quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Educação técnica cresce 200% em Pernambuco nos últimos sete anos‏



Entre 2007 e outubro de 2013, período da gestão Eduardo Campos, o número de escolas técnicas (ETEs) saltou de seis para 20, o que representa um crescimento superior a 200%. Até 2014, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, pretende atingir a marca de 40 escolas técnicas entregues à população da Região Metropolitana do Recife ao Sertão, oferecendo 33 cursos. Os municípios de Camaragibe, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito serão as próximos a terem unidades inauguradas. A estas, somam-se as de São Lourenço da Mata, Arcoverde, Buíque, São Bento do Una e Recife, que já tiveram as ordens de serviços para o início das obras assinadas. Cada ETE tem capacidade para receber 1,2 mil alunos.

Desde 2007, Pernambuco investiu na estruturação da rede de educação técnica e tecnológica profissional nas diversas regiões de desenvolvimento, adequando-a às vocações e às necessidades locais e regionais, com mapeamento da mão de obra demandada e atendimento através de formação profissionalizante. Dentro da política de ampliação de vagas no ensino técnico, com foco na interiorização das unidades escolares, este ano a rede de escolas técnicas registrou 13.609 matrículas, número 1.014% superior ao ano de 2006, quando houve apenas 1.341 matrículas, na modalidade presencial. No ensino técnico a distância, são quase 8 mil matrículas.

As vinte escolas técnicas já em funcionamento estão beneficiando mais de 15 mil estudantes, nas modalidades presencial e a distância. Sendo 13,6 mil alunos frequentando regularmente as salas de aula. As últimas inaugurações ocorreram em Bezerros e Lajedo, no Agreste, e em Araripina e Carnaíba, no Sertão. Apenas a unidade de Bezerros possui 12 mil metros quadrados, dos quais seis mil são de área construída. Os investimentos foram de R$ 8,2 milhões. Com a iniciativa, além de Bezerros, serão beneficiados estudantes de 12 municípios vizinhos, entre eles Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória de Goitá, Gravatá, Pombos, Sairé, São Joaquim do Monte e Vitória de Santo Antão. 

De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Dantas, Pernambuco vive um momento econômico diferenciado, estando na era do desenvolvimento e, por isso, é necessário qualificar os jovens para o mercado que se abre na capital e no interior. “Com isso, os jovens poderão usufruir das oportunidades geradas pelo bom momento que o Estado atravessa, sendo importante registrar que nossas escolas técnicas oferecem cursos técnicos respeitando os arranjos produtivos das regiões em que estão inseridas, proporcionando aos moradores dessas localidades a oportunidade de permanecer em seu município e se especializar naquilo que já faz parte da sua vocação econômica”, destacou.

Infraestrutura – As ETEs são projetadas com dois pavimentos, abrigando 12 salas de aula, seis laboratórios – informática, língua estrangeira, química, física, biologia e matemática –, além de outros dois laboratórios para cursos técnicos, auditório, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cantina e área de convivência.

Embora sejam construídas apenas em cidades com mais de 40 mil habitantes, as escolas técnicas estaduais atendem os municípios vizinhos, gerando uma rede de conhecimento técnico que beneficia inúmeros municípios em todas as regiões de desenvolvimento do Estado. Entre os principais cursos ofertados estão: biblioteca, logística, serviços de restaurante e bar, recursos humanos, administração, informática e segurança do trabalho, apenas na modalidade a distância.

CDL JOVEM de Garanhuns empossa Priscila Belens como presidente e nova diretoria



A CDL Garanhuns está mais uma vez investindo para formar uma liderança jovem que poderá ser uma alavanca para o futuro do nosso desenvolvimento, para isso está dando continuidade para as atividades da CDL Jovem em Garanhuns.

A CDL Jovem é um espaço para se desenvolver jovens com vontade de empreender, aumentando seu espírito de liderança fortalecendo a sua vida profissional. Como órgão complementar, promove fórum de discussões, integrando ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões regulares, palestras, seminários e eventos que visem o melhor para Garanhuns.

