segunda-feira, 16 de setembro de 2013

OAB e AESGA promovem debate sobre Reforma Política


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, por meio da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseccional Garanhuns, bem como a Comissão de Direito Eleitoral, promoverão na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, a partir das 19 horas e 30 minutos, no auditório da Autarquia, um Evento Público, no qual será apresentado o PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR, que tem como tema a Reforma Política, denominado “ELEIÇÕES LIMPAS”.

As inscrições já estão abertas, sendo direcionadas aos acadêmicos do curso de Direito da FDG. 

Os interessados devem procurar a Coordenação de Direito levando 1 quilo de alimento não perecível. É importante frisar que os participantes receberão 10 horas de atividades complementares.

Outra avenida de Garanhuns recebe iluminação em LED



Quem passou nesse último final de semana pela Avenida Caruaru, no bairro Heliópolis, durante a noite, já deve ter notado a diferença. A via foi mais um dos locais contemplados com a instalação de postes com nova iluminação. São quatro luminárias (pétalas) em cada uma das estruturas distribuídas em 31 postes. O principal benefício da alteração nas lâmpadas é a sustentabilidade – baixo consumo e eficiência energética.

Para a estudante da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), instituição que fica localizada na avenida, Tamires Pessoa, a iniciativa é positiva por diversos motivos, entre eles, a segurança. “Sabemos que existem as rondas nos bairros e o apoio de guardas, mas mesmo assim, por ser período noturno, as vezes dava medo de sair tarde. Quando cheguei, hoje, confesso que fiquei surpresa com a iluminação. Ficou mais claro”, comentou.

O novo modelo de engenharia elétrica é referência para o interior do Nordeste. Garanhuns, no Agreste Meridional do estado, é o primeiro município a aderir à tecnologia. “Se compararmos com as lâmpadas tradicionais, cada luminária dessa tem vida útil de 50 mil horas. A estrutura moderna proporciona também maior alcance de luz. Sem dúvidas, mais um excelente investimento concretizado pelo Governo Municipal”, ressalta o secretário de Planejamento, Fernando Nunes.

Também ficaram animados com a nova iluminação os comerciantes. Lourenço Batista, de 57 anos, tem um estabelecimento de alimentação e bebidas e fala sobre as luminárias de LED com entusiasmo. “Ficou bonito demais. Nunca vi tão linda essa avenida. Vai ter mais movimento aqui

Outras avenidas com LED – A Avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, a Praça Tavares Correia e a Avenida Santo Antônio, no Centro, também receberam nova iluminação no primeiro semestre deste ano.

SECOM/GARANHUNS

LUAU QUATRO ESTAÇÕES: Evento independente faz homenagem a Preto Limão e Galo Preto


De Fernanda Lima, divulgação do Luau Quatro Estações

Imagina esses dois mitos da cultura pernambucana no palco do Luau Quatro estações, pois é, o nosso homenageado Preto Limão, Mestre das Ciências e das Emboladas e e seu irmão, o Mestre Galo Preto, o menestrel do coco e patrimônio vivo de Pernambuco, estarão dividindo o palco do Luau na Edição de inverno 2013, que irá acontecer no dia 28 de Setembro, no espaço Cultural Luis Jardim, será uma noite inesquecível e imperdível, neste mesmo luau, ainda terá Batuque Mojubá, o grupo Gaiamálgama, curta-metragem, lançamento de clip e muito mais. 

Divulguem a cultura e os artistas da nossa terra.

Escutem algumas musicas dessa banda, vale a pena.

Luau Quatro Estações, o maior evento independente do interior de pernambuco!!!

Curtam a pagina do Luau Quatro estações e fique por dentro de tudo!!

Viva ao Movimento Alternativo!!!

Visitem o nosso site:

Morre Paulo Costa, servidor da Câmara Municipal de Garanhuns


Paulo Costa, homem de muitas amizades e muitos histórias para contar. Funcionário antigo da Câmara de Vereadores de Garanhuns e membro, por muitos anos, do Grupo Cultura Arrastapé, onde era "seu" Paulo, no auge daquela história.
Ele lutou contra um câncer durante um longo tempo, mas ontem à noite faleceu no Hospital Português em Recife, e o corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns. 

Segundo Eris Lucia, no facebook, seu Paulo fez parte da diretoria da Arrastapé, foi também o pai do Lampião no ano que se homenageou Raimundo Jacó. Ele era o mais "maduro" do grupo e tinha aquele jeito organizado, mas não impedia que participasse das nossas brincadeiras e risadas.

Durante algum tempo, participou toda 5ª feira da distribuição da sopa aos mais necessitados. É esta visão que tenho de Paulo, de uma pessoa sempre pronta a partilhar.

"Faz pouco dias que o encontrei com sua esposa Cristina e ele falava da alegria que sentia por cada dia progredir na cura do seus males e até brinquei que adorei o visual de cabelo branco e ele saiu sorrindo. Em nenhum momento que encontrei com ele ou falei por telefone ou aqui no face, ele reclamou da doença, das dores e o que me deixava feliz era essa força e esperança que nutria sua alma. É assim a imagem que quero guardar de seu Paulo, sorrindo, brincando e sempre confiando em Deus." - Diz Eris, hoje uma espécie de guardadora das memórias do grupo cultural.

