sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DIRETO DO RECIFE: Pernambuco amplia investimento em conhecimento e tecnologia. Saiba mais.

 


Estivemos nesta sexta, 20, no Recife, mais precisamente no Espaço Ciência, para acompanhar uma série de anúncios do Governo do Estado para ampliar os investimentos na produção tecnológica e no conhecimento, através de diversas instituições como a Universidade de Pernambuco, que teve autorizado concurso para quase 300 novos professores, muitos deles para as novos campus abertos no interior do estado. Além de outras iniciativas impactantes.
 
Clovis Gomes e Pedro Falcão,
Diretor  do Campus Garanhuns e Pró-Reitor UPE
De R$ 7,8 milhões para cerca de R$ 52 milhões. Esse foi o salto que teve o orçamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Nesta sexta-feira (20/12), o governador Eduardo Campos sancionou a PEC 38, que garante 0,5% da arrecadação de impostos voltadas para a fundação. Além disso, o gestor anunciou uma série de outras medidas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado na ocasião.

Com o novo patamar de recursos, a Facepe - vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - vai ampliar os investimentos em projetos de pesquisa realizados em instituições ou em empresas localizadas no Estado. Além disso, deve estender o número de bolsas e seu valor. "Prioridade não é tempo de discurso, mas a expressão do orçamento, que, nessa área, foi crescendo ao longo desses anos", disse o governador.

Eduardo defendeu ainda os estímulos à inovação como garantia de um desenvolvimento mais equilibrado. "Temos uma tarefa estratégica que é a de pensar o Brasil no longo prazo. Todos os brasileiros sabem a importância de se fazer uma grande aposta no conhecimento, no papel da ciência e tecnologia, que deverá ser central para o Brasil responder ao desafio de melhorar sua produtividade e a qualidade de vida das pessoas", afirmou.

A solenidade contou ainda com a assinatura de um decreto referente à política de incentivo à inovação industria. A ação institui a obrigatoriedade de investimentos mínimos em projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação por parte do contribuinte do ICMS beneficiário dos programas de incentivo fiscal Prodepe, Prodinpe e Prodeauto.

Outra medida foi o Projeto de Lei para aumento do número de vagas de professores para à Universidade de Pernambuco (UPE). "Com essas ações, vamos conseguir apressar o passo na UPE. Já a lei de incentivo à inovação é inovadora, estimulando no investimento das empresas em inovação", explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja. "Só vamos sentir exatamente o que estamos fazendo daqui a uns 25 anos. Espero que essa decisão de hoje possa encantar muitos jovens a abraçar a ciência, a seguir em frente em suas carreiras acadêmicas", destacou o governador.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Vereador requer diversas ações para a Vila do Quartel em Garanhuns‏

O vereador Gersinho Filho (Solidariedade) está divulgando diversos requerimentos de sua autoria que receberam atenção especial do Governo Municipal, a exemplo do calçamento da Travessa Sílvia Raquel na Vila do Quartel. A artéria é o segundo acesso da Vila José Bernardino Teixeira, popularmente conhecida como Vila do Quartel, e fica entre o clube da AABB e a Polícia Rodoviária Federal. Com a obra, além da melhora na infraestrutura da travessa, muito utilizada pelos moradores também da Vila Lacerdópolis e loteamentos adjacentes, deve diminuir a quantidade de veículos na PE-177, no trecho entre o trevo com a BR-423 e a entrada das Vilas.

Também para a Vila do Quartel, o vereador requereu ao Governo Municipal o estudo para alargamento da Rua Vital Brasil, bem como a sua interligação com a Rua Palmeirina, mediante retirada do muro que separa ambas, e realizando as desapropriações necessárias. Dentre as ações para o bairro, Gersinho Filho ainda solicitou a construção de uma praça no estilo Academia das Cidades, no espaço ao lado dos restaurantes Estação da Feijoada e Buchada do Gago. O vereador também cita o pedido de um estudo para reabilitação do poço artesiano que atende a Vila do Quartel e adjacências, com a adoção por parte das autoridades competentes de medidas de prevenção e eliminação de fontes de nitrato.

