GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

UNOPAR GARANHUNS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Eleição do PT estadual vai para o segundo turno. Candidato de Humberto perde.


Para muita gente uma surpresa, mas não foi. Teresa Leitão, deputada e militante histórica do PT, venceu o PED estadual, mas a disputa vai ao segundo turno. A diferença para o segundo colocado, o advogado Bruno Ribeiro foi de apenas 58 votos, insuficientes para garantir a vitória já agora. O professor Edmilson Menezes teve 305. Teresa contou com 9.964 votos e Bruno com 9.906. A segunda peleja acontece dia 24.

Bruno Ribeiro, apoiado pelo senador Humberto Costa e pela maior corrente interna do PT, a CNB, aparecia como favorito, pelo apoios de lideranças como o senador e o ex-prefeito de Recife, João Paulo. No entanto, os rachas internos do PT, desde a campanha pífia para a prefeitura da capital, levaram nomes como a própria Teresa, Fernando Ferro, João da Costa e Oscar Barreto a buscarem uma alternativa que descentralizasse o poder, principalmente das decisões do senador Humberto Costa. Assim, a campanha ao PED provocaram um debate pela redemocratização interna e o retorno às bases. Deu certo. Bruno Ribeiro venceu no interior, onde Humberto tem mais influência nos diretórios municipais, mas Teresa tirou a diferença e virou o jogo na região metropolitana, principalmente no Recife.

Agora vem uma nova rodada de votos, e pode ser que isto motive ainda mais os filiados, que já foram em número de 20 mil neste primeiro turno.

Os dois lados falam em diálogo e democracia. De fato, o processo eleitoral foi mais tranquilo e isto mostra que o PT pode se reconstruir a partir de um processo democrático interno a partir da nova gestão. Inclusive os dois lados já deram declarações de buscar a unidade possível dentro do partido e chegaram, tanto João Paulo e Humberto, por um lado, quanto Teresa, João da Costa e Ferro, de outro, a defender a candidatura própria para governador.

Até o senador Armando Monteiro já trabalha com a hipótese de dois palanques para Dilma em Pernambuco, como estamos afirmando há mais de quinze dias.

Se o PT estadual de fato quer buscar a união, poderia conciliar com Teresa na presidência e Bruno na vice, em busca de reaproximações e fechamento de feridas. Podem ser de alas diversas, mas o partido é o mesmo.Pois mesmo havendo segundo turno, é claro que o grupo da CNB sai enfraquecido do processo eleitoral interno.

MINISTÉRIO PÚBLICO: Agreste agora tem Pacto pela Segurança Pública


Promotores de Justiça, prefeitos e secretários municipais de 13 cidades do Agreste participaram de uma reunião promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para apresentação do programa Pacto dos Municípios pela Segurança Pública. O encontro foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Garanhuns, no último dia 7, e reuniu 24 promotores. 

Ao detalhar cada um dos dez eixos de atuação que integram o Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, o promotor de Justiça Paulo Augusto Freitas enfatizou que “violência não se combate com repressão e sim com medidas preventivas, que fortalecem a cidadania. E é justamente isso o que devemos fazer – gestores públicos e sociedade – porque segurança pública não é uma questão de responsabilidade única do Executivo estadual e sim de todos nós”.

Para saber mais sobre o assunto: DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Amigos parabenizam Maria Almeida

Não somos de citar aniversários aqui no blog, mas vamos abrir uma exceção, uma doce exceção.. 

O dia hoje é de uma mulher inteligente, guerreira, que administra um colégio que cresce a cada ano, adorado por alunos, pais e pela comunidade. 

Uma gestora que faz de cada funcionário um colaborador motivado. 

Uma mulher que valoriza a família e faz de sua vida uma missão cidadã focada na obra de Deus. 

O dia hoje é da professora Maria Almeida Rocha, que Deus a conserve com saúde para comemorar tantos outros aniversários. 

Maria é uma pessoa de muitas amizades e que usa sua influência sempre em favor das pessoas que precisam. Sem a necessidade de expor seu trabalho solidário.

