sexta-feira, 7 de junho de 2013

Confira a Lista de selecionados para as Festas Juninas 2013 de Garanhuns



A Secretaria Municipal de Cultura divulgou hoje o resultado da convocatória com as atrações que estão habilitados a se apresentarem nas Festas Juninas 2013 de Garanhuns. A seleção foi publicada exclusivamente no site da Prefeitura no dia 28 de maio e concluída na última quarta-feira (5).

Cirlene Leite, secretária de Cultura, dá detalhes de como a festividade vem sendo planejada. "Apesar de Garanhuns não ter grandes eventos ligados ao ciclo junino, vamos procurar incluir na programação do São João nos bairros, os artistas que participaram desta convocatória. Atrações como Mourinha do Forró e Gena de Altinho, já foram incluídas na Festa de Santo Antônio de Garanhuns, que acontece de 12 a 15 de junho na Praça Guadalajara. Eles vão compor a programação do palco com Nando Azevedo e Liv Moraes, filha de Dominguinhos”, detalha.

1) FORRÓ PÉ-DE-SERRA:
- Michelly dos Anjos e banda (Garanhuns) 
- Trio Pisa na Fulô (Garanhuns) 
- Juliano do Acordeon (Garanhuns) 
- Dema do Forró (Garanhuns) 
- Mourinha do Forró (Garanhuns) 
- O Bom Kixote (Garanhuns) 
- Forró Pesado (Garanhuns) 
- Os Coroas do Forró (Garanhuns) 
- Gena de Altinho (Garanhuns) 
- Ronaldo Cesar e a Tropicana (Garanhuns) 
- Bebeto Oliveira e Banda Esquenta Coração (Garanhuns) 
- Duda da Passira (Recife) 
- Beto Brito (Recife) 
- Banda Kartuxo (Recife) 
- Baião Polinário (Recife) 
- Forró Fogo de Menina (Garanhuns) 
- Bill do Forró (Garanhuns) 

2) FORRÓ ESTILIZADO:
- Forró Anjo Querubim (Garanhuns) 
- Djair e Banda (Garanhuns) 
- Kiara Ribeiro (Garanhuns) 
- Evaristo Vegas e Banda (Garanhuns) 
- Banda Garota Bronzeada (Garanhuns) 
- Forró dos Brazzas (Caruaru/Garanhuns) 

3) CULTURA POPULAR:
- Sandoval Ferreira Leite / Poeta (Garanhuns) 
- Grupo Cultural Sonhadores do Agreste – Reisado e Forró (Garanhuns) 
- Reisado Os Três Reis do Oriente – Mestre Benoni (Garanhuns) 
- Grupo Cultural Gonzaga de Garanhuns – Reisado (Garanhuns) 
- Rogério e os Cabras (Garanhuns) 
- Associação Cultural Samba de Coco Irmãs Lopes (Arcoverde) 
- Lucas Notaro e Os Corajosos (Garanhuns)

ARTE NO CASARÃO: Sebrae convida artistas para o Festival de Inverno

O SEBRAE está convidando artistas do Agreste Meridional que queiram mostrar seus trabalhos no Projeto ARTE NO CASARÃO durante o Festival de Inverno.

Os interessados podem procurar diretamente o SEBRAE na Av. Rui Barbosa, 1º andar do Banco do Brasil. Ou ligar para Ronaldo, no (87) 9952.4856.

A programação artística para os músicos já está sendo montada, por isto, é bom cuidar!!

Convênios, Ordens de Serviços e novos cursos marcam parceria da UPE-Universidade de Pernambuco e a Prefeitura de Garanhuns‏



O recém empossado Pró-Reitor de Administração e Interiorização da UPE-Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Henrique Falcão, esteve no gabinete do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, na tarde desta quinta-feira, 06, para assinatura de convênios que beneficiam diretamente a Comunidade Acadêmica, população do bairro onde se situa a UPE-Garanhuns e professores da Rede Pública Municipal de Ensino. 

