domingo, 1 de setembro de 2013

Base de SAMU de Calçado é inaugurada pelo Secretário Estadual de Saúde e pelo prefeito José Elias




Logo após a inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Jupi, na última sexta-feira, pela manhã, seguindo pontualmente a programação dos eventos, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, à frente Dr. Antônio Figueira, seguiu para Calçado, onde foi feita uma visita ao hospital municipal, acompanhada pela Secretária de Saúde do Município, Sra. Lucicleide Medeiros. 

Com o prefeito José Elias Macena, foi feita a inauguração da Base Descentralizada do SAMU. A  solenidade foi prestigiada pelo Deputado Estadual Claudiano Filho, além de ex-prefeitos, como Sandoval Cadengue e Joseraldo Ferreira (Brejão), que participaram dos eventos em todos os municípios, além de outras lideranças regionais.

"Não estamos apenas entregando ambulâncias, mas integrando cada município a um serviço regulado de atendimento, que estará presente em todo o estado" - Afirmou Dr. Antônio Figueira em seu discurso, continuando: "Temos o governador mais municipalista do país, o melhor avaliado, que entende as necessidades de cada comunidade. Primeiro fez uma melhor repartição do ICMS beneficiando todos os municípios e agora também estará fazendo o repasse do FEM, sendo mais recursos para cada cidade. Na região temos a UpaE e outros investimentos que estão sendo realizados" - afirmou.

A equipe da V GERES estava completa, com a gestora Dra. Ricarda Samara, a coordenadora regional do SAMU, Alda Lúcia, e demais coordenadoras da regional.


Secretaria Estadual de Saúde inaugura cinco novas Bases do SAMU no Agreste Meridional‏


Uma super sexta-feira para a saúde do Agreste Meridional, pois o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com os municípios, entregaram as Bases Descentralizadas do SAMU em Jupi, Calçado, Palmeirina, Saloá e Iati. O Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira, ao lado da equipe da V GERES - Gerência Regional de Saúde, com a gestora Dra. Ricarda Samara, e a Coordenadora Regional do SAMU, Alda Lúcia, foram recepcionados por prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores, além de outras autoridades locais. A participação popular foi vista em todos os municípios, com festa.

Nas inaugurações do SAMU, Dr. Figueira fez questão de enfatizar os investimentos na saúde regional feitos pelo atual governo estadual, com a prioridade exigida pelo governador Eduardo Campos. O secretário fez questão também de pedir a todos que inibam os trotes aos serviço 192, pois podem causar mortes com o deslocamento desnecessário da ambulância, prejudicando quem realmente irá precisar. Em todos os municípios, Dr. Figueira fez questão de tirar fotos com os anjos azuis, como são chamados os "samuzeiros".



Em Jupi, primeira cidade a receber a comitiva estadual, o Secretário de Saúde, Arnaldo Maciel e a prefeita Celina Tenório fizeram juntos ao secretário de estado o descerramento da placa. Lideranças regionais como o gestor da GRE-Agreste Meridional, Paulo Lins, e Eudson Catão, ex-prefeito de Palmeirina e Secretário Executivo da CODEAM.




Nas próximas postagens traremos imagens das inaugurações, além destas da festa de Jupi. 
Com outras informações, em uma série aqui no blog que trataremos como uma reportagem especial .



Entrevista Completa de Eduardo Campos no Programa do Ratinho no SBT



Repercute positivamente em todo o país a entrevista do governador pernambucano Eduardo Campos no Programa do Ratinho, na última quinta-feira, no SBT.

Eduardo ficou muito à vontade e conversou sobre diversos assuntos como a carga tributária para o trabalhador no Brasil e a necessidade de uma reforma tributária, inclusive oferecendo as sugestões para que seja viável o debate no Congresso Nacional. Falou sobre a transposição do Rio São Francisco, a seca, o quadro eleitoral para 2014, a segurança com seu projeto Pacto pela Vida, premiado pela Organização das Nações Unidas. Sobre segurança expôs também o sistema penitenciário e a questão da maioridade penal, aliás, sobre isto, fez um paralelo dos custos de se manter um adolescente na FUNASE e enviar estudantres para fazer intercâmbio no exterior. Com o menor da FUNASE é gasto R$ 6 mil/mês, enquanto que o estudantes das escolas públicas que estão sendo selecionados para ir passar seis meses na Inglaterra, Nova Zelância, Estados Unidos, Austrália e Canadá custa em seis meses apenas R$ 27.500,00, ou seja, é um investimento menor e que dá resultados. Mais de 1.600 jovens já foram fazer este intercâmbio.