Um belo exemplo.

SENAC abre cursos gratuitos em Garanhuns, Lagoa dos Gatos e Passira

Estão abertas as inscrições até amanhã (13) para cursos gratuitos do Senac nos municípios de Garanhuns, Lagoa dos Gatos e Passira. São 281 vagas em cursos de garçom, atendente de lanchonete, costureiro, inglês básico, espanhol básico, manicure e pedicure, auxiliar administrativo etc. As vagas estão sendo ofertadas via Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições são exclusivamente pela internet, no site da instituição www.pe.senac.br/psgnet/.

Para participar, os interessados devem atender a pré-requisitos como ser aluno matriculado ou egresso da educação básica, ter renda familiar de até dois salários mínimos federais e ser trabalhadores empregados ou não, além de atenderem aos requisitos do curso escolhido.

Cada candidato deve escolher apenas um curso e se inscrever somente uma vez. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição e enquanto houver disponibilidade. O resultado será anunciado no dia 14/11 no site do Senac. Outras informações pelo telefone 0800 081 1688.

GARANHUNS: Está em construção a Unidade de Saúde Tripla da Cohab 2


Através de requerimento na Casa Legislativa de Garanhuns, o vereador Gil PM (PRB) solicitou ao Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a implantação de uma Unidade de Saúde Tripla, no bairro Francisco Figueira (COHAB 2).

O vereador Gil PM está acompanhando de perto a obra, que já está sendo executada. O parlamentar ressalta que cerca de três mil famílias serão contempladas com os serviços de pré-natal, planejamento familiar, atendimento de puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil), atendimento a pacientes com hipertensão e diabetes, vacinação, visitas domiciliares, realização de citologia, entre outros.

O posto que é uma unidade tripla será dotado de consultórios odontológicos, salas de esterilização, consultórios clínicos, sendo dois com banheiros internos, auditório, recepção com sala de espera, salas de vacina, de procedimentos, de curativos e de utilidades, sala de expurgo e lavagem, de esterilização, sala de administração, gerência e um total de seis banheiros.

Torcedor do Sete de Setembro quer salvar estádio Gigante do Agreste


Tempo bom do alviverde garanhuense com o estádio cheio
Olá Ronaldo!

Recentemente vi no seu blog uma notícia sobre um leilão do estádio do Sete. Como torcedor do Sete e apaixonado por Garanhuns, acho que seria uma grande perde se alguém comprasse o estádio, principalmente se o comprador resolver demolir o estádio e fazer outra coisa lá.

Por isso pensei em uma forma de resolver o problema, e o único jeito é pagar a dívida de 13 mil reais. Por isso criei uma campanha para arrecadar fundos, e caso o valor ultrapasse a meta, o dinheiro será revestido para instituições de caridade. Para garantir a segurança do dinheiro, a dívida será paga sobre minha supervisão, para que não venhamos a simplesmente entregar o dinheiro aos dirigentes do Sete.

Peço sua ajuda para divulgar a campanha e atingirmos a meta:


Atenciosamente,
Luciano Junior - Editor Garanhuns Eventos
.
AGORA COMIGO: Caro Luciano, se de fato o estádio do Sete de Setembro vai a leilão (por R$ 8 milhões) por conta de uma dívida de "apenas" R$ 13 mil, acredito que algumas lideranças políticas e empresários poderiam e deveriam se mobilizar. 

O que não pode é esta falta de informação e mobilização sob o risco iminente do nosso alviverde perder seu maior patrimônio.

Turismo de Garanhuns apresenta projeto do NATAL LUZ a empresários na CDL



O Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura apresenta hoje na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) o Projeto do Natal Luz de Garanhuns. A apresentação que está prevista para começar às 19h30 terá como público alvo os comerciantes e empresários associados à CDL, que é parceira na realização.

