segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lista dos municípios que tiveram o Estado de Emergência prorrogado por mais 180 dias



O Governo de Pernambuco renovou o decreto que venceu no último domingo (18) em que decreta estado de emergência em 68 municípios do Agreste do Estado, em decorrência do período prolongado de estiagem na região. Assinado pelo governador Eduardo Campos, o novo decreto tem validade 180 dias, assim como o primeiro documento.

Nos municípios onde o estado de emergência foi decretado, os órgãos estaduais têm a obrigação de atuar em conjunto os municipais para adotar as medidas de combate à seca. Para o decreto, são levadas em consideração a redução das chuvas para níveis muito abaixo do esperado, a queda das reservas hídricas e as perdas na agropecuária da região. 

Desta forma, as cidades qeu seguem em estado de emergência são: Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itapiba, Jataúba e João Alfredo.

Completam a lista os municípios de Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

Assembleia Legislativa recebe radialistas e blogueiros no encontro ALEPE DIGITAL


Acabamos de receber o convite para participar do evento ALEPE CULTURAL, que reunirá profissionais da comunicação de Pernambuco, entre eles alguns dos principais blogueiros do estado.

A linguagem do jornalismo multimídia é o tema da palestra do jornalista Sidney Resende, apresentador do programa “Brasil TV” da Rede Globo e âncora de telejornais da GloboNews, no 1º “Alepe Digital”. O evento será no dia 21 de agosto, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizadora do evento. 

A produção é do portal www.onordeste.com, do jornalista Ivan Maurício, também produtor do encontro “BloggerPE”.

O encontro é voltado a radialistas e blogueiros pernambucanos que, além de assistir à palestra também irão conhecer o funcionamento interno da Assembleia, com exposição de formas de acesso a todos os produtos e conteúdos gerados pela Casa de Joaquim Nabuco. A programação vai das 9h à 18h, com abertura pelo presidente da Alepe, Guilherme Uchoa e participação de deputados estaduais.

O jornalista Sidney Resende, além de apresentador da GloboNews, coordena o portal que leva o seu nome www.SRZD.com, um dos mais acessados do Brasil. Ele também ficou notabilizado pela sua atuação no Rádio, sendo um dos fundadores da CBN.

PROGRAMAÇÃO - QUARTA-FEIRA (21/AGOSTO)

Manhã
- Credenciamento dos participantes às 8 horas
- Apresentação do ALEPE DIGITAL pelo núcleo de comunicação da Assembleia Legislativa.
- Apresentação da Escola do Legislativo
- Palavra do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Uchoa

Tarde
- Visita a Plenária
- Debate "O parlamento e as redes sociais" (com a presença de blogueiros pernambucanos)
- Palestra de Sidney Rezende (Apresentador do "Brasil TV", da "Rede Globo", e âncora de telejornais da "GloboNews")


Sidney Rezende é jornalista há 30 anos, é apresentador do Brasil TV, da Rede Globo, e âncora de telejornais da GloboNews.

É professor da PUC do Rio de Janeiro, Editor-chefe do portal SRZD.com, diretor da agência SR Ideias desde 1989.

É um dos fundadores da rádio CBN.

Autor dos livros:
.Deve ser bom ser você – 102 brasileiros bem-sucedidos dizem o que 
pensam do sucesso – Editora Futura/Siciliano, 2002
.Jornalismo eletrônico ao vivo – Editora Vozes, 1994
.Ideário de Glauber Rocha – Editora Philobiblion, 1996

É conferencista e percorre o Brasil com suas palestras, especialista em treinamentos de mídia. Sob a sua orientação importantes executivos brasileiros já absorveram os seus conhecimentos de comunicação.

Unilever é acionada por revistas abusivas pelo MPT

A denúncia chegou anonimamente e foi confirmada após investigação

O procedimento de revista em funcionários é uma prática bastante utilizada pelas empresas que pretendem proteger seu patrimônio contra eventuais furtos. O artigo 373-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) afirma que este tipo de conduta deve, porém, ter um limite. Não se pode ultrapassar o espaço pessoal do empregado. Com base neste entendimento, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco entrou, na última quinta-feira (15), com ação civil pública contra a empresa Unilever Brasil Gelados do Nordeste S/A, após denúncia anônima que apontava irregularidades durante o procedimento de revista.

