terça-feira, 15 de outubro de 2013

AMOR & SEXO: Fernanda Lima nua?



A apresentadora, modelo e atriz Fernanda Lima nua no programa Amor & Sexo da Rede Globo. Poderia ter acontecido, mas pelo menos, agora não.

Na abertura da nova temporada, a Globo mostrou ousadia para debater o tema Nudez no primeiro programa Amor & Sexo, e de uma forma bem humorada mostrou várias pessoas nuas no palco, de várias idades e formas. Culminou com o ator Otaviano Costa, marido de Flávia Alessandra, fazendo um strip tease.

A apresentadora Fernanda Lima também poderia ter ficado nua no palco, mas a ideia foi abortada nos bastidores da TV. Fica uma expectativa se a ideia fica para o final da temporada. 

O programa não desbancou para o baixo nível, manteve o debate dentro do roteiro e a nudez, dentro da proposta do programa, foi bem assimilado pelas pessoas que assistiam a atração.

Com o sucesso do primeiro programa, Amor & Sexo chamou a atenção da audiência, que voltou na última quinta-feira a dar Ibope., com grande repercussão também nas redes sociais. Milhares de posts no facebook e vídeos no youtube deixaram a programação na boca do povo!

COORDENADORIA DA MULHER PROMOVE RODA DE CONVERSAS NA AESGA



A Coordenadoria da Mulher de Garanhuns realiza nesta quarta-feira (16/10) a Roda de Conversas, “Rompendo Fronteiras” sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, conscientização do Outubro Rosa e apresenta ainda uma performance da professora e atriz Márcia Maracajá sobre a violência psicológica.

O evento acontecerá na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, às 15h30 e às 20h, com o mesmo formato. Durante os dois momentos será apresentado o protocolo de intenções do mutirão arquivo zero (que busca agilizar processos que envolvem violência doméstica) e a implantação do núcleo de estudos de gênero. O evento é voltado a estudantes e ao público geral.

Eduardo Campos diz que vai esclarecer crime bárbaro a Procuradores Regionais da República e Conselheiros Nacionais do Ministério Público

foto: Eduardo Braga 


O governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (15/10), os procuradores regionais de República e conselheiros nacionais do Ministério Público designados para atuarem em conjunto nas investigações do assassinato do promotor de Itaíba, Thiago Farias. 

Estiveram presentes os conselheiros Marcelo Ferra e Mário Bonsaglia, o presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Heverton Alves, e os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Eriberto Gomes e Otávio Xavier. Também participaram o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, e dos secretários estaduais Wilson Damázio (Defesa Social), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Mário Cavalcanti (Casa Militar).

"Estamos reforçando o nosso trabalho de forma integrada, unindo o Poder Executivo, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público de Pernambuco e Ministério Público Federal. As investigações evoluíram muito nessas 24 horas e muito em breve estaremos prestando todos os esclarecimentos à sociedade sobre este bárbaro crime", afirmou o governador. 

A reunião ocorreu na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Campanha de igreja leva grande doação para abrigo de velhinhas em Garanhuns

Boa noite meu caro Ronaldo César,

Me chamo Nunes Neto, e gostaria de elogiá-lo pelo seu excelente blog, pois sempre que procuro notícias de Garanhuns e região, o tenho como escolha inicial. Gostaria de agradecer pela força e empenho que o senhor nos deu ao abrir em seu facebook uma campanha de doação de fraldas geriátricas ao lar São Vicente de Paula.

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, teve a satisfação de entregar no sábado, dia 12 de outubro, dias das crianças, uma doação significativa de fraldas, suficientes para suprir o consumo por mais de três meses do abrigo. As fraldas foram arrecadadas pelos membros da igreja, doadas pela população de Garanhuns e sendo entregues por nossas crianças. Foi um momento bastante abençoado para todos nós!!! 

Muito obrigado pela força!!!

Atenciosamente,

MEMBROS DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS 
ESTACA GARANHUNS

PS. Gostaria de creditar em especial aos senhores: 
Alexandre Medeiros (presidente da Estaca Garanhuns), Jorge Luiz do Carmo (Assuntos Públicos) e Ricardo Leite (Membro do Sumo Conselho), e toda liderança empenhada.

