domingo, 6 de outubro de 2013

Câmara de Vereadores e Escola de Contas do TCE oferecem curso em Garanhuns‏




A ECPBG - Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, mantida pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, em parceria com a Câmara Municipal de Garanhuns, realizou esta semana, da quarta à sexta-feira (02 a 04/10), o curso de Orçamento e Finanças Públicas, nas dependências da Inspetoria de Garanhuns.

O curso foi oferecido para os vereadores dos municípios de Garanhuns, Bom Conselho, Palmeirina e Paranatama, Secretários da Prefeitura de Garanhuns, Servidores Municipais, representantes da Universidade Federal de Pernambuco e da L&K Assessoria Contábil. O auditor do TCE, Dr. André Ricardo Batista de Barros e Silva, foi responsável por ministrar as aulas.

"Estamos investindo cada vez mais no conhecimento e na transparência pública. Contamos com a Escola de Contas como parceira para esclarecer dúvidas e melhorar ainda mais as administrações em nossa região. Também já tivemos um momento de aprendizado com o Tribunal de Contas da União. É esta nova gestão pública, eficiente e comprometida, que tem sido cobrada pela população." - Afirmou o Presidente da Casa Raimundo de Moraes, vereador Audálio Ramos Filho.

Segundo a própria definição, a Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães foi instituída para cumprir precipuamente a função de disseminação do conhecimento no âmbito da gestão pública, com ênfase na capacitação dos servidores do próprio TCE-PE e das entidades por ele fiscalizadas, além daquelas vinculadas à administração pública em geral e de membros da sociedade civil.

UPE Garanhuns: Professor ministra palestra em universidade espanhola‏

O Centro de Investigação Médica Aplicada (CIMA) da Universidade de Navarra, em Pamplona na Espanha, realiza no próximo dia 18 de outubro o II Simpósio sobre Saúde Tropical. O curso é voltado para os profissionais de saúde e para todos aqueles interessados nos aspectos mais relevantes da saúde em países tropicais.

Especialistas nacionais e internacionais vão discutir novas vacinas contra as doenças emergentes, como a leishmaniose, brucelose, Chagas, entre outras, incluindo o HIV.

O professor Dr. Fábio Rocha Formiga, vice-diretor da UPE Garanhuns, foi convidado para ministrar palestra com a temática: Nanotecnologia estratégias baseadas contra doenças negligenciadas: malária, leishmaniose, infecções por helmintos e tuberculose.

O simpósio foi declarado de interesse da saúde pelo Departamento de Saúde do Governo de Navarra.

com informações do Instituto de Salud Tropical - Espanha
Para saber mais: http://www.istun.es/inicio

Parque Euclides Dourado pode ganhar quadras de tênis


O Vereador Alcindo Correia na Reunião Ordinária do dia 25 de Setembro da Câmara Municipal de Garanhuns, apresentou o requerimento Nº 720/2013, aprovado por unanimidade, solicitando ao Chefe do Poder Executivo a construção de duas quadras de tênis no Parque Euclides Dourado, e a implantação de escolinha para o aprendizado do referido esporte.

O parlamentar lembra que o esporte é um importante instrumento pedagógico, de integração e desenvolvimento social. Sendo assim, mais do que uma atividade lúdica, essa ação tem como intuito desenvolver nos participantes características importantes que o ajudarão no seu dia a dia, além de ser um incentivo à prática esportiva. As escolinhas atenderão alunos desde criança até a terceira idade.

Professores de educação física e profissionais que trabalham com o esporte em Garanhuns estiveram acompanhando o vereador na reunião, como o professor Edson Leandro, que há alguns anos ministra aulas de tênis na cidade.

O Parque Euclides Dourado já se transformou em um centro de práticas esportivas, e contar com quadras de tênis vai incrementar ainda mais a saúde e o lazer da nossa população, além de proporcionar o desenvolvimento de jovens que podem demonstrar habilidades profissionais para o esporte.

