terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BOMBA: Marco Calado reassume prefeitura de Angelim

O Tribunal Superior Eleitoral em Brasília acaba de reformar a decisão monocrática do Ministro Arnaldo Versiani, o que implica em reconhecer a candidatura de Marco Calado apta para a disputa de 2012, onde saiu vencedor.

A ação movida pela coligação que perdeu a eleição enquadrava Marco Calado na Lei da Ficha Suja, e por isto, as decisões judiciais até agora, impediam sua diplomação e posse.

O pleno do TSE negou provimento ao recurso, e por isto, cabe à Justiça Eleitoral diplomar o prefeito eleito e marcar sua posse. Praticamente um ano depois, Marco reassume em Angelim para um mandato até 31 de dezembro de 2016. A atual prefeita, Wanda Cordeiro, volta à Câmara de Vereadores, onde é a presidente, e por isto assumiu por este tempo o Executivo Municipal.

Da decisão do TSE cabem somente embargos declaratórios ou o Recurso Especial, levando o caso para o STF.

População aprova Joaquim Barbosa


Fizemos uma enquete para sentir o que nossos e-leitores pensam sobre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Vamos começar logo pelo resultado.

A imagem que você faz de Joaquim Barbosa está mais próxima de considerá-lo...

É dele que o Brasil precisa 103 (39%)
Seguiu fielmente a lei 70 (27%)
Homem de bem 64 (24%)
Guardião da moralidade 58 (22%)
Arrogante e prepotente 55 (21%)
Tem interesse político por trás 50 (19%)
Não respeita opiniões contrárias 43 (16%)
Autoritário e sem sensibilidade 39 (15%)
Anti-PT e aliado da oposição 25 (9%)

AGORA COMIGO: Como se observa, as boas impressões predominaram. Ou seja, Joaquim Francisco foi aprovado em sua forma de agir, buscando acelerar o processo do Mensalão Petista e fazer cumprir a execução dos culpados. Entretanto, observa-se também que está longe de ser uma unanimidade. 

A primeira alternativa mostra que com sua atuação, Joaquim Barbosa se torna uma alternativa ao poder, pois quase 40% dos nossos e-leitores insinuam que votariam nele. Entretanto as demais opções de nossa enquete têm percentuais parecidos, quase o mesmo número de pessoas que acham o presidente do STF um guardião da moralidade, acha-o também arrogante, prepotente e que tem interesse político por trás.

Bem, isto só saberíamos se Joaquim estivesse no STF no próximo ano, quando entrará em pauta o Mensalão Tucano, mas o ministro já deverá ter se afastado.

Aliás, é uma possibilidade que Joaquim Barbosa dispute a eleição de 2014. Convites não faltam, inclusive do PSB, que está filiando a Corregedora Eliane Calmon, que ficou famosa por ser enérgica no combate aos juízes corruptos.

Programação do TAMANDARÉ FEST 2014 - Chiclete, Asa, Ivete, Claudia, Gustavo, Revelação, Garota, Thiaguinho, Aviões e Muuuuito Mais...



04/01 - Garota Safada, Gustavo Lima, Revelação e As Coleguinhas;
11/01 - Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Lucas Lucco e Dorgival Dantas;
18/01 - Chiclete com Banana, Asa de Águia, Thiaguinho e Aviões do Forró.

Fernando Ferro no FRENTE A FRENTE com Magno Martins


Depois da estreia em Garanhuns, nesta segunda (02) na 87FM, o jornalista Magno Martins volta aos seus estúdios, onde apresenta o programa FRENTE A FRENTE, que corta Pernambuco do litoral ao sertão, retransmitido por 38 emissoras de rádio.

Na estreia, além de entrevista com o prefeito Izaías Régis, ainda contou no estúdio com Dr. Márcio Quirino, Audálio Ramos Filho e Fernando Couto. Membros da Comissão FAMEG JÁ prestigiaram a estreia. O jornalista Magno Martins recebeu mensagens de todo estado parabenizando Garanhuns por agora fazer parte da Rede Nordeste de Comunicação.

Nesta terça-feira, um dos entrevistados é o Deputado Federal Fernando Ferro.

Para ouvir o programa, clique aqui no Link da 87FM.