Garanhuns terá Festival Internacional MESTRE DOMINGUINHOS


O jornalista Carlos Eugênio destaca em seu blog o anúncio do prefeito Izaías Régis, que em entrevista a Gilson Santos, da 87FM, prometeu que realizará o Festival Internacional Mestre Dominguinhos, em abril do próximo ano. O projeto deve substituir o antigo Femuarte, que era uma festival em que se premiava músicas originais, novas composições, e que pelos ótimos prêmios atraía até músicos consagrados da música brasileira.

Como não foram dados mais detalhes a respeito desta internacionalização, vamos aguardar as informações oficiais. De qualquer forma, parece se tratar de uma grande ideia, mas que precisa ser melhor executada que o Festival da Jovem Guarda, que ficou aquém do seu potencial, com erros e acertos que depois analisaremos.

Por si só, Dominguinhos já tem nome que dará grande visibilidade a um novo evento, vai gerar curiosidade nacional, e pode se transformar em um evento imponente com cunho regional.

Acaba greve no BNB Garanhuns



Em assembleia realizada na manhã de hoje (15/10), os trabalhadores do BNB de Garanhuns deliberaram pelo fim da greve. As atividades foram retomadas imediatamente.

Em Pernambuco o SEEC-PE e o SEEB Caruaru já tinham encerrado a greve e somente a única agência BNB da nossa base (Garanhuns), persistia firme na luta por uma negociação digna para os Bancários.

Diante do isolamento no Estado, os bancários decidiram por de lado as emoções e, sob protesto, deixar falar mais alto a razão optando pela volta ao trabalho, mesmo sabendo que a forte paralisação nos outros estados é bastante válida e nobre e que o Banco precisa ir além do índice e apresentar novidades de fato que solucionem as inúmeras pendências internas.

Os companheiros entendem que o nosso isolamento dentro do Estado nos tornou vulneráveis. Embora contrariados com o descaso, a falta de respeito e de diálogo e a intransigência da administração do Banco, optaram por retornar ao trabalho. 

O Sindicato, como sempre, respeita a soberana decisão da assembleia. Contudo, repudia veementemente a postura autoritária do Banco, jamais vista durante uma greve no BNB, sobretudo a atitude tomada na manhã de hoje, quando funcionários receberam telefonemas considerados ameaçadores, pressionando e exigindo o retorno ao trabalho. Além disso, o Banco usou de seus veículos oficiais de comunicação para convocar pessoas a irem à assembleia votar a favor da proposta (já rejeitada). Para o SEEB Garanhuns, trata-se de uma postura antissindical, que diz respeito à interferência no direito de greve e à livre decisão da base em exercê-lo, além de assédio moral. A entidade entende que essa postura do Banco, de constrangimento, deve ser motivo de interpelação do Ministério Público do Trabalho, podendo os sindicatos agir nesse sentido.

A diretoria do Banco deveria se ocupar na construção de uma proposta decente, não em formas de ameaçar seus trabalhadores. O governo federal, por sua vez, é corresponsável nessa situação por se eximir à responsabilidade de negociar as questões específicas dos bancos públicos e não apresentar uma proposta que considere as suas especificidades.

Texto: Juliana Dias

DILMA LIDERA PESQUISAS, MAS POPULARIDADE NÃO AUMENTA. - Por Maurício Costa Romão

Maurício Costa Romão


A última pesquisa do Datafolha, publicada em 11 do mês corrente, revelou que a presidente Dilma Rousseff continua liderando as intenções de voto para a próxima eleição. Nos quatro cenários testados, Dilma pontua entre 37% e 42%, abrindo frente para o segundo colocado que varia de 9 a 21 pontos. 

Como as intenções de voto variam em função dos cenários que são apresentados para o eleitor, é interessante acessar um indicador que independa desses cenários: a subcategoria de “ótimo e bom”, que compõe a dimensão “avaliação da administração”. Os números dessa subcategoria são geralmente muito próximos das intenções médias de voto do incumbente.

O gráfico que acompanha o texto desfila informações sobre a avaliação da gestão de Dilma Rousseff captadas nas últimas seis pesquisas nacionais publicadas na mídia (Datafolha, Ibope, Vox Populi, MDA, Ibope e Datafolha, nesta seqüência). O desempenho da gestão da presidente é mensurado pela soma dos percentuais de “ótimo e bom” aferida nas respectivas pesquisas.

Os levantamentos foram realizados em agosto, setembro e primeira quinzena de outubro, depois, portanto, dos tumultos reinvidicatórios do meio do ano, e estão colocados em ordem cronológica dos respectivos trabalhos de campo.