BLOG DO RONALDO CESAR - DESTAQUES DA SEMANA - 29 de Setembro a 05 de Outubro de 2013












































Acesse o período anterior:

MORTE DE AMÍLCAR DA MOTA VALENÇA: Breve história do ex-prefeito de Garanhuns


1378785_716258055055091_1148776908_n
Abílio e Emília Valença – os pais
Trago do Blog Educação e Luta, do Professor Augusto Souto


A política pautada na Proibidade perde uma referência no Agreste Meridional, faleceu ontem a noite na casa de Saúde Nossa Senhora Perpétuo Socorro em nossa cidade o Ex-prefeito de Garanhuns Amílcar da Mota Valença.

O velório será na Câmara Municipal de Garanhuns a partir das 8 horas de Hoje e seu sepultamento Ocorrerá as 17 horas no Cemitério São Miguel.

Nascido no dia 19 de Maio de 1915, na casa de nº 34 da Praça João Pessoa, filho de Abílio Camilo Valença e Emília da Mota Valença.Iniciou seus estudos no Ginásio de Garanhuns (Colégio Diocesano),transferindo-se para o Colégio Salesiano do Recife, onde em regime de internato concluiu o Ensino Secundário, onde aprendeu Música e Tipografia; tendo de apresentar-se ao Exército e muito ligado a família resolveu regressar a sua terra Natal para servir ao Tiro de Guerra e retornou ao Colégio Diocesano para dar continuidade aos estudos.

Incentivado por amigos e familiares resolveu candidatar-se e disputar uma vaga de vereador, resultando no mandato de 1947 e reeleições nos anos de 1951 e 1955, em pleitos consecutivos, pelo sufrágio de boa parte dos eleitores da cidade e de uma maioria esmagadora de votos conseguida em seu amado distrito de São Pedro

Em 1963, após um memorável e renhido pleito eleitoral, Amílcar foi eleito prefeito de sua terra natal. Quando no exercício do governo, foi contemplado com uma Bolsa de Estudos Administrativos para realizar estágio em várias cidades dos Estados Unidos, tendo recebido diversos Certificados de Aproveitamento expedidos pela Agência Internacional para o Desenvolvimento, além de ser merecedor dos Títulos de Cidadão Honorário das cidades de Miami, Estado da Flórida; de Sioux, Estado de Sioux; e de Galveston, Estado do Texas. Em 1969, apoiou e elegeu o seu sucessor, o Dr. Luis Souto Dourado.Em 1973, foi novamente eleito Prefeito de Garanhuns.

Principais obras de seus Governos:

No âmbito do Abastecimento, criou o Mercado Municipal 18 de Agosto, o Mercado da Carne, o Mercado de Farinha e a CEAGA – Central de Abastecimento de Garanhuns, medidas iniciais básicas para a implantação de um sistema adequado de abastecimento não só para a cidade de Garanhuns como para o Agreste Meridional

A implantação do Batalhão Duarte Coelho, do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado; a implantação de um Terminal Rodoviário.

implantação da Vila José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel); implantação da Vila Popular da COHAB I; implantação do Núcleo de Supervisão Pedagógica de Garanhuns (atual GERE); e a implantação da sede da CIRETRAN

No seu segundo governo municipal, estando à venda e com possibilidade de ser negociado para fora do Estado, Amílcar adquiriu à Diocese de Garanhuns o Parque Gráfico e a marca do Jornal “O Monitor”. O seu antigo cargo de aprendiz de tipógrafo falou mais alto e ele não permitiu que a cidade perdesse tão importante periódico. 

Como Sócio Honorário da Academia de Letras de Garanhuns, ele doou, a esta instituição cultural, as suas coleções completas de “O Monitor” e do “Jornal de Garanhuns”, este dirigido e editado por Mauro de Souza Lima.Pelo fato de sua comprovada competência adminsitrativa como prefeito da cidade, foi designado pelo Ministério da Previdência por duas vezes para ocupar o cargo de Agente do INPS , em Garanhuns.Com o seu falecimento e diante dos exemplos constantes de improbidade adminsitrativas que assolam o país, temos de reconhecer o seu legado de homem probo e competente que servirá para as futuras gerações.

