sexta-feira, 5 de julho de 2013

COORDENADORIA: Mulheres de Garanhuns receberão cursos nas paróquias - Saiba mais.



A Coordenadoria da Mulher da prefeitura de Garanhuns firmou recentemente uma parceria junto a Diocese de Garanhuns. A iniciativa irá trabalhar junto às Paróquias, com o oferecimento de cursos, de acordo com a necessidade das paroquianas, ações de atendimento psicossocial e jurídico e conscientização da necessidade da saúde, além de palestras que abordará temas diversificados.

De acordo com Eliane Simões Vilar, coordenadora de Políticas Públicas para a mulher em Garanhuns, as ações acontecerão junto com a Igreja Católica e também com outros segmentos religiosos, que já estão sendo visitados. As mulheres serão contempladas, independente de credo, classe social ou escolaridade. O Bispo de Garanhuns, D. Fernando se disponibilizou a dialogar com algumas Igrejas evangélicas, para o trabalho em parceria.

As ações serão contínuas, sendo realizadas nas igrejas dos bairros da cidade e desenvolvidas também pelo sacerdotes. “Com os nossos padres conscientizando em suas igrejas, teremos um organismo municipal de atendimento, acolhimento, abrigo e apoio integral, onde as mulheres buscarão ajuda. Paralelamente, se for identificada a violência doméstica a diocese trabalhará a família, já que são paroquianos, minimizando o esfacelamento do núcleo familiar”, destacou Eliane Simões, coordenadora do órgão em Garanhuns.

Eliane Simões ressalta ainda que os trabalhos serão oferecidos a todas as mulheres, independente da sua classe social. “Precisamos desmistificar o pensamento de que nosso trabalho é restrito apenas àquelas mulheres mais desfavorecidas. Na verdade tem muitas mulheres de classe média, alta ou universitárias sofrendo muito. Precisamos que elas saibam que esses atendimentos e acolhimentos são todos sigilosos, realizados por uma equipe multidisciplinar. A Igreja é o apoio físico para o trabalho, pois acontecerá onde a mulher está com apoio social e espiritual, que já é de competência dela, só que acolhendo a família como um todo”, enfatizou.

De acordo com Dom Fernando Guimarães, bispo diocesano de Garanhuns, a parceria junto a Diocese é de grande importância já que a mulher é um dos pilares da família. “Estou muito contente com a criação desse organismo voltado para a atenção da mulher. Coloco-me incondicionalmente apoiando a iniciativa do Prefeito Izaías na luta pela melhoria da situação de vulnerabilidade das mulheres. A diocese estará no apoio através de todas as paróquias. “No mês de agosto convocaremos todos os padres da região, para que possamos explanar o plano de trabalho e as ações em parceria com a diocese e esses trabalhos acontecerão em consonância com as necessidades identificadas em cada uma”, finalizou o Bispo de Garanhuns.

Programação do Festival do Jeep‏ de Garanhuns 2013



Entre os dias 5, 6 e 7 de Julho, Garanhuns sediará o XXI Festival do Jeep. Esse ano, mais de 200 jeeps invadem a cidade. O evento, que faz parte do calendário festivo de Garanhuns, é considerado um dos maiores encontros de jeeps do país. O Governo Municipal é patrocinador da iniciativa.

Na sexta-feira, 5 de julho, os participantes começam a chegar na cidade e fazem a inscrição para a prova, no Bar e Restaurante Alforria, que fica localizado na avenida Rui Barbosa, no bairro de Heliópolis. Cada jipeiro escrito recebe um kit brinde e todo o cronograma do festival.

No sábado, por volta das 10h, todos os participantes se encontram novamente no Bar e Restaurante Alforria, onde terá início a concentração para a Trilha do Lobisomem. Cada competidor recebe um roteiro e tem início um passeio off road por estradas que envolvem o município de Garanhuns. O caminho, que possui aproximadamente 50 quilômetros, toma a tarde e um pedaço da noite. Alguns competidores chegam a virar a madrugada no meio da lama.

A competição em circuito fechado é programada para acontecer no domingo, em um autódromo montado por trás da casa de Eventos Metroplaza. No local, Jipeiros inscritos no Campeonato Pernambucano de Jeep Cross disputam mais uma etapa do certame estadual. Competidores de outros estados também participam dos duelos que são feitos em duas pistas, cheias de obstáculos, onde os pilotos correm contra o cronômetro. 