A visão empreendedora, a ousadia, a vontade de aprender e atuar coletivamente são características dos jovens que estão participando dessa nova gestão, visando o fortalecimento do Movimento Lojista e do desenvolvimento econômico de nosso município.

Com a CDL Jovem, a Câmara de Dirigentes Lojistas fica ainda mais forte e preparada para os desafios que o futuro lhe reserva.

QUEM PODE SE ASSOCIAR?
Os interessados em participar da CDL Jovem devem atender aos seguintes pré-requisitos:
• Ser sócio, sucessor na empresa ou profissional liberal;
• Ter entre 18 anos e 36 anos (limite de permanência 40 anos);
• Ter conduta social ilibada e idoneidade;
• Respeitar os direitos e deveres de cada associado, bem como os procedimentos da organização;
• Ter a vontade de aprender e de poder criar mudanças.

Além das reuniões, seminários e workshops, a CDL Jovem promove projetos de responsabilidade social e ambiental, que beneficiam tanto o grupo, pelo aprendizado, quanto à comunidade. 

Nesta quinta, 17, haverá uma posse solene, e a sociedade está sendo convidada. 

UPE Garanhuns recebe Reitoria Itinerante nesta sexta-feira

O Reitor da UPE-Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando Calado, estará em Garanhuns nesta sexta-feira, 18, às 14h, com alguns dos pró-reitores e outros dirigentes da instituição pública de ensino superior do estado, com o projeto Reitoria Itinerante, 

O encontro faz parte de um cronograma de visitas às unidades da UPE em todo o estado, debatendo o tema: QUALIDADE ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE. A Reitoria Itinerante repete neste segundo semestre as visitas feitas com sucesso na primeira metade do ano.

O Objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para, na avaliação nacional de 2016, a UPE reafirmar-se como universidade. Para este momento, estão sendo convidados: Diretores e Vice-Diretores; Coordenadores de Curso de Graduação e Programas de Pós-Graduação; Membros de Plenos de Curso/Programas; Membros de Núcleos de Docentes de Cursos - NDEs e Corpo Docente interessado na melhoria da qualidade na UPE.


Garanhuns é selecionado para o II Fórum Mundial do Desenvolvimento Econômico Local



A Rede de Agentes de Desenvolvimento, vinculada à Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), escolheu 30 municípios de Pernambuco para participarem do II Fórum Mundial do Desenvolvimento Local e do Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento. Garanhuns está entre os selecionados e participará do momento, que será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro em Foz do Iguaçu (PR).

O fórum serve para a troca de experiências, exploração de estratégias e debates de maneira global sobre desenvolvimento sustentável. Entre os critérios estabelecidos pelo Sebrae para os municípios participarem do evento, estão: a implementação da Lei Geral Municipal conforme o Sistema de Monitoramento de Implementação da Lei Geral (SMILG); a indicação formal para atuação como agente de desenvolvimento constatado no referido sistema, além de ter o curso básico de formação dos agentes com o certificado constando no SMILG.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Geandré Nogueira, a conquista faz parte de um processo planejado com sucesso. “Inicialmente, realizamos capacitação de nossos servidores e formalizamos os cadastros de fornecedores do município. Com isso, fomos aprovados e enviaremos uma representante para estar lá no estado do Paraná”, comenta, entusiasmado.

Mais conquistas – O poder de compra do Governo Municipal cresceu no ranking estadual. Em agosto deste ano, após a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o uso do poder de compra era 1,93. Agora no mês de outubro chegou aos 7,01. Um indicador positivo que mostra que a capacidade em adquirir bens e serviços melhorou de forma significativa.

Ainda a partir deste semestre, a meta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é melhorar a participação das micro e pequenas empresas nas licitações vinculadas ao Governo Municipal. “Percebemos um crescente interesse dos empresários locais em concorrer nos processos licitatórios, o que comprova ainda mais que a busca pela formalização é contínua”, finaliza Geandré.

Audálio Filho já fala sobre candidatura a deputado estadual

Sempre muito educado e recatado, o vereador Audálio Filho, presidente da Câmara Municipal, está cada vez mais acelerando os passos em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. Tido como um dos prováveis escolhidos pelo prefeito Izaías Régis, ao lado de Silvino (ou Aurora) e Romário Dias, o vereador já fala abertamente da possibilidade.