Durante a apresentação a Secretária de Turismo, Gerlane Melo, irá enfocar o conceito que será dado ao evento este ano, apresentar a decoração escolhida, bem como as atrações musicais que vão compor a programação. “A nossa intenção é apresentar todo o projeto a estes empresários parceiros e pedir o envolvimento deles para a criação deste clima natalino. É importante que as lojas entrem no contexto do evento, criando belas decorações em vitrines, fazendo com que quem ande pelas ruas possa sentir-se envolvido por esse evento.” 

A previsão é que a decoração seja inaugurada na primeira quinzena de dezembro.

SECOM GARANHUNS
.
AGORA COMIGO: Imagino que a cidade vai ficar muito bonita, mas estou achando o tempo exíguo. O projeto ainda vai ser apresentado hoje aos empresários. Precisaria envolver também outras instituições, inclusive a imprensa. 

Também o agendamento para inaugurar a decoração na primeira quinzena. Ou seja, até o dia 15 de dezembro. Fica muito em cima do Natal para criar o clima e gerar uma visitação.

Em Gramado, que tem o original do Natal Luz, as festas de natal já começaram. Claro que não temos a mesma estrutura nem programação, mas poderíamos adiantar a decoração. Já que não dá pra novembro, que a inauguração acontecesse tradicionalmente no dia 1º de dezembro, para a chegada do último mês do ano com a cidade encantada!

É claro que o Natal é uma festa religiosa Cristã, e este é o essencial, mas é também a data mais importante para movimentar o comércio e outros setores de nossa economia.

Soubemos que a secretária de turismo, Gerlane Melo, está trabalhando bastante para que fique tudo nos trinques!

ARTIGO: Pernambuco nunca ganhou tanto na irrigação - Por Fernando Bezerra Coelho



Muito tem se falado sobre uma possível mudança no projeto do Canal do Sertão e em perdas nas ações de irrigação em Pernambuco. Trata-se de uma visão errada e incompleta sobre o tema. Nos últimos anos, apenas no período em que estive a frente do Ministério da Integração Nacional, deixamos garantido no âmbito do programa Mais Irrigação a implantação de 100.000 novos hectares destinados à agricultura irrigada em Pernambuco. O número significa mais de duas vezes o total de projetos públicos de irrigação disponíveis no Estado, que somam atualmente cerca de 45.000 hectares.

Para atingirmos este número, garantimos a contratação das obras do Canal do Sertão Pernambucano, Ramal de Entremontes, Pontal e a Revitalização do Ibimirim-Moxotó, bem como a contratação dos estudos e projetos técnicos de Serra Negra e Terra Nova. São ações que priorizam novas áreas irrigadas no interior de Pernambuco, trazendo mais oportunidades de negócios, trabalho e renda para a nosso população.

Importante, antes de mais nada, explicar que a partir da década de 90 a Codevasf avaliou a viabilidade da irrigação de áreas localizadas na região Oeste do estado de Pernambuco, por meio do Canal do Sertão Pernambucano, que conduziria a água captada no reservatório da barragem de Sobradinho para atendimento de 112 mil hectares de terras irrigáveis, localizadas nos municípios de Petrolina (20.959 ha), Dormentes (7.987 ha), Santa Cruz (11.354 ha), Parnamirim (12.059 ha), Ouricuri (26.380 ha), Araripina (1.200 ha), Trindade (18.000 ha), Santa Filomena (1.400 ha), Bodocó (8.988 ha), Exu (1.500 ha), Granito (1.500 ha), Morelândia (107 ha) e Ipubi (500 ha).

Para o atendimento de todas estas áreas, o Canal teria uma extensão de 578 km, com recalque de até 123 metros de altura geométrica, através de quatro estações de bombeamento e vazão projetada de 139,5 m3/s.

Estudos de viabilidade técnica, contudo, apontaram a inviabilidade econômica para atendimento das áreas irrigáveis localizadas a partir do denominado 3º Patamar do Projeto, no município de Parnamirim, com extensão do Canal acima de 100 km e a necessidade da terceira e quarta estação de bombeamento. O atendimento dessas áreas incrementaria o custo de implantação da infraestrutura em 50%, em relação a apenas as áreas localizadas no primeiro e segunda patamar, além da elevada demanda de energia elétrica necessária para o bombeamento da água, que oneraria de sobremaneira o custo operacional e, consequentemente, elevaria o valor da tarifa de água a ser paga pelos produtores.

