quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Representante da Unicef afirma que Pernambuco avançou mais do que o país no combate à mortalidade infantil‏

Antonella Scolamiero


A representante do Unicef para o Brasil, Antonella Scolamiero, disse que o estado de Pernambuco teve uma taxa de redução de mortalidade infantil maior do que o do Brasil, nas duas últimas décadas.

“A redução da taxa de mortalidade na infância no Brasil foi de 77%, passando de 62 mortes a cada mil nascidos vivos para 14 óbitos por cada mil nascidos vivos; o Nordeste foi a região com o maior percentual de queda: 77,5%; e no estado de Pernambuco o índice caiu 81% - foi o quarto estado com redução mais significativa entre todos os estados brasileiros”.

Antonella Scolamiero citou esses números durante a solenidade de lançamento da quarta edição do Selo Unicef Município Aprovado, realizado na última quinta-feira (14/11), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A fonte, explicou, é o “Relatório de Progresso 2013 Sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada”, estudo elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Banco Mundial, com a colaboração do governo brasileiro e divulgado no dia anterior.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios que melhor desenvolvem políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em sua última edição dedicada ao semiárido brasileiro (onde vivem 13 milhões de crianças e adolescentes, destes 3 milhões são pernambucanos), Pernambuco teve 31 municípios premiados. E esses municípios premiados deram grande contribuição à queda da mortalidade infantil.

“A redução do indicador de mortalidade infantil entre os municípios reconhecidos foi de 22%, enquanto nas demais cidades do Brasil foi de apenas 12,5%”, explicou a representante da Unicef que, por três ocasiões, interrompeu o seu próprio discurso e pediu ao público aplausos para Pernambuco que, como disse, “vem fazendo um trabalho exemplar”. Antonella Scolamiero citou como “decisivo para que Pernambuco alcance seus objetivos” o Programa Mãe Coruja, uma política pública de Estado que visa assegurar o direito ao nascimento e desenvolvimento da criança.

Entre as conquistas importantes do estado de Pernambuco nos últimos anos, a representante do Unicef destacou também o programa “Toda Escola com Água de Qualidade, Cozinha e Banheiro”; a redução dos índices de crianças desnutridas, que entre os municípios que conquistaram o Selo foi de 55%; e a redução da taxa de abandono no ensino fundamental, de 53%.

NOVEMBRO: Academia de Educação realiza novo Curso de Elaboração de Projetos


A Academia de Educação para o Desenvolvimento, sob a coordenação do Alexandre Marinho, transformou-se no mais importante formador de especialistas em projetos do interior de Pernambuco. Várias instituições, públicas e privadas, têm utilizado seus serviços.

Agora, uma nova oportunidade: Curso de Elaboração de Projetos. Além deste, no site da instituição tem várias informações sobre outros cursos.

Para saber mais, acessem: http://www.aedes.org.br/index.php

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
(DE 27 A 29 DE NOVEMBRO, EM GARANHUNS / PE)

Carga Horária: 24 horas/aula (Das 8 às 12h e das 13 às 17h)
Número máximo de participantes por turma: 30 (trinta)

Fones: (87) 3761 1468 
(87) 9945 3056 TIM / (87) 8131 3056 VIVO 
(87) 8827 3056 OI / (87) 9111 8052 CLARO

Santa Cruz é campeão e Sport sobre para a Primeira Divisão


Faltam dois jogos para cada um. O Santa Cruz pega o Sampaio Correia lá e cá. O Sport sai pra pegar o Boa Esporte em Minas e recebe o Paysandu na última rodada. O resultado positivo fará as maiores torcidas de Pernambuco em festa, se bem que o Santa Cruz já conseguiu seu objetivo maior, a ascensão à Série B.

Com duas vitórias, sem depender de outros resultados, o Sport voltará a figurar entre os grandes do país, ocupando um espaço de Pernambuco que o Náutico não soube aproveitar por mais um ano.

