quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

GARANHUNS vive um novo ciclo de desenvolvimento gerado pelas UNIVERSIDADES


Até o início dos anos 80, Garanhuns era um dos principais centros de educação do Nordeste, no que se refere a receber estudantes de várias partes da região para estudar em nossos colégios, principalmente os que tinha internato. Não deixou de ter uma educação de excelência, mas foi deixando de ser um destino neste quesito, literalmente.

Ainda recebemos jovens de toda a região, principalmente do Agreste Meridional, mas em sua grande maioria, faz o fluxo diário de vinda e volta. Aquele estudante que vinha de longe e morava na cidade, quer fosse com parentes, no próprio colégio e até na falecida Casa do Estudante, não veio mais. Chegou a acontecer até o êxodo contrário de estudantes de Garanhuns que partiram para terminar seus estudos na capital, preparando-se para os vestibulares de lá, já que nossa cidade não oferecia cursos além da formação de administradores e professores.

UFRPE/UAG na época de sua construção
Com a chegada de novas instituições e novos cursos superiores, a coisa foi mudando gradativamente, até reconhecermos o novo incremento no nosso desenvolvimento, e o retorno da visão de Garanhuns como polo Nordestino de educação. Alargando os horizontes na busca por estudantes. Os nossos já não precisaram sair mais para outros grandes centros, principalmente Recife, Maceió e Campina Grande.

A Universidade Rural, além das oportunidades geradas para os nossos, atrai gente de várias cidades nordestinas. São vários cursos, e não somente coim perfil rural, pois contamos com computação e pedagogia por lá.

O mesmo pode se dizer da UPE, com novos cursos como Psicologia e Medicina.

A AESGA com Direito e Engenharia, além da administração, e em breve Arquitetura e Ciências Contábeis.

Vejam, nos cursos presenciais, como estamos ofertando mais e melhor.

Vê-se como resultado o aumento significativo de faculdades de ensino à distância, que complementam o leque de ofertas, gerando milhares de oportunidades, pra quem é daqui ou vem de longe.

Com tudo isso, Garanhuns volta ao seu perfil natural, uma cidade com forte vocação para a educação, mas que a falta de representatividade política fez hibernar por longos 30 anos. 

É desnecessário citar o quanto as universidades fazem girar a roda da economia de Garanhuns, em diversos setores! Um acerto sem volta que vai cunhar uma nova cidade para um futuro breve, melhorando até o capital humano!

É uma pena ver a Fameg fechada!

Caricaturas no FACEBOOK! Como fazer a sua?



Uma nova onda tomou conta do Facebook. Creio que todos já perceberam nos últimos dias, que alguns de seus amigos postaram suas caricaturas, aparentemente desenhada por profissionais. Mas é um novo APP, simples de fazer. Trata-se de um aplicativo para Android e iOS, que transforma fotografias normais em ilustrações bem bonitas.

Com alguns rápidos comandos, qualquer pessoa consegue capturar fotografias — é recomendado que sejam utilizadas “selfies” capturadas na hora ou então presentes na galeria de imagens dos smartphones — para realizar as etapas de criação da ilustração. Quer aprender a fazer as suas próprias caricaturas neste app que é uma verdadeira febre? Então confira nosso rápido tutorial.

Como fazer? Saiba o passo a passo no site TECMUNDO! Clique aqui e faça já a sua!

Na imagem acima, a caricatura da jornalista Kitty Lopes. Abaixo, Joana D'Arc Ferreira.


PERNAMBUCO: O primeiro curso de medicina da UPE no Sertão do Estado



Fazendo Medicina e História. A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu em 2013 seu primeiro curso de Medicina no Sertão do Estado. Além de abrir a universidade aos estudantes sertanejos, o curso leva médicos para regiões historicamente carentes desses profissionais.

Jovens pernambucanos, e de outros estados nordestinos, asseguram a formação profissional em Medicina através de curso oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. A primeira turma do curso foi iniciada em outubro deste ano. Alunos falam da experiência de se formar sem ter que deixar a terra natal. Assista ao vídeo.