O MPT investigou a denúncia e concluiu que as revistas realizadas pela Unilever eram abusivas. Segundo funcionários da instituição, o empregado tinha que pegar, de forma sortida, uma bola colorida dentro de uma bolsa fechada e, caso a cor da bola fosse vermelha, ele seria submetido ao procedimento de revista na portaria. Lá, teria que abrir sua bolsa e mostrar os seus pertences pessoais. Além deste tipo de revista, ainda foi relatado casos de vistorias em veículos de funcionários.

"Obrigar o empregado a mostrar seus pertences íntimos, tendo que esvaziar seus objetos pessoais, na frente de terceiro que não é autoridade policial e ausente fundada suspeita de prática de ilícito, notoriamente fere a dignidade do ser humano, em especial do trabalhador", afirmou o procurador do Trabalho Leonardo Osório de Mendonça, que está à frente do caso. Perante os fatos apresentados, o MPT propôs a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que a empresa não assinou por entender que não havia irregularidades.

Diante do exposto, o órgão requereu na justiça do Trabalho a abstenção da empresa de proceder revista nos trabalhadores contratados, especificamente não submeter tais trabalhadores a procedimento de revista em bolsas, mochilas e armários pessoais, bem como a qualquer conduta semelhante que resulte em constrangimento ao trabalhador. Em caso de descumprimento, a empresa fica obrigada ao pagamento de multa mensal de cinco mil reais por trabalhador prejudicado .

DANOS MORAIS - O MPT ainda solicitou o pagamento de indenização por dano moral coletivo decorrente das lesões perpetradas ao ordenamento jurídico trabalhista no valor mínimo de R$ 300 mil. Todos os valores arrecadados devem ser revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Gincana Solidária no CSJD é alegria e cidadania



“Há um destino comum que nos fazem irmãos. Ninguém segue seu caminho absolutamente sozinho; recebemos em troca tudo que damos aos outros” Edwin Markham

O Colégio Santa Joana D´Arc comemorou o dia do estudante com uma mega Gincana Solidária envolvendo alunos, familiares e toda a comunidade. O evento foi coordenado pelo professor de Educação Física Augusto Micharle, com participação de toda a equipe docente.

Foram também trabalhadas atividades com desafios para desenvolver a reflexão e estimular o raciocínio dos estudantes, com total integração dos alunos, além de muita diversão, a qual foi encerrada com um DJ fazendo a festa para todos os alunos.

Agradecemos a todos os familiares e comunidade em geral que ajudaram no incentivo e na arrecadação de alimentos, sendo proposta do CSJD construir a cidadania solidária e implantar uma educação relevante atrelada a valores e atitudes essenciais para o exercício da plena cidadania.

O Blog em alto-mar

Estivemos (eu e minha esposa) na Formatura do Curso de Direito 2013.1 no último sábado no Metroplaza. Encontramos vários amigos, ex-colegas de faculdade e ex-professores. Noite de muita festa! Fomos convidados pelo Júlio César, o qual já registramos aqui.

Entre uma conversa e outra, conhecemos o Luciano Rodrigues, que nos fez um registro interessante, que mostrou o tamanho desta responsabilidade deste espaço aqui.

Técnico em Automação da Petrobras, Luciano utiliza nosso blog como principal fonte de informação, dizendo até que é seu norte quando está em alto-mar, pois, segundo dele, contemplamos várias áreas: Economia, segurança, politica e social. 

Agora vejam, Luciano passa 14 dias em alto-mar e 21 dias de folga ( plataforma marítima em Natal - RN). 

Tudo isto ele falou e reforçou agora no e-mail que nos enviou, finalizando: "Portanto as informações são preciosas. Parabéns e Boa Sorte !!! "

Nós que agradecemos, cara! Prazer em conhecer!

Fernando Ferro apoia preservação cultural e histórica de Garanhuns

Audálio solicita apoio para preservação histórica e cultural de Garanhuns
A convite do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, o deputado federal Fernando Ferro visitou a casa de Souto Filho na Praça Dom Moura, que abrigará a sede do IHGG que visa preservar a memória histórica, cultural e geográfica de nosso município. O vice-presidente e idealizador do IHGG, o vereador Audálio Filho, demonstrou aos presentes a importância do resgate e da valorização da nossa história e cultura como forma de alavancar o desenvolvimento de nossa terra, solicitando ao deputado apoio na busca de recursos para essa causa.

