quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conselheiros Municipais de Saúde passam por capacitação em Mídias Sociais


Encerraram hoje nas dependências do Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, as Oficinas Integradas de Comunicação e Tecnologia, realizadas pelo Conselho Estadual de Saúde, que contaram com o apoio da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

As oficinas iniciaram na terça, 01, e reuniu Conselheiros Municipais de Saúde pertencentes a oito GERES do interior do estado. Eles foram capacitados para promoção da comunicação através das mídias sociais, com a compreensão da sua relevância para o fortalecimento do Controle Social.

A programação fez parte das metas do Plano Estadual de Saúde 2012/15. As atividades foram ministradas por técnicos do DATASUS, usando metologia de ensino direto e prático, com conceitos de validade e aplicabilidade. Em relação ao uso das redes sociais para o fomento da comunicação dos Conselhos Municipais de Saúde, fez parte do conteúdo a utilização do facebook, twitter, gmail e blogspot.

"Não existe saúde ou qualquer outro debate de políticas públicas sem a interatividade e a abrangência das redes sociais. Precisamos acelerar nossa participação para levar mais informações utilizando os mecanismos que nos oferece a internet." - Afirma a Dra. Ricarda Samara, que finaliza -"Os Conselhos Municipais, por estarem mais próximos da população, devem utilizar as mídias sociais locais para informar e dialogar com mais propriedade com as pessoas que fazem esta sociedade virtual. A Internet tem papel fundamental e multiplicador".

NOVA MANIFESTAÇÃO: Tudo sobre a reunião na prefeitura com os Moradores do Jardim Petrópolis




Na manhã desta quinta-feira(03) o Prefeito Izaías Régis recebeu uma comitiva de moradores da Associação dos Moradores Sem Teto, do Jardim Petrópolis que protestavam contra uma decisão judicial que, segundo eles, pedia a reintegração de posse de lotes onde moradores da comunidade têm casas construídas. O Governo Municipal ouviu as reivindicações dos moradores e se prontificou a ajudar a Associação dentro das possibilidades legais.

A reunião que também foi acompanhada pelos vereadores Diretora Nelma e Gil PM, e alguns secretários, também recebeu a presença do Juiz Márcio Bastos de Sá Barreto, autor da liminar. O juiz explicou que há duas ações tramitando sobre este assunto, uma delas já em Segunda Instância. O magistrado explicou que o autor do processo, que foi iniciado em 2000, alega que exerce a posse desses lotes onde a comunidade tem casas construídas. E até 2007 o processo vinha correndo à revelia, foi quando a comunidade se organizou em Associação e pode solicitar recursos às decisões. 

O juiz esclareceu ainda aos representantes da Comunidade que a decisão liminar que eles tinham em mãos e que foi o motivo da organização do protesto, não era para despejo e sim solicitando que nenhuma nova construção fosse realizada no local até que a segunda ação seja julgada. O juiz disse que vai aguardar o parecer do Ministério Público sobre o assunto e depois seguirá com o seu julgamento.

Após a reunião os representantes da Associação, desceram junto com o prefeito, alguns vereadores e secretários para a frente da prefeitura, onde se concentravam os demais moradores. O grupo foi recebido com aplausos. O Presidente da Associação dos Moradores Sem Teto, Antônio Ferreira agradeceu a atenção do Governo Municipal e ressaltou o fato de terem sido recebidos pelo Prefeito, situação que segundo ele, em onze anos nunca havia ocorrido. “A gestão do Prefeito Izaías Régis mostra que está ao lado do povo e prova isso estando aqui com todos nós, nos recebendo e nos ouvindo”, afirmou Antônio Ferreira. 

SECOM/GARANHUNS

OPORTUNIDADE: Senac Garanhuns abre inscrições para curso na área imobiliária


Para pessoas interessadas na área de imóveis, o Senac Garanhuns oferece a oportunidade perfeita de qualificação com o curso técnico em Transações Imobiliárias. O objetivo é formar profissionais que atuem em organizações de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo e aplicando estratégias comerciais para o setor imobiliário. Este profissional assessora a ação de compra, venda e locação de imóveis, registra as avaliações de transações imobiliárias, orienta registros e transferências de imóveis junto aos órgãos competentes. Além disso, insere descrição dos imóveis no cadastro de imobiliárias, apresenta imóveis a clientes potenciais, orienta investimentos na atividade, identifica e aplica os parâmetros de uso e ocupação para lotes urbanos, lê e interpreta projetos e mapas. 

