domingo, 20 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA: V GERES e Polícia Rodoviária Federal na prevenção ao Câncer de Mama




A delegacia da Polícia Rodoviária Federal, às margens da BR-423, em Garanhuns, sob orientação do Inspetor Aldo Lourenço, recebeu a equipe da V GERES - Gerência Regional de Saúde, na última sexta-feira, 18, para um trabalho sócio-educativo de conscientização à prevenção ao Câncer da Mama, e do Colo do Útero, dentro da programação do Movimento Outubro Rosa.

Automóveis, caminhonetes e até ônibus foram convidados a participar da iniciativa, que contou com distribuição de panfletos e colocação de adesivos.

"Aparentemente simples, este trabalho tem forte impacto regional, pois estes veículos estão se deslocando para diversos outros municípios, inclusive fora da nossa região. A gestora, Dra. Ricarda Samara, pretende levar a campanha além do mês de outubro, pela grande relevância e participação das comunidades." - Pontuou Fátima Godoy, coordenadora de planejamento da V GERES.

"Durante a campanha, sentimos o quanto as pessoas querem participar. É bom para todos. Pediam material para distribuir, lacinhos (cor de rosa da campanha) e não tivemos nenhuma recusa em colocar os adesivos." - finalizou Eliane Silva, também da V GERES.

OUTUBRO ROSA: Colégio Sta. Joana D'Arc também debate prevenção







Em um evento bastante prestigiado por todos que fazem o Colégio Santa Joana D'Arc, a campanha OUTUBRO ROSA debateu com convidados, alunos, professores e demais funcionários a prevenção  ao câncer do colo de útero e de mama.

Os alunos assistiram palestras com a Drª Irene Leal, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e também a presença de Edite Lessa (voluntária da rede) e a jornalista Waldéria Santana.

Acontece nesta segunda-feira IX Forum de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres

Caruaru sediará amanhã, segunda-feira, 21.10, o IX Fórum de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres da RMR, e municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O evento será realizada a partir das 9 horas no Museu do Barro, Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga. 

O evento contará com a participação da Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque , do Prefeito do município anfitrião, José Queiroz, entre outras autoridades. O tema central do evento será Gênero e Cultura, com a realização de várias palestras sobre o tema. 

Serviço:
IX Fórum de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres da RMR, e municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina

Data - segunda-feira (21.10).
Horário - das 9h às 17h.
Local: Museu do Barro
Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga
Caruaru/PE

Vereador Paulo Leal requer segunda equipe de Conselho Tutelar em Garanhuns‏

O Vereador Paulo Leal (PSB), através do Requerimento nº 107/13, apresentado na Reunião Ordinária realizada em 28 de fevereiro, solicitou ao Governo Municipal a implantação de mais uma equipe do Conselho Tutelar, considerando que a única equipe existente, apesar do bom trabalho que presta, precisa ser ampliada para poder melhor atender toda demanda existente no município.

De acordo com o vereador Paulo Leal, o município possui um Conselho Tutelar, que funciona com apenas uma equipe com cinco integrantes, número insuficiente para atender toda a população de Garanhuns, a qual está estimada, conforme Censo do IBGE em 2010, em 129.392 habitantes, sendo 115.344 na zona urbana e 14.048 na zona rural. Desse total, mais de 35%, 46.376, é composta por crianças e adolescentes.

“Considerando a extensão territorial, o crescimento populacional e a complexidade dos problemas sociais do município, entendemos ser extremamente necessário que o Governo Municipal atenda esse pleito e implante em nossa Garanhuns mais uma equipe para o Conselho Tutelar”, justifica Paulo Leal.

EXPRESSO CIDADÃO: Saiba quais unidades fecham no Dia do Comerciário em Pernambuco

A Secretaria de Administração de Pernambuco informa que na próxima segunda-feira (21), feriado do Dia do Comerciário, não haverá expediente nas unidades do Expresso Cidadão de Caruaru, Petrolina e Pina (Shopping RioMar). 

Nas demais (Cordeiro, Afogados, Garanhuns, Olinda e Boa Vista), as atividades acontecerão normalmente.

Audiência Pública debate LOA e PPA na Câmara de Garanhuns‏


O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Audálio Ramos Filho, está convidando toda a comunidade garanhuense para debater os Projetos de Lei da LOA/2014 e do PPA 2014/17, que acontecerá na próxima segunda-feira, 21, às 09h30min, no plenário da Casa Raimundo de Morais.

"Trata-se de um dos momentos mais importantes da legislatura, pois vamos debater o orçamento e investimentos municipais para a administração pública. Por isto é imprescindível a participação popular" - comenta Audálio Ramos Filho.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. A Constituição determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano (também chamado sessão legislativa).

O PPA - Plano Plurianual é um plano de médio prazo, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidos pelo Municipal ao longo de um período de quatro anos. É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação. Tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Também prevê a atuação do Governo, durante o período mencionado, em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo.

Semana Integrada da AESGA contará com lançamento de livro de Manoel Neto Teixeira

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA promoverá entre os dias 23 a 25 de outubro, mais uma edição da Semana Integrada. A ação irá viabilizar diversas atividades, direcionadas aos estudantes da Autarquia, bem como de outras Instituições de Ensino.

Na abertura do Evento, que será realizada no dia 23 de outubro às 19 horas, nas dependências do Centro Cultural, o professor, jornalista e advogado Manoel Neto Teixeira lançará o livro: Iniciação à Sociologia Jurídica (didático).

Na mesma oportunidade os integrantes do Coral de Libras “Mãos que encantam” realizarão uma apresentação. Em seguida o advogado Dr. Clávio Valença Filho fará uma palestra abordando o tema: “Acesso à jurisdição e a Arbitragem”.