Eduardo respondeu a primeira pergunta direta de Ratinho que quis saber se ele era candidato a presidente, Eduardo disse que ainda não tomou esta decisão, e jogou o debate para 2014. Agora, segundo o governador, é hora de se debater o país. Ratinho afirmou que os políticos brasileiros não conseguem entender as prioridades do povo. Eduardo pontuou que um dos seus principais programas que possibilitaram ouvir a população foi o TODOS POR PERNAMBUCO, onde foi a cada região, reunir-se com associações, sindicatos, estudantes, enfim, as pessoas dizem o que precisa ser feito. "É um erro do político achar que sabe tudo, que sabe o que o povo quer!" - afirmou.

Eduardo afirmou que está participando de muitos encontros com vários segmentos sociais porque as pessoas querem conhecê-lo. "Estivemos com empresários e associações pelo Brasil. As pessoas querem saber quem é este governador que foi reeleito com mais de 80% dos votos. O que ele pensa?" Disse Eduardo sobre os encontros.

Ratinho perguntou se Eduardo faz alguma crítica a Dilma. Ele disse que a presidente precisa de traquejo, precisa ouvir, falta diálogo, pois governar é uma gesto de humildade. Aplaudiu Políticas Sociais que ela aprofundou, programas como o Minha Casa, Minha Vida, mas refletiu sobre uma crise de expectativa nos últimos meses, que investidores estão assombrados com o momento, e por isto o Brasil precisa avançar, mostrar que o amanhã será melhor que o ontem. 

Eduardo disse ter medo da volta da inflação, pois prejudica principalmente os mais pobres.

Perguntas pessoais:
Cantor: Alceu Valença
Prato preferido: Macarronada
Ídolo: (afirmou não idolatrar pessoas. Tem admiração pelos pais) Ratinho excluiu a resposta Arraes.
Defeitos: Disse ter vários, mas procura melhorar. O importante é que as qualidades se sobressaiam.
Clube Preferido: Náutico. Não é o maior nem mais preferido, mas nunca mudou de casaca. HexaCampeão. 
O que fez de melhor em Pernambuco?: Unir o estado, fazer o pernambucano acreditar. O povo não tem saudade do passado, quer o futuro. Anda o estado sozinho, no meio das pessoas.
Lula: Tem uma relação de amizade especial. Contou a história de quando conheceu, a história política e seu trabalho como Minsitro de Lula. Falou que existe respeito.



Você é contra ou a favor da contratação de MÉDICOS ESTRANGEIROS para atender a população brasileira?

EDUARDO: "Eu sou a favor de abrir universidade para os filhos dos brasileiros virarem médicos no interior. Eu acabo de abrir no alto Sertão pernambucano, na cidade de Serra Talhada. Há quinze dias atrás fui dar a aula inaugural na Faculdade de Medicina. Há um ano e meio atrás abri em Garanhuns, ou seja, nós pegamos a universidade do estado que só tinha cursos no Recife, e que existe há 50 anos, e faltando médico lá no Sertão. Os jovens que podiam vinham do sertão estudar no Recife, casavam, aí lá ficavam e não voltavam. Nós levamos a Universidade, acho que essa é a transformação. Agora, sinceramente, quem já viu um filho com asma, de madrugada, correndo para uma emergência, se coloca no lugar de um pai e de uma mãe de família em um desses 700 municípios que o governo federal chamou os médicos brasileiros para ir. Se ninguém quis ir, e ainda não conseguiu formar ninguém de lá em medicina, eu acho que como remédio, não é uma solução definitiva, mas como paliativo, tem que se chamar de onde vier. Pior é sem eles!"

O governador fez uma análise do programa Mais Médicos, fazendo a defesa e a situação da saúde no país, inclusive criticando os poucos recursos federais e o atendimento de profissionais descompromissados.

"Vocês sabem, eu venho lá do Nordeste Brasileiro. De uma terra de gente altiva, que ama este país. Eu sou animado com o futuro do Brasil, um país bonito, que não tem problemas com suas fronteiras. Um povo generoso. Nos últimos anos fizemos muito, podíamos ter feito mais? Claro, sempre podemos fazer mais, mas fizemos democracia, estabilidade econômica, o Brasil voltou a crescer, ganhou respeito na comunidade internacional... Estamos vivendo um tempo de problemas, mas é importante que você não perca a crença no Brasil, porque a mola do Brasil é o seu povo, é sua gente. Como você não desiste todo dia do seu cotidiano, não desista do Brasil" - Disse o governador.

Ratinho encerra dizendo que espera que ele seja candidato, e Eduardo encerra: Em 2014 venho falar disso!

Blog do Ronaldo Cesar - Os Destaques da Semana - 24 a 30 de Agosto


Vídeo da Entrevista de Eduardo Campos no Programa do Ratinho

VOLTANDO PRA CASA: Garanhuns é destaque no Programa do Ratinho no SBT

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA: Mais de dez mil atendimentos em julho‏

O Bolsa-Família é o maior programa de inclusão social do mundo

Em encontro do PTB, Armando ressalta importância de Lula e Eduardo para Pernambuco

Em São Paulo, Eduardo fala para empresários e diz que país precisa acelerar investimentos

DOMINGUINHOS: Novidades sobre o processo que envolve o traslado do corpo para Garanhuns

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: Última licitação do eixo-leste sai nesta segunda-feira

Governo celebra ampliação do Programa PE Conduz com entrega de novas vans adaptadas‏

CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS EM GARANHUNS

Universidade comemora início do primeiro curso de Mestrado na UPE Campus Garanhuns‏

Audiência Pública em Serra Talhada reúne SENADORES DA REPÚBLICA para debater TRANSPOSIÇÃO!

