sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vereadora quer incentivar a doação de livros em Garanhuns



Na última sessão plenária da Câmara Municipal de Garanhuns que aconteceu dia 07 de Agosto, a vereadora Luzia da Saúde apresentou proposta ao Chefe do Poder Executivo, através da Secretaria de educação, solicitando a implantação de um ponto (stand móvel) na avenida Santo Antônio, no centro da nossa cidade para receber doações de livros usados, que posteriormente seriam repassados a pessoas que não têm acesso e nem condição financeira de fazer estas aquisições.

Esta ação é um meio de levar conhecimento a mais cidadãos:  “Os livros podem ser utilizados e reutilizados por indivíduos de diversas idades. Com essa doação, cada vez mais pessoas poderão se interessar pela leitura. É um meio de contribuirmos com a educação da nossa sociedade”, afirma a vereadora.

Linda Mensagem de Dia dos Pais - Col.Sta. Joana D'Arc


 




Ser pai é saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amigo na idade adulta do filho.Nos dias 08 e 09 de agosto, nossos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, receberam os pais com belíssimas homenagens, mensagens reflexivas e apresentações mostrando o verdadeiro valor de um pai. 

Após a benção com o pároco Roberto Júnior e Padre Emerson, os mesmos ministraram uma palestra sobre valores incutidos na família, também tiveram música instrumental ao vivo por Henrique César.

Todos os pais saíram lisonjeados pelos seus filhos e ainda mais fortificados em saber o verdadeiro dom de educar e a grandiosa missão de conduzir os seus filhos na vida.

Ser pai, é colher a vitória exatamente quando percebe que o filho já trilha o seu próprio caminho.

Programação Completa da CONFERÊNCIA DE CULTURA DE GARANHUNS


A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Garanhuns-PE, em consonância com as Conferências Estadual e Nacional de Cultura, será realizada no próximo dia 10 de agosto de 2013, na AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, das 8h às 17h30, de acordo com o Decreto Municipal 049/2013, de 24 de julho de 2013, e terá como tema central “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA”.  -   P a r t i c i p e !

PROGRAMAÇÃO

10 de agosto (sábado)

8h –  Credenciamento
- Coffe Break
- Apresentação Cultural

9h – COMPOSIÇÃO DA MESA - Auditório
Izaías Régis - Prefeito de Garanhuns
Cirlene Leite - Secretária de Cultura de Garanhuns
Roberto Peixe (Ex-Secretário Nacional de Articulação Institucional do MinC)
Tereza Huang – Representante da Regional Nordeste do MinC
Luciano Gonçalo – Coordenador de Economia Criativa da Secult/PE
Paulo Rubem Santiago – Deputado Federal e membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara

ABERTURA OFICIAL – Execução do Hino de Garanhuns
Falas:  Izaías Régis – Prefeito de Garanhuns
            Cirlene Leite – Secretária de Cultura de Garanhuns

9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno - Dorvalina Maciel – Representante da Comissão Organizadora da 2ª. Conferência Municipal de Cultura de Garanhuns
                                                       
10h – Palestra Magna: “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”  e a apresentação  do Eixo 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura com
João Roberto Peixe - Ex-Secretário Nacional de Articulação Institucional do MinC.
  
10h30 – Palestra de apresentação do Eixo 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural  com Teresa Huang – Representante da Regional Nordeste do MinC.

11h – Palestra de apresentação do Eixo 3 Cidadania e Direitos Culturais com Paulo Ruben Santiago -  Deputado Federal  e membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

11h30Palestra de apresentação do Eixo 4Cultura e Desenvolvimento com Luciano Gonçalo – Coordenador de Economia Criativa da Secult/PE- Fundarpe).

12h – INTERVALO ALMOÇO   (no próprio local)

13h – TRABALHOS EM GRUPOS – (Salas de aulas)
Divididos nos 4 eixos temáticos da 3a Conferência Nacional de Cultura, alinhados às diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura e das políticas estaduais de cultura, com o objetivo estratégico de construir propostas para o futuro Plano Municipal de Cultura do Município de Garanhuns.

15h30 – LANCHE

15h50 – APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO – (Auditório – 10 minutos cada grupo)
- Apresentação das propostas definidas por cada grupo temático para o futuro Plano Municipal de Cultura do Município de Garanhuns e as Conferências Estadual e Nacional de Cultura.
- Leitura e validação do documento final com as proposições dos grupos de trabalho.

17h  - ELEIÇÃO DOS DELEGADOS MUNICIPAIS  INDICADOS PELOS GRUPOS
- Orientações gerais sobre o processo de escolha e o tempo de apresentação dos candidatos que concorrerão à eleição para delegados municipais para participar das Conferências Estadual e Nacional de Cultura. / Leitura da Ata de Eleição e aclamação dos delegados.