Programação

05.07 (Sexta-feira) a partir das 20h – inscrições dos jipeiros no Bar e Restaurante Alforria
06.07 (Sábado) a partir das 10h – concentração para a Trilha do Lobisomem 
07.07 (Domingo) a partir das 10h – competição em circuito fechado. 
A pista é localizada no parque industrial de Garanhuns, por trás da casa de show Metroplaza.

Espaço do Empreendedor é inaugurado em Garanhuns‏



Na última quinta-feira (4), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, inauguraram o Espaço do Empreendedor. Num primeiro momento os convidados tiveram a oportunidade de assistir na sede da CDL, uma palestra ministrada por Otávio Ramos Viana Júnior, representante do SEBRAE, o qual abordou o tema Empreendedorismo.

Após a apresentação, os convidados se dirigiram ao anexo do antigo fórum, à secretaria de Desenvolvimento Econômico, para inaugurarem o Espaço do Empreendedor. O Prefeito Izaías Régis participou do momento junto a Geandré Nogueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Moshe Dayan Fernandes, gerente do SEBRAE/Garanhuns.

O local foi estruturado para apoiar a formalização e funcionamento das empresas em Garanhuns, oferecendo suporte e orientação para o microempreendedor individual, bem como a regularização da sua situação profissional para que este eles saiam da informalidade, além de contribuir com projetos que promovam os empresários locais. Além destes serviços, também será oferecido:

· Realização de cadastro como microempreendedor individual;
· Declaração anual;
· Atendimento por uma Agente de Crédito que oferece assessoria para financiamentos nas mais diversas instituições financeiras locais;
· Encaminhamento ao SEBRAE para cursos e palestras gratuitas;
· Orientações; 
· Esclarecimentos de dúvidas.

Para Geandré Nogueira, a iniciativa visa melhorar o ambiente de negócios no município. “Sabemos que em Garanhuns, segundo dados, temos aproximadamente quatro mil trabalhadores informais. E a intenção do espaço do empreendedor é justamente tirar esses profissionais da informalidade, fazendo com que eles possam realizar seu cadastro no portal do empreendedor e ter um CNPJ, tornando-se uma pessoa jurídica, favorecendo para que ele possa abrir uma conta bancária, conseguir um empréstimo ou financiamento, além de outras vantagens”, justificou.

O Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 8 às 14 horas, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situado à Avenida 13 de Maio, 234, Santo Antônio.

Oportunidade de Cursos Técnicos Gratuitos para Estudantes da Rede Estadual‏



Com o objetivo de contribuir para a inserção do jovem e do adulto no mundo do trabalho por meio da execução de ações de formação e qualificação profissional, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) inscreve até amanhã, 05 de julho, estudantes matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio na rede pública estadual que tenham interesse em concorrer a vagas para cursos Técnicos de Nível Médio gratuitos.

A oportunidade oferece um total de 2.432 vagas para todo o Estado de Pernambuco. Em Garanhuns, os estudantes podem concorrer a vagas nos cursos de Segurança no Trabalho, Técnico em Administração, Técnico de Transações Imobiliárias, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituições parceiras do programa.

O critério de seleção, principal novidade dessa edição do programa, levará em conta o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática.As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet através do endereço www.educacao.pe.gov.br. A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 09 de julho deste ano através do mesmo endereço eletrônico. O cronograma completo e a descrição de todas as etapas de seleção podem ser visualizados no Edital da Seleção (em anexo).

Fonte: Assessoria de Comunicação / GRE Agreste Meridional

UTI do Hospital Dom Moura tem padrão FIFA, só faltam médicos - Diz Deputado da Oposição



http://www.flickr.com/photos/94245681@N04/9207015997/lightbox/ 

O Deputado Estadual Betinho Gomes, oposição ao Governo Estadual, postou em seu Flickr, rede social de fotografias, a imagem acima, e fez o seguinte comentário: "Essa UTI do Hospital Dom Moura (Garanhuns) é padrão FIFA, mas falta médico.#visitadaoposicao".



Do blog do Jornalista Jamildo Melo

A bancada da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) denunciou nesta quinta-feira (4) a falta de médico na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste do Estado, além da necessidade de reformar a unidade. As queixas ocorreram após visita surpresa ao hospital. Os parlamentares enviarão à Secretaria de Saúde e ao governador Eduardo Campos (PSB) um relatório sobre a blitz, para formalizar as reclamações.

