CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

UNOPAR

UNOPAR
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

domingo, 10 de novembro de 2013

GABARITO DO VESTIBULAR SERIADO DA UPE


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o gabarito do vestibular seriado do terceiro ano. As provas do primeiro dia de Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 foram aplicadas na manhã deste domingo (09) e os feras enfrentaram testes de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira e filosofia, além de escreverem uma redação. Na segunda (10), os candidatos passam por biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

Para conferir o gabarito, clique aqui.


MENOS IMPOSTOS: Prefeitura de Lagoa do Ouro beneficia motoristas do Transporte Alternativo‏

A Prefeitura Municipal de Lagoa do Ouro enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores, reduzindo a incidência dos impostos para quem trabalha com transporte alternativo, passando agora a serem taxados com a menor alíquota da região.

Esta redução dos impostos era um pleito antigo da categoria, inclusive houve reunião dos motoristas recentemente onde externaram mais uma vez o pedido ao Governo Municipal.

O Projeto de Lei que beneficia o transporte alternativo foi aprovado com sete votos favoráveis e somente dois contrários, dos vereadores da oposição, Marquinhos Cavalcante e Luciano Torres.

Agora, a matéria retorna à Prefeitura para a sanção do prefeito Marquidoves Vieira, que já antecipou sua aprovação.

Emprego em Garanhuns



Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais, clicando nos ícones abaixo.

Armando atribui avanços na Mata Norte ao ex-presidente Lula

Da Assessoria do Senador Armando Monteiro

A presença do senador Armando Monteiro na Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (09), mobilizou lideranças de mais de 30 municípios da região, incluindo representantes da Mata Sul e Agreste Setentrional, segundo a assessoria do senador.

Armando cumpriu uma agenda extensa durante todo o dia, que se encerrou com um encontro que reuniu mais de 500 pessoas em Carpina. Antes disto, esteve nos municípios de Timbaúba, Aliança e Nazaré da Mata, onde conciliou reuniões de trabalho para ouvir as lideranças locais sobre demandas e projetos, concedeu entrevistas a rádios e blogs da região, e esteve em contato direto com a população.

Em todos os municípios, e nas mensagens que chegavam às rádios, Armando era questionado sobre a conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. A todos, respondeu que encontrou Lula animado e disposto a participar do processo eleitoral de 2014 em Pernambuco.

O senador lembrou que as conquistas obtidas nos últimos anos em Pernambuco se devem ao forte apoio dos governos Lula e Dilma, valorizado pelo desempenho do governador Eduardo Campos. Ele citou projetos como a refinaria, o estaleiro, as três unidades petroquímicas, além do pólo farmacoquímico e a instalação da fábrica da FIAT, em Goiana, na Mata Norte. “O que permitiu a vinda da FIAT foi uma decisão do presidente Lula, quando criou o regime automotivo do Nordeste, com um conjunto de incentivos fiscais que foram decisivos”, destacou.

SERTÃO: Universidade de Pernambuco leva Reitoria Itinerante a todas as unidades do estado

UPE Campus Salgueiro recebe Reitoria Itinerante
Visita da Reitoria ao laboratório do curso de Medicina em Serra Talhada
Estudantes em Arcoverde recebem o projeto Reitoria Itinerante

Recebemos o convite da Universidade de Pernambuco para acompanhar o projeto Reitoria Itinerante, nas unidades do sertão do estado, ao lado do próprio reitor, Prof. Carlos Fernando Calado, e praticamente todos os Pró-Reitores, a exemplo de Pedro Henrique Falcão, da Administração, de onde partiu o convite.

O projeto Reitoria Itinerante visita todas as unidades da Universidade de Pernambuco, da região metropolitana ao Sertão do São Francisco, a cada semestre, e tem se mostrado um grande acerto da gestão do atual reitor, pela aproximação com professores, coordenadores, gestores e, principalmente, os estudantes, que têm um acesso direto à administração da instituição.

Com a interiorização da Universidade de Pernambuco, que nos últimos anos se instalou em vários municípios e pólos regionais, este contato ganhou nova projeção. Agora, a UPE conta com cursos em Salgueiro, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, além das unidades como Nazaré, Garanhuns e Petrolina, que receberam investimentos e novos cursos. A Reitoria Itinerante se tornou um obrigatório momento de ouvir as bases, as pessoas que fazem o cotidiano, com tantas realidades e anseios distintos.

Esta semana, Prof. Carlos Calado agendou a visita às unidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. Além de Pedro Falcão, que representou também a PROPLAN (Planejamento), estavam a Pró-Reitora Isabel Avelar (PROGRAD), Profª Arine Lyra, representando a ProEC (Extensão e Cultura), profª Teresa (Pós-Graduação e Pesquisa) e Nathália, da assessoria de imprensa da universidade.

