quinta-feira, 25 de julho de 2013

Imagens da grande homenagem dos forrozeiros a Dominguinhos no FIG 2013




















Duas músicas, mas o bastante para emocionar artistas e público presentes na noite do Forró da Praça Guadalajara no Festival de Inverno de Garanhuns. Uma noite de quarta-feira, fria e tradicional, que aqueceu com a recordação e o carinho de um povo a um conterrâneo querido, o Mestre Dominguinhos!

A Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai! contactou músicos para, mesmo sem ensaio, subirem ao palco e prestarem sua homenagem ao mestre. Gente de Garanhuns junto com os membros da sociedade entoaram Eu Só Quero Um Xodó e De Volta pro Aconchego, junto ao grande público.

Convidados por Tereza Accioly, os forrozeiros Irah Caldeira, Santanna, Rogério Rangel, Ronaldo Cesar, Andrezza Formiga, Roberto Cruz e Edilza Ayres subiram ao palco representando a sociedade e depois se uniram aos representantes da Terra de Dominguinhos: Dema, Nando Azevedo, Erivelto, Pedro (Forró Pesado), Eder (Orquestra Sanfônica), Michelle dos Anjos, Valmiro, João Moreira, Jura (BomKixote),  e muitos outros.

O clima foi de confraternização entre os artistas, no palco e nos camarins. A emoção foi forte, lágrimas vieram, no meio da multidão, mas também sob as luzes do palco!

Dominguinhos Vive, cada vez que sua música for cantada!

Filha de Dominguinhos diz por que a família sepultou o sanfoneiro no Morada da Paz

Do blog do jornalista Inaldo Sampaio

A filha de Dominguinhos, Liv Moraes, explicou no Recife nesta quinta-feira por que a família decidiu sepultar o sanfoneiro no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE).

Segundo ela, apesar de o pai ter dito numa entrevista a Geraldo Freire, da Rádio Jornal, “isso há 10 ou 15 anos”, que gostaria de ser sepultado em sua terra natal, Garanhuns, posteriormente ele mudou de ideia.

“Ele nos confidenciou (a ela e à mãe, Guadalupe) que gostaria de ficar aqui (no Recife) ou em Fortaleza), então nós decidimos sepultá-lo aqui”, contou.

Até o encerramento do velório, na Assembleia Legislativa, por volta das 16h30 desta quinta-feira, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), tentou convencer os familiares a levá-lo para Garanhuns, mas em vão.

Passaram no velório, entre outros, Elba Ramalho, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Petrúcio Amorim, Cezinha, Israel Filho, Waldônys e outros grandes artistas da Música Popular Nordestina.

Petrúcio Amorim na Dobradinha Classe A de Kitty Lopes


Chuva de Descontos Via G no FIG2013!



O FIG 2013 continua e a chuva de descontos na Via G Garanhuns, também! Tudo com 15% de desconto nas compras à vista ou em 10X sem juros no cartão. Além disso, o bazar temporário, que tem peças a partir de R$ 29,00, continua fazendo o maior sucesso dentro da loja!

E as redes sociais da Via G não param! A cada dia, novos looks, novas inspirações e tudo que a loja tem de mais atual para você fazer bonito nas festas. Siga a Via G no Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das novidades!

Via G Garanhuns
Av. Santo Antônio, 71 - Centro. Telefone: (87) 3761-0398.

Via G Arapiraca 
Rua Professor Domingos Rodrigues, 23 – Centro. Telefone: (82) 3522-2296.

Cards do festival poderiam servir como recordação e ainda divulgação do evento e dos artistas


A Elizângela Fabrícia postou este banner no facebook, que de imediato me deu o estadlo. Gostei da ideia dos cards. Imagina se cada artista que se apresenta no Festival tivesse um card, com informações do seu trabalho no verso. De forma colecionável. Com a logomarca do evento que servisse de souvenir para os turistas e recordação pra todo mundo, além de divulgar o trabalho dos artistas.

Feitos os cards antigos, sem o álbum de figurinhas. No verso, informações da apresentação, palco, banda, discografia... Além de informações do evento e da cidade!

Interessante! Fica a sugestão para 2014.