UPE traz Reitoria Itinerante para Garanhuns


Cumprindo um cronograma de visitas a todas as unidades da Universidade de Pernambuco, o Magnífico Reitor, Carlos Fernando Calado, esteve nesta sexta-feira com o vice-reitor, Rivaldo Mendes e pró-reitores, a exemplo de Isabel Avelar do ProGrad e Pedro Henrique Falcão, da Administração.

A equipe da reitoria foi recebida pelo gestor do MultiCampi Garanhuns, Prof. Clóvis Gomes, e em uma reunião com coordenadores de curso e professores da Universidade, diversos assuntos da instituição foram debatidos, aproximando a administração da UPE da base, com a construção de debate sistemático, com produção de sugestões a partir da reflexão da instituição.

Nova cara no jornalismo da Rádio Marano

A partir desta segunda-feira, 21, a Rádio Marano FM estreia um novo programa jornalístico, é o FALANDO COM O AGRESTE, com produção do publicitário Marcelo Jorge e participação do jornalista Carlos Eugênio. O FCA vai ao ar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

Com mais este programa para trabalhar a notícia na emissora, algumas mudanças serão feitas, e uma delas é a saída da grade do Jornal Marano. O programa Manhã Total, com Marcos Cardoso, iniciará às 7h da matina. Entretanto, Luciano André continua responsável pelas matérias e sonoras, e vai participar de um bate-papo diário com Marcos Cardoso sobre as notícias mais importantes do dia, em um formato mais leve que a apresentação do jornal.

A nova concepção deve trazer mais interatividade à emissora, pois deve-se priorizar as participações ao vivo, no lugar das sonoras feitas fora do estúdio. Aliás, esta nova cara também é extensiva ao programa de Marcelo Jorge, que deve girar todo o Agreste com participações de radialistas e blogueiros.

Aninha Marques fica na equipe técnica do FCA e às 13h volta com seu excelente repertório.

BLOG DO RONALDO CESAR - DESTAQUES - 14 A 20 DE OUTUBRO



Audiência Pública debate LOA e PPA na Câmara de Garanhuns‏

ENADE 2012 APONTA: Curso de Psicologia da UPE Garanhuns é o melhor de Pernambuco

Pedro Falcão receberá título de Cidadão de Salgueiro

FOTO HISTÓRICA: Dominguinhos com os pais, a primeira esposa e os sogros

AESGA realiza edição 2013 da Semana Integrada

Audálio Filho já fala sobre candidatura a deputado estadual

Em 1971, Garanhuns teve a Miss Pernambuco participando do Miss Brasil

Educação técnica cresce 200% em Pernambuco nos últimos sete anos‏

Garanhuns terá Festival Internacional MESTRE DOMINGUINHOS

Sivaldo Albino faz transição para Eduardo Campos

DILMA LIDERA PESQUISAS, MAS POPULARIDADE NÃO AUMENTA. - Por Maurício Costa Romão

MPC: Feijoada em Garanhuns é temperada com Cidadania

DESCOBERTAS HISTÓRICAS: Documento de Alfredo Leite Cavalcanti esclarece polêmica em Garanhuns

DESCOBERTAS HISTÓRICAS: Pesquisadores encontram documentos que comprovam Data Magna de Garanhuns

Vem aí o Festival de Bateria de Garanhuns‏

João Paulo à disposição do PT para disputar o governo do estado

Instituições e população debatem Educação Municipal em Audiência Pública em Garanhuns‏

Armando Monteiro diz que Programa Pacto Pela Vida deve se tornar política de governo

Livros de Içami Tiba em Garanhuns

Enfim, Rua da APAE está sendo pavimentada

Hospital Regional Dom Moura passa por melhorias no refeitório‏

Garanhuns é selecionado para o II Fórum Mundial do Desenvolvimento Econômico Local

Docentes da AESGA participaram do ENANGRAD 2013‏

DIA DO MÉDICO: Mensagem do blog

CDL JOVEM de Garanhuns empossa Priscila Belens como presidente e nova diretoria

Sociedade e governo discutem a educação em Pernambuco

TURISMO: Cristo do Magano em Garanhuns deve ser revitalizado‏

PROGRAMA RÁDIO NA ESCOLA: A História de Garanhuns

MENSAGEM DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO - Cordel do professor!

CRIANÇA BRINCANDO E APRENDENDO FEITO CRIANÇA No Colégio Sta. Joana D'Arc

Garanhuns terá stand em Shopping de Natal-RN

Sete de Setembro eliminado. Garanhuns fora da elite por mais um ano

SAÚDE: Movimento Outubro Rosa continua na região‏

UPE GARANHUNS: Estudantes da Escola de Aplicação se envolvem com arte educação circense‏

COORDENADORIA DA MULHER PROMOVE RODA DE CONVERSAS NA AESGA

Campanha de igreja leva grande doação para abrigo de velhinhas em Garanhuns

SAIBA MAIS: Mãe Coruja Pernambucana é referência internacional na redução da mortalidade materno-infantil‏

AESGA terá datashow em todas as salas de aula

Eduardo Campos: Não haverá impunidade nas investigações do assassinato do promotor de Itaíba

ARTIGO: Falta de segurança em Garanhuns. De quem é a culpa? - Por José Maria Braz

Grande evento reúne blogueiros do estado em Garanhuns

CLIMA DE GUERRA? Tendências do PT ligadas a Humberto e João Paulo entregam cargos no estado e prefeitura do Recife

CONFIRA O PERÍODO ANTERIOR
DESTAQUES DA SEMANA NO BLOG DO RONALDO CESAR - 06 A 13 DE OUTUBRO DE 2013

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.