17h30 – ENCERRAMENTO / CONFRATERNIZAÇÃO

SENAI Garanhuns oferece oportunidades de trabalho na cidade‏



O SENAI Garanhuns está selecionando profissionais de Educação para trabalhar na Unidade do Agreste. As vagas são para docente de Educação Básica da área de Construção Civil, analista de Educação Profissional com formação em pedagogia ou licenciaturas e docente de Educação Básica II, para área de Eletrotécnica. As oportunidades são para contratação imediata e podem ser preenchidas por profissionais de níveis médio, técnico e superior, por tempo determinado e indeterminado.

Os interessados devem deixar o currículo até o próximo dia 23 de agosto, na secretaria da Escola Técnica SENAI Garanhuns, localizada na Avenida Sátiro Ivo, número 1011, no bairro Magano, ou mandar e-mail para bruna.gatis@pe.senai.br indicando a vaga pretendida. As etapas do processo e os critérios de avaliação estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

Além dos salários, o SENAI oferece aos colaboradores os benefícios de previdência privada, assistência médica, assistência odontológica, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e programa de incentivo à educação formal e à língua estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pela Instituição.

Como foi a palestra de Magno Martins na CDL Garanhuns?

Grande público conferiu a palestra de Magno Martins na CDL Garanhuns

Magno Martins apresentou dados da sua pesquisa sobre meios de informação

Representantes de várias instituições estiveram presentes

Blogueiros do Agreste circundam Magno Martins!

O possível primo Cícero Teles, de Águas Belas, leitor diário deste blog.

O auditório da CDL esteve quase lotado para acompanhar a apresentação pelo jornalista Magno Martins da pesquisa que o Instituto Opinião fez em 80 municípios do estado, com duas mil pessoas para saber como o pernambucano se informa.

Representantes de várias instituições mostraram que o tema e a presença do jornalista em Garanhuns repercute bem, pois se trata do mais acessado blogueiro do estado, principalmente por quem gosta de política. Alguns prefeitos como Izaías Régis (Garanhuns), Celina Tenório (Jupi) e Genivaldo Menezes (Águas Belas), além de representantes de outros municípios. Alguns secretários de Garanhuns, como Geandré Nogueira, Jaqueline Menezes e Pedro Passos também estiveram presentes, além de outros assessores do prefeito.

Dr. Márcio Quirino esteve representando a FAMEG, que recebeu um visita de Magno Martins, que afirmou ser um crime o que fizeram com a instituição, que poderia estar formando médicos para o país. Depois a gente fala mais sobre isso. De outras instituições de educação tivemos o professor Gustavo Santos que representou a AESGA, e dos colégios, Albérico Vilela (Diocesano), Maria Almeida ( Col. Sta. Joana D'Arc), Paulo André (Col. São Cristóvão) e Aldemir Fernandes (Col. D. Juvêncio de Brito).

Da CDL, praticamente toda a diretoria e vários convidados. Fernando Couto, Geraldo Nogueira, Luís Carlos. 

O presidente da Câmara, Audálio Filho, e os também vereadores Sivaldo Albino e Alcindo Correia. Do Conselho Tutelar e da V GERES, a presença de Eliane Silva.

O ex-prefeito de Olinda, que hoje reside em Bom Conselho, Zé Arnaldo, também participou ativamente do debate após a apresentação.

A maior delegação foi mesmo de Águas Belas, de onde vieram o prefeito, o vice, além de vários secretários e vereadores. Não devem ter gostado do final da apresentação com as críticas do palestrante ao PT e à presidente Dilma Roussef, já que a administração de Águas Belas é petista. Esta insatisfação também foi demonstrada por Pedro Passos, secretário de Direitos Humanos em Garanhuns.

PESQUISA:
Em dados gerais, a pesquisa apresentada por Magno Martins mostra o crescimento e a importância da internet e dos blogs na forma como os pernambucanos se informam, perdendo hoje somente para a televisão. 70% preferem a TV, 18% usam a internet, 7,4 o rádio e apenas 1,9 lêem os jornais.

Do total que utiliza a internet, 61% faz isto todos os dias. 

Magno registrou que os grandes investidores em publicidade estão descobrindo que seus clientes estão na internet e investindo nos blogs. O jornalista afirmou que hoje sua maior receita vem das empresas privadas, quando muitos achavam que seu trabalho era bancado por órgãos do governo, como as prefeituras, por exemplo.

Mostrando a pesquisa por região, faixa etária, renda do leitor, Magno se ateve a mostrar os dados estatísticos, somente depois entrando na política, respondendo questões das pessoas presentes. Principalmente quanto ao governo federal e às aspirações do governador Eduardo Campos, que ele revelou aprovar.