Sabe-se que a presidente amargou seus piores índices de popularidade (outra forma de se ler os índices de ótimo e bom referentes à avaliação da administração de um incumbente) nos meses dos protestos, após os quais recuperou cerca de seis ou sete pontos no início de agosto.

Desde então, a governante não consegue avançar além do patamar médio de 37%, conforme atestam os números mostrados no gráfico, onde a maior distância entre um resultado e outro difere de apenas três pontos percentuais.

Em textos anteriores já se mencionou a interessante “regra de bolso” sugerida pelo cientista político Alberto Carlos Almeida. Baseado na evidência empírica de eleições presidenciais pretéritas no Brasil, o estudioso concluiu que em situação de reeleição o incumbente converte um mínimo de 80% da soma de manifestações de ótimo e bom em votos.

Tomando esse indicativo como diretriz, se a eleição fosse hoje, então, a presidente teria um patamar mínimo de votos de cerca de 30%. Mesmo sendo um limite mínimo de votos, para maior conforto das hostes governamentais há que se expandir esse threshold, pois as intenções de voto dos adversários da presidente variam de 36%, no cenário em que Dilma pontua 42%, a 48%, no cenário mais apertado em que a petista alcança apenas 37%. 

As fichas que estão sobre a mesa eleitoral hoje apontam para o favoritismo da presidente, mas a reeleição está longe de assegurada, principalmente devido (a) a novidade político-eleitoral da coalizão PSB-Rede, (b) a tendência indicada hoje de eventual segundo turno, situação em que pode haver união de forças adversárias ao governo e (c) a sempre latente insatisfação com “o que está aí”, expressada no meio do ano, que pode eclodir de novo a qualquer momento.
—————————————————————-
Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e Institucional, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br


SAIBA MAIS: Mãe Coruja Pernambucana é referência internacional na redução da mortalidade materno-infantil‏



Numa ação pioneira no Nordeste, o Governo do Estado lançou há sete anos, por meio do decreto nº 30.859 o Mãe Coruja Pernambucana. Desde sua implantação, já foram cadastradas 105,7 mil mães e 47,1 mil crianças menores de um ano. Apenas de janeiro a setembro de 2013, o programa contabilizou em todo o Estado, 103 centros físicos responsáveis pela prestação de assistência a 15.121 mães e 7.928 crianças. As ações do programa possibilitaram a queda na taxa de mortalidade de 21,6, em 2007, para 15,8 óbitos para cada 1000 nascimentos, em 2011, o que representa uma redução de 26,85%, de acordo com os últimos dados da Secretaria de Saúde.

Os bons resultados e a ação integrada de várias secretarias, sua entidades vinculadas e organizações sociais levaram o programa a se tornar referência nacional e internacional em cuidados e assistência materno-infantil. Com isso, o Mãe Coruja ultrapassou fronteiras e já chamou a atenção de países da África e Américas do Sul, Central e do Norte, entre eles Cabo Verde, Argentina, Uruguai, Peru, Cuba, México e Estados Unidos.

O Mãe Coruja Pernambucana teve inicio em apenas 26 municípios, como estratégia de ação para a redução da mortalidade materna e infantil, prioritariamente, nas cidades que apresentavam, em 2007, média de 25 óbitos por cada 1000 nascimentos. Para isso, foi criada uma rede integrando o Estado e os municípios, no sentido de trabalhar os cuidados e a garantia dos direitos das gestantes e crianças, além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e a família.

Em 2009, o Mãe Coruja foi transformado, por meio da Lei nº 13.959, de 15 de dezembro, numa política pública de assistência às gestantes e aos seus filhos. Atualmente, ele atende 103 municípios, sendo 23 no Agreste Meridional, 13 no Agreste Central, 10 no Sertão do Pajeú, 10 na Mata Sul, 10 no Sertão do Araripe, sete no Sertão do Moxotó, sete no Sertão do São Francisco, seis no Sertão de Itaparica, cinco no Agreste Setentrional, quatro na Mata Norte, quatro no Sertão Central e uma na Região Metropolitana do Recife. 

Os espaços Canto Mãe Coruja contam com dois profissionais responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento das gestantes e seus filhos. Para isso, articulam ações entre as diversas secretarias estaduais e municipais, entre outros parceiros, criando uma rede solidária que prestam cuidados integrais com as gestantes, seus filhos e familiares. Para monitorar, visualizar necessidades e dar encaminhamento às ações, foi criado um sistema de informações que possibilita o monitoramento constante dos trabalhos.

