quarta-feira, 3 de julho de 2013

FIG 2013 faz justa homenagem a Janete Costa

Ela foi arquiteta, decoradora e uma garimpeira incansável da arte popular. Autêntica, pioneira, viajou por todo o Brasil para colocar mais vida na casa dos brasileiros. Uma vida que nasce da imaginação e se materializa através das mãos de tantos mestres e mestras a quem devemos o olhar desapressado, generoso. 

Janete Costa nos ensinou isso. Nos mostrou que concreto e barro podem ocupar o mesmo espaço. Que Vitalinos devem estar em grandes coleções de arte. Em outras palavras, que a criatividade plástica do povo tem muito valor, porque grita, fala e chora sobre nós; sobre quem somos e quem podemos ser quando o olho vê com o coração ou com o corpo inteiro.

São inúmeros os adjetivos que cabem na trajetória de Janete Costa. Um deles, sem dúvida, dá ainda mais sentido à homenagem do 23º FIG à pernambucana: o de ter sido filha de Garanhuns. “Em Janete, ser brasileira – e, mais ainda, pernambucana – não foi mero adjetivo. O local de nascimento foi decisivo como norte de sua atuação, balizador. Ela teve um empenho visionário na questão de que a arte, o design e a arquitetura em nosso país precisam expressar as identidades culturais locais”, escreveu a pesquisadora em design Adelia Borges, um dia depois da morte da amiga e parceira de trabalho, em 2008. 

Nascida na Cidade das Flores, em 1932, Janete Costa conviveu desde muito cedo com os artistas populares da região, antes mesmo de sonhar com plantas arquitetônicas e projetos. Ainda menina, costumava brincar com brinquedos populares comprados na Feira de Caruaru, e já arrumava suas peças em coleções. Depois foi cursar arquitetura no Rio de Janeiro, onde iniciou sua vida profissional. Quando retornou a Pernambuco, escolheu Olinda como morada e montou um escritório no Recife, ao lado do arquiteto Acácio Borsoi, marido e parceiro durante mais de 40 anos.

Sua atuação também envolveu projetos com artistas populares, montagens de exposições e o acúmulo, durante toda a vida, de uma coleção pessoal composta por peças de valor inestimável. Algumas delas podem ser vistas na mostra que o Sesc Garanhuns abriga em pleno Festival de Inverno de Garanhuns, como parte desta mais do que merecida homenagem.

ASCOM Garanhuns

Teatro de Garanhuns fora da programação do Festival de Inverno - Por Duvennie Pessoa


Estamos horrorizados com o que a Fundarpe está fazendo com os artistas das Artes Cênicas de Garanhuns. O espetáculo para a infância e juventude que foi elogiado pela crítica em Curitiba, no Festival Internacional de Teatro, “Aruá, o boi encantado” simplesmente evaporou da programação do FIG 2013. 

Para completar a palhaçada com a cara dos atores garanhuenses, Garanhuns não tem nenhum espetáculo adulto na programação. Foi porque não houve inscrição? Não, porque a Troupe Azimute inscreveu espetáculo adulto e nem a segunda-feira, que era o dia oficial dos espetáculos de Garanhuns, nossa cidade conseguiu. 

Pra não dizer que não inseriram alguma coisa da Troupe Azimute no FIG 2013, colocaram o espetáculo de teatro de rua TUDO VIRA TUDO no Palco de Cultura Popular, às 19h, ou seja, um belíssimo cala-a-boca. E eu digo o quê? Eu digo: Palmas! Palmas para nós, atores que ralamos o ano inteiro ensaiando, estudando, buscando apoio! Palmas para Garanhuns que cada vez mais perde espaço no Festival que AINDA leva seu nome! Palmas para nossa administração que aceita o samba que a fundarpe faz por aqui! Uma verdadeira vergonha, descaso, displante, mau-caratismo e destrato com os artistas da terra. 

É a primeira vez em todas as edições do FIG que não teremos espetáculos garanhuenses, nem adulto, nem para a infância e juventude na programação. Mas esse processo de exclusão dos artistas garanhuenses não é de hoje, acontece a olhos vistos há muito tempo e Garanhuns todos os anos abre as pernas para os desmandos da fundação. O festival um dia já foi de Garanhuns, quando Garanhuns escolhia, homenageava, dava oportunidade aos seus conterrâneos, o FIG infelizmente não é mais FIG é FIF (Festival de Inverno da fundarpe). A pergunta que fica é: porque a nossa Prefeitura não nos defende desses desmandos? Qual é o critério que nossa administração está aceitando sem discutir e porquê?

Mas o que acontece com o FIF nada mais é do que o reflexo das escolhas de nossas administrações, o próprio site da Prefeitura não enfatiza a produção artística da cidade. Nunca apareceu sequer uma mençãozinha por menor que fosse às conquistas da nossa Troupe Azimute. OFICIALMENTE para Garanhuns nosso trabalho com TEATRO SIMPLESMENTE NÃO EXISTE. 

E a gente já sabe que tudo isso vai ficar por aqui mesmo, nossa indignação vai ser abafada pelo silêncio dos nossos administradores, por mais que falemos em blogs, jornais ou rádios somos poucos, não temos costas quentes, não conhecemos políticos, não temos dinheiro, não somos da socialite, não caímos nas graças de nenhum colunista social, não somos uma instituição forte com conchavos políticos, não somos jogadores de futebol, não somos popozudas, não participamos do big brother Brasil, não aparecemos na televisão...