A Secretária de Educação Janecélia Marins e o Prefeito Izaías Régis assinaram convênios que permitem a professores do município receberem a formação nos cursos de Pós-Graduação em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica e em Psicopedagogia na UPE. Este convênio, realizado pela primeira vez na história administrativa do município, permitirá que os profissionais tenham suas formações custeadas pela Secretaria de Educação de Garanhuns. 

OUTROS CONVÊNIOS

O prefeito Izaías Régis e o Pró-Reitor Pedro Falcão anunciaram outros convênios. Um deles é a parceria que leva os estudantes de medicina para realizar estágios nos PSF´s. Alunos de Psicologia também estão estagiando nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Assistência Social. E na Educação, há o convênio de estágio para os estudantes das licenciaturas oferecidas pela Instituição.

OUTROS CURSOS

Pedro Falcão aproveitou a solenidade para defender a instalação de novos cursos em Garanhuns, principalmente na área de saúde. "Farmácia é dos cursos que mais demandam no país, e não temos formação em nossa região. Trazendo este curso poderemos aproveitar a mesma estrutura de formação em saúde, como os laboratórios, que atenderão outros possíveis cursos como Biomedicina e Licenciatura em Química, além do curso de Medicina que já funciona na UPE. Biomedicina e Química são dois cursos que há exigência urgente no mercado. Faltam professores de química no país, e multiplicam-se farmácias e laboratórios. Juntos ao novo diretor da UPE-Garanhuns, Clovis Gomes, e ao prefeito Izaías Régis, estaremos somando esforços para que o Governador Eduardo Campos possa trazer para Garanhuns estas novas conquistas" - finalizou Falcão.

Parceria com CGU e novo portal: Câmara de Garanhuns dá exemplo de Transparência‏


Aberlado Lessa apresenta palestra sobre Leis da Transparência

Estudantes da UFRPE apresentam o novo Portal da Câmara

Grande público prestigiou a solenidade

Em solenidade bastante prestigiada por autoridades e população do município, a Câmara de Vereadores de Garanhuns realizou uma reunião especial para debater as Leis que versam sobre Transparência na Administração Pública, nesta quinta-feira, 06, e para isto, contou com a honrosa presença do representante da Controladoria Geral da União, Dr. Abelardo Lessa.O encontro contou também com representantes do Ministério Público, Polícia Militar, vereadores e secretários, inclusive de municípios vizinhos. Além de outros representantes da Sociedade Civil.

Em sua palestra, Lessa lembrou que foi o primeiro convite feito à CGU para aproximar o órgão do legislativo municipal, sendo também a primeira Casa do estado a promover um debate desta importância e viabilizar a parceria com o órgão federal. Sua apresentação teve como tema o Programa Brasil Transparente, da CGU.

A Casa Raimundo de Morais aproveitou o encontro para fazer o lançamento do Site e do Portal da Transparência da Câmara, produzido por estudantes da TIME Jr, empresa júnior do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Uma página considerada completa pelas autoridades presentes, onde os cidadãos de Garanhuns terão acesso a informações da Câmara e dos vereadores, com pequenos históricos, inclusive do legislativo. Numa visão moderna, cada vereador terá seu próprio blog dentro do site.

Destaques no site para informações como o orçamento municipal, agendas das sessões e audiências públicas, legislação municipal, entre outros. O portal traz o domínio .leg.br, exclusivo para o legislativo, e pode ser acessado no endereço http://www.garanhuns.pe.leg.br/.

A Transparência é identificada com clareza, logo no primeiro item do menu, facilitando os acessos dos cidadãos a informações detalhadas sobre despesas e receitas da Câmara Municipal.

"Estamos vendo um exemplo que serve para todas as câmaras legislativas, não somente do estado, mas do país" - revelou o Representante da CGU, Abelardo Lessa, que ao final respondeu questionamentos de várias pessoas presentes no plenário da Casa do Povo.