GARANHUNS: Confira os serviços oferecidos na Feira de Direitos Humanos que acontece quinta-feira


A Prefeitura de Garanhuns por meio da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco estará realizando Na próxima quinta-feira(05), no Parque Euclides Dourado, a III Jornada Estadual de Direitos Humanos, popularmente conhecida como Feira de Direitos Humanos.

O evento que acontecerá das 8h às 12h, vai oferecer diversos serviços à população. São eles:

 INSTITUIÇÃO
SERVIÇOS
SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
BOLSA FAMILIA, ACESSUAS, PROJETO FLORIANDO, DILVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS. APRESENTAÇÕES CULTURAIS DOS SCFV – CRAS.
CREAS REGIONAL
DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS- PANFLETAGEM
COORDENADORIA DA MULHER
DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS- PANFLETAGEM
AMTT
EDUCAÇÃO NO TRANSITO
EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO CRAS BOA VISTA- NASF-A
EXPOSIÇÃO
REISADO DO CRAS HELIOPOLIS
APRESENTAÇÃO CULTURAL
REISADO DO CRAS CAPOEIRAS
APRESENTAÇÃO CULTURAL
COMPESA
ATENDIMENTO AO PÚBLICO E PALESTRAS
BALCÃO DE DIREITOS
RETIRADA DE DOCUMENTOS
CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO- CTA
DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS- PANFLETAGEM
SENAC
CORTE DE CABELO E MAQUIAGEM
SESC
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ORIGAMI, CORDEL.
SECRETARIA DE SAÚDE
AFERIÇÃO DE PRESSÃO, GLICEMIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
GRE - AM
APRESENTAÇÕES CULTURAIS – DANÇA AFRO-BRASILEIRA- EREM, CORAL DE SURDOS-MUDO- CENTRO DE REABILITAÇÃO, EXPOSIÇÃO DE VIDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS SOBRE HOMOFOBIA DA ESCOLA SÃO JOSÉ.

Os interessados poderão comparecer ao Parque Euclides Dourado, munidos dos seus documentos pessoais.

SECOM GARANHUNS

Izaías fará campanha para Dilma. Todo mundo já sabia.

Em evento no Parque de Exposições de Garanhuns, Izaías assina ordem
de serviço sob olhares do governador e quatro pré-candidatos
(Tadeu Alencar, Armando Monteiro, João Lyra e Fernando Bezerra)

Em entrevista ao programa Manhã Total, com Marcos Cardoso, na Rádio Marano, entre outros assuntos políticos, o prefeito Izaías Régis anunciou que votará em Dilma Roussef para presidente.

O prefeito mantém uma relação institucional com o Governo do Estado, e em vários momentos buscou evitar situações que levassem ao rompimento, como alguns pronunciamentos antes do Festival de Inverno, o que gerou um certo desconforto. Mas o episódio foi superado com a chegada do governador e a aproximação de ambos durante o FIG. 

Até o FIG, setores do PTB ainda esperavam sinalização de que Eduardo pudesse apoiar Armando Monteiro. Por isto, até ali, Izaías anunciava apoio ao governador para presidência. Entretanto, o senador esperou o máximo que pode, até o mês de setembro, pois precisava ajustar o palanque com algumas mudanças partidárias dentro do prazo legal. Como não se concretizou o apoio de Eduardo, Armando seguiu para a construção de um novo discurso (agora contra o governo estadual) e parceria com o PT, principalmente em nível nacional, onde já aconteceram reuniões com Dilma e Lula. Por aqui, o Partido dos Trabalhadores tem trabalhado a hipótese da candidatura própria como Plano A.

Com Armando se transformando em uma opção para o Governo Federal enfrentar Eduardo em Pernambuco, é natural que Izaías Régis, talvez o mais próximo prefeito do senador, caminhe com seu líder político.

O PSB já sabia, desde há muito tempo, que Izaías seguiria com Armando, naturalmente.

Campus Garanhuns sedia Congresso de Iniciação Científica do IFPE



Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, sedia de 03 a 05 de dezembro o Congresso de Iniciação Científica do IFPE (CONIC). Durante o evento serão apresentados à comunidade acadêmica e avaliados 105 planos de trabalho de 53 projetos, divididos em 16 eixos temáticos.