Que possamos elevar nossos pensamentos a Deus, pedindo que o abençoe e que a Espiritualidade Amiga o ajude a compreender a sua nova fase no Outro lado da Vida. Seu Paulo acreditava na Imortalidade da Alma e saberá receber todas as bençãos de Jesus. 

Que Deus abençoe, conforte e ampare Cristina, Paula Cristina e Pedro. Vá com Deus meu amigo e obrigada por sua amizade!

adaptado do facebook

AGORA COMIGO: Estivemos ontem, eu e minha esposa Wilksonita, no Hospital Português, visitando sua tia, Deny Rodrigues, quando Johnny nos informou que seu Paulo também estava internado na UTI do hospital. Não pudemos vê-lo, estava fora do horário de visitas. Na sala de espera, estavam os irmãos Albino e a família de Seu Paulo. A filha e o genro de seu Paulo sabiam que a situação era difícil, a doença estava alastrada, e pouco podiam fazer. Já não dava para voltar para Garanhuns. Seu Paulo lutou contra a doença, e sempre recebeu o apoio dos amigos na Câmara, embora não fosse comum contar a real situação, pelo que pude perceber em algumas conversas esta semana. 

Poderia ter se aposentado tão logo o câncer havia sido constatado, porém, trabalhou até o último momento enquanto pode. Na última semana ainda estava cumprindo com suas obrigações, mas na quarta-feira, acredito, em uma recaída, foi levado ao hospital, e de lá para Recife, onde ontem faleceu.

Que Deus conforte a família deste guerreiro, um apaixonado por Garanhuns, pela Cultura Popular e por nosso forró!

Hospital Dom Moura, até quando está bem, vira polêmica!


Há poucos meses atrás, o Hospital Regional Dom Moura estava na mídia negativa porque faltavam médicos e a UTI precisou ser fechada. Escândalos viraram manchetes de vários jornais. Reclamávamos também da falta de medicamentos e as instalações precárias.

Atualmente o HRDM está passando por uma ampla reforma, e algumas pessoas criticam sem nem saber das mudanças que estão acontecendo naquele que é um dos maiores hospitais do estado. É para isto que o próprio Secretário de Saúde, Antônio Figueira, concederá uma entrevista coletiva à imprensa regional na próxima sexta-feira, 20. Dr. Figueira vai apresentar as melhorias que o Dom Moura vem recebendo nos últimos meses, com a chegada de novos médicos, novas instalações, inclusive emergências e bloco cirúrgico, início da Residência Médica da UPE, entre outras coisas.

Entretanto, dois fatos voltaram a ser manchete esta semana. Primeiro uma notícia em uma emissora de rádio em que um pai reclama que precisou esperar para que o médico-cirurgião atendesse seu filho, que estava com um corte no queixo. Em suas palavras, o pai que queria o auxílio imediato ficou transtornado ao saber que o médico estava em uma cirurgia de emergência e não poderia ver seu filho naquele mesmo momento. Claro, foi à rádio, reclamar, pois foi encaminhado para fazer o procedimento em outro local, já que queria o serviço imediato. Ao final da reportagem, o radialista diz: "A saúde continua um caos", antes havia generalizado o serviço oferecido pelo estado e o do município. Não há o costume das pessoas irem aos meios de comunicação para agradecer os serviços bem prestados, soa até estranho. A reportagem repercutiu, e diante da quantidade de atendimentos do hospital, entendeu-se como uma polêmica desnecessária.

Agora, outro mal entendido. A médica da UTI do Hospital Dom Moura (aquela mesmo que estava fechada e agora funciona regularmente) não autorizou um padre a entrar, pois estava em um procedimento médico, e estava fora do horário de visitas. O padre, convidado pela família, retornou com o Bispo D. Fernando, algumas horas depois, que também não foi autorizado, e prometeu levar o caso ao governador. A médica respondeu nesta segunda-feira, primeiro enaltecendo a força da religião, dizendo que seria um prazer conhecer as autoridades religiosas, já que ela própria se definiu cristã, portanto, mostrando ter sido um mal entendido, já que ela própria não chegou a conversar com os religiosos, mas também citando que até mesmo estas visitas precisam respeitar os procedimentos nos Centros de Tratamento Intensivo. E nos enviou parte da lei que define estas visitas.

Nos dois casos, tivemos problemas, que a depender da ótica, mostram avanços no atendimento do Hospital, que tinha médico para atender a criança, embora em outro procedimento cirúrgico, e a UTI estava funcionando, com os profissionais trabalhando.

Acho que nos dois casos, seria de bom alvitre, buscar resolver sem polemizar, pois poucas vezes na história o Hospital Dom Moura cumpriu seu papel como tem feito agora, atendendo mais de dez mil pacientes por mês, fazendo papel de hospital de referência, mas também municipal, com o primeiro atendimento que deveria ser prestado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns. Infelizmente, a região já acostumou tanto a reclamar, que está reclamando até do que está funcionando.