Os Campus de Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde estão sendo geridos a partir do MultiCampi Garanhuns, por isto, participaram das visitas o diretor, prof. Clovis Gomes Jr, o vice Prof. Fábio Rocha Formiga e o coordenador de graduação, Dr. Henrique Carneiro.

Nos encontros, os avanços do ensino superior no interior do estado foram mostrados com a intensidade de quem está participando do processo, com a alegria de fazer parte, de iniciar uma conquista, mas mostrando também a preocupação e urgência de alguns investimentos, em sua maioria infraestruturais. Vimos também, latente, o pedido pela abertura do concurso público para professor.

Com a Reitoria Itinerante, a equipe busca as respostas com os atores dos acontecimentos. Um exemplo foi em Salgueiro, onde há o curso de Administração e a inclusão do curso de Logística a partir de 2014. O acesso ao campus, a iluminação e a segurança foram os problemas mais citados. O campus fica a pouco menos de um quilômetro, no entanto não há o asfalto nem iluminação até o local, que funciona à noite, além disso, como fica afastado da cidade, há a preocupação com a segurança dos estudantes. O acesso, já no trevo com a BR-232, é muito perigoso por conta do tráfego, e não conta com sinalização.

Em cada unidade, os pró-reitores fazem suas considerações, colocando os serviços à disposição da Comunidade Acadêmica. A reitoria faz esclarecimentos e busca soluções  que atendam às reivindicações.

Em Serra Talhada, onde foi inaugurado o Curso de Medicina, estudantes e professores mostraram a necessidade do planejamento, tanto didaticamente quando no aspecto estrutural. O prédio ainda vai ser construído com recursos do estado, mas a necessidade de garantir o próximo semestre com novos professores é urgente. Por isto, o tema concurso público foi tão recorrente, pois é um problema que afeta vários cursos e unidades da UPE.

Em todos os encontros ficou constatado que o projeto Reitoria Itinerante, além de levar informações acadêmicas necessárias aos participantes, como cursos, programas, convênios e questões administrativas, transforma-se também em um fórum, um momento de interatividade, onde todos são partícipes, com os mesmos objetivos e troca de experiências. O reitor conversa diretamente com as pessoas que têm demandas à Universidade, e juntos buscam encontrar soluções.

Conversando com Pedro Falcão, que foi um dos responsáveis por esta interiorização, quando estava à frente da UPE Garanhuns, e que teve seu primeiro contato como Pró-Reitor com as unidades, sobre o projeto Reitoria Itinerante, ele afirma que não seria possível a gestão complexa de uma universidade que de fato se torna do estado à medida que avança ao interior, se ela não estiver presente, ouvindo as pessoas que fazem a instituição no cotidiano. Como disse o próprio Reitor Carlos Calado: “É para esta ponta, para os que fazem os cursos, os estudantes, que funciona toda a universidade.”

A UPE conta com quase 40 mil estudantes em todos os cursos oferecidos. Realidades tão diferentes quanto o clima. Depois de dois dias de sol latente em Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde (além de Petrolina), retornamos ao clima serrano de Garanhuns, sabendo que os estudantes, professores e coordenadores da UPE Sertão, querem as melhores condições para que a Universidade de Pernambuco continue avançando.


Cidades de Pernambuco concedem título de cidadão a Fernando Bezerra Coelho


Depois de cidades do Sertão como Salgueiro e mais próximas à capital, como Vitória do Santo Antão, agora é Caruaru quem concede o título a Fernando Bezerra Coelho, provável candidato do PSB de Eduardo Campos a sua sucessão.

Ex-ministro da Integração Nacional, FBC, torna-se, nesta segunda-feira (11), cidadão caruaruense. O título aprovado no mês passado pela Câmara de Vereadores será entregue, a partir das 20h, em sessão solene no Fórum Municipal Juiz Demóstenes Batista Veras.

O projeto de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB) justificou a homenagem devido à atuação política de FBC em favor do desenvolvimento da Capital do Agreste. Entre as iniciativas mais recentes para beneficiar Caruaru, Fernando Bezerra, ainda como ministro, assinou convênio no valor de R$ 31 milhões para a pavimentação de vias de acesso à zona rural do município.

Por falar nisso, em visita ao Agreste Central de Pernambuco, Fernando Bezerra, reuniu-se, na manhã da sexta-feira (08), com o prefeito Joãozinho Tenório, de São Joaquim do Monte, visitou obras e conversou com os prefeitos Tio Correia (Belém de Maria) e Thiago Nunes (Agrestina) para discutir ações de estímulo ao desenvolvimento da região como as obras da ferrovia Transnordestina.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.