O Deputado Federal Fernando Ferro confere instalações da Casa de Souto Filho

Corroborando com a Comissão Pró-FAMEG, Audálio também solicitou novo empenho do deputado pela reabertura da FAMEG. O vereador é autor do Requerimento Nº 87/1º de 25/02/2013 que solicita o credenciamento institucional da FAMEG bem como a autorização do funcionamento dos cursos de Medicina (Migração para o Sistema Federal de Ensino), Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Uma reunião com José Henrique Paim, para atualizar a situação do Curso de Medicina, e posterior visita ao Ministro da Educação, Aluizio Mercadante deverá ser marcada em breve.

O encontro contou com as presenças de Geandré Nogueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Garanhuns; Fernando Couto, Presidente da CDL-Garanhuns; Eudson Catão, ex-presidente da CODEAM; dos blogueiros Ronaldo Cesar e Calvino Brasil; do contador José Paulo; do assessor Eraldo Ferreira e da assessoria do Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns.

Do blog do vereador Audálio Filho

COMPLEXO CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS



Em 2013 perguntei no facebook onde poderia funcionar o Museu de Dominguinhos que a prefeitura anunciou naquele ano. Várias respostas: Antigo Forum, Casão de Souto Filho, Casarão onde funcionou o SEBRAE no FIG, Antigo Hotel Monte Sinai, Antiga Rodoviária, Antiga Câmara de Vereadores, entre outros, além, caro, da construção de um novo espaço, que acredito fosse o ideal, mas diante das opções que já existem, uma me chamou mais a atenção.

O espaço da Biblioteca do parque Euclides Dourado. Explico.

Mais que um museu, podemos pensar em um Complexo Cultural, que ofereça espaço à arte e às tradições, mais que simplesmente mostrar vida e obra do Mestre Dominguinhos. Seria interessante um espaço vivo, com movimento, que agregasse nossa gente e oferecesse espaço para nossa cultura. Era isto que Dominguinhos fazia! Imaginem nossos mestres artesãos com seus espaços, perto do povo... Fazendo muitos negócios com os turistas..

Este COMPLEXO CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS poderia contar com o seu Memorial, que receberia suas peças e contaria sua história. Aliás, os jardins poderiam seriam embelezados, transformando a paisagem daquele espaço. A imagem deste post é minha sugestão para a estátua. Na internet se acha ela original, sem este tratamento dada pelo blogueiro.

E o lugar se transformaria em um espaço para eventos culturais permanentes, multiplicando a alegria do parque!

Uma Concha Acústica poderia receber todo final de semana atividades culturais e shows, a exemplo do SESC/São Paulo, que passa na TV Cultura, no programa Bem Brasil. Imaginem todo domingo uma expressão musical de Garanhuns!!

Uma Sala Multimídia, onde apresentaria vídeos e áudios dos shows de Dominguinhos!

O Complexo Cultural poderia ter Aulas de Música. Imaginem aulas de sanfona!! Perfeito.

O Espaço Iconográfico poderia receber além das fotografias de Dominguinhos, exposições dos nossos fotógrafos, que têm acervos maravilhosos. Garanhuns está muito bem servida de artistas da câmera!

Poderíamos ter o Atendimento profissional ao Turista, com um espaço específico.

Outros Artistas de Garanhuns poderiam utilizar o COMPLEXO CULTURAL para mostrar seus trabalhos. Imaginem uma grafitagem coletiva em um sábado, ao som de grupos de Rock! Ou um Xerém com Galinha com nossos forrozeiros!

A Galeria dos Mestres poderia receber um acervo permanente de Marcos Siqueira, Mestre Fida, José Veríssimo, Wagner Porto e Serginho.

O Complexo pode contar com Restaurante e Lanchonete, além de quiosque de àgua de Cõco e sucos naturais.

E procurar tornar o Memorial MESTRE DOMINGUINHOS (parte da mostra interna) autosustentável, cobrando taxas para manutenção ou buscando patrocínios que permitam o funcionamento gratuito.

E para finalizar, no futuro pensar na Fundação Mestre Dominguinhos que seria responsável de gerir o COMPLEXO.

Não pensei em levar o corpo de Dominguinhos para lá, mas alguns amigos com os quais conversei sobre o assunto, acharam apropriado. Não sei. 

Bem, está dada a sugestão, que serve também para o antigo Parque de Exposições, e ali daria o túmulo!