Na questão humana, percebemos o mal entendido, pois a atual direção tem feito esforços e parcerias solidárias para uma atenção aos enfermos, inclusive a própria Diocese tem grande importância, pois umas das primeiras uniões foi com a Pastoral da Pessoa Idosa.

Portanto, um equívoco, que pode ser resolvido em uma visita, estreitando laços em favor daqueles que mais precisam. D. Fernando e Dr. Luís Melo (gestor do hospital) podem construir uma relação duradoura de parcerias a partir deste incidente, como dissemos, mal entendido.

Projeto São Francisco: seminários encerram ciclo de capacitações de Educação em Saúde no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco



O Ministério da Integração Nacional, por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, oferecerá nos dias 17, 18 e 20 de setembro, em Cajazeiras (PB), Brejo Santo (CE) e Salgueiro (PE), respectivamente, Seminários Estaduais de Educação em Saúde. As atividades marcam o encerramento do ciclo de capacitações da Proposta Integrada de Educação em Saúde, desenvolvida junto aos agentes de saúde, de combate de endemias e às lideranças comunitárias dos 17 municípios da área de influência do empreendimento. As oficinas já qualificaram cerca de 700 multiplicadores.

Os seminários objetivam criar um espaço favorável à reflexão e ao diálogo, permitindo a troca de experiências e vivências educativas nas comunidades atendidas. Nos eventos, serão apresentadas as "Agendas de Prioridades de Educação e Saúde", construídas pelos participantes durante o processo de formação de multiplicadores. Ao longo dessas capacitações, foram identificados os principais problemas relacionados ao tema nos municípios, bem como medidas e novas ações que poderão ser implantadas, visando à promoção da saúde da população.

Capacitações - O cronograma de capacitações na área de educação em saúde teve início em fevereiro de 2013. Em cada um dos 17 municípios, foram realizadas quatro oficinas, as quais abordaram temas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, saneamento ambiental e doenças relacionadas à água e efeitos danosos dos agrotóxicos.

As aulas contribuíram para a ampliação dos conhecimentos dos profissionais envolvidos, de forma a potencializar o desenvolvimento das ações preventivas e educativas relacionadas aos possíveis impactos ambientais que podem ser gerados pelas obras da Integração do Rio São Francisco.

Participaram das atividades representantes dos municípios de: Betânia, Cabrobó, Custódia, Floresta, Salgueiro, Sertânia, Verdejante e Terra Nova, em Pernambuco; Barro, Brejo, Jati, Mauriti, Penaforte e Santo, no Ceará; e das cidades paraibanas de Cajazeiras, Monte Horebe, Monteiro e São José de Piranhas.

Redução dos impactos ambientais – A Proposta Integrada de Educação em Saúde é parte do Programa de Educação Ambiental, que atua em três vertentes: nas escolas, na área da saúde e nas comunidades. Em 2012, o módulo de Saúde Ambiental nas escolas, voltado à formação de professores e coordenadores pedagógicos, foi concluído com a promoção da Feira de Troca de Experiências, em Salgueiro (PE), onde foram expostos os trabalhos de mais de mil profissionais de educação.

Programas Ambientais - O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e mitigar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino.

A instabilidade no município de São João

Alguns municípios na região parecem estar arrependidos do resultado das últimas eleições, por isto acredito que se pudessem voltar no tempo, poderíamos ter um quadro diferente. Ajudaria se tivéssemos outros candidatos em algumas situações.
 
Em São João, olhando de longe, parece estar acontecendo isso. Vemos sempre um quadro instável. Pra completar, a violência. Vereadores e o próprio prefeito se pegando no tapa no meio da rua. Não é isso que se esperar de quem representa o governo e o povo.
 
E agora a possível perda do mandato com pouco menos de um ano no poder, fruto de uma campanha amadora que não abriu sequer uma conta bancária para prestar contas à Justiça Eleitoral. O argumento é que a movimentação foi pela conta do partido, mas mesmo assim, não há qualquer papel que mostre nada.
 
A questão está no pleno, se o colegiado entender pela perda do mandato, haverá nova eleição, e o processo volta ao zero. Com campanha nas ruas e a briga pelo voto, a gente só espera que não seja literalmente.
 
Genaldi Zumba, atual prefeito, ficará numa situação difícil. Seu governo tem sofrido críticas até de quem votou nele, e como foi uma campanha apertada, terá que se desdobrar para encontrar um nome viável e pedir o voto para ele, tentando ressuscitar a marcha dos mandioqueiros.
 
Por outro lado, Pedro Barbosa e seu grupo, incluindo aí os que seguiam Antônio de Pádua, terão uma oportunidade de reverter a besteira que fizeram, menosprezando o adversário e a voz das ruas.
 
Tudo vai depender da decisão do tribunal, mas a política em São João, que já estava quente, vai pegar fogo.
 
E a gente torce que ao final do processo, seja eleitoral ou jurídico, o município encontre de novo a estabilidade para seguir adiante, e Genaldi, como protagonista e principal líder político no momento, tem um papel fundamental, e não pode ele também perder as estribeiras. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.