GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DO ESTADO

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estão abertas as inscrições para a SBPC Educação em Garanhuns‏


Acontece nos dias 16 e 17 de julho em Garanhuns, a SBPC Educação, evento integrante da 65ª Reunião Anual da SBPC, que acontece no Recife de 21 a 26 deste mês. A SBPC Educação irá capacitar cerca de 15 mil professores das redes públicas, municipal e estadual, sendo mais de dois mil somente em Garanhuns, e acontece simultaneamente em outros municípios do interior do estado, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada e Nazaré da Mata, além da capital pernambucana.

Em Garanhuns, as atividades da 65ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, acontecerão na Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. A programação oferece mesas redondas, conferências e minicursos, sendo no total de 21 atividades e mais de 2300 vagas distribuídas entre eles.

A coordenação local ficou sob a responsabilidade do prof. Antônio Pereira, do quadro da UPE-Garanhuns, que registra estarem abertas as inscrições, inclusive pela internet, no site da própria SBPC, através do link:


O diretor da UPE- Campus Garanhuns, prof. Clovis Gomes, lembra que as palestras em Garanhuns serão ministradas por doutores e doutorandos das três instituições envolvidas na região, a própria UPE, a AESGA - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns e a UFRPE-Unidade Acadêmica de Garanhuns, além de professores convidados de outros estados, a exemplo do Ceará e Paraíba.

No dia 16, à noite, acontecerá um Momento Cultural para os participantes, gratuito em praça pública, com programação ainda sendo definida.

"É um marco na educação de Garanhuns poder participar de algo tão significativo quanto a SBPC Educação, que deixa uma semente e aprofunda conhecimento" - finalizou Prof. Clovis Gomes.

A realização da 65ª Reunião Anual da SBPC é da própria instituição nacional em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, e o apoio de diversas entidades públicas e privadas do estado.

V GERES e a Operação LEI SECA no Festival de Inverno de Garanhuns‏


Responsáveis pela Operação LEI SECA, estiveram reunidos na sede da V GERES - Gerência Regional de Saúde, na manhã desta quarta-feira, 10, definindo os detalhes para a realização da operação durante o Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 18 a 27 de julho.

Major Luciano e o Tenente Daniel, da Operação LEI SECA, ajustaram com Luís Ribamar e Eliane Silva, da V GERES, que representaram Dra. Ricarda Samara na reunião, os detalhes para a efetivação da operação, que será realizada também em outros municípios da região durante o período que estiver em Garanhuns.

A Operação LEI SECA responde à Secretaria de Saúde do estado, por seu caráter educativo de prevenção de acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica, mas desenvolve também o aspecto punitivo, com multas e apreensão de veículos.

Os militares estiveram também com a AMTT - Autarquia Municipal de Trânsito e concedendo entrevistas a meios de comunicação de Garanhuns.

"É importante contarmos com a Operação LEI SECA durante o Festival de Garanhuns, até para garantir mais segurança a todos que desejam curtir o evento com alegria e paz. É importante registrar que a Polícia Rodoviária Federal também vai estar com uma operação especial, e que o alcance das ações integradas vai impactar toda a região" - revela Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES.

GARANHUNS E REGIÃO: Justiça Federal realiza leilão de móveis, imóveis e automóveis


A Justiça Federal de Garanhuns realiza leilão presencial e eletrônico nos dias 17 e 31 de julho de 2013, às 13:30 horas, no Hotel Garanhuns Palace e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br

No evento, como destaque será leiloada uma Fazenda de 300 hectares, com casa, armazéns e cisterna, localizada em Iati/PE. Além disso, imóveis urbanos e rurais em Garanhuns, Águas Belas, Correntes, Cachoeirinha e São Bento do Una, veículos, máquinas, equipamentos e outros bens fazem parte do pregão, todos os bens com ótimos preços, os bens imóveis poderão ser parcelados. 

Os interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ou então pelo 0800-707-9272.