Com início no dia 14/10, o curso tem carga horária de 920 h e oferece 35 vagas, nos três turnos, de segunda a sexta. Os interessados devem acessar o site do Pronatec e, após a inscrição, comparecer ao Senac Garanhuns para confirmar a vaga. O candidato deve ter 16 anos ou mais e estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas a partir de 07/10. 

Documentos necessários para a inscrição:
– Requerimento de matrícula fornecido pela unidade educacional;
– Cédula de identidade (fotocópia);
– Registro civil – certidão de nascimento ou de casamento (fotocópia);
– Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo uma original ou fotocópia autenticada);
– Documento militar, para o sexo masculino, dos candidatos com idade acima de 18 anos (apresentação).

Serviço:
Curso: Técnico em Transações Imobiliárias
Data: 14/10/13
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h / 19h às 22h
Carga Horária: 920 horas/aula
Inscrições: http://pronatec.mec.gov.br a partir do dia 07/10.
Mais informações: 
Secretaria do Senac Garanhuns - Rua Maria Ramos, 22, Heliópoles, Garanhuns – 
Telefones (87) 3761-0165 / 9988-3934

Além de Silvino e Aurora, PTB anuncia novas filiações



O senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB de Pernambuco, recebe nesta quinta-feira (3), às 16h30, em seu escritório, no Recife, as filiações ao partido dos ex-prefeitos Silvino Duarte (Garanhuns) e Cecílio Galvão (Belo Jardim), além da ex-deputada estadual Aurora Cristina e da delegada Nely Queiroz Lucas. Diversas lideranças do PTB devem prestigiar o ato de filiação.

Na manhã desta quinta-feira, quem também se filiou ao partido foi o ex-vereador Romero Sales, segundo colocado na disputa para prefeito de Ipojuca, no ano passado, obtendo mais de 20 mil votos, o equivalente a 41%. Romero estava no PMDB. Nos últimos dias, também filiaram-se ao PTB o médico e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira; e o empresário e candidato a prefeito de Carpina em 2012 Ginei Francisco.

AMUPE debate Plano de Resíduos Sólidos em Matadouros



O Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS) foi convidado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) para participar de uma reunião, onde será debatido a implantação do Plano de Resíduos Sólidos em Matadouros. A reunião será na próxima terça-feira (08), sede da AMUPE, em Recife.

O COMANAS é pioneiro na discussão da instalação do Plano de Resíduos Sólidos, no Estado de Pernambuco, apresentará o projeto de resíduos sólidos que foi criado para atender os municípios consorciados, que funcionará com uma tecnologia importada de Portugal.

NESTA SEXTA: Encontro debate saúde e direito do idoso em Garanhuns


Evento em comemoração ao mês do idoso que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 04 de outubro no SENAC.

Público alvo: Idosos, estudantes de téc. de enfermagem, cuidador de idoso, assistentes sociais, em fim, qualquer pessoa que houver interesse no tema.

Inscrição Gratuita!

Com direito a certificado de participação!

Participe você também!

TV ASA BRANCA: Assista à reportagem sobre o assalto aos correios e morte da professora em Bom Conselho



Um crime de grande repercussão abalou moradores do Agreste Meridional. Após roubar a agência dos correios em Bom Conselho, bandidos fizeram uma professora de refém, e a levaram com eles. E depois a mataram. A Polícia Militar, através do GATI foi acionada, e fez buscas, mas não encontrou nenhum dos criminosos.

Segundo o Diário de Pernambuco, A professora Alexandra Machado, de 33 anos, estava na porta de uma escola para pegar a filha que acabara de largar das aulas quando foi rendida pelos suspeitos. Após cometer o assalto, os dois homens, ainda não identificados, pegaram um garotinho de um ano como escudo humano. Ele estava no colo dos pais quando foi tomado pelos suspeitos. Em seguida, a dupla abordou a professora e fez a mulher e a criança reféns. Eles entraram no carro da mulher, um Fiat Uno, para fugir, mas, no meio do caminho, atiraram contra a vítima e abandonaram o veículo, a professora e o menino próximo ao Sítio Mata Verde. Os suspeitos conseguiram escapar pegando uma moto no local.

Após o assalto, houve troca de tiros com a polícia até que os suspeitos conseguissem escapar. Muitos carros foram atingidos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.