segunda-feira, 15 de julho de 2013

Oportunidade >>> IFPE- Garanhuns abre matrículas para Pronatec



Nesta segunda (15) e terça (16), acontece a pré-inscrição para os cursos do Pronatec oferecidos pelo Campus Garanhuns do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O pré-cadastro será feito na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE- AM). Na segunda, os interessados podem procurar a GRE no horário de 8h as 12h e das 14 às 16h. Terça, 16, o atendimento será somente pela manhã, de 8h as 12h. Porém, as inscrições serão encerradas assim que forem preenchidas as noventas vagas oferecidas para este semestre.

Na GRE-AM, o estudante preencherá um ficha de inscrição e receberá a relação da documentação necessária para a matrícula. Com todos os documentos em mãos, no dia 17 de julho, ele deve procurar o Campus do IFPE e confirmar seu registro no programa.

O público-alvo do Pronatec são jovens e adutos matriculados no Ensino Médio, em todas as modalidades, ou no Projeto Travessia, com idade entre 16 e 59 anos. Neste semestre, estão sendo oferecidas noventa vagas, divididas entre os cursos de Promotor de Vendas, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos e Desenhista da Construção Civil. Todos as aulas acontecerão pela manhã, no IFPE- Garanhuns. O início dos cursos está previsto para o dia 05 de agosto.

Secretaria de Saúde de Garanhuns implanta Central de Regulação

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde irá implantar a partir desta semana a Central Regional de Regulação no Município. A medida visa organizar o acesso dos usuários do SUS às consultas, exames e procedimentos especializados a fim de garantir um atendimento integral e humanizado.

A implantação desta Central é uma ação inovadora, tendo em vista ser a primeira Central Regional em um Município, regulada pelo Estado. A regulação servirá para organizar a prestação de serviços de saúde já existentes, no tocante aos procedimentos direcionados à população local e corresponde a uma organização de trabalho, priorizando as necessidades e filtrando os critérios na condução dos procedimentos de saúde. Para tanto um monitoramento será feito, a fim de otimizar o acesso do paciente à rede municipal de saúde, objetivando a descentralização do agendamento, melhorando assim o atendimento, evitando desta forma, o desgaste das filas.

A partir de agora as pessoas não necessitarão mais se deslocar para a Secretaria de Saúde de Garanhuns para autorização de exames e consultas. Estas solicitações serão feitas através de suas Unidades Básicas de Saúde (PSF’s). Lembrando que as áreas que não são cobertas por PSF’s, os moradores poderão se dirigir às unidades de saúde mais próximas para ter acesso a essas marcações. Ciente do agendamento a referida unidade encaminha o paciente, assim o mesmo só comparece no dia e horário da consulta ou exame, previamente agendado. O prestador confirmará a presença do paciente via SISREG III (Sistema informatizado utilizado pela Central), e realiza o atendimento.

Para dar mais celeridade ao novo modelo de atendimento uma equipe da saúde, envolvida com a implantação da Central, já recebeu treinamento e está devidamente preparada para atender aos pacientes. A Central Regional de Regulação para consultas especializadas e exames complementares irá funcionar no NASG, anexo da secretaria de Saúde, localizada no Centro Administrativo Municipal.

Texto: SECOM Garanhuns / Ilana Dias

Acontece hoje em Garanhuns a abertura da SBPC Educação

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns, abre nesta segunda-feira, 15, para a abertura da SBPC Educação, evento integrande da 65ª Reunião Anual da SBPC. Diversas autoridades estarão prestigiando o evento, que em Garanhuns tem a participação da UPE, UFRPE/UAG e AESGA. O secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Marcelino Granja, estará presente, assim como o Pró-Reitor de Administração da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique Falcão. 

O gestor da GRE-Agreste Meridional, Prof. Paulo Manoel Lins, a secretária de educação de Garanhuns, Janecélia Marins, e a coordenadora da SBPC, Rejane Mansur, também estarão presentes.

O evento acontece uma semana antes da 65ª SBPC – fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia - que, este ano, será realizado de 21 a 26 deste mês, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. 

Os cursos ofertados para quem realizou inscrição serão ministrados amanhã (16) e quarta (17) na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns.

Pesquisa mostra impacto econômico do Festival de Inverno de Garanhuns - Confira.


O blog do Jornalista Jamildo Melo, do sistema Jornal do Commércio, trouxe os dados de uma pesquisa que revela a importância do FIG na economia de Garanhuns. Confira:

Uma pesquisa realizada no final de junho pelo Instituto Fecomércio-PE, junto a 351 estabelecimentos, dos quais 86,6% encontram-se no setor do comércio, com maior representação no ramo de bens de consumos semiduráveis (33,6%), onde se destaca o segmento de vestuário e tecidos (23,9%), apontou que o clima ameno é o fator que mais atrai turistas para o município durante o FIG, com 65,8% das respostas apontando nesse sentido, proporção que nos serviços corresponde a 61,7% e no comércio a 66,4%.

Nos últimos anos o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) consolidou-se como um dos principais eventos do estado. Além de artistas locais, regionais e nacionais, o evento tem atrações como oficinas, peças de teatro e demonstrações da cultura popular, além de oferecer outros atrativos.

Para o comércio, outro atrativo procurado pelos turistas é a estrutura física montada na cidade; já os empresários e/ou gerentes do ramo de serviços consideram que o que leva os turistas a visitar a cidade são as atrações artísticas e shows.

De acordo com os gestores pesquisados, a limpeza da cidade, o bom atendimento ao turista, a segurança e a oferta de hospedagem são os fatores que mais se destacam durante a realização do FIG.

Por outro lado, ressaltam como aspectos críticos a baixa disponibilidade de estacionamento e a divulgação do evento, que na opinião de muitos entrevistados deveria ser feita pelo menos um mês antes do Festival, e não a poucos dias do seu início, como vem ocorrendo.

Questionados se as empresas colaboravam de alguma forma para o sucesso do FIG, quase ¾ dos estabelecimentos pesquisados responderam que não...

Para continuar lendo, clique aqui.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.