta, com uma angústia naturalizada pela linguagem.

Em outros contos, essa narração funciona menos (em Medo, por exemplo), mas a irregularidade não chega a comprometer a obra. Nivaldo usa o gênero sem fórmulas, sem cair na facilidade de finais reveladores, redentores ou sintetizadores: os contos continuam além dos pontos finais, como imagens insolúveis. Na recorrente metáfora da literatura como uma investigação detetivesca, o garanhuense só monta precariamente os elementos do laudo, apresenta um caso sem apontar acusados ou vítimas. Apenas a falta de respostas, o elemento da realidade mais negado pela literatura fácil, interessa. Escrever, aqui, é abraçar o estranho, a hipocondria, o mistério.

Leia mais na coluna Escrita, no Jornal do Commercio desta terça (28/5).

FIEPE vai elaborar proposta de política industrial para Pernambuco



A contribuição da Fiepe para a implantação de uma política industrial de Pernambuco será feita a partir de um detalhado estudo que contará com entrevistas a empresários, público e autoridades e também Governo do Estado, que sinalizou na última segunda-feira (27) seu apoio ao trabalho. O projeto foi apresentado ao governador Eduardo Campos, pelo presidente da Federação, Jorge Côrte Real, o vice Ricardo Essinger e o diretor-financeiro, Felipe Coêlho.

Durante a reunião, na sede do governo estadual, no Centro de Convenções, os representantes da FIEPE detalharam os objetivos do trabalho, que passam pela articulação da indústria existente no Estado aos novos empreendimentos; redução dos gargalos de infraestrutura; o enfrentamento às dificuldades com qualificação da mão-de-obra e apoio ao empreendedorismo.

“Queremos colocar a indústria na pauta do planejamento estratégico do Estado”, ressaltou Côrte Real. O trabalho conta com a consultoria da empresa Ceplan, com acompanhamento da economista e professora Tânia Bacelar. “Além do pioneirismo da Fiepe na construção de uma política industrial para o Estado, temos que ressaltar a sintonia dessa política com o cenário nacional”, afirmou Bacelar.

Nordeste – Apontado como o mais detalhado diagnóstico sobre a logística da região, o projeto Nordeste Competitivo – desenvolvido pela CNI, com apoio das federações estaduais – foi entregue ao governador Eduardo Campos. O estudo indica os problemas com transporte de carga nos nove estados nordestinos, e o impacto disso na produção. O custo com logística chegou a R$ 30,2 bilhões, em 2010, ou seja, 6% do PIB da região, informou Olivier Girard, da Macrologística, consultoria que desenvolveu a pesquisa.

O governador Eduardo Campos parabenizou a iniciativa propositiva da Federação e se comprometeu em agendar reunião técnica para integração dos trabalhos com outros já desenvolvidos pelo Governo do Estado, entre eles o planejamento estratégico de longo prazo para Pernambuco. “E essa contribuição da Fiepe será importantíssima nessa construção”, afirmou.

Seguem abertas inscrições para o Vestibular 2013.2 da AESGA



Continuam abertas as inscrições para mais um processo seletivo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), com vagas para os cursos que compõem as Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

De acordo informações da professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para o Vestibular 2013.2 da AESGA estão disponíveis 250 vagas, distribuídas para os cursos de Administração em Empreendedorismo, Direito e Engenharia Civil.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 100,00 (cem reais) e acontecem até o dia 2 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 6 e 9 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas até o próximo dia 24 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 28.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Assim como o Manual do Aluno, o Calendário e todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

O PROCESSO SELETIVO

VESTIBULAR 2013.2

Inscrições abertas até 2 de Junho
Provas: 9 de Junho

PORTADORES DE DIPLOMA, TRANSFERIDOS E REINTEGRADOS

Inscrições abertas até 24 de Maio
Provas: 28 de Maio

Serviços: Mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.com.br ou ainda através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 216. Contato: CESPA - (87) 9945-3030 ou (87) 9945-2928.

Pernambuco e Paraíba discutem criação de uma Região de Desenvolvimento - Saiba Mais

Nesta quarta-feira (29), diretores da Agência Condepe/Fidem estarão reunidos com representantes do Governo da Paraíba, na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep. O encontro tem o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que visam a criação de uma Região de Desenvolvimento entre a região da mata norte de Pernambuco e o litoral sul da Paraíba, devido a concentração de grandes investimentos nas regiões. 

Durante o encontro, os integrantes apresentarão um diagnóstico que contém características socioeconômicas dos municípios pré-selecionados, situados entre as cidades de Goiana (PE) e Caporã (PB); os tipos de empreendimentos públicos e privados instalados na região e os sistemas de governança. A conclusão do diagnóstico, com os aspectos técnicos, está prevista para o mês de julho, quando será encaminhado aos governadores dos dois Estados para avaliarem a viabilidade da ação.