Audálio tem ouvido algumas pessoas que estão pedindo que ele torne suas pretensões mais conhecidas, para que as pessoas possam saber, fortalecendo seu nome dentro do processo. Uma pessoa ouvida disse que o prefeito e o senador Armando Monteiro podem escolher baseado em pesquisas, e para isto é interessante que Audálio Filho se apresente bem. "Alguns apoios precisam ser fechados agora, uma busca por espaço. E se ficar esperando muito, pode encontrar as pessoas já compromissadas com outras candidaturas" - revelou nossa fonte.

De fato, a campanha não é só Garanhuns, e os candidatos precisam conseguir apoios fora, que dêem votos necessários a se pensar em uma vitória na eleição.

Conta a favor do vereador o fato de ter um perfil dentro do que deseja o eleitorado de nossa cidade, segundo pesquisas não divulgadas. Uma renovação com gente de Garanhuns.

Mas não será fácil, além da entrada de uma centena de candidatos sem serviços prestados no município que acabam levando votos importantes, ainda tem o custo da campanha, apoios de líderes comunitários e a decisão do prefeito Izaías Régis, que tem a opção de ter dois candidatos dentro do grupo.

Sociedade e governo discutem a educação em Pernambuco


Representantes da sociedade civil, sindicatos, movimentos sociais e líderes governamentais estão reunidos por três dias (14 a 16/10) no Centro de Convenções, para sugerir e debater propostas em prol do desenvolvimento educacional do estado. Este é o objetivo da II Conferência Estadual de Educação (Conepe), que traz como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Durante a abertura oficial do evento, na noite da segunda-feira (14), a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, da Secretaria de Educação do Estado, Ana Selva, destacou a importância do momento para o diálogo entre as várias esferas ligadas à educação. “A Conepe é o espaço propício para o debate sobre políticas educacionais comportando grupos que já vieram das conferências municipais e que trazem suas experiências. É com grande satisfação que o governo do estado assume o compromisso de se fazer presente, sempre visando avanços para a educação”, declarou Ana. 

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Márcia Ângela Aguiar, também ressaltou a contribuição das 35 representações de entidades educacionais e movimentos sociais. “Este momento representa mais um passo na luta por uma educação democrática que abranja todos os brasileiros. É a oportunidade da sociedade intervir nas decisões para educação no estado”.

Vereador pede reordenamento de estacionamento em via do centro de Garanhuns‏

Devido a problemas tipo engarrafamento, morosidade e riscos para usuários que trafegam na Rua Melo Peixoto, no centro de Garanhuns, o vereador Severino Sabino Filho (Silvio), apresentou requerimento pedindo a AMTT-Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, que realize o reordenamento do estacionamento da referida artéria, para o lado esquerdo da mesma.

Atendido o pleito de Silvio Sabino, vai facilitar a vida das pessoas que utilizam a citada rua como local de trabalho, de compras e até como via de deslocamento para importantes bairros da periferia da cidade, inclusive o tráfego de saída de Garanhuns no sentido Brejão, Correntes, Bom Conselho e Alagoas.

Outro problema que deve ser resolvido, o mais urgente possível, refere-se ao estacionamento de veículos pesados para cargas e descargas, o que complica ainda mais o trânsito no local. Por sua importância e urgência, o requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Sivaldo Albino faz transição para Eduardo Campos

O vereador Sivaldo Albino, provável candidato a deputado estadual pelo PPS, fez uma defesa na tribuna da Câmara Municipal dos investimentos do governo do estado em Garanhuns, chegando a dizer que foi o maior da história. Relatou pelo menos seis grandes intervenções que mudaram a cidade, entre elas a Barragem do Cajueiro, a retirada do presídio, o Expresso Cidadão, a duplicação da BR, entre outras.