O Santa, com dois triunfos comemora o título da Série C, a primeira grande conquista nacional.

Se depender das torcidas, vai dar certo! Embora tenha vencido em nossa enquete a opção que acredita no título do Santa mas não na subida do Sport, com a soma das outras opções, percebe-se que mesmo diante da desconfiança do torcedor, pela irregularidade do time, que alterna bons e maus resultados, há uma esperança da conquista do acesso. 

Quanto a Santa Cruz e Sport?

O Santa é campeão e o Sport permanece. 46 (38%)
O Sport sobe e o Santa é campeão. 40 (33%)
O Sport sobe e o Santa não é campeão. 28 (23%)
Nem o Sport sobe nem o Santa é campeão. 5 (4%)

Na soma, 71% acredita no título tricolor, enquanto que 56% no acesso do Sport. Foram 119 votos.


Reforma administrativa reduzirá folha salarial do Estado em R$ 25 milhões


Com o objetivo de aumentar a eficiência e futura redução de custos, o governador Eduardo Campos anunciou alterações no aparelho de estado. Nesta quarta-feira (20/11), o chefe do Executivo pernambucano enviou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco tratando da reforma administrativa, que visa à redução do número de secretarias em quase 25%, das atuais 28 para 21. O impacto na folha é estimado em R$ 25 milhões a menos. O anúncio foi feito durante solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Com a aprovação do projeto, a partir de janeiro de 2014 as secretarias de Articulação Social e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos se unirão à Secretaria de Governo, que passará a se chamar Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social. A pasta de Esportes será incorporada na Secretaria de Educação, enquanto a Secretaria da Casa Militar e a Assessoria Especial do Governador serão integradas ao Gabinete do Governador. Já as pastas de Transportes e Recursos Hídricos e Energéticos se juntarão, formando a Secretaria de Infraestrutura. Por sua vez, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 funcionará até 31 de julho de 2014.

Para o governador, é preciso readequar a estrutura da máquina de acordo com as exigências de determinados ciclos. "Esse é o organograma mais adequado ao momento que estamos vivendo. Caminhamos para o último ano de governo, e é fundamental que, nesse ciclo de conclusão, a gente possa estruturar o organograma do Estado, por temos cumprido etapas que demandaram a existência de estruturas específicas", ponderou.

NOTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SOBRE A CRISE DO TJPE


O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (Sindjud-PE) vem a público expressar seu descontentamento e preocupação em relação à crise de desempenho do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), conforme dados apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Sindjud-PE consigna total apoio à recente mobilização principiada pela Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), que também conta com a Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE) e com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE). Os números apontam elevadas taxas de congestionamento no âmbito do Poder Judiciário Estadual de Pernambuco, com destaque para a indigesta cifra de penúltimo lugar entre os tribunais de médio porte do País.

Senado deve votar nesta quarta a Lei que Criminaliza a HOMOFOBIA



O texto substitutivo do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que cria mecanismos legais para criminalizar a homofobia no Brasil, deve entrar na pauta de votação do Senado nesta quarta –feira, 20 de novembro. Dentre as modificações, a nova redação perdeu o termo homofobia e apresenta o uso de palavras técnicas para definir todos os tipos de preconceito. Se aprovado, irá alterar a Lei do Racismo, para incluir tais discriminações no conceito legal de racismo, que abrange atualmente a discriminação por cor de pele, etnia, origem nacional ou religião.

A expectativa quanto à votação do Projeto, popularmente conhecido como PL 122, tem gerado reações distintas. Enquanto políticos ligados a grupos religiosos alegam que a aprovação da PL 122 abre precedentes para a proteção ao crime da pedofilia e criminalizam os que são contra a prática homossexual, representantes ligados ao movimento LGBT demonstram otimismo com relação à nova medida. O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno Fonseca, é um deles.