Izaías demonstra, mais uma vez, preferência por Audálio Filho

TOCANTINS: Senador defensor da FAMEG pode ser candidato a governador pelo PSB de Eduardo Campos

Garanhuns vai receber Patrulha Maria da Penha, além de outras conquistas para mulheres - Saiba do que se trata!

Armando Monteiro reúne todos os vereadores do PTB em Pernambuco

Agnaldo Timóteo em Garanhuns

Acordo no MPT beneficia municípios atingidos pela seca

Câmara de Vereadores lança Selo Postal em homenagem aos 202 anos de Garanhuns

DEMITIDO: Ministro Antonio Patriota cai após fuga de senador boliviano para o Brasil

Obras de pavimentação e drenagem contemplam oito ruas na Cohab II

SÃO MAGRÃO: Náutico vence jogo e perde nos penaltys para o Sport

SEGUNDONA: Sete vence o Serrano no Sertão e tem uma das melhores campanhas DA COMPETIÇÃO

Empresa júnior da UPE Garanhuns realiza mais um projeto social‏

Jornalista disse que as médicas cubanas tinham cara de empregada doméstica, arrependeu-se e deixou o facebook

BOMBA: Prefeito de Petrolina tem mandato cassado pelo TRE

O que o PT tem contra a Rede Globo? E vice-versa.

ARTIGO - Médicos cubanos vão para onde os médicos brasileiros não quiseram ir: As regiões mais pobres e distantes. - Por Moacir Japearson

DIREITOS HUMANOS: Governo do Estado lança revista, vídeo e exposição de fotos em Garanhuns

EM 1999: Revista Veja elogiou chegada dos médicos cubanos ao interior do país.

Salgueiro tem caminho mais fácil que o Central para subir à Série C do Brasileirão

OPINIÃO DO LEITOR - Defesa da FAMEG - Por Fred Araújo

LUZIA DA SAÚDE REIVINDICA PASSARELA NA BR 424 AO SECRETÁRIO DE TRANSPORTE DE PERNAMBUCO

IFPE faz novo concurso com mais de 60 vagas em Pernambuco


A partir do próximo dia 10, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) começa a inscrever para o concurso da instituição nos níveis fundamental, médio, intermediário e superior. Ao todo serão 63 vagas, além do cadastro de reserva, para trabalhar na reitoria do IFPE e nos campi espalhados pelo Estado com salários que chegam a mais de R$ 3 mil.

As inscrições vão até o dia 20 de setembro e são feitas exclusivamente pelo site do IFPE. Para concorrer, é preciso pagar uma taxa de R$ 50 para os candidatos de nível fundamental, médio e intermediário ou de R$ 80 no caso das vagas de nível superior. 

Entre os dias 10 e 11, será possível solicitar a isenção do pagamento das taxas por meio de um requerimento disponível no próprio site. Só serão aprovados os pedidos de candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os salários podem variar de R$ 1.547,23 a R$ 3.138,70, além de benefícios como auxílios alimentação, transporte e saúde. As vagas também proporcionam o aumento dos valores com o Plano de Carreira, com acréscimo salarial de acordo com a qualificação profissional.

A prova escrita será aplicada no dia 3 de novembro, das 9h às 12h, com caráter eliminatório e classificatório. Depois também será feita uma prova prática para os cargos de técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação, técnico em música e tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais (Libras).

A validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Durante esse período os candidatos que ficarem no cadastro de reserva poderão ser chamados.


Fernando Ferro recebe comissão FAMEG JÁ e afirma que a causa é favorável



No início da noite deste sábado, 31, a Comissão FAMEG JÁ, fez rápida visita ao Deputado Fernando Ferro, que continua na luta pela migração da FAMEG do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino.

Ferro, que há alguns dias esteve no MEC, acredita que a causa é favorável ao anseio dos garanhuenses. O parlamentar irá receber respostas da sua visita ao MEC nesses próprios dias.

Desta vez, em reunião realizada na residência do seu recém falecido pai, a Comissão, passou para as mãos do deputado, mais ferramentas em forma de documentos que mostram a realidade dos fatos que envolvem essa causa.

O próximo passo será a marcação de uma audiência com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, oportunidade para que um boa representação da sociedade da região se desloque à Capital brasiliense, para solicitar ao Ministro empenho com objetivo de que o problema seja sanado. Na próxima semana teremos notícias sobre a confirmação do encontro com o Ministro Mercadante.

Calvino Brasil

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.