segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CDL divulga nota sobre o disciplinamento do Comércio Informal no centro de Garanhuns

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL vem tornar pública a afirmação de que, em face das ações adotadas pela Comissão de Convivência Urbana – CCU, instituída pela Prefeitura de Garanhuns e composta pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, a Instituição apoia o ato normativo que busca o cumprimento da Lei Complementar 2857/69, a qual estabelece as regras de convívio urbano através do Código de Postura do Município.

Ressaltamos que é preciso haver harmonia no comércio das grandes cidades, seja ele formal ou clandestino, e que tais atitudes, hora adotadas em Garanhuns, buscam tão somente estabelecer regras e normas para uma conduta legal, assumindo um importante papel no processo de desenvolvimento econômico, social e ético das funções exercidas pelo executivo municipal baseados na legalidade e cumprimento das leis municipais.

É preciso, contudo, mostrar caminhos, promover capacitações e aprimoramento da capacidade produtiva das pessoas envolvidas com o comércio informal na Avenida Santo Antônio. Assim, as mesmas poderão compor, em breve, um quadro qualificado para exercer funções trabalhistas formais nas oportunidades que certamente surgirão em nosso Município.

Certos que o diálogo entre as partes envolvidas - Ambulantes, Empresários, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeitura - é o melhor caminho para encontrar um consenso à respeito do Tema, ratificamos o nosso apoio ao povo de Garanhuns e a Administração Municipal, visto que tal atitude busca, como afirmamos outrora, o desenvolvimento responsável de Garanhuns.

Fernando do Couto Soares
Presidente da CDL Garanhuns

MEGA INVESTIMENTO: Equipamentos do Parque Eólico de Garanhuns estão chegando



Sem alarde, o mega investimento em um Parque Eólico em Garanhuns já começou a ser feito. Informações dão conta de que equipamentos já estão chegando à cidade, inclusive as pás dos moinho de vento. 

O investimento total gira em torno de R$ 650 milhões. A empresa americana ContourGlobal aprovou um projeto para implantar sete parques eólicos em Garanhuns, com a capacidade de gerar 191,7 MW

Não temos a informação concreta de onde os moinhos serão instalados, mas deve ser implantada uma estação no antigo Distrito Industrial.

Assim que tivermos informações mais detalhadas, a gente passa aqui.

Alguns esclarecimentos e cobranças a respeito da FAMEG


Magno Martins em sua palestra em Garanhuns

O jornalista Magno Martins voltou a falar da FAMEG em seu blog, e agora mostra mais uma vez seu posicionamento ferrenho e indiscutível pela reabertura da instituição. O seu repórter Tauan Saturnino, conseguiu um depoimento do governador Eduardo Campos com relação à Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), fechada há sete anos.

Disse que sua posição é amplamente favorável à reabertura, mas ressaltou que o processo não dependia dele. Jogou o problema no colo do Ministério da Educação. “Torço para que a Fameg preencha todos os requisitos do MEC para termos mais uma universidade formando médicos”, disse. (transcrito)

Magno Martins reafirma que lidera a campanha em favor da FAMEG e cobra do governador mais que a simples torcida, pede seu reengajamento para a reabertura do curso. Perfeito em sua análise e informações, o afogadense de fato merece os créditos e méritos, por estar cutucando muitas autoridades que poderiam fazer mais para o sucesso dessa empreitada.

Entretanto, nos últimos dias, com todas estas informações sobre a FAMEG, precisamos registrar alguns equívocos, que em nada atrapalham a luta pela instituição. 

Os três cursos estão autorizados pelo MEC, não é de agora, já tem algum tempo, mas falta a publicação no Diário Oficial. Não foi pressão nem viagem do prefeito a Brasília. Está agora como estava antes. Não houve nenhuma conquista nova, pelo menos não ainda. Seria interessante o pedido pela publicação dos três cursos, já que Izaías Régis anunciou como resultado de uma de suas viagens à capital federal a autorização imediata de funcionamento.