"É mais um passo no sentido de aproximar cada vez mais a Câmara de Vereadores de Garanhuns dos anseios da população, fazendo uma gestão aberta e participativa. Nosso plenário tem recebido sempre bastante pessoas. Nosso site e o Portal da Transparência somam a outras decisões como informar melhor através dos meios de comunicação as ações da Casa" - Afirma Audálio Ramos Filho, presidente da Câmara.

O jovem presidente reforça que outras ações estão sendo implantadas. "Nossa Mesa Diretora decidiu por realizar concurso público, criar a nossa própria Ouvidoria Legislativa, e investir na informação. Estamos debatendo os grandes temas que possam melhorar a vida das pessoas. Esta semana teremos nova reunião especial para discutir os efeitos da seca no município, e ainda este mês uma Audiência Pública questionará a situação do Hospital Regional Dom Moura. Em breve teremos ainda mais novidades." - Encerrou Audálio Filho.

Acesse http://www.garanhuns.pe.leg.br/.

BOA NOTÍCIA: Servidores de Garanhuns têm parcela do 13º Salário em junho



O prefeito Izaías Régis anunciou nesta sexta-feira (07) no Gabinete do Palácio Celso Galvão o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores efetivos e cargos comissionados da Prefeitura de Garanhuns. Numa ação inédita, 40% bruto (sem descontos) do 13º salário serão pagos no próximo dia 20 de junho a todos os servidores efetivos e cargos comissionados (de todas as secretarias e autarquias), bem como aposentados e pensionistas do Governo Municipal. 

A medida está entre os compromissos da atual gestão de valorização ao servidor público. “Desde o início do ano que o Prefeito Izaías Régis nos pediu para nos planejarmos para a realização deste pagamento. Era uma meta dele, que agora se materializa. A intenção é firmar o nosso compromisso de valorização dos nossos servidores”, explicou o Secretário de Administração, Alfredo de Gois.

A antecipação do pagamento da 1ª parcela do 13º também tem como objetivo incrementar a economia do município, principalmente no setor de comércio. Com o pagamento serão injetados na economia local R$ 2 milhões e 300 mil reais. “Nós temos como um dos nossos compromissos criar ações de geração de renda e movimentação econômica. Nós estamos injetando no comércio mais de dois milhões de reais, que podem se reverter até em novos postos de trabalho no comércio à medida que as pessoas saem para as suas compras juninas e para o Festival de Inverno”, afirmou o prefeito Izaías Régis.

Alguns servidores efetivos e cargos comissionados participaram do anúncio feito no Gabinete, bem como os secretários e presidentes de autarquias. Marcos Antônio Carvalho é servidor da Prefeitura de Garanhuns há 24 anos e ressaltou o ineditismo da ação da atual gestão. “Esta foi uma excelente iniciativa. Nas outras gestões recebíamos apenas no mês de novembro. Agora, teremos como melhor administrar nosso dinheiro”, disse.

Izaías começa a investir pesado. Sete ampliações de PSF´s e duas Academias da Saúde



O Prefeito Izaías Régis sabe que recebe críticas pelo início da gestão, mas a todos sempre se explicou dizendo que economizava recursos para começar a investir pesado. Chegou a dizer que tinha mais de R$ 10 milhões em caixa. Agora, parece que o momento de investir chegou, ou ao menos está chegando. Iluminação em LED, coberta da Praça Irmãos Miranda, melhorias em ruas e praças da cidade... 

Em reunião em seu gabinete nesta quinta-feira, Izaías recebeu representantes da imprensa e os Secretários de Saúde e de Educação do município, Harley Davidson e Janecélia Marins, respectivamente, e o Pró-Reitor de Administração e Interiorização da UPE, Pedro Henrique Falcão, para assinar ordens de serviços e convênios. Outros secretários participaram do encontro como Hélio Faustino, de Obras, Alfredo Goes, Administração e o presidente do IPSG, Marcelo Marçal.

