sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HOSPITAL DOM MOURA: Estado prorroga prazo de seleção interna para médicos virem para Garanhuns


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorrogou o processo de seleção interna para médicos (servidores estatutários) nas especialidades de intensivista adulto, pediatria, cirurgia geral e tocoginecologia, que tenham interesse em trabalhar, em regime de plantão, no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e na especialidade de tocoginecologia, no Hospital Fernandes Salsa, em Limoeiro, também em regime de plantão.

Os interessados devem encaminhar os currículos para o e-mail: selecao.sespe@gmail.com até o dia 30 de agosto. No currículo deverão constar as seguintes informações: nome, data de nascimento, cargo efetivo, especialidade, unidade de lotação, data de admissão na SES, formação (especialização). O resultado final da avaliação será divulgado no dia 19 de agosto.

O edital da seleção está disponível no Portal da Saúde

Como deve ser o túmulo de Dominguinhos?


Embora seja um assunto íntimo para a família, o túmulo de Dominguinhos ganhou aspecto público a partir do momento que o próprio prefeito tomou a iniciativa de construir no Cemitério São Miguel o túmulo que receberá o nosso conterrâneo.

O local escolhido é próximo de onde está enterrado Augusto Calheiros, que precisa ter sua memória resgatada para a juventude, assim como outros ícones da nossa cultura e da nossa história.

Garanhuns deve colocar Dominguinhos em um túmulo simples, porém bonito, sem luxo ou demonstrativo de riqueza, pois não era assim o sanfoneiro. Assim como o violão que orna o túmulo de Calheiros, o de Dominguinhos deve ter sua sanfona, e sobre ela, o seu chapéu de couro. Mas não aquele com o qual se apresentava Luiz Gonzaga, tem que ser aquele simples, redondinho, como o rosto alegre de Neném. Um dos nossos artistas, talvez Veríssimo, poderia criar esta arte!

Escrito no túmulo, a letra de uma canção: "De volta pro Aconchego", com ênfase no verso -"Estou nos braços da paz!".

Trago esta sugestão para que não caiam na tentação de querer dar ao Mestre um tratamento que ele mesmo recusaria. Faça-se um túmulo respeitoso, que não precisa ser um monumento para visitação turística. 

O túmulo de Dominguinhos tem que explicar o porquê dele querer ser enterrado aqui. Vida e obra se misturam, e cabe entender a beleza da simplicidade com a elegância de sua música! Ele queria estar em sua terra e ser tratado com o carinho com o qual se acostumou em suas passagens por Garanhuns. 

PS. Não gostei da foto de Izaías Régis no cemitério, acho que não é momento para isto.

Honda CB 300R com super desconto de R$1.210,00 reais


Vereadora Luzia Fiscaliza Postos de Saúde em Garanhuns



A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal está realizando visitas em postos de saúde nos distritos e bairros de Garanhuns, o objetivo é pontuar as dificuldades e achar um caminho para melhorar a saúde no município.

A vereadora e Presidente da Comissão Luzia da Saúde (PSB), juntamente com os vereadores Alcindo (PRB) e Carla (PTB), relator e membro respectivamente, estiveram à frente da ação e escutaram a população.

De acordo com a vereadora Luzia da Saúde, “é importante escutar os moradores e saber o que está acontecendo nos bairros, estamos tomando as providências para que todas as reclamações sejam levadas em consideração¨.

A comissão está fazendo o levantamento das principais queixas dos moradores e no mês de setembro apresentará relatório ao Secretário de Saúde Harley Davidson e ao Prefeito Izaías Régis.

DEFINIDO: Garanhuns se prepara para receber restos mortais de Dominguinhos



O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, visitou na manhã de hoje (16), o espaço do Cemitério São Miguel, no bairro Boa Vista, onde será construído o túmulo e enterrado os restos mortais do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. A vinda dos restos mortais do sanfoneiro para o município está sendo acordada junto aos familiares do músico, que faleceu após uma parada cardíaca, no último dia 23 de julho, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

O chefe do Executivo se reúne amanhã (17) com a filha de Dominguinhos, Liv Moraes para tratar como será a transferência. “Estivemos à disposição desde sempre para realizar o sonho dele, de voltar ao seu aconchego, que é Garanhuns. No cemitério, colocaremos ele quase ao lado do túmulo do cantor e compositor Augusto Calheiros”, comenta. 

Monumento – No Gabinete do Palácio Celso Galvão, o mestre artesão José Veríssimo conversou com o prefeito e outros secretários do Governo Municipal para articular a construção do monumento em homenagem a Dominguinhos. O local está a ser definido, mas o artista, que ficou encarregado por produzir a peça, informou que até o final deste ano, o gigante monumento ficará pronto.

Colégio santa Joana D'Arc, como sempre, Educando para Deus e para a Vida!






Nossos alunos recebem de braços abertos e com muito carisma a equipe da Igreja Sagrado Coração de Jesus juntamente com o pároco Junior, para trabalhar a importância da família em comemoração da Semana Nacional da Família.

Família e escola são os principais pontos de sustentação de qualquer indivíduo. Cabe a ambas transformar crianças em jovens cidadãos conscientes.

O CSJD juntamente com toda a sua equipe trabalha de forma continuada a educação atrelada a valores, imbuídos de ética e formação cidadã.