Portanto, a FAMEG está do mesmo jeito que nos últimos anos, nada mudou. Aquela alegria pelo anúncio dos três cursos foi balela. Já estavam autorizados, mas sem publicação. Igual, igual. 

Outra coisa. O pedido de informações apresentado pelo senador Vicentinho Alves, aprovado por unanimidade por seus pares é de 2011, e não de agora, assim como também não é de agora o ofício do ITPAC que circulou. Ou seja, o MEC vem nesses anos todos sem mexer no processo da FAMEG, nem para dar explicações. E tantos pedidos e ofícios mais sejam feitos. A questão é política, falta de interesse motivado por questões alheias à decisão técnica. 

O que é de agora e está pulsando é o movimento FAMEG JÁ! que tem conseguido apoios importantes como do inquieto jornalista Magno Martins, que tem dado uma contribuição fundamental, levando para a primeira página de Pernambuco o entrave pelo qual passa a nossa faculdade, que como disse Magno, já poderia estar formando 120 novos médicos para o interior do país.

Precisamos continuar e fazer com que mais autoridades comprem a briga da faculdade, e o governador Eduardo Campos tem papel de protagonista neste debate, pois com sua força política poderia cobrar publicamente que o MEC destravasse o processo de abertura do ITPAC GARANHUNS.

Os nossos senadores, parece, perderam o brio de lutar (literalmente) pela FAMEG, e agora quem tem de fato vestido a camisa de Garanhuns é Fernando Ferro, que está agendando uma audiência do Movimento FAMEG JÁ! com o Ministro Mercadante.

Precisamos que outros políticos e pessoas influentes em Brasília se multipliquem para pedir pela FAMEG. Pessoas que gostam de Garanhuns como José Múcio, Paulo Rubem, Raldolfe Rodrigues, Ana Arraes, ...

...E se possível, chegar ao ex-presidente Lula. O homem precisa ser contactado para entrar na partida, e como o craque, resolver o jogo.

Associação dos delegados reclama do Governo do Estado

Recebemos e-mail da ADEPPE, Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, no qual a entidade reclama dos rumos que vêm sendo dados à segurança pública em Pernambuco, a exemplo da redução do efetivo de agentes nas delegacias do Estado anunciada recentemente pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Os delegados acreditam que a medida aumenta o volume de trabalho dos agentes e, consequentemente, diminui o atendimento aos cidadãos.

Em decorrência dessa e de outras demandas, o presidente da Adeppe, Flaubert Queiroz, encaminhou ofício ao governador Eduardo Campos com o resultado da última assembleia e com a pauta de reivindicações da categoria.

Segundo o ofício, as assembleias foram frutos do clamor e da insatisfação dos Delegados de Polícia com o tratamento que vem sendo dispensado pelo Governo do Estado, tanto no que concerne à POLÍTICA REMUNERATÓRIA, quanto no que diz respeito às PRERROGATIVAS DA FUNÇÃO e CONDIÇÕES DE TRABALHO.

No ofício, ainda uma série de reivindicações para serem debatidas junto ao Governo do Estado. Caso não sejam dadas respostas, a Associação promete levar às instâncias jurídicas e mobilização da categoria.

BOA NOTÍCIA: Garanhuns está inserido no Sistema Nacional de Cultura



Foi estabelecido, conforme publicação no Diário da União, que Garanhuns passa a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A partir de agora, o município passa a oficializar o comprometimento de implantar a estrutura cultural exigida pelo Ministério da Cultura (MinC). O objetivo da iniciativa, por meio de uma parceria do Governo Federal e Governo Municipal, é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país com a manutenção.

Para a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, isso é o início de um novo momento para a cultura local. “A partir de agora temos que pensar na reconstrução do Conselho Municipal de Cultura, que passará a ter outra denominação, de acordo com a Política Nacional, que agora passará a ser o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura”, comenta.