Governo Municipal convida para inaugurações após confraternização com a imprensa

Recebemos no e-mail o convite da prefeitura para diversas inaugurações a partir desta quinta-feira, 26.

Inicialmente, às 16h, o Governo Municipal inaugura a pavimentação da Rua José Ferreira Leal, a rua da APAE, inclusive com apresentação do Coral formado por jovens da instituição. À noite, às 19h, na Travessa Ebenezer Furtado Gueiros, serão entregues algumas ruas que foram calçadas com piso intertravado.

No dia 27, sexta, às 15h, será sancionada a lei de doação de terreno a moradores do Jardim Petrópolis. 

À noite, dois momentos. Às 19h, de frente ao Colégio Santa Joana D'Arc, o prefeito e sua equipe inauguram as pavimentações de diversas ruas do entorno do Colégio. E depois, às 20h, ainda na COHAB II, o prefeito entrega novas ruas calçadas e assina ordens de serviço. Principalmente a da construção de um novo colégio no bairro, com 32 salas de aula e a do Planetário.

No sábado, o prefeito apresenta a nova frota de veículos no parque Euclides Dourado. A tarde inaugura novos calçamentos de ruas e praças, simbolizadas na Praça Dom Pedro II, às 18h. Assina ainda a Ordem de Serviço para construção do novo Colégio Padre Agobar Valença, além de autorizar a substituição da iluminação em 58 ruas, que passarão a contar com LED.
.

AGORA COMIGO: Por algum motivo foi extraviado o nosso convite para o evento da segunda-feira, quando o Governo Municipal reuniu a imprensa para uma confraternização. Como não fomos contactados e nem ficamos sabendo, explicamos aqui nossa ausência.

Infelizmente, o governo chega ao final do ano se confraternizando com a imprensa sem que tenha feito a licitação para investimentos no setor em Garanhuns, onde a maioria dos órgãos têm na prefeitura um dos mais importantes clientes. Rádios, jornais, TV e outros profissionais do setor, embora não sejam dependentes, precisam deste faturamento. E se passou o ano com a imprensa divulgando gratuitamente as ações do Governo Municipal, isto se deve em grande parte à competência e simpatia da titular da Secretaria de Comunicação, Jaqueline Menezes. 

Algo de parecido entre Izaías Régis e Geraldo Júlio

Garanhuns é o quartel general da candidatura de Armando Monteiro. Esta é a região com mais presença e representatividade do senador candidato a governador. Izaías é o prefeito pernambucano mais próximo de Armando, que tem total liberdade para influenciar na administração municipal do seu afilhado político.

Recife é a capital do estado, e foi palco de uma reviravolta eleitoral que tirou o PT e colocou Geraldo Júlio, uma referência do governo Eduardo Campos, para administrar a cidade. Quem votou em Geraldo na verdade votou em Eduardo.

Ambas as cidades são estratégicas para seus partidos. Um diferencial que apontamos de saída é que Geraldo é um quadro técnico, um especialista, e Izaías, mesmo com a experiência de administrar seu comércio, não adentrou no estudo da administração pública, notabilizando-se mesmo como político e principalmente no legislativo.

Ambos foram eleitos sob enorme expectativa. Lá e cá. Era o discurso da mudança integral: Novos tempos.

Ambos também, neste final de ano, comparados aos governos anteriores, João da Costa e Luís Carlos, trazem avanços significativos. Comparados a si mesmos, à expectativa gerada, ficam abaixo do que se esperava. Os ex-prefeitos tinham forte rejeição, principalmente em Garanhuns. Acho até que João se reelegeria no Recife, com dificuldade, mas conseguiria a reeleição se não fossem as atrocidades políticas cometidas pelo seu partido. Mas é verdade também que tanto Geraldo quanto Izaías, chegaram neste final de ano com melhoras na aprovação popular. Ainda não a que se espera para a demanda administrativa, mas com relativa melhora.

Por tuso isto, somadas as condições políticas e administrativas, Izaías e Geraldo chegam neste final de ano em situações parecidas. Ambos têm forte potencial de ter em 2014 um ano de grandes realizações, que causem o impacto positivo decisivamente na população. Isto é importante pois, como dissemos, são duas cidades estratégicas. O candidato de Eduardo Campos, seja quem for, precisa que Geraldo Julio seja o exemplo a ser dado durante a campanha.

