terça-feira, 17 de setembro de 2013

HISTORIADOR ENCONTRA CASA QUE DOMINGUINHOS NASCEU EM GARANHUNS

Casa que Dominguinhos morou no bairro da Boa Vista

Av. José Leitão, 191 – Bairro da Boa vista, este é o endereço da residência onde morou o artista garanhuense Dominguinhos, e que foi localizada através do trabalho de pesquisa realizada pelo professor Antônio Vilela, um dos co-fundadores do Instituto Garanhuns. 

Valorizar o local onde viveu Dominguinhos é uma das metas do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns – IHGG, que fará contato com o atual proprietário a fim de colocar uma placa alusiva ao fato histórico.
.
AGORA COMIGO: Parabenizamos Antônio Vilela por esta grande descoberta que ajuda a reconstruir a história do mestre.

Sabia-se que Dominguinhos havia morado na Boa Vista, antes de se mudar para outra casa nas imediações de onde hoje está o Hospital Monte Sinai. 

Geralmente as pessoas que vinham da região de Bom Conselho, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes, principalmente, tinham a tendência de morar na Boa Vista, tanto é que a rua apontava para aquela região.

Os pais de Dominguinhos, vindos provavelmente de uma vila em Bom Conselho, embora já tenha ouvido falar que moravam na zona rural que poderia ser Lagoa do Ouro ou até Palmeira dos Índios, eram humildes. Chicão tocava e as crianças foram desenvolvendo o gosto pela música. Quem tocava sanfona era o irmão de Neném, o mais novo que nasceu em Garanhuns (futuramente rebatizado por Gonzagão com o nome de Dominguinhos), nas feiras e depois na frente do Hotel Tavares Correia. Seus irmãos mais velhos teriam chegado a Garanhuns com os pais.

A mudança para o Arraial teria sido para ficar mais perto do hotel, até que um dia tocaram para o Rei do Baião, que gostou do menino e fez o convite para irem ao Rio de Janeiro. A viagem seria somente dois anos depois, para mudar a história da música brasileira e a daquela família (e de Garanhuns!).

Ainda criança, tocava triângulo com os irmãos no grupo Os Três Pinguins, formado por Moraes (sanfona) e Valdomiro (zabumba). Nessa época, seu apelido não era Dominguinhos (dado por Luiz Gonzaga) , era Neném. De infância pobre, tinha ao todo 15 irmãos.

Duas grandes figuras da nossa cultura, Gonzaga e Antônio Vilela

BOMBA: Eduardo Campos e o PSB entregam os cargos a Dilma e o Governo Federal.

Em evento recente, Eduardo ao lado de Dilma e FBC 


Numa decisão surpreendente, o PSB deve entregar nesta quarta-feira (18) os cargos que detém no governo Dilma Rousseff, inclusive os dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Leônidas Cristino (Secretaria de Portos).

A decisão deve ser anunciada em reunião na sede do partido na manhã desta quarta.

Na tarde desta terça, o presidente do partido, governador Eduardo Campos (PE), fechou uma rodada de conversas, inclusive com os dois ministros do partido.

“Não vamos ficar nesse balcão de cargos”, desabafou Campos, segundo relato de um parlamentar que presenciou uma das reuniões.

Nessas conversas, Campos disse que, mesmo sem cargos, vai ajudar o governo no que for necessário. “Para fazer o que for importante para o país, não precisamos de cargos”, disse o governador, segundo o mesmo parlamentar.

Nos últimos dias, integrantes do PT e do Palácio do Planalto pressionavam para que o PSB entregasse os cargos. A presidente Dilma Rousseff não escondeu sua irritação depois que Eduardo Campos reuniu-se recentemente com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Recife, e fez críticas ao governo. Mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu reservadamente que este não era o momento de hostilizar Eduardo Campos.

Nesta quarta, apesar de sair do governo, o PSB deve adotar uma posição “respeitosa” a Lula e destacar a importância da Frente Popular, a aliança criada em 1989 na primeira eleição que o ex-presidente disputou.