Em 2005, o Governo Federal iniciou a implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que também possibilita o atendimento de área irrigáveis na região Oeste do estado de Pernambuco, através do denominado Ramal de Entremontes, sendo algumas destas áreas as mesmas previstas anteriormente para serem atendidas pelo Canal do Sertão Pernambucano. Nessa época, os estudos recomendaram a redução da vazão projetada para 71 m3/s. E, baseado nesta recomendação, foi feita a alteração. 

Foi também projetado o Sistema Adutor Terra Nova, com captação direta no rio São Francisco e que atenderia áreas irrigáveis nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Terra Nova. Por outro lado, a viabilização do Projeto de Integração do São Francisco envolveu a adequação da disponibilidade de outorga de recursos hídricos para o Estado.

Em função da ocorrência de áreas com possibilidade de atendimento por diferentes sistemas adutores, em 2005 a Codevasf elaborou o Estudo de Alternativas para Integração dos Projetos de Infraestrutura Hídrica para o Oeste Pernambucano, para conciliação dos três sistemas adutores mencionados, maximizando o efeito sinérgico e a integração entre estes, de modo a aproveitar de forma eficiente as terras irrigáveis disponíveis.

O Estudo analisou, de forma integrada e abrangente, todas as variáveis e propostas existentes para o Sertão Pernambucano em termos de obras de infraestrutura hídrica. A alternativa selecionada representa o melhor arranjo para racionalizar e otimizar os diversos atendimentos vislumbrados dentro de uma proposta consistente de desenvolvimento sustentável à região. Essa alternativa foi validada pelas entidades diretamente envolvidas no processo de planejamento: Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Governo do Estado de Pernambuco.

O Estudo de Alternativas definiu como de maior viabilidade técnica e econômica a seguinte conformação: as áreas irrigáveis Pontal Sobradinho e Santa Cruz permaneceriam atendidos pelo Canal do Sertão Pernambucano, assim como a área Casa Nova, no município de mesmo nome do estado da Bahia, identificada posteriormente; as áreas de Parnamirim e Exu/Granito – com atendimento anteriormente previsto pelo Canal do Sertão – passariam a ser atendidas pelo Ramal de Entremontes, que atenderia também a área Urimamã – com atendimento anteriormente previsto pelo Projeto Terra Nova – e a área Chapada de Arapuá, além de áreas a jusante dos açudes Chapéu, Cachimbo e Entremontes e, ainda, no riacho Terra Nova; e o Projeto Terra Nova atenderia apenas as áreas Barra Bonita, Brejo de Santa Maria e ao longo do riacho Garças, a jusante do açude Saco II.

Adicionalmente, o Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco viabilizará a implantação do Perímetro irrigado Serra Negra, no município de Floresta e a reabilitação do Perímetro Moxotó, nos municípios de Ibimirim e Inajá.

Trata-se de uma reorganização de diversas áreas irrigáveis no Sertão pernambucano, por distintos sistemas adutores, com recursos garantidos pelo programa Mais Irrigação do Governo Federal. Desta vez, em conformidade com o estabelecido por estudos de viabilidade técnica e econômica.

Não obstante, em função da implantação dos novos sistemas adutores, não se pode descartar o eventual surgimento de novas áreas suscetíveis ao aproveitamento hidroagrícola no interior do Estado. A exemplo de áreas ainda não estudadas ou que, apesar de estudos preliminares, ainda não foram objeto de estudos mais aprofundados, a exemplo dos municípios de Bodocó, Ouricuri, Trindade, Moreilândia e Araripina, os quais, poderão ser atendidos pelos perímetros derivados do Ramal de Entremontes.

