domingo, 21 de julho de 2013

Ivo Amaral acaba no hospital emocionado com o Festival. Está tudo bem!

Octogenários, Ivan Rodrigues e Ivo Amaral, ambos na ativa, contribuindo com a cidade


O ex-prefeito Ivo Amaral, tido como o pai do Festival de Inverno em Garanhuns, ao chegar à Praça Guadalajara, neste sábado, dia 20, ao se deparar com aquela multidão, e o povão o cumprimentando, parabenizando por ter criado a maior festa do Nordeste, e uma das maiores do País, a emoção tomou conta dele, e foi parar no hospital. 

Graças a Deus, não foi nada grave, pelo visto, só foi mesmo a emoção. 

Parabéns Ivo Amaral. O povo de Garanhuns no coração lhe homenageia pela magnífica ideia, pois pelo visto nestes 23 anos, o Festival de Inverno em Garanhuns já está consolidado, e já faz parte do calendário nacional. 

Queremos parabenizar também a todos os prefeitos de Garanhuns que deram continuidade ao Festival até os dias de hoje. 

José Sales (Criança) 

AGORA COMIGO: Aos 80 anos, Ivo Amaral continua ativo, trabalhador, mas será sempre lembrado e respeitado por ações do seu tempo de prefeito, e sem dúvida alguma o Festival de Inverno e o Relógio das Flores são duas das marcas mais fortes de nossa cidade e que a partir delas nossa história foi sendo reescrita. Duas iniciativas do seu tempo de governo. O Festival e o Relógio impactaram não somente a economia turística regional, como deram um novo subsídio à auto-estima de nossa gente. São dois orgulhos, que a cidade deve e deverá sempre ao ex-prefeito.

Creio que o fato de continuar na política acabou prejudicando para que fosse homenageado ao longo dos anos no grande evento que criou, há 23 anos. Mas acreditamos que está na hora do município e o estado darem mostras de que a vida é maior, que o reconhecimento humano está acima de disputas eleitorais. O próprio governador fez uma visita de cortesia ao ex-prefeito no último festival, ele que se recuperava de um acidente doméstico. Ivo também deu passos em direção aos antigos adversários. Esteve ao lado de Ivan Rodrigues, como na foto acima, aliás, seu filho Ivo. Amaral Jr., está filiado ao partido do governador, e na última campanha apoiou Zé da Luz, que tem proximidade com Eduardo Campos. 

Portanto, política não será, se é que um dia foi, barreira para que o Festival de Inverno possa homenagear seu criador. 

Outras pessoas vivas como Ariano Suassuna e Dominguinhos já tiveram este privilégio. Este ano, ao lado de Janete Costa, o estado faz reverências aos Mestres de Reisado, Gonzaga de Garanhuns, e Mestre Benone. Ambos vivinhos da Silva, e com disposição de levar adiante a cultura popular.

Com Ivo Amaral também é assim. Já não tem a vitalidade de garoto, mas tem a disposição de continuar defendendo esta terra. Embora ontem, a emoção o tenha traído!

UAG/UFRPE na Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Recife


Durante e 65a edição da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorre esta semana nas dependências da UFPE em Recife, a Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE estará sendo representada por cerca de 52 trabalhos desenvolvidos por seus estudantes da graduação e pós-graduação. 

É bom ressaltar que muitos desses trabalhos foram desenvolvidos por estudantes que recebem diversas modalidades de bolsas, PIBIC, PIBID, PET, BOext. Além disso, o professor Alberto Araújo irá participar como coordenador polo local do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física de mesa redonda sobre o ensino de ciências. 

Mais informações no site: http://www.sbpcnet.org.br/recife/home/

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
Coordenador: Nilson Marco Dias Garcia (UTFPR)
Participantes: Nelson Barrelo (USP), Alberto Einstein Pereira de
Araújo (UFRPE), André Ferrer Pinto Martins (UFRN) e Eduardo Padron
Hernandez (UFPE)
Local: CFCH - Auditório Barbosa Lima Sobrinho
Proponente: SBF

Cobrança de Zona Azul suspensa durante o Festival de Inverno



O Governo Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), suspendeu entre os dias 18 a 27 de julho, período em que será realizada a 23ª edição do Festival de Inverno, a cobrança do sistema zona azul na cidade de Garanhuns.

Portanto, os estacionamentos existentes na cidade poderão ser utilizados pelos motoristas de forma totalmente gratuita durante todos os dias da festividade. O sistema zona azul voltará à normalidade logo após o término do FIG. 

RÁDIO FIG: Sintonize a rádio oficial do Festival de Inverno de Garanhuns


Durante o Festival de Inverno os ouvintes de Garanhuns têm mais uma opção. Trata-se da Rádio FIG, que estará com uma programação especial com tudo sobre o festival, tocando somente música Pernambucana e abrindo espaço para todos os artistas. A Rádio FIG vai transmitir todos os shows dos palcos Pop e Forró. 