MULHER QUILOMBOLA: Professores se emocionam com nova formanda de Direito

Professores se manifestaram nas redes sociais sobre a importante conquista de Edivane

A Acadêmica Edivane Lopes, estudante da Faculdade de Direito de Garanhuns FDG/AESGA e concluinte da Graduação é a primeira quilombola do Nordeste e a segunda no Brasil a conseguir um diploma do concorrido curso de Direito. Esta conquista tem repercutido nas redes sociais, até seus professores que estiveram na sua banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso fizeram questão de enaltecer o feito. O TCC recebeu nota 10. E olha que banca: José Maria Leitão, Eliane Simões Vilar e e Márcio Bastos Sá Barretto.

Edivane pertence à Comunidade Quilombola do Castainho, e já em seu TCC deu mostras de como pretende seguir na carreira escolhida. Tratou sobre a titulação de terras Quilombolas, em especial o Castainho. Um belo exemplo de raiz, de reconhecimento às coisas a que a gente pertence. 

Trazemos do facebook as declarações que motivaram dezenas de comentários elogiando a nova formanda de Direito.

Eliane Vilar
Garanhuns se orgulha de ter a primeira quilombola do Nordeste e segunda no Brasil a terminar um curso de Direito. No Brasil uma mulher, negra e de uma comunidade quilombola pobre, superar todas as barreiras e chegar a alcançar o seu sonho, não é comum. Quem acompanhou e acompanha a trajetória de vida de Edivane Lopessabe o quanto foi difícil. Portanto, querida, que esse seja apenas o primeiro degrau, de tantos que galgará. Continue a luta e que Deus abençoe o seu caminho.
Parabéns José Maria Leitão, por sua orientanda.

José Maria Leitão
TCC PARA FICAR NA HISTÓRIA !
Muito feliz em tê-la orientado, EDIVANE .Um presente que caiu do Céu! Primeira negra quilombola do Nordeste e segunda do Brasil a terminar um curso de Direito. Desejo-lhe muitas felicidades, mas também que você, Edivane, entenda, abrace, incorpore e nunca largue o desafio que aguarda a 1ª Quilombola de Garanhuns no compromisso da luta pelo Direito e pela Justiça à sua comunidade, ao seu povo! Diante de uma banca de respeito, Profª Eliane Vilar e Dr. Márcio Bastos Sá Barretto nota 10,0, não é pouca coisa, não. Aprovada com louvor! PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSS !

Mais 58 ruas de Garanhuns vão ser contempladas com iluminação de LED



O Governo Municipal iniciou mais uma ação de modernização da iluminação pública de Garanhuns. A cidade que desde julho começou a receber a iluminação de LED em suas principais avenidas, vai ser beneficiada com a instalação deste tipo de iluminação em mais 58 ruas.

Os serviços foram iniciados pelas Ruas Dr. José Mariano, Treze de Maio e as Avenidas Dantas Barreto, Barão de Rio Branco, 15 de Novembro e chegou à Avenida Duque de Caxias. Com esse investimento na modernização da iluminação pública de Garanhuns a cidade tornou-se a primeira do interior do Norte/Nordeste a implantar a iluminação de LED em vias públicas.

Jorge de Altinho em Garanhuns


O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual – CAP Garanhuns, realizou na manhã da quarta-feira(18) uma animada Confraternização Natalina. 

A festa contou com uma atração surpresa, o cantor Jorge de Altinho, amigo pessoal da Sra. Lenice Couto, diretora do CAP, veio abrilhantar a festa. “Todos os deficientes visuais têm muita vontade de tocar, chegar perto do artista, já que não podem vê-lo. Contei este fato para Jorge e ele se prontificou de vir participar desse momento para realizar o sonho dos nossos alunos”, falou a diretora, animada.