Ainda segundo a titular da pasta, hoje, por determinação do ministério, o conselho é paritário. “O mesmo número de representantes do governo é a mesma quantidade da população. Isso garante transparência nas decisões e maior democratização. Além disso, outras ações deverão ser planejadas. Entre elas, o Plano de Cultura do município e a criação do Fundo Municipal, que financiará a cultura daqui”, detalha.
.
AGORA COMIGO: Fico feliz com as palavras da Secretária de Cultura, Cirlene Leite, quando demonstra vontade de implantar de fato o sistema de cultura de Garanhuns com o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal, este, numa espécie de Funcultura municipal, onde os artistas possam apresentar seus projetos, independente de apoios diretos do poder constituído. Com um conselho paritário, imaginamos a participação da classe nas decisões político-administrativas, que levem a um cotidiano cultural, sem a necessidade de viver de eventos e festivais. Como se só tivéssemos cultura em época de festa.

Precisamos incentivar, tanto quanto a apresentação, o show, como tem sido nos últimos tempos, a produção cultural, em todos os segmentos encontrados no município, pois é ela que permitirá uma economia girando permanentemente. E isto só dá com projetos, tanto dos principais beneficiados, quanto do poder público municipal. Se o apoio é somente à apresentação, aqueles que não se produziram estarão sempre fora das oportunidades. O Funcultura estadual é o grande fundo de incentivo à produção, embora crie mecanismos que possibilitem a divulgação, através de mostras e apresentações.

Creio que estamos no limiar de um novo tempo, ou no mínimo, de uma nova esperança de apoio à cultura de Garanhuns. 

Dinheiro tem, e precisa ser investido muito além da festa, deixando dividendos culturais!

Lions Cidade das Flores e CSJD fazem doação de cerca de 3 toneladas de alimentos



O Colégio Santa Joana D’Arc e o Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores entregaram cerca de 3 toneladas de alimentos a quatro entidades filantrópicas de Garanhuns, no último dia 30 de agosto. O Desafio Jovem, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Sebastião, localizada no bairro da Boa Vista, foram contemplados pela ação.

Os alimentos foram arrecadados pelos alunos, pais e comunidade no Dia do Estudante. O professor de educação física Augusto Micharle coordenou a gincana, que teve a participação do corpo docente do Colégio Santa Joana D’Arc (CSJD).

O evento teve a participação também do Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, do padre José Emerson, da Igreja de São Sebastião, do padre Alberto Júnior, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da imprensa, de estudantes e da comunidade em geral.

“Agradecemos a todos os familiares e à comunidade em geral, que ajudaram no incentivo e na arrecadação de alimentos, sendo proposta do CSJD construir a cidadania solidária e implantar uma educação relevante, atrelada a valores e atitudes essenciais para o exercício da plena cidadania”, comentou o professor Augusto Micharle. 

O padre Alberto Júnior, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Cohab 2, falou da entrega dos donativos a várias entidades, inclusive a sua. “Inicialmente, nós estamos muito agradecidos ao Colégio Santa Joana D’Arc, por essa iniciativa desolidariedade e, ao mesmo tempo, queremos perceber que é preciso suscitar no coração das crianças, dos jovens de hoje, esse senso de solidariedade para com o próximo. Hoje, nós temos 17 famílias sendo assistidas pela nossa paróquia e, com certeza, essas famílias estarão muito felizes sendo agraciadas, abençoadas, por esse alimento, que foi arrecadado pelos jovens, pelos alunos do CSJD. É um momento de muita alegria e de confraternização, no qual nós nos sentimos irmãos solidários uns dos outros”, definiu, na ocasião.