A realização do evento foi da CDL, em parceria com este blogueiro e Roberto Almeida, além do apoio importante dos demais companheiros de comunicação, como o amigo Carlos Eugênio.

Registro a presença de profissionais de imprensa de nossa cidade, de rádio, jornais e blogs, que aliás, era a ampla maioria. O poeta Claudio André veio de Bom Conselho cobrir o evento e aproveitou para convidar para o encontro de blogueiros que acontece em Águas Belas no final do mês.

PROMOÇÃO: Honda de Pai para Filho. Quer ganhar um capacete e um par de luvas??


Quer saber como participar? 

Então siga as instruções e veja como é rápido e fácil. 

1º Curta nossa página facebook.com/AlvesMotos e compartilhe a imagem da promoção no facebook, igual a esta foto aqui ao lado. 

2º Clique AQUI para cadastrar-se na promoção e responder 
qual a moto Honda que seu Pai curtia e qual a que você curte. 

3º- Pronto, feito o cadastro, é só torcer para ganhar o super kit (Capacete + Luva) para o seu paizão. 

Programação da 32ª Festa de São Cristóvão - 2013




Governador inaugura Escola Técnica de Lajedo





Mais educação, água, incentivo à agricultura familiar e investimentos da ordem de cerca de R$ 12 milhões. Esse foi o saldo da visita do governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (08/08), ao município de Lajedo, no Agreste Setentrional do Estado. Na ocasião, o governador entregou a 19ª Escola Técnica Estadual (ETE), que recebeu o nome de Antônio Dourado Cavalcanti, e assinou ordens de serviços para as áreas de produção de feijão e de abastecimento d'água. Ainda em Lajedo, o governador entregou 93 títulos de posse, além de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa CNH Popular.

Para Eduardo, a existência da escola de técnica, ao lado das obras hídricas, é o motor do desenvolvimento do Agreste. "Para atrair empresas, é preciso ter um centro de formação profissional e água. E quero, diante de tantas mães, educadores e estudantes, dizer que estamos dando um salto de qualidade nesses dois setores. Essa unidade é a nossa 19ª ETE, quando tínhamos apenas cinco em funcionamento, em 2006. Até o final do ano, a gente garante mais seis novas unidades dessa, para chegarmos a 2013 com 25 e até 2014, com 40 novas ETEs funcionando nos três turnos. Serão mais 600 mil vagas somente em aulas presenciais", discursou Eduardo. "Hoje, 90% dos jovens que terminam a nossa escola técnica já saem empregados, nas oportunidades da nova economia do Estado", complementou o secretário da Educação, Ricardo Dantas.

A ETE Antônio Dourado Cavalcanti é a primeira unidade de ensino técnico do Agreste Meridional e, além de Lajedo, vai atender às cidades circunvizinhas, como São Bento do Una, Cachoeirinha, Altinho, Canhotinho, Caetés e Garanhuns. O investimento para sua construção foi de R$ 8 milhões. A área da escola é de 12 mil metros quadrados. O empreendimento ainda possui 12 salas de aula, seis laboratórios, dois laboratórios específicos, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório, além de cantina e área de convivência. 

ÁGUA - Na área de infraestrutura hídrica, o governador oficializou a inauguração da duplicação da adutora de água tratada do sistema de Lajedo, quando 36 mil metros de novas tubulações foram trocadas, totalizando um investimento de R$ 2,6 milhões. A ação faz parte do programa para o fim do racionamento e de perdas (Prored), e beneficia os mais de 26 mil habitantes do município, que passam a ter água todos dias. Antes, os moradores sofriam com o rodízio de três dias com fornecimento e oito sem.

Ainda no eixo de abastecimento, Eduardo autorizou o investimento de R$ 220 mil para a extensão da rede de abastecimento d'água do Sítio Santana e da Associação Comunitária de Caldeirão, situadas na parte rural de Lajedo. O novo sistema beneficiará cerca de 230 famílias. 

AGRICULTURA FAMILIAR - Com objetivo de elevar em 100% o nível de produção e renda dos agricultores familiares de Lajedo, Eduardo decretou o início da construção de 60 terreiros de secagem no Sítio Barriguda, na zona rural do município. Com um custo de execução orçado em R$ 247,9 mil, a ação contemplará diretamente 60 famílias da cadeia produtiva do feijão. O produto será vendido, inclusive, para as escolas da rede pública e utilizado na merenda dos estudantes.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, explicou que, ao todo, onze municípios estão incluídos na iniciativa, batizada de Plano Territorial de Rede Produtiva do Feijão. "Esse programa beneficia mais de 4 mil famílias, com um investimento da ordem de 24 milhões, sendo R$ 9 milhões recursos dos cofres estaduais e o restante do Banco Mundial. Hoje, há 1.200 terreiros de secagem espalhados no Estado. Até 2014, chegaremos a três mil", garantiu o secretário.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.