Nas palavras de um integrante da comissão executiva do PSB, a decisão de entregar cargos dará “dignidade” ao partido e aos próprios ministros. “Fernando Bezerra e Leônidas Cristino estavam em uma situação delicada no governo”, afirmou ao Blog esse membro da executiva.

A mesma fonte ressaltou que o anúncio da decisão do partido ocorrerá em um dia simbólico, no qual o Supremo Tribunal Federal decidirá sobre os embargos infringentes, que, se aceitos, poderão levar a um novo julgamento de parte dos réus condenados.

“Jamais Eduardo Campos ficaria submisso ao governo por causa de cargos. Coragem e ousadia são características do governador”, disse.

Apesar de entregar os cargos, o PSB não anunciará Campos como candidato à Presidência da República em 2014. Mas o gesto é a primeira etapa concreta de consolidação da candidatura.

GRUPO NATTO: Marcos Notaro pode ser candidato a Deputado Federal

Kitty Lopes postou no facebook a informação dada pelo jornalista Inaldo Sampaio em sua coluna Fogo Cruzado:

Filiação - Até o próximo dia 30, o empresário Marco Nottaro (Garanhuns) vai se filiar ao PSB. Ele é dono do Grupo Natto que abate por dia 80 mil aves e emprega aproximadamente 1.200 pessoas. Nottaro é doido por política e talvez se candidate em 2014.

Há dois anos, Marcos Notaro discursava no lançamento do projeto industrial de Brejão

.AGORA COMIGO: De tempos em tempos se fala na entrada de um empresário da região na política. Já foi José Maria Quirino, algum dos representantes do Grupo Ferreira Costa, Mário B. Filho, entre outros.

Agora a bola da vez seria Marcos Notaro, e tem tudo para se consolidar, só depende dele. Seu nome foi sondado inclusive para ser um dos candidatos do PSB a prefeito na última eleição.

Marcos Notaro tem amizade com o governador, que pode estar incentivando sua entrada na política. Neste caso, com o espaço de liderança regional já preenchido por nomes como Sandoval Cadengue, Eudson Catão, Marcantônio Dourado, entre outros, seria mais fácil imaginar sua candidatura para federal, já que Eduardo prepara um time forte de fiéis aliados. Além disso, há um vácuo deixado por Ana Arraes, Maurício Rands, Armando Monteiro, Zé Chaves, Inocêncio Oliveira, etc... que sempre foram bem votados na região para deputado federal.

O Grupo Natto está praticamente inaugurando o novo distrito industrial criado pelo governador em Brejão. Resta saber se Marcos deixaria a condução de suas empresas para aventurar no mundo da política. 

ARTIGO: O PROJETO “ELEIÇÕES LIMPAS” E O SISTEMA DE VOTO - Por Maurício Costa Romão


Prezado Ronaldo,

Li no seu mui acessado e estimulante blog que a OAB e a AESGA promoveriam debate sobre reforma política no dia 19 próximo, no auditório da Autarquia.

Recentemente (03/set) fui convidado pelos deputados estaduais para falar sobre esse tão importante tema e, na ocasião, discutiu-se, entre outros tópicos, o projeto Eleições Limpas, que será apresentado aí no debate programado.

Tomo a liberdade de enviar-lhe artigo (vide apresentação abaixo) publicado no Blog do Magno e no meu próprio (http://mauricioromao.blog.br), em que trato especificamente da proposta de sistema eleitoral embutida no projeto Eleições Limpas.

Este artigo resume o que foi tratado por mim sobre o projeto lá na ALEPE. Quem sabe o texto possa ser útil para as discussões no Encontro da AESGA.

Abraço grande, parabéns e diponha do amigo!

Maurício 

O PROJETO “ELEIÇÕES LIMPAS” E O SISTEMA DE VOTO

O projeto intitulado “Eleições Limpas”, de reformulação do sistema político brasileiro, subscrito por respeitadas instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), e mais de 100 entidades da sociedade civil, foi apresentado ao Congresso Nacional na forma de Projeto de Lei de Iniciativa Popular. 