Segundo a gerente de Apoio às Ações do programa, Virgínia Moura, o Mãe Coruja Pernambucana já está consolidado, principalmente por dispor de estruturas físicas dotadas de equipamentos de ponta, recursos humanos contratados e capacitados. “Acreditamos que um dos grandes avanços foi a criação e a implantação do sistema de informação que está funcionando e facilitando o trabalho de todos os profissionais envolvidos, permitindo um melhor monitoramento e, consequentemente, encaminhamentos em direção à rede de direitos e de cuidado de todas as mulheres e crianças inscritas no programa”. Destacou. 

Acompanhamento - Além da implantação física dos Cantos Mãe Coruja, o programa investe na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios. Dentro das ações desenvolvidas, mantém-se um calendário de capacitações para profissionais de saúde municipais, onde o Mãe Coruja Pernambucana atua nas áreas de: saúde da mulher, parto humanizado, imunização, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional e monitoramento de crianças em risco, entre outros. Há, também, incentivos à investigação dos óbitos materno, fetal e infantil.

SAÚDE: Movimento Outubro Rosa continua na região‏


O OUTUBRO ROSA é mais que um movimento, é um compromisso de cada profissional de saúde e de cada cidadão pela busca da prevenção da saúde da mulher, com foco no Câncer de Mama, e também no do Colo do Útero. É importante que haja sempre a adesão dos órgãos públicos e privados em busca de uma melhor conscientização da população. 

Todos os 21 Municípios da V GERES - Gerência Regional de Saúde, estão realizando um Dia “D”, além das atividades durante todo o mês. No "Dia D", acontecem ações especiais, a exemplo de caminhadas pelas ruas das cidades, palestras sobre a prevenção do câncer, coletas de exames citopatológicos e solicitação de exames de mamografia. 

"As mulheres devem procurar os PSF´s mais próximos e solicitarem os exames. Vamos incentivar que mais mulheres possam buscar a prevenção, para isto, vamos conversar com as mulheres que estão ao nosso redor, no nosso cotidiano" - Explica a Dra. Ricarda Samara, gestora regional de saúde.

A coordenadora da Atenção Básica da V GERES, Janaína Ramos, pede que as comunidades se envolvam no DIA D dos municípios. "Vamos fazer a saúde chegar com alegria e conscientização às pessoas do Agreste". - Finaliza.

Sete de Setembro eliminado. Garanhuns fora da elite por mais um ano

Do Blog do Amigão Tiago Valença


Infelizmente acabou o sonho para setembrinos e ibienses: Na noite desta segunda feira, o Ibis foi derrotado pelo Jaguar pelo placar de 1x0, e com este resultado e a absolvição do Centro Limoeirense no julgamento desta segunda feira, as chances de SETE e IBIS, de subirem a série A1 em 2014 acabaram de vez.

Agora é cumprir a tabela e se preparar bem para 2014. 

Veja abaixo a classificação do grupo D.


GRUPO D:

1) ARARIPINA 14 PTS 4V S6 - 7J - CLASSIFICADO
2) CENTRO LIMOEIRENSE 14 PTS 4V S4 - 7J - CLASSIFICADO
3) VITÓRIA 14 PTS 4V S3 - 8J - CLASSIFICADO
4) JAGUAR 12 PTS 4V S-2 - 8J - CLASSIFICADO
5) ÍBIS 5 PTS 1V S-5 - 8J - ELIMINADO
6) SETE 5 PTS 1V S-6 - 8J - ELIMINADO
.
AGORA COMIGO: Está na hora de se debater com profundidade o futebol profissional em Garanhuns. Enquanto outros municípios do interior do Nordeste estão conseguindo avanços significativos, a exemplo de Salgueiro, Arapiraca e Juazeiro, a nossa cidade que tem um potencial para atrair os olhares esportivos do Brasil, vai enfrentando as dificuldades de sempre.

Além dos três grandes, Pernambuco terá em 2014 o Salgueiro na Série C do nacional e mais duas ou três equipes na Série D, como tivemos este ano.

E como diria Marcos Cardoso, Garanhuns só lembranças.

Precisamos resolver os entraves que impedem o Sete de crescer.

Instituições e população debatem Educação Municipal em Audiência Pública em Garanhuns‏


Um dos melhores momentos criados nos últimos anos para debater a educação pública municipal, foi esta impressão que ficou após a realização da Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Garanhuns, na manhã desta segunda-feira, 14.

