sábado, 9 de novembro de 2013

GARANHUNS: Com a Câmara Municipal lotada, Mulheres debatem participação no Legislativo


Secretária da Mulher de Pernambuco fala na Câmara Municipal de Garanhuns

A Secretaria da Mulher de Pernambuco, por meio da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, fez do legislativo municipal, na noite dessa quinta-feira (07), a casa de mulheres e homens interessados em aprender mais, sobre conquistas políticas, ocupações de espaço mercadológico, mudança no cenário social, comprometimento com as causas femininas, construção de uma nova identidade cultural, e de uma sociedade mais justa e igualitária. O feito se deu com a realização do “Mulheres no Legislativo”, um movimento que apresenta as mulheres frente às políticas públicas de sua localidade, sendo elas mesmas, as responsáveis pela efetivação dessas políticas.

Várias autoridades e personalidades prestigiaram o evento, que contou com apresentações culturais e abordagens inerentes às conquistas femininas no legislativo, bem como em outras áreas sociais. As três representantes femininas do Legislativo de Garanhuns participaram do momento com depoimentos. A vereadora Carla Patrícia Gomes, de apenas 22 anos de idade, declarou que seu interesse pela política, iniciou desde cedo, influenciada pelo pai, que já atuava neste meio. Ao se lançar candidata ao cargo público, ela disse sofrer críticas, por ser jovem e mulher, mas não desistiu. Aceitou o desafio imposto pela função, passou a investir no aprendizado, e, aos poucos, vem desenvolvendo a legislatura. “Mulheres, acordem! Vocês já fazem política em casa com seus filhos”. “Não tenham medo. É só errando que se aprende. Não esqueçam que o amor e o querer, impulsionam a gente em tudo”, incentivou a jovem vereadora.

Na ocasião, outra mulher frente à política municipal, também relatou experiências. A vereadora Luzia Cordeiro disse que sua luta política começou antes de integrar o Legislativo. Dona Luzia da Saúde, como é conhecida, relatou que há 20 anos desenvolve um trabalho social voltado às mulheres, por meio da Associação de Mulheres de Garanhuns – AMUG, localizada no bairro de Manoel Chéu. A vereadora destacou ainda que além da área social, sua atuação já contemplou outras áreas como saúde e esportes. Após elencar seus feitos, Luzia enfatizou a importância das recentes conquistas como a Delegacia da Mulher, e Coordenadoria da Mulher, para Garanhuns.

O evento também contou com as declarações da vereadora Nelma Carvalho, ao relatar que a mulher tem marcado as últimas décadas, e se mostrado forte o bastante para atuar na política. Em suas observações, ela afirmou que o mundo passa por transformações, e, que por isto, precisa de mudanças imediatas. Nelma afirmou que as áreas econômicas e sociais, têm sido as de maior destaque feminino na atualidade. A vereadora provocou o público presente quando enfatizou: “Precisamos de mais vereadoras para representar a população”. Ao concluir sua fala a vereadora advertiu a todas, ao afirmar que diploma não trai, e não bate.

MIN: Primeira reunião da Rota do Cordeiro discutirá inovações tecnológicas



A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional participa, entre os dias 11 e 14 de novembro, da primeira Reunião Geral da Rota do Cordeiro, em Fortaleza (CE). A ação ocorre paralela ao ‘VIII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA)’, que irá debater os impactos das inovações tecnológicas geradas a partir de pesquisas agropecuárias no Nordeste brasileiro. 

“A Rota do Cordeiro é uma das iniciativas mais desenvolvidas dentro do projeto Rotas da Integração Nacional, o que torna o momento propício para trabalharmos temas referentes às inovações tecnológicas”, garante o gestor do projeto no ministério, Vitarque Coêlho. 

Ex-prefeito de Angelim defende candidatura de Eudson Catão a deputado

Recebemos o depoimento abaixo, assinado pelo ex-prefeito de Angelim, Samuel Salgado, endereçado ao ex-prefeito de Palmeirina e ex-presidente da CODEAM, pré-candidato a deputado estadual, Eudson Catão, em que tece comentários sobre a legitimidade da postulação do amigo. Samuel e Eudson foram contemporâneos enquanto prefeitos, e recentemente estiveram em audiência com o Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, onde aconteceu o registro por esta foto. Transcrevemos o e-mail.

Samuel Salgado com seu grupo, acompanham Eudson Catão em visita a Tadeu Alencar


Amigo Eudson,

Fico à vontade para tecer um breve comentário sobre sua família e você. Afinal, meu pai sempre teve um relacionamento muito forte com seu avô e seus pais (Marili e Severino). 