De acordo com o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, a iniciativa impulsionará o desenvolvimento de Pernambuco e da Paraíba. “Este é um projeto de interesse comum, uma vez que existe a necessidade de melhor planejar os municípios na tentativa de minimizar os impactos advindos dos grandes empreendimentos e potencializar os investimentos para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento", salientou.

Vereadores querem debater situação do Hospital Regional Dom Moura com Secretário de Saúde do Estado‏

Audálio Filho entrega requerimento dos vereadores ao Secretário de Saúde Antônio Figueira

Celina Brito (CODEAM), Antônio Figueira, Vereador Gil PM, Ivan Rodrigues, Prefeito Izaías Régis e Audálio Filho, presidente da Câmara Municipal


Vários vereadores de Garanhuns participaram da Audiência Pública que debateu os dados do Pacto pela Saúde do Governo de Pernambuco, sob a coordenação do Secretário Antônio Figueira. O presidente da Casa Legislativa da Cidade das Flores, Audálio Ramos Filho, representou seus pares e os demais vereadores do Agreste Meridional na mesa de trabalhos da reunião, que aconteceu no auditório da CODEAM, nesta segunda-feira, 27.

Audálio Ramos Filho entregou pessoalmente ao Secretário Antônio Figueira, um requerimento da Casa Raimundo de Morais, apresentado pela vereadora Luzia da Saúde e subscrito por todos os demais vereadores pedindo a participação do Secretário Estadual em uma nova Audiência Pública, desta vez na Câmara Municipal, para debater exclusivamente a situação do Hospital Regional Dom Moura, que vem passando por reformas, mas sofre com as críticas da população. No requerimento, os vereadores reafirmam a confiança no Governo do Estado, mas algumas questões como falta de médicos precisam ser resolvidas urgentemente para atendimento à população. 

Antônio Figueira recebeu o requerimento e ficou de responder à Casa dos Vereadores, para possibilidade de agendar o encontro. 

O vereador Gil PM aproveitou o momento dos questionamentos à mesa da Audiência Pública e pediu ao Secretário que dê uma resposta aos anseios da população. Antônio Figueira relatou sobre os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado na saúde da região, como a UPAE, a reforma do HRDM e o SAMU, entretanto, os vereadores reforçaram o convite para debater com maior atenção o serviço do Hospital Regional Dom Moura.

Sivaldo Albino, Carla de Zé de Vilaço, Zaqueu Lins, Nelma Carvalho e Alcindo Correia também estiveram presentes na CODEAM.

Estudantes apontam os avanços no Curso de Medicina da UPE-Garanhuns


O Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano - CAMUP, entidade representativa dos Estudantes de Medicina da UPE-Garanhuns, realiza uma reunião especial nesta terça-feira, 28, para apresentação e debate sobre o curso, como a formação e sua influência social, e ainda apontar estratégias que antecipem a boa qualidade da saúde regional. O encontro começa às 19h30 no auditório da entidade.

O presidente do CAMUP, Everton Farias, está convidando autoridades, comunidade acadêmica e população em geral para participar da reunião, que tem como um dos objetivos mostrar a nova realidade do curso de medicina, com os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado. "Vemos esta evolução e precisamos mostrar à sociedade este novo momento e o que os estudantes estão produzindo, além disso precisamos debater a saúde regional, como o Hospital Dom Moura, que precisa atender às nossas necessidades de formação profissional, e atender dignamente à população do Agreste Meridional" - Afirmou o representante dos estudantes.

O Professor Pedro Henrique Falcão, diretor da UPE-Garanhuns, tem incentivado a participação discente na Instituição, conversando, e mostrando os investimentos que estão sendo feitos, dos dias de manifestação no ano passado, até este momento em que os resultados estão sendo apontados positivamente pelos próprios estudantes. "Estamos deixando a direção no final deste mês, e poder participar de um evento assim, realizado pelos estudantes, que mostram o reconhecimento à administração e ao esforço do Governo do Estado, ao mesmo tempo que continuam com senso crítico e vontade de melhorar a saúde regional, é a certeza de que o trabalho foi correto com a participação de todos para revolucionarmos o ensino da medicina no interior do estado" - afirma Falcão, que além da direção da UPE, acumula o cargo de Pró-Reitor de Interiorização da Universidade de Pernambuco.

SERVIÇO:
Reunião Especial do CAMUP com a sociedade
DIA: 28 de maio de 2013.
HORÁRIO: 19:30
LOCAL: Auditório da UPE – Campus Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.