Ortinho divulga nota sobre polêmica declaração no FIG 2013

Trago do facebook do cantor da banda Querosene Jacaré, que assume ter declarado as frases polêmicas em que enseja a violência sexual contra as mulheres presentes em seu show. Ortinho pede desculpas.


Minhas sinceras desculpas pela atitude que tive no Festival de Inverno de Garanhuns.

Na noite do sábado dia 20 de julho passado, acabei por me envolver num episódio que gerou uma grande polêmica em torno do meu nome, durante o show da Querosene Jacaré no FIG. Apesar de não recordar do fato, por ter bebido além do que deveria para uma ocasião como aquela, devido ao testemunho de alguns amigos e conhecidos que estavam no show, além dos meus companheiros de banda, ficou claro que a declaração infeliz a mim atribuída, e que gerou a tal polêmica, corresponde a verdade dos fatos. 

Quero então de público me retratar da atitude equivocada que tive naquela noite, e reafirmar o que já disse para a imprensa. Em sã consciência eu jamais incitei qual quer tipo de violência contra mulheres, atitude que inclusive repudio. Minha obra, em boa parte com uma abordagem romântica no tocante à figura feminina, é um testemunho do meu apreço pelas mulheres. O fato ocorreu num ambiente de instigação, o palco de um show de rock, onde acabei por ter um descontrole verbal e soltei uma ironia inapropriada. 

Sei que a minha imagem enquanto artista, e mais do que isto, como homem ficou comprometida após este incidente lamentável, mas não posso voltar no tempo para desfazer meu equívoco. O que posso fazer e faço agora, é pedir desculpas públicas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelas palavras deselegantes que eu disse em um dado momento do show, e que passaram despercebidas para a maioria dos presentes naquela noite, bem como ao meu fiel público. 

Vale ressaltar que o show foi bastante aplaudido ao seu final. Embora reconheça que minha atitude foi digna de reprovação, acho que houve uma supervalorização do fato por eu ser uma figura pública. Afinal sou humano e logo passível de erros. Segue abaixo um link com todas as minhas músicas gravadas em cd, para que aqueles que não conhecem minhas canções atestem que eu jamais fiz uso da minha poética para denegrir a imagem das mulheres, ou incitar qualquer atitude violenta conta o sexo feminino. Pelo contrário, além de exaltar a figura feminina, minha obra é recheada de questões que denunciam injustiças sociais. 

Noutras palavras; Mal aí galera

.

Imagens da homenagem do Governador e Artistas no velório de Dominguinhos


O governador Eduardo Campos esteve, nesta quinta-feira (25/07), no velório do cantor pernambucano José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em suas palavras de despedida, Eduardo confortou a família e os amigos do artista, e falou da importância do sanfoneiro para a cultura pernambucana.

“Um grande artista, um homem que teve fé na vida, em Deus, um músico de importância, que entra para a história da música de Pernambuco, que ajudou outros músicos da nossa cena cultural e agora está imortalizado por suas músicas. Vim aqui como cidadão, e que Deus possa confortar a dor da família que sofre com a dor da saudade, que ele tanto cantou”, disse o governador.

Diversos cantores, entre eles a filha do cantor, Liv Moraes, Cristina Amaral, Cezzinha e Alcymar Monteiro, prestaram suas homenagens com canções embaladas pelas sanfonas de forrozeiros presentes. "Amizade Sincera", "Xodó" e "Lamento Sertanejo” foram algumas das músicas que deram o tom da despedida. Natural de Garanhuns, município do Agreste pernambucano, Dominguinhos morreu na última terça-feira (23/07), aos 72 anos, depois de uma luta de seis anos contra um câncer.

O enterro está marcado para as 16h, no município de Paulista. À noite, um grupo de artistas fará show em homenagem a Dominguinhos, no Chevrolet Hall. Participam da celebração Liv Moraes, Elba Ramalho, Fagner, Nando Cordel, Flávio José, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho, entre outros.



Eduardo Campos é o melhor governador do Brasil

Eduardo, de bem com a vida e os números, na abertura do FIG 2013

http://maisab.com.br/tvasabranca/inaldosampaio/

Pesquisa de avaliação de 11 governadores realizada pelo Ibope por encomenda da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como o mais bem avaliado do país.

Ele tem 58% de ótimo e bom, segundo revelou em seu Blog o jornalista Ricardo Noblat.