Os eixos: Educação Ambiental; Solos A; Solos B; Química e Microbiologia; Redes e Sistemas Inteligentes; Arte e Educação; Interdisciplinaridade e Avaliação Ambiental; Tecnologia de Alimentos; Espaço, Identidade e Cultura; Identidade Institucional e Avaliação; Fitotecnia e Fitopatologia; Ecologia e Gestão Socioambiental; Radiologia; Segurança do Trabalho e Hidrologia, Gestão Socioambiental e Sensoriamento Remoto e Engenharia Mecânica e de Materiais foram definidos a partir das pesquisas desenvolvidas pelos mais de 100 bolsistas de iniciação científica do IFPE que contam com apoio do CNPq. Compõem ainda a lista de apresentações dois banners de pesquisadores da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

A novidade em 2013 é que esta será a primeira edição realizada num campus do interior. Destaque para a participação da Ebrary, empresa especializada na tecnologia de e-books que auxilia bibliotecas na compra de livros virtuais e oferta pacotes de assinatura e arquivamento dos títulos. Devido a recente aquisição da base de dados da Ebrary pelo IFPE um stand da empresa e cinco bibliotecários do instituto estarão noCampus nos três dias de evento apresentando a tecnologia e os títulos disponíveis.

JIC - Concomitantemente acontece na AESGA a 1ª Jornada de Iniciação Científica do IFPE (JIC), fruto da parceria entre as instituições. O objetivo é auxiliar os novos pesquisadores a darem seus primeiros passos na pesquisa científica. Compõem a programação palestras sobre metodologia científica, inovação tecnológica, elaboração de currículo Lattes e workshop sobre o portal de periódicos Capes. Os eventos são realizações da pró-reitoria de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPE.

A programação do JIC será aberta aos estudantes da autarquia. Para participar os interessados devem realizar credenciamento no CampusGaranhuns e chegar com antecedência ao local, pois a participação estará condicionada ao número de vagas que é limitado. A abertura do CONIC e do JIC será realizada as 9h30, no Auditório da AESGA e contará com a presença da pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFPE, Anália Keila Ribeiro.

Governo do Estado interioriza o Programa Pernambuco no Batente. 41 municípios contemplados.

Ações serão desenvolvidas em 41 municípios nas 12 Regiões de Desenvolvimento


O Governo de Pernambuco vai contemplar as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado com os Centros de Inclusão Produtiva. Quarenta e um CIPs serão reativados até o final de 2014, Os centros são espaços usados para a aprendizagem profissional, construídos pelo Governo do Estado em Parceria com as prefeituras, cabendo às últimas a execução das obras e a manutenção com recursos repassados pelo Tesouro Estadual. Cada um receberá investimentos de R$ 500 mil, divididos em 10 parcelas de R$ 50 mil mensais. Além desses, dez novos centros serão criados nos municípios considerados de extrema pobreza. Para esses CIPs serão disponibilizados R$ 700 mil, também divididos em 10 parcelas de R$ 70 mil para compra de maquinário e contratação de pessoal e instrutores. Totalizando os recursos, o investimento para execução das atividades será de R$ 27,5 milhões.

O Programa Pernambuco no Batente, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva de indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza, acima de 15 anos, com nível de escolaridade a partir da alfabetização, em situação de vulnerabilidade pessoal, social e econômica, em situação de risco pessoal e/ou social, mulheres chefes de famílias, além de pessoas com deficiência e usuários que passaram pelo Programa Atitude inseridos no Cadastro Único dos Programas Sociais.

O programa tem também, o intuito de inserir as pessoas no mundo produtivo, para que os mesmos gerem renda para o próprio sustento. Além da realização dos cursos, o programa propõe a realização de atividades envolvendo oficinas, palestras e inclusão digital. Os cursos serão oferecidos de acordo com a demanda de cada município. Entre eles estão os de reciclagem de resíduos sólidos, pesca marítima e pecuária leiteira. A assistência social é feita com políticas públicas juntamente com saúde e educação.

O programa irá beneficiar 200 pessoas por município, tendo Cada uma a oportunidade de qualificar-se profissionalmente. Das 200 vagas disponíveis por cidade, 25 são destinadas para pessoas portadoras de necessidades especiais e, outras 25, para quem já passou pelas ações do Programa Atitude. Cada município terá cursos com duração e 12 meses e a responsabilidade da execução é das prefeituras, assim como a atribuição de selecionar os alunos, o que é realizado dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde são realizadas as inscrições.