O responsável é o Napoleão Assunção, Napô, que sempre está se movimentando na defesa das rádios comunitárias em Pernambuco e na qualidade das programações que privilegiem a cidadania e a cultura.

Sintonizem 90,9 FM.

IMAGENS DE UM BELO ESPETÁCULO POPULAR: Grupo Galpão, de Belo Horizonte, no FIG 2013








show de imagens: Eris Lúcia (pelo facebook)

Uma das mais relevantes companhias do cenário teatral brasileiro, o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), formado há 31 anos, é fonte de inspiração e admiração. Rigoroso com a montagem de suas peças, a companhia trabalha com um estilo de teatro que dialoga com vertentes populares e eruditas. Experientes em participações de festivais nacionais e internacionais, o grupo soma mais de 70 apresentações em território nacional e cerca de 40 fora do país. 

O Grupo Galpão acumula mais de 100 prêmios, tais como o “Prêmio Shell” e “Ordem do Mérito Cultural”. A contemporaneidade, a forte comunicação, o palco e o teatro de rua compõem algumas das grandes características do grupo. Neste sábado (20), no 23º Festival de Inverno de Garanhuns, o grupo trouxe ao Polo do Teatro de Rua, localizado na Praça do Mosteiro de São Bento, um belíssimo espetáculo, denominado “Os Gigantes da Montanha”.

Inicialmente às 19h10min as cortinas se abriram revelando os personagens e todos os seus encantamentos. A peça se passa em um cenário lúdico e funcional, destacando a riqueza de detalhes que reverenciam a cultura popular. Na apresentação, uma das primeiras frases dita foi: “Estamos aqui para celebrar a arte e a vida”. Com figurinos fantasiosos e divertidos, os personagens donos de uma comunicação impecável ganharam de cara a atenção do público, que admirava os atores do início ao fim.

O público estava bastante diversificado quanto a sua faixa etária. A produção teve que aumentar o número de cadeiras na praça, pois quem por lá passava não resistia a tamanho espetáculo. A encenação contou com efeitos sonoros, musicalidade e instrumentos que deram um brilho ainda mais bonito. Sanfona, pratos e violões animaram o público que chegou a cantar junto com os atores um trecho da melodia presente em uma das cenas. O Grupo Galpão terminou sua apresentação em meio a muitos aplausos. Paulo André, integrante da companhia, falou: “A gente vê esse festival com muita simpatia, é uma alegria estar aqui”. 

SECOM GARANHUNS
Texto: Wiliane Maurício

Anderson Silva chorando na TV >>> VEJA O VÍDEO:



O ex-campeão dos médios do UFC Anderson Silva afirmou que o erro cometido na derrota para o norte-americano Chris Weidman, que custou o cinturão dos médios da organização, foi "ridículo".

O lutador brasileiro explicou que errou no jogo de pernas no momento em que tomou o golpe, com a guarda aberta, que custou os socos que renderam o nocaute de Weidman no combate. Anderson foi o convidado do programa Legendários, da TV Record. Depois, ainda chorou ao ser questionado se entregou a luta.

"Às vezes acaba não saindo como a gente quer. Foi um erro técnico que se não acontecesse agora, poderia sair outra de forma pior. Foi um erro técnico ridículo. Eu não poderia parar com as pernas paralelas e deveria ter dado passo atrás", falou.

"Se tem uma coisa que mexe comigo e me entristece é falar isso (que perdeu de propósito). Jamais faria isso com o povo brasileiro", falou, depois de escorrer uma lágrima e abraçar o apresentador Marcos Mion.

O lutador ainda pediu desculpas ao povo brasileiro pelo revés no combate. "Devo desculpa a todo brasileiro sim, quando subo lá não represento só meu time, mas todo o povo brasileiro. A pessoas que eu consegui dar um pouco mais de esperança."

Anderson ainda disse que sentiu que Weidman estava frustrado no fim do primeiro round, quando estava vencendo a luta, mas ainda assim caiu nas provocações do então campeão.

"Ele estava ganhando a luta porque me colocou pra baixo, mas estava começando a mudar. Eu acho que ele estava frustrado. Deu pra perceber que ele estava bem treinado e aproveitou."

A revanche está marcada com Weidman para o dia 28 de dezembro, em Las Vegas.

http://esporte.uol.com.br/

Jorge Côrte Real no FIG com Izaías Régis


O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) apoia integralmente o 23º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, que para ele, já se tornou um ícone da cultura pernambucana. Côrte Real está conferindo de perto a programação do evento desde a sexta-feira (19), e retorna ao Recife neste domingo (21).

Para o parlamentar, o FIG é importante não só para Garanhuns, mas também para toda região, por promover a cultura, aquecer a economia com a movimentação do comércio e serviços, além do turismo.