Cada dia é uma dádiva de Deus. Se alguns dias parecerem uma caixa vazia, Deus pode lhe estar dando a oportunidade de decidir como a preencherá.

MEDICINA NA UPE SERRA TALHADA: O futuro Dr. Heidelberg



O nome dele é difícil, como de outros colegas, pois nasceram em uma época onde os pais capricharam nos nomes. No caso de Heidelberg Siqueira, foram os avós, pois ele é é Lins Filho. De pai para filho. Perguntei e ele soletrou, depois mostrou o documento para não arriscar eu escrever errado. Para quem é casado com Wilksonita e pai de Allycson, tirei de letra, literalmente!

Jovem, 21 anos, de Petrolina, como outros sete novos estudantes daquela região do São Francisco que vão adentrar o Sertão Central para estudar o novo Curso de Medicina da UPE no Campus Serra Talhada. Heidelberg afirma que não foi fácil, reforço em cursinho e vestibulares. Mas estava numa alegria só, como vêem nas fotos!!

A história de Heidelberg mostra que a iniciativa do Governo do Estado deu certo. Dos 20 calouros, 18 são de cidades do interior, somente um recifense e outro de Aracaju. O próprio Eduardo Campos fez a chamada, (e também se atrapalhou em alguns nomes como o Djulian) e se ouviu Belém do São Francisco, Princesa Izabel-PB, Serra Talhada, etc. Os professores também são da região, e é claro, o desenvolvimento no futuro breve mostra mais uma característica desta nova demanda educacional, em vários setores da economia.

Os pais, amigos e o interior do estado agradecem o Heidelberg poder estudar perto de casa! Perguntei, e ele quer ficar na região depois de formado!


MEDICINA NA UPE: O Blog em Serra Talhada


Estivemos esta semana em Serra Talhada, e fizemos algumas anotações na Aula Magna do Curso de Medicina, o primeiro do Sertão Central. O governador, lideranças regionais, políticos e a comunidade acadêmica estiveram presentes neste marco da educação no interior do estado.

vamos trazer neste final de semana algumas destas notas, que vão além das informações institucionais já divulgadas.


FAMEG JÁ: Magno Martins comemora decisão do MEC, mas quer Medicina!

Magno Martins, Calvino Brasil e Zé Paulo, na visita à FAMEG


Pioneiro no Nordeste, com sete anos de atividades ininterruptas, este blog tem sido um instrumento de defesa permanente das causas mais nobres do País, da Região e especialmente de Pernambuco.

Na semana passada, assumimos mais uma bandeira importantíssima para o Nordeste: a reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns – Fameg.

Fechada há sete anos, a instituição estaria jogando no mercado, hoje, 120 médicos não fosse à decisão arbitrária do MEC em suspender suas atividades sem levar em conta o processo da sua migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação.

Outras faculdades no País sofreram processos judiciais, como a Fameg, sem, no entanto, sofrer interrupção do processo de migração para a órbita federal.

Depois da campanha lançada pelo blog, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), e o senador Humberto Costa (PT) mandaram de Brasília as primeiras boas-novas: a Fameg será reaberta em duas etapas.

Na primeira, com os cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física, já autorizados pelo MEC. A segunda – e mais importante – com a volta do curso de Medicina, cujo processo já foi deflagrado pelo Ministério da Educação, que fez algumas exigências à instituição a serem cumpridas num prazo de seis meses.

Quanto aos cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física, os vestibulares já serão feitos este ano, para que as primeiras turmas comecem no primeiro semestre do ano que vem. A decisão do MEC é louvável e deve ser comemorada.

Mas este blog somente se dará plenamente satisfeito no momento em que for retomado o curso de Medicina, o mais importante da instituição, que está preparada para isso, não apenas em equipamentos e tecnologia, mas também em recursos humanos, com um corpo docente de altíssimo nível.
.
AGORA COMIGO: A vinda de Magno Martins a Garanhuns foi excepcional. Sua palestra, prestigiada, lançou luz sobre a nova forma de comunicação, e sua passagem pela FAMEG foi ainda mais importante, com grande impacto regional, pois trouxe à baila o debate sobre esta questão que impede seu funcionamento.

Fico com a mesma impressão de sempre, só critica a FAMEG quem não foi lá conhecer. Coisa que fez Magno Martins. Somente os entraves políticos e decisões de bastidores poderiam explicar aquilo ali fechado, um investimento de milhões, com tudo de mais moderno para o ensino da medicina, salas amplas, confortáveis, climatizadas e com equipamentos multimídia. Laboratórios, salas de estudos, biblioteca... 

Magno foi convidado e foi, coisa que nem os representantes da classe médica fizeram, criticavam por ouvi dizer ou sob os argumentos que lhes davam na cabeça. Pra entender, tem que conhecer.

Magno estava com compromissos agendados, no entanto arrumou tempo e foi, recebeu as explicações necessárias e saiu de Garanhuns com a certeza de que estava acontecendo uma grande injustiça, não somente com o grupo ao qual pertence a instituição de ensino, mas uma injustiça social, contra o povo que precisa de médicos. 

Com a FAMEG no blog de Magno, e portanto com visibilidade regional e repercussão nacional, políticos mudaram o discurso e procuraram agir. Não importa se depois A, B ou C pedirem os louros da autorização de funcionamento, o que importa é ver a FAMEG exercendo suas atividades para o bem de todos. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.