quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SÃO JOÃO: Desfecho no TRE deve acontecer na próxima terça-feira.

A situação de momento da questão jurídico-eleitoral de São João é a seguinte: O prefeito Genaldi Zumba entrou com embargos à decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, que votou pela sua cassação, num placar apertado de 4 a 3. Com o pedido, os advogados conseguiram suspender os efeitos da cassação através de liminar, já que foi pedida a revisão da decisão na Corte.

Na próxima terça-feira, espera-se que o desembargador relator coloque o julgamento dos embargos na pauta do TRE. Ou prevalece a decisão do colegiado, pela cassação, ou pode haver uma mudança no entendimento dos juízes que votaram pela ilegalidade da prestação de contas, e a consequente exigência de novas eleições, com o presidente da câmara assumindo a prefeitura no período até as eleições. É para isto que servem os embargos, esclarecer pontos obscuros das decisões e buscar alterar entendimentos, que pareçam contraditórios.

É praticamente certo que a decisão final só deve sair mesmo em Brasília, pois as duas partes prometem levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral. O que se pode definir na próxima terça-feira é a continuidade de Genaldi até a nova decisão do TSE. Pois se os desembargadores decidirem pela manutenção da sentença de cassação, podem também cassar a liminar que o manteve no cargo. Aí virá nova questão judicial, pois os advogados poderão argumentar que deve-se esperar o novo julgamento em Brasília, para que haja a mudança (ou não) da administração política do município.

Embora a terça-feira marque mais uma batalha, ainda não será o fim da guerra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.