O projeto, embalado pelas manifestações de rua do meio do ano, e recomendado pelo prestígio dos seus proponentes, tem tido enorme acolhida nos meios de comunicação e sido muito bem recepcionado urbi et orbi. 

A proposta de reforma do sistema eleitoral embutida no projeto prevê eleições em dois turnos. No primeiro, os eleitores votam apenas nos partidos. Definidas as vagas conquistadas, os partidos apresentam a julgamento do eleitor, no segundo turno, uma lista pré-ordenada de candidatos, em número correspondente ao dobro das vagas obtidas. Os mais votados dos partidos ou coligações serão considerados eleitos.

Apresentada pelos subscritores como um sistema “proporcional misto”, a proposição é, na verdade, uma variante do modelo proporcional de lista fechada flexível (os eleitores podem modificar a posição dos nomes na lista), com a desnecessária complicação de dois turnos.

Essa proposta carece de muitos reparos:

(1) é complexa (o eleitor vota duas vezes, em dois turnos, em partidos e em nomes); 

(2) é incoerente (propõe lista pré-ordenada para fortalecer os partidos e, ao mesmo tempo, abre espaços para coligações proporcionais);

(3) estimula drasticamente a alienação eleitoral (os eleitores de partidos e de candidatos que não forem para o segundo turno não têm estímulo para ir votar neste turno, ensejando maior abstenção, e, os que forem, tendem a votar em branco ou anular voluntariamente o voto).

Empacotada como corretora das mazelas do atual modelo brasileiro de lista aberta, a sugestão apresentada, na verdade, mantém as mesmas deformações mais gritantes:

(4) não evita que candidatos menos votados que outros sejam eleitos;

(5) mantém a ocorrência de desproporcionalidade intracoligações (as cadeiras não são ocupadas de acordo com a proporção de votos recebidos pelos partidos);

(6) não impede transbordamento de votos do “puxador” para candidatos com pouca dimensão eleitoral (quer dizer, permite o “efeito Enéas”).

Ademais, o novo sistema padece das desvantagens dos mecanismos proporcionais de lista fechada, mesmo com a alternativa de se votar em candidatos no segundo turno:

(7) reduz a liberdade de escolha do eleitor (os candidatos já são pré-definidos);

(8) ocorre intensa luta pelo poder, oligarquização e pouca renovação de quadros no âmbito dos partidos;

(9) diminui o vínculo entre o eleitor e o candidato (a relação maior do eleitor passa a ser com o partido).

Não cabem dúvidas sobre os elevados propósitos das entidades que apoiam o projeto Eleições Limpas: contribuir para o aperfeiçoamento do sistema político-eleitoral do país, submetendo importantes sugestões à analise da sociedade e do Congresso Nacional. 

A propositura do sistema de voto constante do documento, todavia, parte do falso pretexto de que o mecanismo proporcional vigente é responsável pelos vícios e mazelas do sistema político brasileiro e sugere sua substituição por uma esdrúxula modalidade que, sob todos os títulos, é um retrocesso em relação ao modelo atual.
------------------------------------------------------------------------

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. 

Ex-Secretário de Administração e Reforma do estado do Governo de Pernambuco, secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura do Recife, diretor de Administração de Incentivos (Finor) da Sudene, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – órgão pertencente à Organização dos Estados Americanos (OEA) - e coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial.




O tempo de Eduardo Campos


O governador de Pernambuco não tem pressa para se decidir sobre a disputa de 2014, mas quase todos em sua volta têm. É que no dia 05 de outubro precisam estar nos partidos pelos quais pretendem disputar, conforme a legislação eleitoral exige. Por Eduardo, ele retarda o quanto puder, pois somente a conjuntura do próximo ano daria a noção exata de suas possibilidades. Se as pesquisas apontassem um segundo turno e seu nome incluso na briga para disputar com Dilma a presidência, ele seria candidato, claro.