O Complexo Hidroagrícola do Sertão Pernambucano beneficiará 92 mil hectares distribuídos em 12 municípios, estendendo o benefício do desenvolvimento da agricultura irrigada em uma maior abrangência territorial do estado e em melhores condições de viabilidade econômica. Na prática, teremos o Canal do Sertão Pernambucano atendendo aos municípios de Petrolina (20.959 ha), Dormentes (7.987 ha) e Santa Cruz (9.354 ha); o Ramal Entremontes beneficiando Parnamirim (6.058 ha), Exu (1.553 ha), Granito (1.553 ha), Terra Nova (996 ha) e Santa Maria da Boa Vista (9.816 ha); o Sistema Terra Nova ajudando novamente Santa Maria da Boa Vista (com mais 9.816 ha) e Lagoa Grande (3.500 ha); e o Eixo Leste do Projeto São Francisco irrigando Floresta (12.000 ha), Ibimirim (6.876 ha) e Inajá (1.720 ha).

Está prevista para os dias 21 e 22 deste mês visita da Presidenta Dilma Rousseff às obras da Transposição do Rio São Francisco. A ocasião merece ser aproveitada para cobrar o lançamento do edital das obras do Ramal de Entremontes, com investimento previsto na ordem de R$ 1 bilhão, assegurado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Portanto, em face de adequações técnicas necessárias decorrentes de estudos e projetos técnicos detalhados e atualizados, assim como das contrapartidas ao Estado de Pernambuco por causa do Projeto São Francisco, afirma mais uma vez que o interior do Estado será priorizado com novas áreas irrigadas, trazendo novas oportunidades de negócios, trabalho e renda para a população.

É preciso deixar as rixas políticas de lado e a volta à baila de debates já superados para buscar a unidade em prol do desenvolvimento do interior do Estado para a concretização desses projetos.

*Fernando Bezerra Coelho é ex-ministro da Integração Nacional do Governo Federal

Creches de Garanhuns recebem novos móveis e equipamentos da prefeitura



Três creches conveniadas ao Governo Municipal de Garanhuns foram contempladas com kits compostos por material eletroeletrônico, eletrodomésticos, mobiliário e brinquedo, num total de 81 equipamentos para melhor atendimento e desenvolvimento estudantil de quase 300 crianças que integram estas unidades filantrópicas localizadas nos bairros de Manoel Chéu, Magano e Boa Vista.

A ação que beneficiou as Creches Marta de Abreu, Santa Clara e Lar de Nazaré aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Educação, numa iniciativa da Secretaria da Infância e da Juventude, com o Programa de Fomento à Educação Infantil.

O Governo Municipal de Garanhuns mantém estas unidades infantis, disponibilizando merenda escolar, água, gás de cozinha, funcionários e fardamentos para todos - alunos e servidores; num trabalho disciplinado que acontece das 07h30min às 17h20min, de forma integral, de segunda a sexta-feira. As crianças são atendidas em turmas do Maternalzinho, Maternal, Infantil 1, e Infantil 2.

Na Creche Marta de Abreu, que diferentemente das outras é dotada de berçário, crianças foram acomodadas em novos berços, um refeitório infantil já se encontra no espaço e um armário está sendo utilizado. Alguns colchonetes começaram a ser utilizados e algumas estantes foram montadas para o armazenamento de fraldas, bem como para a sala de leitura dos alunos.

Na cozinha, um liquidificador industrial está sendo utilizado para o preparo da alimentação. Gangorras, giradouro e velocípedes estão sendo testados pelos pequenos que ainda irão desfrutar de casinhas, piscina de bolas e escorrego para completar a festa.

A instituição ainda irá adaptar aos espaços do prédio a TV Led, os aparelhos de som e DVD, o freezer, forno e fogão industrial, purificador de água, mesas de suporte para filtros, carrinhos de bebê e máquina de lavar. A Creche Marta de Abreu atende crianças a partir do 6 meses de idade e atualmente recebe crianças do Manoel Chéu dando suporte a outros da Boa Vista, do Magano, e do Aloízio Pinto.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.