Ao som de muito forró pé-de-serra, o Prefeito Izaías Régis e a Secretária de Educação Janecélia Marins participaram desse momento. A festa também contou com a animação do cantor Mourinha do Forró.

O CAP Garanhuns atende aproximadamente 80 deficientes visuais. Eles recebem ensino em Braille, orientação e mobilidade, informática, estimulação visual, escrita cursiva, entre outras atividades. O objetivo do trabalho é preparar as pessoas com deficiência para serem incluídas nas escolas de educação regular.

O Centro atende pessoas de diferentes faixas etárias de Garanhuns e região, e funciona das 8h às 12h e de 13h às 17h, na Travessa Belarmino Dourado, nº 35, Heliópolis.

Acontece em São Bento do Una reunião sobre produção de leite e queijo



O Movimento dos Produtores de Leite e Queijo do Agreste Meridional, convida para a 3ª Reunião a ser realizada na Câmara de Vereadores de São Bento do Una, que contará com as presenças do ex-deputado Carlos Batata, Drª Edvânia Camelo, Diretora Geral da ADAGRO, que na ocasião apresentará novas perspectivas de produção do nosso queijo de coalho. 

O encontro acontece neste sábado, às 10h da manhã.

Da Assessoria de Imprensa Ex. Deputado Carlos Batata
Carlos Alberto (Carlão)

MORRE REGINALDO ROSSI



A maior referência brasileira do brega, aos 70 anos o maior ídolo dos boêmios dos bares suburbanos se foi, porém o Rei do Brega nunca perderá sua majestade. A Música Popular Brasileira ficou mais triste com a morte do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi. O ídolo de uma enorme massa bregueira se foi nesta sexta-feira (20), após quase um mês de uma luta inglória contra um recém descoberto câncer de pulmão. 

Agora, os bailinhos promovidos pelo rei e seus súditos serão lembrados com muita saudade, deixando em pedaços os corações daqueles que acompanhavam uma carreira de sucesso que começou em 1964. Ele deixa esposa, com quem era casado há cerca de 30 anos, e dois filhos.

Rossi tinha uma vida desregrada. Bebia e fumava muito.

Reginaldo tinha a cara de um estado popular, Pernambuco! Que fica mais triste sem a graça do Rei.

PARA SABER MAIS... NE10.COM.BR


Audiência Pública debate qualidade da água consumida em Garanhuns‏




O Ministério Público, em sua atuação em Garanhuns, convocou uma Audiência Pública com diversas instituições públicas que de alguma forma trabalham com o controle, fiscalização e distribuição da água no município, principalmente a que se destina ao consumo humano. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da instituição em Garanhuns.

A V GERES - Gerência Regional de Saúde - esteve presente com a gestora regional, Dra. Ricarda Samara, e as coordenações da APEVISA (Vigilância Santinária Estadual), Laboratório de Análises Regional e a Vigilância em Saúde. Diversas outras instituições enviaram representantes como a CPRH, Compesa, Defesa Civil, e órgãos da administração municipal como a Vigilância Sanitária e secretarias como Saúde, que tem os Agentes Comunitários de Saúde, e Agricultura e Abastecimento. O CODEMA também esteve presente.

A reunião foi coordenada pelos Promotores de Justiça, Alexandre Bezerra e Mariana Cândido. Vários assuntos foram abordados, com principais inquietações sobre a água distribuída nos carros-pipa e a qualidade da água nas fontes do município. Ao final, algumas ações foram elencadas e novas reuniões para monitoramento foram agendadas.

"A V GERES tem uma atuação regional. Vamos intensificar as ações no sentido de melhorar a água consumida, principalmente através da distribuição das pastilhas que são colocadas nas cisternas e no aumento da quantidade de exames em nosso laboratório, buscando atender Garanhuns em sua necessidade apontada nesta reunião." - destaca a gestora regional, Dra. Ricarda Samara.

TEC JR. tem novos diretores. Confira!