"A expectativa é de que amanhã mesmo ele seja aprovado, pois não há mais tempo hábil para fazer grandes revisões, que se forem feitas não devem demorar mais que uma semana para serem levadas novamente a votação. Também é importante dizer que o senador Paulo Paim (PT-RS) ,que redigiu o texto substitutivo, buscou ouvir todos os segmentos da sociedade e acabou incluindo na PL 122 o combate a todo tipo de preconceito, até para evitar críticas de que a futura lei só buscaria acabar com a discriminação contra o orientação sexual”, afirma Fonseca em entrevista a Adital.

Mesmo com a possível aprovação do Projeto de Lei, ele faz ressalvas. "Não é o PLC ideal para todas as demandas da comunidade LGBT, houve mudanças e um enxugamento do texto original. Não apresenta muitas especificidades, como, por exemplo, a discriminação contra um travesti e contra uma lésbica, que são bem diferentes. Mas é o projeto do possível com o acúmulo de forças que nós temos”, observa.

Após a aprovação no plenário do Senado e nas demais comissões, o PL 122 voltará para a Câmara. Depois desse processo, o presidente da ABGLT já volta os esforços de luta da associação para outras causas, como a luta pelo nome social para os transgêneros e uma lei oficial para o matrimônio de pessoas do mesmo sexo.

fonte: ADITAL


Ônibus da Transtil pega fogo, felizmente ninguém ficou ferido.

Do G1 AL

Só perícia poderá dizer o que causou o incêndio. (Foto: Arquivo pessoal/Lininho Novais)

O ônibus da empresa Transtil seguia de Garanhuns, em Pernambuco, para Maceió, quando nas proximidades de Messias-AL, pegou fogo. Os Bombeiros ainda não sabem o que provocou o incêndio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fogo foi apagado por um carro-pipa de uma usina que passava pelo local.

De acordo com a empresa, não houve feridos. "Um representante da empresa já foi encaminhado para apurar o que houve. Ninguém ficou ferido. O pessoal viu quando o veículo começou a pegar fogo, avisou ao motorista e desceu do veículo", informou, por telefone, o recepcionista da Transtil, Edmilson de Oliveira Silva Bezerra.
Veículo ficou carbonizado após incêndio. (Foto: Arquivo pessoal/Eufraim Munhoz)


AGORA COMIGO: Um susto, certamente, para todos que estavam no ônibus. É claro que a causa ainda será informada, mas já fica o crédito à empresa, genuinamente garanhuense, e que presta um grande serviço regional. E todos sabem a atenção e o cuidado que a Transtil tem com seus ônibus. 

Graças a Deus não tivemos feridos, o que é o mais importante. Quanto aos prejuízos financeiros, é trabalhar para reparar. 
.

Estudantes de Computação da UPE Garanhuns apresentam trabalho em evento internacional‏



Na última quinta-feira (14/11), os alunos Wilk Oliveira e Sebastião Rogério, ambos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, estiveram na capital pernambucana participando do 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e no 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, onde apresentaram os trabalhos realizados em parceria com seu orientador, o professor Clóvis Gomes, diretor do MultiCampi Garanhuns.

O projeto apresentado é fruto de um trabalho de virtualização de jogos tradicionais para uso como recurso de apoio à disciplina de Matemática, iniciados no começo do ano: “Games no ensino da Matemática. Processos de virtualização de Jogos para uso entre estudantes e professores da região Agreste do estado de Pernambuco” e “Uso de Games no ensino da Matemática. Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem”.

"Ficamos realizados por diversos motivos. Enquanto UPE, por contarmos com estudantes que mostram este potencial de desenvolvimento da ciência da computação aplicada ao ensino, e por poder acompanhar o desenvolvimento deste trabalho na minha área, a matemática, como professor orientador" - registra Prof. Clovis Gomes, gestor da UPE Garanhuns.

O 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias aconteceram de 13 a 15 de Novembro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, e contou com participações de estudantes e professores da área de todo o país, e também de outros países.

Os resumos dos trabalhos dos estudantes de Garanhuns já podem ser vistos no livro de resumos do evento, e em breve serão disponibilizadas também as versões completas, através do link:

CONSCIÊNCIA NEGRA e Garanhuns.