De acordo com o líder da bancada, Daniel Coelho (PSDB), a UTI foi inaugurada um julho do ano passado, funcionou por poucos meses e depois fechou por falta de médico. "É urgente a necessidade de contratar profissionais, nem que seja por contratação temporária", disse o tucano. O Dom Moura atende a 21 municípios da região.

O tucano também denunciou a necessidade de fazer uma reforma que não seja apenas paliativa, mas atinja também a parte elétrica e hidráutica. "O prédio está em péssima condições. Tem até goteira", relatou. No relatório que será entregue ao Governo na próxima semana, a oposição solicitará que a reforma ocorra em etapas, para não prejudicar o atendimento.

OUTRO LADO - De acordo com a diretora do Hospital Regional Dom Moura, Carla Freitas, desde abril foi iniciada uma reforma na unidade, realizada em etapas. Ela disse que o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões vai contemplar as áreas hidráulicas e elétricas. A licitação deve ser lançada em até dois meses.

"Começamos com a emergência geral e vai contemplar a emergência pediátrica, farmácia, laboratório, bloco cirúrgico, construção de almoxarifado", exemplificou.

Em relação à contratação de médicos para a UTI, ela disse que já foi realizado concurso e, até agosto, três novos profissionais chegarão à unidade. Segundo ela, há dificuldade de encontrar profissionais qualificados na região e, por isso, o setor, hoje, só funciona em quatro dias da semana.

AGORA COMIGO: A visita da oposição estadual ao Hospital Dom Moura veio uma semana atrasada, se estivessem aqui na Audiência Pública que a Câmara de Vereadores promoveu, e que contou com o debate de várias entidades representativas da cidade, inclusive a participação de quem faz diretamente o Hospital, teriam mais subsídios. Estiveram na Audiência, além da edilidade, o Ministério Público, V GERES, CODEAM, CREMEPE, SIMEPE, Secretários de Saúde (principalmente Garanhuns), entre outros, além dos próprios usuários.

Na visita ao Hospital, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, esteve presente, oferecendo as informações necessárias aos deputados. A diretora do HRDM, Dra. Karla Freitas, vai entrar em licença-maternidade nos próximos dias.

O Hospital tem passado por mudanças, e é claro que a presença dos deputados em Garanhuns é importante para fiscalizar e cobrar as medidas necessárias para o bom funcionamento daquela Casa de Saúde.

É bom lembrar que este tema pode gerar uma nova Audiência Pública, desta vez na própria ALEPE, pois o Secretário Executivo da CODEAM, Eudson Catão, está levando a demanda para o presidente Guilherme Uchoa.

População cobra alguma medida que evite mais mortes na Curva da Laranjeira

Foto do arquivo do Blog Programa Combate
Ronaldo,

Como sei que o seu blog e o seu facebook têm grande visibilidade. Sabemos que ele tem grande influência com a população e com os políticos de nossa cidade. Desde o tempo da política, quando os vereadores procuravam a mim e a minha família eu pedia sempre a eles que se fossem eleitos, que eles lutassem por isso que vou compartilhar com você agora. 

Há muito tempo que na curva da "laranjeira" existem acidentes e eu não vejo ninguém se mexer para tentar fazer alguma coisa para diminuir esses acidentes, nela já teve mortes feias. E hoje eu e minha família sentimos na pele isso! Minha mãe estava passando por esta curva, quando uma carreta descarregada veio com muita velocidade na mão contrária, ultrapassando outro carro e quase passa por cima do carro com minha mãe.
O que quero falar aqui, é que se tivesse uma lombada eletrônica, os carros iriam ter mais atenção e pensar na vida dos outros, Porque só quando bate no bolso é que a responsabilidade aparece. 

Eu peço aos Vereadores, prefeito, quem quer que tenha poder pra fazer isso, faça o intermédio para conseguir isso que é tão simples e que iria dar mais tranquilidade a quem passa por ali todos os dias, como os meus pais. Sei que o que aconteceu foi a mão do grande pai que se estendeu em cima de minha mãe e só por isso que ela está viva. Eu agradeço,

Fabrine Veloso / Pelo Facebook

Site Oficial da ADIDAS dá descontos de até 60%. Confira!



.

PREFEITURA: Sivaldo aponta novas irregularidades na questão do IPSG

No mês de abril, o prefeito Izaias Régis encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que Reestrutura o Instituto de Previdência dos Servidores Público do Município de Garanhuns – IPSG, com efeito retroativo a janeiro. Na época, a provação foi motivo de polêmica, principalmente porque repassava para o Instituto a obrigação de pagar a 300 aposentados e pensionistas que recebiam diretamente do tesouro do município, e que não haviam contribuído com o órgão de previdência municipal.