Da esquerda pra direita: Ícaro Nonato, novo diretor de Marketing; Wilk Oliveira, ex-diretor de Marketing; Paulo Antônio, novo diretor de RH; Aline Ferreira, ex-presidente, Alisson Pereira, novo presidente; Caio Vinícius, novo diretor de adm. fin.; Sebastião Rogério, ex-diretor de adm. fin.; e Eraylson Galdino, diretor de Projetos provisório


Na semana passada, aconteceu na UPE Campus Garanhuns, a eleição dos novos diretores da empresa Júnior “Tec Jr.” para o ano letivo de 2014.

Os candidatos tiveram um tempo de quinze minutos para apresentarem suas propostas e suas habilidades pessoais para o cargo em que concorriam. Depois desse tempo, eles tiveram mais quinze minutos para responderem perguntas ou receberem sugestões das demais pessoas presentes no local (atuais e ex-membros da empresa). 

As vagas estavam abertas para a Diretoria de Marketing, Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Projetos, Diretoria Administrativa Financeira e Diretoria Presidente. Destes, apenas o cargo de Diretor de Projetos ainda permanece sem ocupante, pois não houve inscritos para concorrer. 

Ícaro Nonato, eleito Diretor de Marketing, falou sobre suas expectativas para 2014: “Estou bastante feliz por ter sido escolhido para representar a Diretoria de Marketing, mas pretendo trabalhar como um time, para que juntos consigamos tornar a marca da Tec Jr. reconhecida em toda a sociedade.”

O novo Presidente, Alisson Pereira, que terá a missão de substituir Aline Ferreira, uma das melhores gestoras do Movimento Empresa Junior no estado, que também expressou suas emoções: “Ser escolhido para estar à frente da Tec Jr. é uma honraria imensa. Pretendo fazer com que 2014 seja um ano inesquecível para nossa empresa. Torná-la reconhecida nacionalmente através da confederação com a Brasil Júnior, que iremos fazer o possível para conseguir.” 

Os demais eleitos também se mostraram bastante determinados a continuar com o progresso da empresa.

Eduardo assina medidas de incentivo à pesquisa tecnológica em Pernambuco

Agenda do Governador - Sexta-feira, 20, às 12h - Local: Espaço Ciência
Sanção da Emenda Constitucional que garante recursos à FACEPE, do Decreto de Incentivo à inovação industrial e de Projetos de Leis em apoio à UPE

Registro em Serra Talhada com o governador, Reitor Carlos Calado, Clóvis Gomes Jr e o Secretário Marcelino Granja.
Ao fundo, Antônio Figueira e Fábio Formiga


Pedro Falcão e Eduardo Campos
Estamos nos dirigindo à capital pernambucana, onde o governador Eduardo Campos anuncia nesta sexta-feira (20/12), ao meio-dia, no Espaço Ciência, uma série de medidas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Entre elas, a consolidação da PEC 38, que será sancionada pelo Governador, garantindo o orçamento da Facepe e estabelecendo um novo patamar para a instituição e financiamento da pesquisa em Pernambuco.

Eduardo assina, também, decreto referente à política de incentivo à indústria, através da Lei 15.063/13. A ação institui a obrigatoriedade de investimentos mínimos em projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação por parte do contribuinte do ICMS beneficiário dos seguintes programas de incentivo fiscal: PRODEPE, PRODINPE e PRODEAUTO.

Além disso, serão apresentadas diversas medidas garantindo a expansão da graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, também apresentará o balanço das ações realizadas pela pasta no período de 2011 a 2013.

Junto aos diretores do MultiCampi Garanhuns, professores Clóvis Gomes Jr. e Fábio Formiga, que serão recepcionados pelo Reitor Carlos Calado, pró-reitores como Pedro Henrique Falcão, estaremos trazendo mais informações deste importante anúncio que viabiliza ainda mais investimentos para o desenvolvimento da Universidade de Pernambuco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.