Tive o privilégio de ser Prefeito de Angelim no mesmo período em que seu pai foi Prefeito de Palmeirina (1983 – 1988). Meu relacionamento pessoal e político com Severino sempre foi de muita afinidade. Depois, fui Prefeito mais duas vezes. No meu último mandato, você foi Prefeito de Palmeirina e Presidente da CODEAM. Fomos juntos muitas vezes às Secretarias Estaduais e aos Ministérios em Brasília. Nestes momentos presenciei sua capacidade de luta em busca de ajudar todos os municípios do nosso Agreste e também de outras regiões do Estado. Você é um grande e incansável batalhador. 

Portanto, espero que a região reconheça seu trabalho e faça de você nosso Deputado Estadual. Competência e determinação são marcas de sua pessoa. 

Pra frente bravo companheiro!!!

Samuel Salgado.

Justiça Federal de Garanhuns realiza novo leilão de móveis, imóveis e automóveis. Estádio do Sete está à venda

Recebemos da Instituição que realiza o leilão à pedido da Justiça Federal, a seguinte Nota para publicação.

Garanhuns, 09 de novembro de 2013 - A Justiça Federal de Garanhuns realiza leilão presencial e eletrônico no dia 20 de novembro de 2013, às 10:00 horas, no Hotel Garanhuns Palace e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site: www.leiloesjudiciais.com.br

No evento, como destaque serão leiloados Estádio de futebol com diversas benfeitorias na Avenida Ebenezer Furtado Gueiros em Garanhuns, avaliado em R$ 16 milhões e poderá ser parcelado ou arrematado pela metade deste valor. 

Além disso, imóveis urbanos e rurais em Garanhuns, Iati, Paranatama, Tacaimbó, veículos, máquinas, equipamentos e outros bens fazem parte do pregão, todos os bens com ótimos preços, alguns poderão ser parcelados, consulte-nos. 

Os interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ou então pelo 0800-707-9272.

LIDERANÇAS DE GARANHUNS E REGIÃO PRESTIGIAM EVENTO DE GEOVANI OLIVEIRA E MARINALDO ROSENDO




Com o restaurante Chez Pascal completamente lotado, a dupla formada pelo ex-prefeito de Itaquitinga, o garanhuense Geovani Oliveira e o atual prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, ambos do PSB, foi apresentada a políticos e lideranças de todo o Agreste Meridional. É que ambos têm pretensões futuras, de em 2014, postular vagas na ALEPE e na Câmara Federal, respectivamente. 

O evento ocorrido na noite desta sexta-feira, dia 9, denominado de Encontro de Lideranças do Agreste, reuniu entre outras personalidades, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o Deputado Guilherme Uchoa (PDT) e os ex-prefeitos Luiz Carlos de Oliveira (Garanhuns) e Audálio Ferreira (Bom Conselho), além de vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e candidatos a Prefeito de diversas cidades do Agreste Meridional que não obtiveram êxito nas últimas eleições municipais. Um grande número de líderes comunitários de Garanhuns e dos municípios de Lajedo, Iati, Paranatama, Jupi, Calçado, Capoeiras, Palmeirina, Bom Conselho, São Bento do Una e Correntes também foi registrado. 

“Estamos apresentando nossos amigos para que possam se aprofundar nas discursões, visando desenvolver Garanhuns e o Agreste. Um, Geovane, filho de Garanhuns, e o outro, Marinaldo, um empresário bem sucedido e que já investe em nossa cidade há 14 anos, gerando mais de 250 empregos diretos. Acredito que eles podem contribuir muito com Garanhuns e com o Agreste”, registrou o ex-prefeito Luiz Carlos durante o seu breve discurso. 

“Temos que incentivar o surgimento de novas lideranças. O Governador Eduardo Campos esta distribuindo pelo estado de Pernambuco alguns grupos políticos para agregar pessoas de bem, que tenham compromisso com o crescimento de Pernambuco. E nos estamos com pessoas como Geovani e como o prefeito de Timbaúba, Marinaldo, para levar a mensagem do PSB. Marinaldo é um empresário que já pensou em Garanhuns quando instalou aqui uma de suas empresas, gerando emprego e renda para a Cidade. Trata-se de uma pessoa que tem o que dizer, que quer o bem de Garanhuns e que quer fazer o Agreste crescer”, pontuou o presidente da ALEPE, o deputado Estadual Guilherme Uchoa.