Câmara de Garanhuns discute LDO em Audiência Pública


A Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO/2014 de Garanhuns, será debatida nesta terça-feira, dia 20, às 09:30h, no Plenário Álvaro Vilanova da Câmara Municipal. É mais uma oportunidade para a população estar presente e conferir as coisas importantes da cidade.

Os três principais nomes do PSB para a sucessão de Eduardo Campos

Alguns correm por fora, como o Secretário de Saúde, Antônio Figueira, mas três nomes estão consolidados como pré-candidatos a governador para a sucessão de Eduardo Campos, e representam estratégias diferentes para a continuidade do partido no Palácio do Campo das Princesas.

Antes, partimos de um pressuposto que o PSB tenha candidato próprio, pois ainda existe, embora cada vez mais distante, a possibilidade de novamente estar junto a PT e PTB, e tendo que fazer concessões necessárias devido à conjuntura nacional. 

Tadeu Alencar
São eles: Tadeu Alencar, João Lyra Neto e Fernando Bezerra Coelho. O primeiro é um técnico e um dos principais auxiliares de Eduardo Campos. Homem de extrema confiança, Tadeu Alencar é Secretário da Casa Civil. Seria um nome de dentro, formado pelo próprio Eduardo à sua imagem e semelhança. Quem já o ouviu falar até confunde com o governador. Seria um projeto como foi Geraldo Júlio em Recife. Tadeu é advogado, tem feito o relacionamento político/administrativo da gestão estadual e seria a continuidade propriamente dita com a garantia a Eduardo de que continuaria com a supervisão do governo. Tem mostrado sua competência no trato com políticos de todo o estado, ampliando o palanque socialista.

João Lyra Neto
João Lyra é o vice-governador que assume o governo em abril, quando Eduardo deixar o Palácio para viabilizar sua candidatura, a qualquer que seja o cargo. O caruaruense disputaria portanto a reeleição sentado na cadeira de governador. Não é garantia de sucesso, pois não foi para Mendoncinha, mas que ajuda um bocado estar com a caneta na mão, não tenham dúvidas. Tem história e a força da família Lyra que lutou pela democracia no país, então não se trata de uma aventura ou oportunismo. Lyra tem um reduto eleitoral na Capital do Forró e apareceu à frente nas pesquisas por lá. O vice-governador está de malas prontas para deixar o PDT, indo para o PSB de Eduardo. Aparentemente, o partido socialista não tem a mesma simpatia interna pela sua candidatura, comparando com Tadeu Alencar, que é cria da casa. 

Fernando Bezerra Coelho
O terceiro, e registre-se que não colocamos em ordem de preferência, é o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que acalenta este sonho antigo. Vindo para o campo socialista, após rompimento político com outras lideranças da família Coelho, de forte presença na região do São Francisco, onde deve estar liderando as pesquisas (não temos dados) encontrou no PSB base sólida para seu crescimento estadual. Chegou à Presidência do Porto de SUAPE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sucedido por Geraldo Júlio. FBC tentou disputar o senado e a Prefeitura do Recife, mas acabou sempre preterido pelo partido, leia-se Eduardo Campos, que fez dele Ministro do PSB no governo Dilma. No racha de Eduardo com Dilma, Fernando ficou em situação complicada tendo que escolher um lado, tocou o barco, e quando parecia que poderia ser o candidato até do PT em Pernambuco, dá sinais de continuar com Eduardo, como demonstram as agendas cada vez mais constantes com o governador, retornando com força à condição de pré-candidato da situação. É tratado como um trator para trabalhar, mas precisa se viabilizar dentro do próprio PSB, o que tem sido mais complicado. Assim como Armando Monteiro, FBC talvez seja visto como um nome muito independente para o próprio Eduardo Campos. Dos três é hoje o nome mais político, e está no seu auge.

A situação muda caso o PSB retorne à união com PT e PTB. Muda também a depender do cargo que Eduardo disputará. Em 2014 tem apenas uma vaga aberta para senador, que aparentava ser para Jarbas Vasconcelos, isto com Eduardo candidato a presidente. Mas se ele próprio for pro senado, Jarbas vai pra candidatura de Deputado Federal. João Lyra e FBC também têm perfil para a disputa ao senado, quando as cartas forem colocadas na mesa.

Hoje o PT, PTB e PSB estão ainda juntos na Frente Popular, mas saem daí os dois nomes mais fortes que disputam em palanques contrários a cadeira de governador em 2014. A menos que uma reviravolta de final de novela altere a ordem das coisas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.