O padre José Emerson, da Igreja de São Sebastião também falou das doações feitas pelo educandário às famílias mais carentes do bairro da Boa Vista. “Primeiro, a nossa alegria de estar aqui, eu representando a Paróquia de São Sebastião da Boa Vista, mas também como membro do Lions Clube Garanhuns. Ficamos muitos felizes porque é uma atitude de amor ao próximo, que eu acho que vai abrir o coração ao próximo. Essa atitude de serviço engrandece a todos nós, vai criando a consciência cidadã na vida de nossos jovens e eles vão percebendo que é preciso abrir o coração e a vida para ajudar o nosso próximo, que são nossos irmãos. Para nós, cristãos, o próximo é o irmão. É a parábola daquele que está caído à beira do caminho. Então, quem está caído à beira do caminho no seu sofrimento, em suas dores, nas suas angústias, é o nosso próximo. E, um dia, quem sabe, se nós também não vamos estar à beira do caminho e não vamos precisar também do próximo que venha nos ajudar. Então, é uma atitude belíssima”, concluiu.

O padre José Emerson agradeceu ao CSJD e ao Lions Clube e explicou que os vicentinos farão a distribuição dos alimentos. “Com certeza, mais de 50 famílias, pelo que eu estou vendo, vão ser assistidas através desses alimentos”, calculou.

Clauber Góis, membro do Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, falou da ação beneficente. “É uma ação realmente solidária, uma ação cidadã, que vai beneficiar várias famílias. O colégio é um parceiro muito forte de nosso clube, que justamente vem dentro dos princípios do Lions Clube Internacional, que é de servir e servir desinteressadamente. Como a educação também tem essa condição de decisão, compromisso e participação em todas as atividades que possam ser realizadas nas comunidades, tanto nas pequenas cidades como nos grandes centros, estamos felizes porque estamos cumprindo a nossa missão, que é servir, e a missão que nos foi confiada, essa será cumprida. Obrigado!”, finalizou.

Diretora do CSJD e presidente do Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, a professora Maria Almeida falou como se sente servindo ao próximo com essas ações realizadas pelo colégio. “Eu me sinto muito feliz porque é muito bom servir, ajudar o próximo, e os nossos alunos, em parceria com o Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, fizemos doações de muitos gêneros alimentícios para quatro instituições daqui de Garanhuns. Isso é uma semente que nós estamos plantando para que amanhã esses jovens aprendam como é bom ajudar o próximo, como é bom servir e como é bom amar, até porque Deus é tão bom e Ele nos dá tanto, que nós precisamos tirar um pouco do nosso tempo para ajudar os que mais necessitam. Eu só tenho a agradecer a vocês da imprensa, ao colégio, aos pais que colaboraram para que esse momento acontecesse, às instituições que estiveram na nossa casa de ensino e, principalmente, aos nossos alunos, que foram às ruas, buscaram, pediram, as pessoas atenderam e agora vão ajudar a matar a fome de muitas famílias”, registrou.

Maria Almeida falou ainda sobre a parceria com os clubes de serviços, em Garanhuns. “Nossa parceria sempre existiu. Com certeza, mesmo antes de eu fazer parte da presidência do Lions, nós já faríamos essa parceria e já fizemos com o nosso Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, mas também com o Lions Clube Garanhuns, que também é nosso parceiro, até porque o nosso lema é servir. Se é servir, nós, escola, comunidade e Lions, estaremos sempre juntos, procurando uma forma de ajudar o nosso próximo”, finalizou.

fonte: Jornal DAC / Fotos: David Melo

Festival de Dança da Escola de Aplicação Ivonita Guerra lota Teatro do Centro Cultural



A Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, promoveu na última quarta-feira (04,) a segunda edição do Festival de Dança da escola. O evento aconteceu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e homenageou o cinema através do tema “Trilhas de Filmes” .

A abertura contou com a presença do gestor da UPE, Prof. Clóvis Gomes, da gestora da escola, Profª Vânia Duarte, da Técnica de Ensino, Margarida Padilha, que representou a GRE Agreste Meridional, da Profª Giane Florentino, representando os professores, e da aluna Lara Caroline Lima, representante do Grêmio Estudantil.