CÃOZINHO DESAPARECIDO: Ajudem a encontrar o Ludovico


GARANHUNS: Ação preventiva no Parque Euclides Dourado inclui corte de eucaliptos - Saiba MAIS.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, realizará a partir de hoje (11), às 17h, seguindo até o próximo sábado (13), alguns cortes de eucaliptos do Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Bárbara Oliveira, os cortes são necessários em virtude dos graves problemas apresentados por algumas árvores do local, como: cupins, doenças, grau de inclinação acentuado e mortalidade total.

No caso dos cupins, a infestação nas raízes, no estado atual, é irreversível, pois as mesmas já se encontram completamente podres devido ao ataque da praga. O objetivo da ação preventiva é evitar acidentes com a população que freqüenta, diariamente, o parque. Uma queda de um exemplar em cima de uma pessoa pode ser fatal. Na madrugada da segunda feira (08/07), por exemplo, um eucalipto caiu atingindo a pista de Cooper. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura estará realizando a ação preventiva para evitar possíveis acidentes.

Para a realização da ação, a Secretaria de Agricultura informa que o Parque Euclides Dourado estará fechado para o público a partir das 17h de hoje até o sábado (13) para o corte e posterior retirada do material. No domingo (14), o espaço estará aberto, novamente, à população.

Fotos: Secretaria de Agricultura 
Texto: Cloves Teodorico

LISTÃO DO PRONATEC: Confira a relação dos aprovados


Já foi divulgado o Listão de estudantes selecionados para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram oferecidas 2.432 vagas em 28 diferentes cursos. As aulas são gratuitas e ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em 16 municípios de todas as regiões de Pernambuco. 

A matrícula deve ser efetuada na instituição onde o curso é ofertado entre os dias 15 e 18 deste mês. No edital, é possível visualizar o horário de funcionamento de cada uma das instituições. O listão de remanejamento será divulgado no próximo dia 22, com matrículas previstas para entre os dias 29 e 31. As aulas terão início em agosto. Os cursos têm duração de até dois anos. 

Confira aqui o resultado.

Veja o vídeo do acidente de um trem com um ônibus em Natal


O choque entre um trem e um ônibus deixou uma pessoa morta e 22 feridas, em Natal-RN, nesta quarta-feira, 10.

Pelas imagens, dá pra ver que o ônibus avançou, mas sem querer fazer a defesa do motorista, vejam quantos obstáculos para a visibilidade do cruzamento. O trajeto tortuoso que precisa ser feito e a falta de sinalização e impedimentos que dificultassem a tragédia. Até uma árvore com uma enorme copa se torna uma barreira para quem vai fazer a travessia com segurança. 

Creio que pelas imagens, o acidente era questão de tempo, e poderia ter proporções mais graves.

Imagens: Band News

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Artistas reclamam

Rock garanhuense quase sem espaço no FIG

Muito foi prometido aos artistas de Garanhuns quanto a este Festival de Inverno. Que teriam mais espaço, inclusive a possibilidade de ter um palco só para eles, e serem tratados da mesma forma que a Fundarpe trata os ditos regionais que vêm pela entidade estadual para o FIG. Mas nada disso aconteceu. Diminuiu muito a quantidade de artistas locais nos palcos do Festival, o que levou a uma insatisfação quase generalizada.

Outro problema tem sido o caché. Nos últimos anos os artistas de Garanhuns foram pagos pela prefeitura, enquanto que a Fundarpe paga os demais. Isto gerou uma enorme diferença, um abismo. Bandas da capital, no mesmo nível das locais, e até desconhecidas, chegam a ganhar até cinco vezes mais, para fazer o mesmo trabalho, e muitas vezes sem agradar, só porque fazem parte do cast da Fundarpe, que "esquece" os músicos de Garanhuns nas suas programações de eventos durante o restante do ano. Nem adianta escrever projetos.

Artistas como Mourinha do Forró e Gilberto Maciel (e Banda) reclamaram dos cachés oferecidos, e preferiram não tocar, e outros reclamam não estarem na programação. Tem noites que a Praça Guadalajara nem tem gente de Garanhuns. O Palco Pop está praticamente sem representação local.

As redes sociais, principalmente o facebook, têm servido para o debate da insatisfação, que tem ganhado espaço também nas rádios locais.