Registrando que Garanhuns e a Região precisam de um maior desenvolvimento, Geovani Oliveira ressaltou em seu discurso que tem esse compromisso e que vai buscar concretizá-lo. “Nós propomos, antes de tudo, a abertura de uma grande discussão: de um programa diferenciado, de um projeto que no tempo adequado será debatido, sempre levando em consideração a forma democrática de ouvir as pessoas (...); vamos nos concentrar no futuro, para construir aquilo que é necessário, para o bem de Garanhuns e de todo Pernambuco”, chamou a atenção, Geovani Oliveira, que é garanhuense nato, estudou no Colégio Estadual e no Diocesano, foi líder estudantil, governou Itaquitinga (de 2008 a 2012) e trabalha para se viabilizar pré-candidato a deputado Estadual pelo PSB. 

Já o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, que foi reeleito no ano passado com mais de 95% dos votos válidos no Município da Mata Norte, fez questão de ressaltar ser um aliado do Governador Eduardo Campos. Marinaldo também revelou que pretende deixar o Governo de Timbaúba no próximo dia 31 de dezembro e se dedicar a novos projetos, dentre eles uma possível candidatura a deputado Federal. “O nosso projeto futuro vai caber ao nosso Governador Eduardo Campos, que é meu amigo, independente de política. Se tudo der certo, tenho um grande projeto em nível de Pernambuco. Não adianta chegarmos a Garanhuns e não fazer a cidade crescer no ritmo que o Estado cresce. E o nosso pensamento é fazer um planejamento de crescimento para as cidades que estarão dando apoio a esse Projeto”, enfatizou Marinaldo, que é um dos proprietários da Schincariol e mantém cerca de 250 empregos diretos na unidade da empresa em Garanhuns.

Da assessoria do evento

FOTOS: Governador Eduardo Campos acerta parcerias com grandes empresas inglesas‏

Soluções em tecnologia e inovação para setores estratégicos foram a pauta da missão pernambucana na Europa nesta sexta-feira (08/11). O governador Eduardo Campos visitou a sede de grandes empresas inglesas com o objetivo firmar parcerias e atrair investimentos para o Estado nas áreas da saúde e mobilidade. A primeira parada foi na GlaxoSmithKline (GSK), multinacional do setor fármaco e potencial parceira do Lafepe no desenvolvimento de novos medicamentos. Na sequência, a comitiva pernambucana visitou a sede da Ultra Global, a fim de conferir soluções em mobilidade, e seguiu para um encontro com a diretoria da McLaren Electronic Systems, empresa de soluções em tecnologia e escuderia de Fórmula 1.

O governador conheceu as instalações da McLaren e enalteceu a empresa por seu desenvolvimento de tecnologia aplicada à medicina. "A McLaren é reconhecida pela sua excelência no desenvolvimento tecnológico para carros de Fórmula 1, mas muito do que é desenvolvido por ela hoje é aplicado à medicina e salva vidas. Esperamos que esta visita sirva para aproximar Pernambuco destas novas soluções", afirmou o governador, lembrando que a empresa já participa de um grande empreendimento em Pernambuco, anunciado esta semana, que prevê a construção de uma Cidade Inteligente na área estratégica do Porto de Suape. Um negócio de U$ 3 bilhões, no qual a McLaren participa com soluções em mobilidade.

"Há 25 anos, decidimos ampliar nossas atividades para soluções em tecnologia, além do desenvolvimento de automóveis esportivos e de Fórmula 1. Hoje, oferecemos soluções em diversas áreas e é um prazer para nós podermos apresentar nossa cultura tecnológica para Pernambuco, onde já iniciamos uma primeira parceria", pontou o presidente da McLaren, Martin Whitmarsh, que reuniu-se com o governador.

A comitiva pernambucana foi recebida também pela diretoria da GSK e conheceu as experiências já em curso pela empresa no Brasil. Além das oportunidades de negócios, também foram abordadas na conversa as pesquisas no Norte e Nordeste do País. "Queremos convidar a GSK a conhecer a realidade do nosso semiárido e a pesquisar nossa caatinga. Trata-se de um bioma pouco estudado até hoje e que certamente guarda grande potencial. Para uma empresa que se notabiliza pelo pioneirismo, esta é uma oportunidade de levar inovação a uma região muito frágil do ponto de vista social", pontuou o governador, ressaltando que o maior interesse do Estado reside na transferência de tecnologia.

O presidente da empresa, Andrew Ritchie, revelou que Pernambuco "é um dos lugares onde a GSK deve investir". "Buscamos não apenas o lucro, mas também cultivar valores. Acredito que este seja um ponto de encontro entre nós e o Governo de Pernambuco”, disse Ritchie.

ULTRA-GLOBAL - Durante almoço na sede da Ultra Global, em Heathrow, maior aeroporto de Londres, a comitiva do Estado conheceu experiências em mobilidade para médias e pequenas distâncias, interessantes para aplicação em grandes centros urbanos.

Fotos: Marcelo Lyra/Divulgação

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.