"A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo de plástico
Que vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que fez e faz história
Segurando esse país no braço...”
(Seu Jorge e Marcelo Yuca)

A música que abre esta matéria, "A carne”, ilustra bem a luta que, mais de 130 anos após a abolição da escravatura, ainda é travada todos os dias no Brasil pela igualdade étnico-racial. O dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, de Zumbi dos Palmares, de Dandara e de tantos outros negros que fizeram e ainda fazem a história do país, enfatiza a importância dessa luta. É o dia reservado no calendário nacional para homenagear as pessoas que sofreram com a escravidão, levados de suas terras, comercializados como se fossem animais (muitas vezes menos valorizados que animais), torturados, castigados e que fizeram e ainda fazem parte de uma cultura tão rica e diversificada como a do Brasil.

Há muitos anos, os negros conseguiram sua liberdade, ganharam o direito de serem tratados como qualquer outra pessoa. Porém, após serem escravizados durante três quartos da história do Brasil eles herdaram não apenas as condições desiguais de desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, a naturalização do sofrimento, da dor e da morte negra.

De acordo com o criador da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir) de Fortaleza e ativista do movimento, Luiz Bernardo Lamparina, em entrevista a Adital, apesar de ter se passado tanto tempo do fim da escravidão, o preconceito continua incutido na população, resultado de tanto tempo submetidos a esse preconceito. "Ainda hoje é possível escutar quando se procura uma empregada doméstica as pessoas perguntarem, ‘você tem uma neguinha aí para me arranjar?’”

O movimento pela igualdade étnico-racial, no Brasil, está aos poucos galgando seu espaço, com mudanças políticas, como a questão das cotas para universidades e, mais recentemente, para o serviço público. "O espaço universitário era algo longe da realidade dos negros, eles próprios não se sentiam merecedores de estarem ali, pois só havia brancos, e com essa política de cotas raciais é possível um negro entrar na universidade e mudar toda esse estigma”, relata Bernardo.

No entanto, apesar dessa evolução, ainda há muito o que ser feito, já que tudo isso ainda é pouco para uma raça que já ultrapassa mais de 51% da população brasileira. "Somos mais de 51% da população do Brasil, temos que manter o espaço conquistado e partir para outros objetivos, não é possível sermos mais da metade da população e não termos representantes nos governos. Não importa de qual partido, pode ser do PT, PSDB, PC do B etc., o que importa é que eles trabalhem pelos direitos dos negros”.

http://site.adital.com.br/site/index.php?lang=PT

AGORA COMIGO: Pela sua história libertária, quando abrigou os negros fugados dos quilombos, que aqui encontraram liberdade, campos férteis e água límpida para criar seus filhos, Garanhuns merecia uma melhor elaboração de festividade e debate desta data.

Uma cidade que mistura as raças, com os negros, índios e sangue de bandeirantes, poderia utilizar melhor sua história a bem do social, da memória e da cultura.

Um grande festival de cultura negra teria mais a ver com Garanhuns que Jovem Guarda. Né não?? Imaginem aqui Seu Jorge, Gilberto Gil, Djavan, entre outros.. Debates sobre a história e projetos sociais que causassem uma vida melhor e inserção social aos nossos quilombolas. Um Festival que pudesse atrair olhares e tivesse por objetivo a conscientização.

É por aí.

LEILÃO DO ESTÁDIO DO SETE DE SETEMBRO É CANCELADO


O site da empresa que realizará dentro de instantes o Leilão da Justiça Federal acaba de cancelar um dos lotes que seriam postos à venda. Trata-se do Estádio Gigante do Agreste, de propriedade do Sete de Setembro Esporte Clube, que por uma dívida pouco superior a R$ 13 mil (dá mais com os acréscimos, podendo ter chegado próximo de R$ 20 mil) teria seu maior patrimônio em jogo, literalmente, podendo ser arrematado por R$ 8 milhões. Traremos mais informações.