O Poder Executivo Municipal aceitou o convite da Câmara e do Movimento #VemPraRua Garanhuns, realizadores da Audiência, e esteve representado por diversos secretários: Janecélia Marins (Educação), Gerlane Melo (Turismo), Epaminondas Borges (Agricultura), Adolfo Lopes (Ouvidoria), Wanderley Lopes (Governo), Glauco Brasileiro (Controladoria), Alfredo Goes (Administração), Alberto Lobo (IPSG), Cirlene Leite (Cultura) e Célia Sobral (Assistência Sobral), além da vice-prefeita Rosa Quidute, que representou o prefeito Izaías Régis.

Várias instituições estiveram presentes, como o Ministério Público, através do Promotor de Justiça Dr. Domingos Sávio, e a Gerência Regional de Educação, com o professor Paulo Manoel Lins.

Associações comunitárias da cidade e rurais, creches, sindicatos, entidades estudantis e outros interessados no debate sobre a educação ajudaram a lotar as dependências do Plenário Álvaro Brasileiro Vilanova.

"Entre exposições de ações das autoridades e cobranças públicas por parte da população, pudemos avançar no sentido do debate democrático, com o Poder Legislativo Municipal mais uma vez cumprindo seu papel" - registrou o presidente da Câmara, Audálio Ramos Filho.

A Audiência Pública teve início com Pedro Henrique, do Movimento #VemPraRua apresentando a pauta do encontro e iniciando uma série de questionamentos, seguido pela voz da plenária, onde várias pessoas puderam expressar suas opiniões e fazer cobranças sobre determinadas situações.

Merenda escolar, creches, educação no campo, infraestrutura das escolas, passe livre e a AESGA-Autarquia Municipal de Ensino Superior, foram os primeiros temas abordados. A questão do PNAE-Programa Nacional de Agricultura familiar e a compra de parte da merenda aos agricultores locais foi tema recorrente, assim como construções de novas escolas em bairros da periferia, distritos e zona rural, além de quadras para atividades esportivas e sociais.

Transporte Escolar, Investimentos em informática, segurança dos estudantes, municipalização do ensino fundamental, etc, também foram temas abordados.

A sistemática desta Audiência Pública mudou em relação às anteriores, oferecendo a participação popular antes da fala das autoridades.

A secretária de educação de Garanhuns, Janecélia Marins, fez uma ampla apresentação das ações da secretaria, além de responder questionamentos vindos da plenária. Antes dela, o gestor regional da GRE-AM, Paulo Manoel Lins, já havia se pronunciado.

Os vereadores participaram ativamente dos debates, estando presentes: Audálio Ramos Filho, Sílvio Sabino, Gil PM, Sivaldo Albino, Gersinho Filho, Alcindo Correia, Paulo Leal, Zaqueu Lins e Nelma Carvalho, que sendo a presidente da Comissão de Educação da Câmara, fez uma explanação sobre o assunto.

Os sindicatos também se pronunciaram através dos professores Augusto Souto (Sintepe) e Adilson Araújo (Sinsemug) e Linduardo Leite do Conselho Municipal de Educação.

Ao final, o promotor Domingos Sávio também destacou a importância da Audiência Pública, e reafirmou que estará participando das ações que visem a melhoria dos serviços públicos no município.

Um relatório será elaborado com as sugestões levantadas para que haja acompanhamento futuro. A próxima Audiência Pública debaterá o Meio Ambiente, e também contará com a co-realização do Movimento #VemPraRua Garanhuns."

AESGA terá datashow em todas as salas de aula



Atendendo a uma solicitação dos seus docentes, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA iniciou, na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, a instalação dos suportes e dos data shows que serão afixados em todas as salas de aula da Instituição.

De acordo com a presidente da AESGA, professora Giane Lira, a ação tem como meta aperfeiçoar as condições de trabalho dos professores. “Acreditamos que oferecer uma estrutura adequada ao professor, é uma forma de incentivar e valorizar o seu trabalho”, destacou a Gestora.

Ao todo, 40 projetores estão sendo implantados. Giane Lira acrescenta ainda que, até o final do semestre, todos os quadros serão trocados por telas de projeção, deixando as salas ainda mais equipadas, viabilizando desta maneira, ao corpo docente e discente da AESGA uma melhor qualidade de ensino.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.