quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COHAB 3, EM GARANHUNS: UM BAIRRO ESQUECIDO - Por Péricles Barbosa



Ao ler um comentário, em uma postagem do amigo Ronaldo Cesar, em sua página, (TV ASA BRANCA: Por falta de creche, mães ABANDONAM TRABALHO para cuidar dos filhos em Garanhuns), em que uma internauta de nome Rosilene Silva, reclama que a localidade não possui escolas com o Ensino Médio, tive a curiosidade de me aprofundar um pouco mais sobre esta comunidade, o Bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3.

Já não era nenhuma novidade para mim que a Cohab 3 sempre foi esquecida por nossos governantes, mas, não tinha ideia do tamanho do desprezo com aquela comunidade. Então comecei a pesquisar sobre a referida localidade no Google e constatei que essa comunidade realmente necessita de um olhar mais "cuidadoso" do Poder Público.

O que mais apareceu nas páginas do Google sobre a citada comunidade foram notícias de cunho policial e imagens chocantes dessa obscura realidade: Homicídios, tráfico, assaltos, furtos, estupros, violência doméstica , entre outros tipos de violência fazem parte do cotidiano da Cohab 3. 

Ruas escuras e sem segurança, saúde pública precária e falta de escolas de Ensino Médio, o que leva os jovens da comunidade a se deslocarem até outras localidades, em busca de um direito que lhes é tirado: O de estudarem próximos de onde residem. Esses são alguns dos sérios problemas registrados na comunidade. 

Em relação à educação, um fato mais preocupante, os estudantes que terminam o Ensino Fundamental arriscam suas vidas, diariamente, durante o período escolar, pois, como não se tem transporte público destinado aos estudantes do ensino médio e a grande maioria não possui recursos para pagar por transporte particular, os mesmos se deslocam a pé, alguns à noite, em busca de escolas em outros bairros , correndo riscos ao atravessar às rodovias que interligam os bairros da Cohab 3 e Magano, onde fica o principal destino dos estudantes do Ensino Médio da comunidade. 

Isso é mais um fruto da exclusão social, uma marca registrada em nossa cidade, tudo para poucos,nada para muitos. Com certeza, se estivesse vivo, Dom Hélder Câmara, estaria envergonhado dessa triste realidade.

Pericles Barbosa, Garanhuns
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.