Em uma média dos institutos que fizeram pesquisas recentes, Eduardo tem em torno de 6%, e ele gosta deste percentual de saída. Para governador, em sua primeira eleição, partiu da metade disso. Mas ele sabe que precisa de tempo de televisão, e isto só conquista com aliados fortes. Mas estes aliados fortes querem saber agora se ele é candidato a presidente, pois precisam definir seus próprios encaminhamentos.

Para analisar este quadro, e a relação com o governo Dilma, que ameaça desalojar o PSB de Eduardo do Ministério, tirando a pasta da Integração Nacional de Fernando Bezerra Coelho, é que os principais líderes do Partido Socialista Brasileiro estão reunidos em Brasília.

Eduardo que adiar a decisão. O PSB talvez, e os aliados, não!

Em Pernambuco a situação é quase a mesma. Eduardo quer deixar para definir seu candidato aos 48min do segundo tempo. O partido acompanha o líder, mas os aliados estão cobrando esta decisão para saber se são governo ou oposição, principalmente o PTB de Armando Monteiro.

Eduardo deu o aviso, ninguém precisa esperar pelo PSB. Mas ele tem um padrinho que vai esperar até o último momento: Lula.

Garanhuns será uma das sedes da Copa TV Asa Branca de Futsal

Garanhuns vai ser uma das sedes da VIII Copa TV Asa Branca de Futsal Masculino. A confirmação aconteceu em um Congresso técnico ocorrido no último sábado (14/09), em Caruaru. Na ocasião, ficaram definidas duas chaves para a disputa do evento no município. Na primeira, constam equipes do Futsal Masculino das Cidades de Garanhuns, Itaíba, Bom Conselho e São Bento do Una. Na segunda chave, fazem parte dos jogos os selecionados de Brejão, São João, Jucatí e Iatí.

Todos os jogos desta fase classificatória do evento serão realizados na quadra do SESC, eleita como melhor espaço no Agreste Meridional, para esta modalidade esportiva. Na próxima quarta-feira(18) será divulgada a tabela dos jogos esportivos, com a data de abertura da referida Copa.

“Estamos felizes em sediar estes jogos, pois essa iniciativa fortalece muito os esportes da nossa Cidade e região, e nos divulga potencialmente para um grande público como o da TV Asa Branca, que em seu raio de abrangência, cobre mais de cem cidades do interior do Estado”, declarou entusiasmado Edson Barros, Coordenador das Seleções de Garanhuns.

OPORTUNIDADE: AESGA oferece últimas vagas para os Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Pessoas, e Gestão Pública!!



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) ainda está disponibilizando algumas vagas direcionadas aocurso de pós-graduação mais procurado da Instituição: Gestão de Negócios e Pessoas. As novas turmas terão suas aulas iniciadas no próximo dia 28 de setembro.

O Curso tem como público alvo graduados em cursos de nível superior que desempenham ou pretendem desenvolver atividades ligadas à área de gestão empresarial e ou de recursos humanos. No seu quadro de professores estão mestres e doutores, com experiência comprovada no mercado de trabalho, trazendo suas práticas para a sala de aula.

Segundo informações da coordenadora de Pós-graduação e Extensão da AESGA, professora Virgínia Spinassé, as inscrições para Pós serão realizadas até o dia 20 de setembro. 

Também estão sendo ofertadas vagas para o curso de pós-graduação em Gestão Pública.

Os interessados devem procurar o Setor de Protocolo da AESGA no horário das 9 às 21 horas.

EMPREGO: Vaga na Bom Gosto em Garanhuns


A LBR – Lácteos Brasil S. A. é a maior companhia privada de produtos lácteos do Brasil. A Companhia foi criada em 2010, fruto da união das empresas Bom Gosto e LeitBom.

Hoje, a LBR possui Unidades Produtivas espalhadas pelo Brasil, com capacidade de produzir mais de 2 bilhões de litros de leite por ano, além de contar com cerca de 5 mil colaboradores e uma cadeia de 56 mil produtores de leite.