Com a UPE, dois importantes investimentos, o melhoramento do binário da Universidade, com asfalto e saneamento das ruas do entorno do prédio, indo além, com diversas ruas do bairro. E ainda o convênio que vai possibilitar que 50 professores da Rede Pública Municipal façam sua pós-graduação sem custos na Universidade, patrocinado pela Secretaria de Educação do Município. Mas sobre isto, falaremos melhor depois.

NOVA ESTRUTURA PARA SAÚDE

No Gabinete do Palácio Celso Galvão, Izaías assinou novas ordens de serviço, entre elas ações na área da saúde. O Governo Municipal vai iniciar a ampliação de sete PSF´s. São eles: PSF Vila do Quartel, PSF Sítio Jardim, PSF Bela Vista, PSF Miracica II, PSF Heliópolis I,PSF Brasília e PSF Boa Vista I. “Hoje o atendimento dos nossos PSF´s integra vários profissionais e precisamos de estrutura adequada para eles realizarem os atendimentos, bem como para a população ser atendida”, ressaltou o secretário de Saúde, Harley Davidson.

O prefeito Izaías também anunciou a construção de duas Academias da Saúde, nos bairros São José e Cohab II. “Um dos nossos discursos de campanha foi proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população. E é isso que estamos buscando quando ampliamos nossos postos, implantamos as Academias da Saúde, pavimentamos as nossas ruas”, reforçou o Gestor Municipal.

Brincando com Harley, Izaías disse que ouviu a entrevista do secretário no rádio, e que gostou muito. "Falou bem, disse que vai fazer muita coisa, mas faça mesmo, não fique só na fala" - uma brincadeira que revela estar ciente da críticas que ele próprio andou recebendo.

Confira as primeiras ruas que receberão iluminação pública com lâmpadas de LED




Os postes de luz da Avenida Rui Barbosa, localizada no bairro Heliópolis, começaram, esta semana, a receber iluminação de LED. Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, é a primeira cidade do estado a receber este tipo de tecnologia. Serão 105 postes, incluindo, também a avenida Santo Antônio e a Praça Tavares Correia.

De acordo com o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, o principal benefício da utilização do LED nas vias públicas é a sustentabilidade, com alta eficiência energética e o baixo consumo. “Pela extensão do que vai ser feito em Garanhuns, o nosso município estará na vanguarda no interior do Estado. Isso é bastante significativo. O produto é, realmente, de qualidade”, destaca.

Comparada com as lâmpadas tradicionais, cada luminária tem vida útil de 50 mil horas. A previsão é de que antes do Festival de Inverno de Garanhuns, evento que acontece em julho, toda a estrutura moderna esteja pronta nas vias.

MAIS UMA AVENIDA ILUMINADA 

O prefeito Izaías Régis também assinou ontem (06) a inclusão de mais uma avenida da cidade para receber a iluminação de LED. A contemplada será a Avenida Caruaru, que também terá todos os seus postes com luminárias de LED.

A Construtora Lançar que está executando o serviço, já iniciou esta semana a colocação das luminárias na Praça Tavares Correia e na Rui Barbosa. A empresa que previa o início das trocas das luminárias a partir de 15 de junho, surpreendeu na agilidade iniciando os serviços 15 dias antes.

Secretários de Turismo do estado se reúnem em Garanhuns

A Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco - Astur/PE , em parceria com a Secretaria de Turismo de Paranatama, convidam V. Sa. para participarem do 1º Encontro para Secretários e Dirigentes de Turismo da Região do Agreste Meridional, objetivando a divulgação da entidade, bem como a possibilidade de realização de parcerias que fortaleçam o turismo nos municípios da região.

O Encontro ocorrerá no dia 11 de junho de 2013, das 14h às 16h no auditório da CODEAM, em Garanhuns. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.