O presidente do clube, Dr. Nilton Ayres passou por uma cirurgia na semana passada e estava afastado. É verdade que durante sua gestão débitos foram sanados na justiça, mas a bronca é ainda maior. Segundo informações, tem mais coisa trabalhista vindo por aí.

A informação que temos é que empresários quitaram o débito atual que levava o Gigante do Agreste a leilão. Depois a gente traz mais informações, mas o blog está aberto aos esclarecimentos do clube e de pessoas que tenham participado da iniciativa.

Está na hora de debatermos profundamente o futebol profissional de Garanhuns. Precisamos de um projeto e um planejamento que possam devolver o Sete de Setembro ao seu lugar no futebol de Pernambuco, entre os times intermediários, no nível de Porto e Salgueiro. 

Ainda bem que o patrimônio está momentaneamente preservado.

UAG/UFRPE promove Encontro de Debates em Direitos Humanos‏


Com vistas à garantia dos direitos inerentes à pessoa, sua dignidade, igualdade, liberdade e direitos inalienáveis, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), contando com apoio da Comissão de Diretos Humanos da Universidade, realizará o I ENCONTRO DE DEBATES EM DIREITOS HUMANOS NA UAG.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20/11, das 10h às 18h, tendo em sua programação exibição de documentário institucional, palestras, debates, apresentação cultural, além da apresentação da Comissão de Direitos Humanos da UFRPE. Esse Encontro também celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no Dia 20 de novembro.

Para se inscrever, os interessados devem contribuir com 1Kg de alimento não perecível.

Joaquim Barbosa, Lewandovski, o STF e o Mensalão Tucano


O Ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão criou várias imagens, boas e ruins, de sua personalidade para a população, principalmente para quem acompanhou o caso como uma novela.

Guardião da moralidade pública, homem sério, anti-PT, arrogante, autoritário... Cada um fez sua imagem de acordo com suas próprias convicções. Claro, muitos foram pelo conteúdo repassado pelo seu meio de comunicação preferido .

Presidente do STF, Barbosa usou de sua autoridade para fazer andar o processo, e tratou com veemência os que buscaram protelar a discussão, principalmente, o também Ministro Ricardo Lewandovski. Mas Barbosa foi também arrogante com jornalistas e outras categorias profissionais, fazendo sua imagem extrapolar o tribunal. Não passou despercebido, ou se ama ou se odeia Joaquim.

Joaquim Barbosa tem seu nome citado como provável candidato já em 2014. Pode ser no Rio de Janeiro, convidado pelo PSB de Eduardo Campos, ou até mesmo na vice de Aécio Neves. Por estas opções, reforça a tese do anti-petismo.

Curiosamente, no próximo ano começa o julgamento do caso que se convencionou chamar de Mensalão Tucano, a partir do senador Eduardo Azeredo, de Minas Gerais, de onde vem o candidato do PSDB, Aécio Neves. 

Já em março, Joaquim Barbosa deixa a presidência do Supremo, e sabem quem o substituirá? Ele mesmo, Ricardo Lewandovski. Muitos defendem que Joaquim  se afaste, até para evitar novo estremecimento do STF. Seria a deixa para adentrar na política. Mas aí, com sua credibilidade jogada na lata do lixo. Indo para qualquer lado, Barbosa teria muito a perder de sua imagem mais moralista. Se fosse para os adversários do PT, assinaria um atestado de anti-petismo e que teria agido no julgamento sob influência política. Claro, no PT, ninguém vai querer o algoz.

Resta ver a repercussão que Lewndovski dará ao julgamento do Mensalão Tucano, pois isto pode abalar de vez a candidatura do PSDB, que já não tem esta musculatura toda para trombar com Dilma, que mesmo diante do efeito negativo da prisão de líderes petistas, continua com percentuais que lhe garantem a eleição no primeiro turno.

O ideal seria que não víssemos os juízes do STF como sendo de um lado ou de outro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.