Marcas fortes e bem conceituadas no mercado nacional fazem parte da LBR, entre elas Parmalat, Poços de Caldas e Boa Nata, que levam qualidade, segurança e sabor à mesa dos consumidores de todo o Brasil. Igualmente integram a LBR as suas marcas regionais, em que se destacam Bom Gosto, Líder e LeitBom, aliando confiabilidade e tradição em leites e seus derivados.

Os desafios da LBR são muitos, entre eles o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do leite, gerando as condições necessárias que permitam que o Brasil tenha um papel de destaque no mercado internacional, aproveitando todo o potencial das condições naturais para a produção do leite e seus derivados.

Dados da Vaga de Emprego

Coordenador de Produção

Conhecimentos: Processo produtivo (laticínios).
Experiência sólida na área de laticínios.
Conhecimento técnico da matéria prima.
Conhecimento em BPF – Boas Práticas de Fabricação e legislação na área de alimentos.
Gestão de pessoas.
Indispensável Pacote Office.

Plano de Benefícios: Convênio Médico, Convênio Odontológico; Seguro de Vida; Ticket Alimentação
Local da Vaga: Garanhuns – PE (1 vaga)

Saloá aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias


Após ter sido amplamente discutida pela população, a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias de Saloá foi aprovada na Câmara dos Vereadores. "A LDO é um marco fundamental de Saloá. A partir dela é que desenvolveremos ações sistematizadas para atender nosso povo", destacou o prefeito Ricardo Alves (PMDB). Ele acompanhou passo a passo as discussões, garantindo a participação democrática dos vários segmentos da sociedade organizada. 

A votação ocorreu na ultima sexta feira (13) em sessão extraordinária.


Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um importe instrumento que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do próximo ano, além de orientar a elaboração da lei orçamentária anual e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. Ganhou força com a Lei de Responsabilidade Fiscal e tornou-se um elemento fundamental de respaldo às prefeitura que tem compromisso e responsabilidade social. 

A LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo que, após sua aprovação, a devolve ao Executivo para sanção.

ASCOM/SALOÁ

Rede quer incentivar circulação de artes cênicas. Garanhuns está no projeto!



A 20ª edição Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) foi palco para a criação da Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas. A Rede foi idealizada e discutida em dois momentos, intitulados I Encontro de Programadores e Gestores de Festivais de Arte Cênicas do Nordeste, que aconteceram nas tardes dos dias 12 e 13; e reuniram membros de 12 festivais realizados na região.

Festivais como o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival Janeiros de Grandes Espetáculos (PE), Festival Latino Americano de Teatro (FILT-BA), Zona de Transição (CE), e o Festival dos Inhamuns (CE) estavam representados. Após a exposição de cada festival, apresentando suas especificidades, foi discutido o fortalecimento de laços entre os estados do Nordeste, na tentativa de criar espaços de circulação de produção e formação, não apenas dos artistas como também de plateia, que Izabel Gurgel, como gestora do Theatro José de Alencar, considera “um grande desafio”.

Para saber mais, clique aqui.


A Via G lança suas coleções Primavera/Verão 2013-14!



As lojas Via G (Garanhuns e Arapiraca) lançaram, esta semana, suas coleções Primavera Verão 2013-14. Agora, você pode encontrar nas araras das lojas as coleções atualizadas de grandes grifes nacionais e internacionais, como Lacoste, Forum, Colcci, Cantão, Ellus, Espaço Fashion, Animale e Dudalina, podendo parcelar suas compras em 10X nos cartões sem entrada e sem juros. 

Curta as redes sociais da Via G: Facebook e Instagram (@lojasviag) e acompanhe novidades diárias, incluindo a Linha Festa, assim como a moda praia e toda seleção especial de acessórios!

Looks primavera/verão. Femininos, Animale com flats Anacapri e bolsa Colcci. Masculino, boné Ellus, pólo Lacoste, cinto Carmim, calça John John e tênis Coca Cola

Via G Garanhuns
Av. Santo Antônio, 71 – Centro. Tel: (87) 3761-0398

Via G Arapiraca
Rua Professor Domingos Rodrigues, 23 – Centro. Tel: (82) 3522-2296

lojasviag@gmail.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.