Duvennie Pessoa
Atriz Diretora Teatral DRT 3505/PE - TROUPE AZIMUTE
Produtora Cultural - IMBURANA Produções

Festival de Inverno de Garanhuns tem atrações internacionais


Comunicado oficial de Ferreira Costa sobre o corte dos eucaliptos


Por conta da queda de algumas árvores antigas, comprometidas pelo ataque de cupins, cancros e intensa seca dos ramos e o risco eminente oferecido a vizinhança da propriedade situada na Avenida Rui Barbosa 924, em Garanhuns-PE, a Ferreira Costa foi intimada por entidades do governo e Secretária da Defesa Civil a realizar o corte das mesmas.

A Ferreira Costa informa que foram tiradas todas as licenças e contratada empresa especializada para execução deste serviço, evitando assim, acidentes ou danos maiores a população local.

Atenciosamente,

Dantas Leal Comunicação

PROGRAMAÇÃO FIG 2013: Hercinho, ex-The Voice, fará show no mesmo palco e noite que Caetano Veloso



Hercinho Gouveia, garanhuense, ex-The Voice que dividiu palco com artistas consagrados, a exemplo de Ivete Sangalo, vem tocando sua carreira sozinho, mas com agenda movimentada. Ele será uma das atrações do 23 ° Festival de Inverno de Garanhuns, abrindo a noite de shows no próximo dia 20 que será encerrada com o já consagrado Caetano Veloso. 

O jovem vai apresentar o seu primeiro projeto autoral, Hercinho e as coisas simples da vida, lançado em janeiro de 2011, com músicas que passam mensagens de amor e paz. O repertório também inclui releituras de sucessos de Luiz Gonzaga, Chico Cesar, Alceu Valença, entre outros. Com certeza será uma noite imperdível desta edição do FIG 2013.

Contamos mais uma vez com a colaboração na divulgação de mais essa grandiosa apresentação.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE 2013 - Completa com as grandes atrações.



Saiu a programação oficial do FIG 2013. Grandes atrações como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Chico César, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Fagner, Daniela Mercury, José Augusto, Raimundos, Neguinho da Beija-Flor, Andrea Amorim e Roberto Menescal, Santanna, Maciel Melo, Mart'nália e Arlindo Cruz estão na Esplanada Guadalajara. 

Programação completa Aqui http://db.tt/O5Aqw7u0
.

RAIMUNDOS na Programação do Festival de Inverno de Garanhuns

Ao vivo na 87FM - A programação do FIG


Oi gente! Fechamos duas parcerias do blog para ampliar ainda mais o alcance do nosso trabalho no Festival de Inverno.

Vocês terão acesso aos nossos textos no aplicativo do FIG, que você pode baixar no www.appfig.com.br

E também pelas ondas do rádio, estaremos em instantes nos estúdios da 87FM analisando a programação oficial do Festival, além claro, de divulgar tudo aqui no blog!

Acessem pela internet: http://www.fm87.com.br/


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO: Jorge e Mateus, Ana Carolina e Djavan são as maiores expectativas


Depois de anunciar quase uma dezena de bons nomes como Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Arlindo Cruz, Zeca Baleiro, José Augusto, entre outros, a Fundarpe chega no dia da divulgação oficial da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, edição 2013, com alguns nomes em suspense, e coincidentemente três deles partiram de sugestões do prefeito Izaías Régis: A dupla sertaneja Jorge e Mateus, a cantora Ana Carolina (historicamente o nome mais pedido pelo público) e o ídolo da MPB, Djavan.

Ana Carolina chegou a ter o nome citado por blogs ligados aos jornais da capital, e também trouxemos seu nome como praticamente certo, mas alguns detalhes ainda não fechados levam à dúvida de última hora. Mas tudo indica que será o grande nome inédito, diante dos que já foram revelados.

Jorge e Mateus ainda não estão certos. A prefeitura quer a dupla no FIG. Há muita gente torcendo pelo acerto, pois se trata da dupla sertaneja do momento. Outros não gostariam de um show mais comercial na programação, aí volta aquele velho debate cultural sobre a proposta do evento. Uns defendem a originalidade, um FIG mais voltado aos espetáculos menos comerciais, excluindo principalmente sertanejo, pagode, axé, funk e forró de banda, outros acham que o FIG tem que trazer de tudo um pouco!

E Djavan que era um dos mais cotados ainda não foi divulgado oficialmente. Fica o suspense, pois seria mais uma estrela na constelação de bons nomes já divulgados. Com Djavan, Ana Carolina, Caetano Veloso, Elba, Ney e outros, teríamos um FIG inesquecível na Esplanada Guadalajara.

É bom lembrar que o FIG não é somente a praça!

O suspense acaba nesta quarta, e vocês terão a programação completa aqui no blog. 

REFLEXO DAS MANIFESTAÇÕES: Projeto da CURA GAY é arquivado na Câmara dos Deputados

Bruno Gagliaso foi apenas mais um dos famosos que aderiram às campanhas

Carolina Dieckman também se mobilizou pela causa dos gays

O projeto da Cura Gay foi mais uma das pautas das manifestações pelo país


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o requerimento do deputado federal e pastor evangélico João Campos (PSDB-GO) para retirar da pauta a proposta que ficou conhecida como "cura gay", de autoria do próprio parlamentar. Com isso, o projeto foi arquivado e só poderá voltar a ser votado em 2014, segundo explicou o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Campos apresentou o requerimento após o PSDB se posicionar contra a medida depois da onda de manifestações que se espalhou pelo país, algumas delas contra a cura gay --o partido chegou a dizer, em nota, que o projeto era um "retrocesso".

Polêmico, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 234/11) recebeu o apelido de cura gay por alterar resoluções do Conselho Federal de Psicologia que proíbem que profissionais participem de terapias para alterar a identidade sexual do paciente ou que tratem a homossexualidade como doença.

Para continuar lendo. UOL NOTÍCIAS


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.