domingo, 2 de fevereiro de 2014

LEMBRANÇAS DE GARANHUNS E OUTRAS MAIS: Neide Tavares nos traz boas recordações da cidade!


O livro "Lembranças de Garanhuns e outras mais", de Neide Tavares, lançado recentemente, remete-nos a uma boa conversa com pessoas inteligentes e simpáticas ao redor de uma mesa de café, falando dos acontecimentos e trazendo boas recordações. Estas lembranças são de Neide Tavares, mas ela faz questão de dividir com todos nós, e em algumas das crônicas, parece até que fomos nós mesmos que escrevemos, diante das histórias contadas, vividas em Garanhuns. Lugares, acontecimentos e pessoas tão comuns ao nosso cotidiano, por isto a leitura se torna amigável e agradável.

Para quem quer conhecer Garanhuns em sua naturalidade, sem aulas de história ao pé da letra, mas a vida corriqueira, urbana, com as ruas e pessoas que marcaram época, marcaram também a vida da gente e principalmente da escritora, que faz pausas para registrar o presente do momento da escrita, mas depois retorna a recordar Garanhuns.

E é neste registro que há uma especial atenção a algumas ruas de nossa cidade. Ruas que marcaram a vida da escritora, contadas já a partir dos títulos das crônicas, em sua maioria publicada originalmente em jornais da cidade, como o Monitor e A Gazeta, dos irmãos Cardoso, ao qual também tive o privilégio de ser colaborador, emprestando minhas primeiras palavras. Aliás, o ex-deputado José Cardoso ganha sua crônica, e a gente ressente não pode contar mais com Roberto.

Esposa do advogado José Tavares e mãe de Jamine e Juliene, Neide é uma cronista da cidade, formada em história pela Unicap-PE. É sogra de Gláucio Costa, forrozeiro e radialista, portanto, uma família bem formada e querida na cidade.

As Lembranças de Garanhuns e Outras Mais é uma conversa de recordações, com personagens que ajudaram a criar a identidade desta bela cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.