Secretaria da Casa Civil / Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Foto: Paulo Maciel

Aliado de Izaías quer desafeto do prefeito em dobradinha em Garanhuns

O deputado federal Sílvio Costa, que deixou o PTB de Armando Monteiro para assumir o PSC no estado, tem demonstrado interesse em formar uma dobradinha no município com o vereador Sivaldo Albino (PPS). Sílvio foi um dos deputados mais presentes na campanha de Izaías e é um fiel aliado de Armando, candidato a governador, acompanhando-o em praticamente todo o estado.

Sivaldo é pré-candidato a deputado estadual e principal opositor do governo municipal, tendo vários momentos no ano em que apontou irregularidades da administração pública, sendo respondido com veemência pelo próprio prefeito Izaías Régis. Por isto uma possível dobradinha Sivaldo/Sílvio seria unir lados opostos no município.

Sivaldo tem ainda outras opções. Historicamente tem ligação com Raul Jungmann, que busca retornar à Câmara dos Deputados. Outra possibilidade é o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, com quem já esteve se reunindo, inclusive em Garanhuns. Ricardo também foi para o PTB de Armando.

E ainda outra. Com a aproximação do Governo Estadual, Sivaldo pode se alinhar a algum nome indicado pelo Palácio do Campo das Princesas, principalmente se o seu partido, como caminha para isto, estiver no palanque do candidato de Eduardo Campos.

Análise do turismo e da política garanhuense, em poucas palavras - Por Clóvis Corrêa

O desembargador aposentado Clóvis Corrêa enviou uma mensagem para José Sales Criança, que por sua observação crítica a respeito do turismo e da política garanhuense, merece ser de conhecimento de todos. Trata-se de um olhar de fora pra dentro, de como as pessoas analisam o momento de Garanhuns. Transcrevo:



Amigo Sales, 

Na minha infância o chique, era viajar para Garanhuns e passar as férias por lá, haja vista que o Sanatório dos Tavares Correia, era praticamente o único que poderia abrigar as pessoas que saiam do Recife. Hoje, com os hotéis de Gravatá modernos e grandiosos, praticamente estancou aquele sede de se deslocar para Garanhuns, sobretudo pela distância que existe até o Recife. De forma que, eu vejo a situação de Garanhuns um pouco complicada para voltar àquele apogeu que existia antigamente. Creio que, com a duplicação da pista as coisas vão melhorar, mas, ainda não trará para Garanhuns aquela coqueluche que existia antigamente. Acho que só a construção de um grande hotel com grandes piscinas térmicas, acrescido de outras atrações poderia levar Garanhuns ao topo da lista dos turistas. É uma cidade que tem um nível de pessoas que possuem um QI elevado, mas que ficam brigando entre si e não se unem por um projeto maior, que venha superar essa inanição que domina essa bela e atrativa cidade. Esse é o meu modesto pensamento. Há necessidade das pessoas de nível se unirem para discutirem e encontrarem uma saída para Garanhuns.

Abraço Clóvis Corrêa

MOBILIDADE URBANA: Projeto de Audálio Filho é mencionado pelo Jornal do Commercio


Uma nota no Jornal do Commercio no último sábado repercutiu positivamente em Garanhuns. Um requerimento do vereador Audálio Ramos Filho foi mencionado na coluna do Litoral ao Sertão, do Caderno Cidades. 


No requerimento, Audálio solicita ao Governo do Estado a implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletário em nossa cidade, ações que fazem parte do Programa PEDALA PE, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte no espaço urbano. 

Para conferir a matéria completa que originou a nota no JC e que foi divulgada através da Vox Multimídia aos meios de comunicação do estado, cliquem no link abaixo, para conferir nosso post.


AGORA COMIGO: Mesmo sabendo que Garanhuns tem ladeiras em diversos bairros, alguns trajetos poderiam ser feitos tranquilamente de bicicleta, como do Relógio das Flores ao centro da cidade, ou até o sentido COHAB I - Centro.

Precisamos pensar em todas as alternativas que provoquem melhorias no trânsito e no transporte público municipal. Não é somente a capital que vem sofrendo com o aumento gradativo e acelerado (literalmente) de novos veículos nas ruas. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.