Faltou apoio (de novo) ao artista da terra, por parte do município e da Fundarpe (ano passado foi melhor!).

ROTARACT CLUB DE GARANHUNS: Nova diretoria toma posse nesta sexta


DIREITOS AUTORAIS: Senado aprova projeto que torna Ecad mais transparente

Senadores rejeitam mudança da Câmara ao projeto que trata dos direitos autorais

Pouco antes da meia-noite desta quarta-feira (10), o Senado aprovou, por votação simbólica, o projeto de lei que cria novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição de recursos pagos por direitos autorais. A matéria, que havia sido modificada na Câmara Federal, foi aprovada mantendo o parecer inicial do relator Humberto Costa (PT). O projeto segue agora para a sanção da presidente Dilma Roussef.

O Senado derrubou a emenda feita pela Câmara que isentava as entidades filantrópicas de utilidade pública ou beneficentes do pagamento de direitos autorais. O relator da proposta, Humberto Costa (PT-PE), apresentou o parecer contrário ao dispositivo, por considerá-lo inconstitucional.

O PLS 129/12, tem o objetivo de tornar mais transparente a distribuição dos valores pagos pela execução de obras protegidas por direitos autorais, inclusive produções audiovisuais. 

A proposta também corrige distorções históricas do sistema de arrecadação. Criado ainda durante o Regime Militar (1973), o Ecad tem o monopólio sobre a arrecadação musical no Brasil. No ano passado, o órgão arrecadou R$ 624,6 milhões e distribuiu R$ 470,2 milhões.

Na semana passada, a proposta já havia sido apreciada no Senado, em primeira votação. Na ocasião artistas como Roberto Carlos, Caetalo Veloso, Carlinhos Brown e Lenine compareceram ao Congresso para apreciar a votação. Os artistas também tiverem um encontro com a presidente Dilma, que declarou apoio ao projeto.

Veja as principais mudanças no funcionamento do Ecad:

- O Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad) continua a ser formado pelas associações que congregam compositores e intérpretes. A novidade é que as associações terão que se habilitar junto ao Ministério da Cultura, onde comprovarão que têm condições de administrar os direitos de forma eficaz e transparente.

- A taxa de administração cobrada pelo Ecad não poderá ultrapassar 15% do valor arrecadado a título de pagamento de direitos. O Ecad terá quatro anos para se adaptar à modificação.

- O Ecad deverá ser regido por “regras democráticas de governança”, estipula o relatório, conferindo direito a vota a todas as associações, com o mesmo peso e sem discriminação.

- Cadastro unificado de obras que evite o falseamento de dados e a duplicidade de títulos.

- Emissoras de rádio e TV serão obrigadas a tornar pública a relação completa das obras que utilizou. Hoje, a distribuição se dá por amostragem. Pelo texto do senador pernambucano, apenas a fiscalização será feita dessa forma. O pagamento deverá espelhar a realidade da execução das músicas. O autor poderá acompanhar a gestão do seu direito pela internet.

- Os litígios entre emissoras e o escritório de arrecadação poderão ser dirimidos pelo Ministério da Cultura

- Os dirigentes das associações terão mandato fixo de três anos, com direito a uma reeleição. Apenas poderão ser eleitos e votar os titulares originários dos direitos, ou seja, compositores e intérpretes.

- O projeto estabelece penalidades para os dirigentes do escritório central e das associações, bem como para os usuários que descumpram as obrigações de informar a utilização das obras.

IMIP vai administrar a UPAE de Garanhuns

Governador em recente visita à UPAE Garanhuns

Está sendo publicado o resultado da licitação que apontou a OS que vai administrar a UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado - de Garanhuns, que está para ser inaugurada. 

OS é  sigla para Organização Social, entidade privada sem fins lucrativos. Este modelo de administração tem sido referência de qualidade.

A UPAE da Cidade das Flores será administrada pelo IMIP, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, que além da OS, é conhecido pelo atendimento Materno Infantil na capital pernambucana, e que recebe pacientes de todo o estado diariamente.

A UPAE de Caruaru ficou sob a administração da Fundação Altino Ventura.

SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.