Izaías também! O Agreste Meridional é a região mais forte para Armando, e Garanhuns é fundamental para impactar bem, e Izaías tem tudo para fazer seu governo destravar de vez, já no início de 2014. 

Eduardo no Recife e Armando em Garanhuns, têm papéis de coadjuvantes nestas administrações, mas assinam como responsáveis.

RESULTADO: Quem você levava para a Copa? Ganso, Kaká ou Ronaldinho?


2014 é ano de Copa do Mundo, que se não fosse no Brasil, com todas as manifestações contrárias, o povo estaria na contagem regressiva. O tempo em nosso país é contado de quatro em quatro anos. A cada final de copa as pessoas fazem as contas para ver a idade para ver como estarão na próxima. Ao se comprar um produto com uma garantia extendida, já se diz: Chega na Copa!

O brasileiro até comemorou quando a Fifa escolheu o Brasil para sediar a Copa, mas depois, parte da população revoltada com a falta de qualidade em diversos serviços públicos, começou a mostrar que preferia investimentos infraestruturais, no lugar de estádios de futebol.

Esta revolta pode voltar a ser demonstrada em 2014, mas a verdade é que a massa estará de novo torcendo pela canarinha, querendo o Hexa, vestindo a camisa da seleção. A grande maioria!

O time está quase fechado. Felipão conseguiu consertar o trabalho sem objetividade de Mano Menezes, e montou um time confiável, com jovens revelações que demonstraram capacidade, enquanto que outros decepcionaram.

Seleção sempre tem o conjunto entre juventude aliada a experiência. E neste meio, aliás, meio de campo, ainda cabe um nome para fechar o grupo. Lucas perdeu espaço e parece mesmo que uma das vagas ficará mesmo para alguém que possa dosar com experiência.

Perguntamos então aos nossos e-leitores, dos três bam-bam-bãns quem ele convocaria, se só tivesse uma vaga sobrando: Ganso, Kaká ou Ronaldinho, ou ainda nenhum deles. Deu Kaká, apertado!


Kaká 90 (31%)
Ronaldinho Gaúcho 85 (29%)
Ganso 53 (18%)
Outro 56 (19%)

Continuando... Ronaldinho decepcionou no mundial como referência do time. Nem jogou bola nem liderou o time usando sua experiência. Ganso afundou de dois anos pra cá e aos poucos vai reencontrando seu futebol. Entretanto é lento. Se for convocado será mais como uma aposta para o futuro. Kaká passou muitos anos na reserva do Real Madrid, onde não teve grandes oportunidades. Está voltando ao Milan, onde está aparecendo bem.

Parece que entre os três é a melhor aposta, e esta é a melhor palavra mesmo: Aposta. Por isto quase 20% prefere tentar outro nome. Mas dos três, Kaká é mais confiável.

Revista Veja considera Armando Monteiro o melhor senador do país

A edição da Revista Veja traz uma pesquisa que analisa o trabalho dos parlamentares no Senado e na Câmara dos Deputados. Na avaliação, o senador pernambucano Armando Monteiro (PTB) tira nota máxima (10), ocupando a posição de melhor senador do Pais. 

De acordo com a revista de circulação nacional, os critérios utilizados para a escolha dos senadores e deputados federais que mais trabalharam em 2013 por um país moderno e competitivo foram o desempenho em eixos importantes de atuação, como o trabalho por uma carga tributária menor e mais simples, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público e sistema educacional racional e eficiente, dentre outros.

"Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), VEJA se debruçou sobre 243 proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2013", diz trecho da matéria especial publicada na revista sobre o que chama de "ranking do progresso". 

Em outro trecho, a revista explica que também aplicou uma "cláusula de ética" na relação dos parlamentares responsáveis pelas proposições, expurgando aqueles envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.

Para expor o pensamento do melhor senador do Brasil em 2013, a Veja publicou entrevista especial com Armando Monteiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.