Já o governador mais mal avaliado, com apenas 19% de ótimo e bom, é o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

Segundo ainda o jornalista pernambucano, a pesquisa será divulgada nesta quinta-feira e nela aparecem mal na fita os governadores Tarso Genro (PT-RS) e Marconi Perillo (PSDB-GO).
.
AGORA COMIGO: A aprovação do governador o impulsiona para sua candidatura a presidente. Dá argumentos e subsídios. Seu modelo de gestão está sendo copiado. São metas, objetivos, cobranças da equipe, investimentos nos setores produtores, assistência e formação técnica, melhora da rede de educação com Escolas em horário integral e programas como Ganhe o Mundo. A interiorização da UPE traz a formação e o conhecimento científico para perto das pessoas. A saúde recebe atenção de prioridade com SAMU, UPAE, concursos públicos... O modelo cultural de incentivo à produção já está sendo copiado por outros estados. Aqui ou ali uma crítica a algo que não está funcionando, mas no geral, a arpovação mostrada na pesquisa revela que o pernambucano aprova com folga o governo de Eduardo.

Outra observação: O governador caminha para o final de sua segunda gestão consecutiva, e é histórico que haja um cansaço, que os governos percam o ritmo, mas não é o acontece em Pernambuco. Eduardo demonstra ainda o fôlego de um gestor iniciante, querendo fazer mais e mais, indo a todos os lugares, conhecendo as coisas e as pessoas.

Outra fator impressionante é seu conhecimento. Ele fala com desenvoltura onde e com quem estiver, com conteúdo, conhece os problemas e as pessoas pelo nome. 

Tem a simpatia cativante necessária aos grandes líderes, mas também é enérgico nas cobranças de seu governo, para alcançar os objetivos traçados. Quem não consegue acompanhar seu ritmo e não apresenta resultados sabe como Eduardo é na hora de cobrar sua equipe, e impor planos e metas.

Explica-se naturalmente sua aprovação, e a força que terá nas eleições de 2014, tanto no estado quanto em nível federal, independente do cargo que postule.

Informações sobre o sepultamento de Dominguinhos!


O corpo do cantor Dominguinhos, o velório acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta quinta-feira (25), seguirá em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros ás 16h. O velório será encerrado às 15h30.

O cortejo de 13 quilômetros seguirá até o cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O corpo será sepultado no lote 45 do cemitério, onde oito artistas devem prestar a última homenagem, entre eles a cantora Elba Ramalho. E após, o enterro do Mestre Dominguinhos.




.
AGORA COMIGO: E Garanhuns canta: "É tão difícil ficar sem você..."

Direito Autoral: NOVO ECAD BENEFICIA ARTISTAS REGIONAIS



O senador Humberto Costa disse hoje que a nova lei do direito autoral, aprovada no Congresso Nacional no início desse mês, vai favorecer os artistas regionais. A declaração foi dada durante o evento promovido pelo ciclo de debates Ambiente Criativo. A agenda faz parte das atividades do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) .

De acordo com Humberto, que foi relator do projeto no Senado, a mudança nos critérios de arrecadação e distribuição vai ajudar os compositores locais a receberem valores mais justos pela divulgação de suas obras. “Hoje a cobrança de direitos autorais é feita a partir de uma amostragem do que é executado em grandes emissoras de rádio e televisão do Brasil. Mas agora todos que utilizarem música terão que informar que fizeram o uso, de modo que cantores e compositores que não fazem sucesso nacionalmente, mas que fazem sucesso regional poderão ser identificados nesses levantamentos e receber os seus direitos autorais”, avaliou.

Durante o debate, Humberto esclareceu para os artistas, produtores e gestores culturais presentes ao evento pontos da proposta, que deve ser sancionada pela presidente Dilma Roussef nas próximas semanas. “O projeto tem três grandes pilares: transparência, eficiência e modernidade”, resumiu.

Presente ao debate, o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, elogiou o evento “O debate foi extremamente esclarecedor. O senador trouxe informações importantes e todos os artistas puderam saber conhecer melhor a matéria que reformula o Ecad (Escritório de Arrecadação e Distribuição). Esse debate acrescentou bastante ao projeto Ambiente Criativo”, afirmou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.