“O festival é um evento de sucesso que promove a cidade e adjacências em vários setores. É o momento que a população tem para mostrar as potencialidades locais devido ao volume de pessoas que circulam na cidade. O festival movimenta a economia, o turismo e a cultura. Além de gerar emprego e renda para a população”, lembra.

O deputado aproveitou a vinda à cidade para visitar parceiros e pontos importantes de Garanhuns junto com o prefeito Izaías Régis (PTB). Neste sábado às 10h, Côrte Real concedeu entrevista para a rádio Jornal Garanhuns, no programa Super Manhã, ao radialista Eduardo Peixoto.

Caetano Veloso mostra que Festival de Inverno de Garanhuns não tem limites

REAL ABRAÇAÇO: Arto Lindsay fez as honras de casa e cantou com Caetano (foto: FIG/Face)

Garanhuns esperou 23 anos para apreciar um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira em seu palco maior, a futura Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos.

Mesmo já vendo artistas do quilate de Gilberto Gil e Gal Costa, parecia que ainda tinham nomes que por sua magnitude nunca viriam para o Festival, e Caetano era um deles. Aberta a porteira, já podemos sonhar com Marisa Monte, Chico Buarque, Ana Carolina, Zeca Pagodinho e até o Rei Roberto Carlos. Além de ousar e pensar em grandes atrações internacionais, que aliás, estão mais frequentemente na capital pernambucana.

Caetano ainda abriu espaço para o músico e produtor cultural Arto Lindsay, que subiu ao palco, cantou e tocou com a banda. Arto, americano, viveu parte de sua infância e adolescência em Garanhuns, pois seu pai foi diretor do Colégio Presbiteriano XV de Novembro.

O SHOW: Como já havia sido amplamente divulgado, Caetano trouxe seu novo show para Garanhuns, o que não agradou a quem esperava seus grandes sucessos, principalmente os mais populares, como a romântica "Sozinho", que o baiano gravou de Peninha.

Abraçaço é um show plural, contagiante. As músicas parecem que nasceram de poesias concretas. Entre umas e outras, algumas mais conhecidas faziam a grande massa cantar junto. No palco apenas três músicos faziam de guitarra, baixo e bateria, além do violão de Caetano, parecer uma banda cheia e por vezes até ter batidas de DJ´s no palco, fruto de uma guitarra irada que distorcia frequentemente.

Independente do show, foi magnífico ter um imortal da nossa música em Garanhuns, e a recíproca foi extremamente verdadeira. Em vários momentos, Caê parecia não acreditar na estrutura e no mar de gente à sua frente.

Para fechar com chave de ouro, poderia ter cantado umas três ao final, daquelas que o povo canta junto e de olhos fechados. Imagina 50 mil pessoas entoando mais um brega neo-clássico na voz do ídolo -"Agora que faço eu da vida sem você, você não me ensinou a te esquecer..."

A quem não conhecia as músicas do show "Abraçaço", até a metade da noite, restou bater palmas e se extasiar com o espetáculo!

VÍDEO: Campanha do Governo de Pernambuco para prevenção de acidentes com moto

Secretaria Estadual de Saúde com Operação Lei Seca e reforço no atendimento do Hospital Dom Moura


A Operação Lei Seca montou um esquema especial de atuação para a 23ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Desde a quinta, 18, até 29 de julho, pontos simultâneos de fiscalização estão montados próximos aos locais onde ocorrem os principais shows. As principais vias de acesso à cidade também recebem pontos de bloqueio, assim como alguns municípios vizinhos.

A operação está sendo realizada por quatro equipes, em horários variados e de forma itinerante com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia. Com cada equipe formada por treze profissionais, sendo quatro policiais militares, quatro agentes do Detran, três profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e dois motoristas, as ações serão realizadas em parceria com a V Gerência Regional de Saúde, a empresa municipal de trânsito de Garanhuns, o 9° Batalhão da Polícia Militar e da delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal de Garanhuns.
Os horários de ação das blitz são adequados ao fluxo do movimento do Festival, dando prioridade às ações de fiscalização e educação, para diminuir os índices de acidentes de trânsito.
Dom Moura – Para garantir a qualidade dos serviços de saúde e o atendimento à população dos moradores de Garanhuns e turistas que participam da Festa, a Secretaria Estadual de Saúde também reforçou as escalas de profissionais e ampliou o horário de serviços do Hospital Regional Dom Moura, que é referência para os 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde.

“Estamos com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) funcionando todos os dias, 24 horas, e prontos para atender aos moradores da região e turistas. No entanto, o desejo é que todos apenas se divirtam com segurança”, pontua o secretário Antonio Carlos Figueira. Nos dias úteis, o hospital conta com um ambulatório no qual oferece consultas em 14 especialidades médicas. Destacam-se os trabalhos em cardiologia e nos núcleos de fisioterapia e psicologia. Em sua estrutura, a unidade conta com blocos cirúrgicos, maternidade e centro de apoio ao diagnóstico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.