O panorama eleitoral está ajustando os quadros, e um deles é justamente a posição de Sivaldo, que estando na oposição ao governo municipal de Izaías Régis, que é soldado na campanha de Armando e Dilma, buscasse o caminho contrário no palanque adversário, mesmo sendo aquele que durante anos esteve como opositor, devido estar alinhado a Jarbas Vasconcelos, Sérgio Guerra e Raul Jungmann, que também fizeram a travessia.

O PSB não tem ainda um nome local para a disputa para deputado, embora tenha a inserção de Sandoval Cadengue, e Eudson Catão, que também se movimenta fazendo contatos, podendo entrar na disputa. Porém, em uma região em que a maioria é trabalhista, pode ser que o Palácio continua dando indícios de aprovar a movimentação do vereador garanhuense.

O resultado da enquete para presidente


Depois de meses sem uma enquete no blog, resolvemos voltar a fazer, acatando pedido de alguns leitores. Mas o resultado mostra que estávamos certos em não realizar. Mesmo sabendo que aumentam os acessos, pois cada voto é no mínimo um novo, o resultado acaba sendo manipulado por algum interessado em burlar a verdade.

Colocamos a enquete para presidente e fomos monitorando. Aos 50 votos, tínhamos 46% para Eduardo, 40% para Dilma, 8% para Aécio, e 6% para Outros/Nulos/Brancos. Acredito que este é um resultado mais próximo da realidade, tanto é que se repetia aos 140 votos, com Eduardo repetindo seus 46%, Dilma com queda para 32%, mas sem crescimento dos adversários, pois Aécio tinha somente 9%. A opção outros é que chegou a 11%, mostrando que os e-leitores que não acessam constantemente o blog não têm a mesma convicção de quem vem com mais regularidade.

Aos 200 votos a relação ainda era muito dentro destes números. Eduardo caiu um pouco para 44%, Dilma permaneceu com 32%, Aécio subiu mais um ponto chegando a 10%, e O/N/B chegou aos 13%.

Acredito que ainda na margem realística. Caso fosse feita uma pesquisa em Garanhuns, ficaria em torno disso aí, com diferenças na margem de erro. Penso assim.

Mas aí começamos a ver a tentativa de manipular. Os votos de Aécio passaram a chamar a atenção, subiram numa escala percentual não compatível com o que víamos até então. 

Imaginem se a enquete fosse sobre uma disputa mais local. Portanto, perde a credibilidade, não pelo blog, mas por correligionários de um ou de outro que buscam manipular uma simples enquete. Falsear um resultado para passar uma impressão positiva a seu favor.

Chegamos ao final com o resultado absurdo de Aécio Neves vencer a disputa com 32% dos 745 votos. Caso continuasse, o mineiro vencia a eleição no primeiro turno. Eduardo fechou com 30% e Dilma com 27%, enquanto com O/N/B terminou com 10%.

Querem um resultado mais próximo da realidade? Fiquem com as parciais. E quem for de Aécio que achar ruim, aceito a aposta com qualquer um.

TURISMO: Cristo do Magano em Garanhuns deve ser revitalizado‏

O vereador Claudio Taveira apresentou requerimento no mês de Junho de 2013 em sessão Plenária na Câmara Municipal de Garanhuns, solicitando ao Chefe do Poder Executivo a elaboração de um projeto para revitalização do Alto do Magano. O parlamentar sugere também que o projeto seja enviado ao Ministério do Turismo e Governo do Estado, visando a liberação de recursos.

¨Temos hoje no Alto do Magano o espetáculo teatral Jesus Alegria dos Homens que marca a Semana Santa em Garanhuns, e no mês de Julho é um dos polos do Festival de Inverno. "Queremos transformar o Alto do Magano e valorizar a comunidade local, implantando atrativos (polo de artesanato, restaurante, etc...), assim os turistas poderão além de visitar o local, fazer compras e desfrutar do nosso cardápio regional durante todo o ano" - ressalta Claudio Taveira.

O Alto do Magano conta com o Cristo mais alto do Brasil em altitude, com altura de 1.030 metros em relação ao nível do mar, no extremo Oeste. É um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Garanhuns, com a construção do Mirante do Cristo Redentor em 1957, podemos admirar a mais bela paisagem natural e cultural do Planalto da Borborema.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.