Encerrada a solenidade formal, os estudantes subiram ao palco para apresentar toda sua criatividade e desenvoltura em cerca de 40 atrações que animaram durante manhã e tarde o Teatro Luis Souto Dourado lotado. De clássicos do cinema mundial a comédias e animações contemporâneas, os estudantes representaram por meio da dança as trilhas que marcaram as obras da sétima arte no imaginário coletivo.

O festival foi a culminância de um projeto realizado nas aulas de Educação Física, fruto de uma nova concepção sobre o olhar da disciplina. De acordo com o professor Lamartine Peixoto, “a Educação Física passou por várias mudanças nos últimos anos. Avançamos no trato pedagógico em nossas aulas na perspectiva da construção do conhecimento através da expressão corporal” ressalta. Ainda segundo o professor, os próprios estudantes criaram as coreografias, figurinos, maquiagem e sonoplastia apresentadas.

O evento contou ainda com a participação da Escola Governador Miguel Arraes de Alencar, EREM de Garanhuns e EREM D. João da Mata Amaral, que também apresentaram números de dança produzidos por seus estudantes.

Texto: Assessoria de Imprensa da GRE - Agreste Meridional

Paulo Leal registra Desfile Cívico de São Pedro


As festividades do 7 de setembro, em comemoração aos 191 anos de Independência do Brasil, aconteceu na tarde do último sábado  (7/9)  em São Pedro e a Prefeitura de Garanhuns em conjunto com escolas municipais localizadas no Distrito e na Sede, prepararam um belo evento para celebrar o Dia da Independência. Este ano, os educandários que participaram das comemorações homenagearam diversas questões sociais e ambientais, bem como apresentaram homenagem especial ao cantor e compositor Dominguinhos, filho natural de Garanhuns.

Durante o evento estiveram presentes no palanque oficial, montado na Praça de São Pedro, o Prefeito Izaías Régis, a Vice Prefeita Rosa Quidute, além da Secretária Municipal de Educação, Janecélia Martins, do Sub-Prefeito de São Pedro, Artur Acioli, de Vereadores do município, representantes militares, entre outras autoridades.


Muitas pessoas acompanharam de perto o desfile, sempre se manifestando por meio de palmas. Para o vereador Paulo Leal, presente durante todo o evento, manter a tradição do desfile cívico do 7 de setembro é um orgulho para toda comunidade são pedrense: “Ao realizar este dever cívico ficamos muito satisfeitos, honrados e orgulhosos de manter viva a chama do civismo em nosso Distrito”, afirmou o vereador Paulo Leal.

TIRO NA BOCA: Morre Champignon do Charlie Brown Jr.



O cantor Champignon, ex Charlie Brown Jr. e até então na banda recém formada A Banca, foi encontrado morto em São Paulo na madrugada desta segunda-feira (09). O corpo foi achado em seu apartamento no Jardim Caboré, na zona oeste.

Ainda não se tem a confirmação do que teria acontecido, mas o vocalista foi encontrado com um tiro na boca. Ele tinha uma pistola 380. A principal suspeita é suicídio.

Vizinhos ouviram o tiro e gritos da mulher do músico, que estava em casa na hora – ela está grávida e os dois tinham acabado de voltar de um jantar com um casal de amigos.

Tudo isso ocorre seis meses depois de Chorão, líder do Charlie Brown Jr., ter sido encontrado morto em seu apartamento em Pinheiros, na zona oeste de capital.

Pouco após a sua morte, os integrantes do Charlie Brown formaram uma nova banda, A Banca, que estava em turnê pelo Brasil em homenagem ao vocalista falecido. Baixista da tradicional banda de rock, Champignon havia assumido os vocais do novo grupo. Além disso, ainda neste mês, deve ser lançado o último disco do Charlie Brown Jr., "La Familia 013", gravado antes da morte de Chorão.

Entre as faixas do CD, estão músicas como "Meu Mundo Novo" e "Um Dia a Gente se Encontra", que já são executadas de rádios de todo o Brasil.

Para saber mais, acesse:

http://natelinha.ne10.uol.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.