VIVA Mons. Adelmar da Mota Valença, Viva Dona Almira da Mota Valença, Viva Amílcar e parabéns a Garanhuns que teve o privilégio de acolher esta família que só engrandece o nome de nossa cidade.

Agradeço as informações do meu amigo e sobrinho neto de Amílcar da Mota Valença, Thiago Valença.Meus mais sinceros votos de pêsames a Família.


Fotos: acervo da família Valença

GARANHUNS DE LUTO: Morre Amílcar da Mota Valença


A Família Valença: Irmãos, filhos, genros, noras, netos, bisnetos, sobrinhos e amigos, com pesar, comunicam o falecimento de Amílcar da Mota Valença, ocorrido neste sábado, às 23 horas. O Féretro sairá da Câmara de Vereadores de Garanhuns, às 17 horas, para o Cemitério São Miguel. 

Seu Micá como era conhecido nasceu em Garanhuns no dia 19 de maio de 1915 na antiga casa nº 34 da Praça João Pessoa, onde atualmente está localizado um moderníssimo e ousado empreendimento comercial de propriedade do empresário Mauro de Souza Lima, na parede do hall de entrada do Empresarial Mauro Lima está colocada uma Placa informativa, por gentileza de seu proprietário, onde se lê que, no dia 19 de maio de 1915, nascia o renomado cidadão Amílcar da Mota Valença! (Nota de Falecimento)

Amilcar da Mota Valença foi responsável pela construção do Mercado 18 de Agosto, CEAGA, Colégio Municipal Padre Agobar Valença, pela instalação do 71º BIMTZ eentre outras. (Nota da prefeitura)
.
AGORA COMIGO: O matuto de São Pedro, de família que dispensa apresentação e registro de amor e trabalho pela cidade, foi vereador e prefeito de Garanhuns, revolucionando a administração com obras que fundamentaram nosso desenvolvimento. 

Um desses exemplos é a FAGA, Faculdade da Administração de Garanhuns, que no futuro se tornou a AESGA, com a criação de outras faculdades como Direito e Engenharia.

Com a FAGA, Garanhuns pode melhorar a formação de sua população, dando um salto de crescimento qualitativo. Quantos de nossos conterrâneos e companheiros do Agreste Meridional já passarma pelos bancos daquela instituição?

Seu Micá não tinha o estudo que proporcionou a sua gente, mas sabia a importância e a necessidade de investir no conhecimento. Seu Micá deixa o exemplo de abnegação e trabalho no serviço público, além de respeito à família e às tradições.

TEC JR.: Empresa Júnior da UPE Garanhuns está com nova equipe‏


A Tec Jr., empresa júnior do curso de Licenciatura em Computação da UPE campus Garanhuns, divulgou em sua fanpage oficial no Facebook (www.facebook.com/empresatecjr), os novos membros de sua equipe. Oito alunos do curso se destacaram no processo seletivo realizado na própria universidade. Todos concorriam a cargos na área de Administração Financeira, Projetos, Marketing e Recursos Humanos.

Esta nova equipe dará continuidade aos trabalhos promissores da equipe anterior, nos últimos dois anos, com diversos projetos dentro e fora da universidade, e tem sido reconhecida entre as melhores do Estado de Pernambuco.

A atual presidente da empresa, Aline Ferreira, disse o que espera dos novos membros: “São jovens qualificados em todas as áreas, que mostraram empenho e determinação em continuar levando o nome da Tec Jr. para outros patamares, com a mesma garantia de qualidade que nossa empresa oferta.”

O diretor da UPE Campus Garanhuns, prof. Clovis Gomes, incentiva o novo grupo da Tec Jr.: “Acredito que a chegada dos novos membros, é fundamental para renovação da equipe, a Universidade de Pernambuco continuará a apoiar a empresa em suas atividades, dando suporte em suas atividades”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.