Depois de muita discussão, na câmara e nas rádios, o projeto foi aprovado. Somente Sivaldo Albino e Gersinho Filho votaram contra a mudança. O argumento dos vereadores era que com o aumento da despesa do IPSG em pagar tanta gente, a consequência seria a quebra do Instituto e o consequente prejuízo previdenciário para todos aqueles que contribuíram durante anos para ter uma segurança na aposentadoria.

Sivaldo Albino remete agora aos meios de comunicação a informação de que somente agora, após novo cálculo atuarial do IPSG, foi verificada que realmente o Instituto não terá condições de arcar com tamanha folha imposta pelo município, e que algo precisaria ser feito urgentemente. A previsão de Sivaldo é que, da forma como foi concebido pela atual administração municipal, o IPSG que foi um dos grandes acertos da gestão de Luís Carlos, poderia chegar quebrado em 2033. Sem condições de pagar a mais ninguém.

Diante disto, o prefeito encaminhou um novo projeto de lei na qual altera a contribuição do patronal do Município passando a ser de 24% em cima da folha de pagamento dos Funcionários Efetivos do Município e uma contribuição extra (aporte) correspondente a 20% da folha de benefícios dos inativos e pensionistas. Ou seja, o município vai aumentar sua contribuição com o Instituto para poder sanar o déficit mensal do aumento da folha. Segundo Sivaldo, com esse novo Projeto de Lei, a prefeitura aumentará seu repasse para o IPSG em cerca de R$ 118.000,00, num total de cerca de 1,3 milhões de reais por ano. Cálculos aproximados. 

Esses novos cálculos têm efeitos em alguns órgãos, como a AESGA. Além do mais, mesmo com o repasse dos 300 aposentados para o IPSG, a prefeitura agora terá este aumento na despesa com pessoal para poder equilibrar o Instituto de Previdência, coisa que podia ter sido evitada se o projeto que provocou a mudança tivesse tido mais tempo para análise de técnicos no assunto.

Para encerrar, o vereador está levando toda esta discussão para a justiça, pois considera que as mudanças previdenciárias em Garanhuns são inconstitucionais.

Garanhuns sedia 1º Encontro Regional de Combate à Corrupção

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza, desde esta quinta-feira (4), no Fórum de Garanhuns, o 1º Encontro Regional de Combate à Corrupção. O encontro visa discutir e acompanhar o cumprimento da Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê o julgamento até o final deste ano de todos os processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até 2011.

O evento tem sido conduzido pelo Presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, e pelo corregedor geral da Justiça, desembargador Frederico Neves. O encontro conta também com a presença do conselheiro do CNJ, Wellington Saraiva, e do desembargador Mauro Alencar de Barros, gestor da Meta 18 em Pernambuco.

Participam do 1º Encontro Regional de Combate à Corrupção juízes e servidores das Comarcas de Garanhuns, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Cupira, Iati, Jupi, Jurema, Lagoa Do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Panelas, Quipapá, Saloá, São Bento do Una e São João.

Veja o vídeo: ANDERSON SILVA perde luta no UFC



Nos últimos dois anos, um tópico nunca faltou em qualquer conversa com o presidente Dana White: o sonho de realizar superlutas no UFC. Mas o que era um projeto com negociações abertas foi enterrado – pelo menos por um bom tempo – com a derrota de Anderson Silva para Chris Weidman, no UFC 162, no último sábado.

Com a derrota de Anderson Silva, vai demorar muito a acontecer – se que que vai – uma luta do agora ex-campeão dos médios contra Jon Jones, dono do cinturão dos meio-pesados, ou Georges St-Pierre, campeão dos meio-médios. O próprio Dana White já deixou isso claro.

“As superlutas estão completamente fora da mesa agora. Há muito tempo sabíamos que isso poderia acontecer, que Anderson era o elo que ligava todas as peças para que isso acontecesse. Não conseguimos agora, agora só a revanche interessa”, explicou.

Para que esse projeto volte a ser pensado, é preciso que, no mínimo, Anderson Silva retome o cinturão dos médios e vença mais algumas lutas, além de Jones e GSP se mantenham campeões nesse meio tempo, claro.

Mas para quem pensou em fazer um Spider x Bones em um mega-evento de aniversário de 20 anos no UFC, que seria realizado no Madson Square Garden em Nova York, a frustração é enorme. Acho que só veremos uma superluta na próxima geração.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.