domingo, 9 de fevereiro de 2014

Diocese de Garanhuns retoma causa de beatificação e canonização de Dom Expedito Lopes



Dom Expedito Lopes
Nomeado pelo Bispo Dom Fernando Guimarães para dar continuidade ao processo de beatificação e canonização de Dom Expedito Lopes, o novo postulador da Causa, o Cônego José Mário de Medeiros esteve em Garanhuns no início desta semana para assumir as funções relativas ao Cargo e obter mais informações sobre o andamento do Processo, que atualmente está em sua fase final de análise na Congregação da Causa de Todos os Santos em Roma. 

De acordo com o Cônego, o Processo está bastante adiantado graças à determinação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima de Garanhuns e da Vice-Postuladora, Irmã Cândida Araújo Corrêa, que fez um ótimo trabalho de levantamento e registro documental, inclusive com relatos de algumas intervenções atribuídas ao Bispo. “O meu antecessor Monsenhor Assis, um homem muito competente, foi nomeado postulador por Dom Irineu, no entanto, com a sua morte, houve uma baixa no andamento do Processo. Graças à dinâmica e atuação da Vice-Postuladora, Irmã Cândida Araújo, as atividades tiveram continuidade e o trabalho por ela realizado foi um trabalho fantástico, correspondem às exigências da Congregação da Causa dos Santos. Porém, é necessário que a Congregação me informe oficialmente o que está faltando para darmos andamento às ações do Processo muito bem instruído. Estou cheio de esperança”, afirmou o Postulador.

Nesta quinta-feira, 6, o Cônego finalizou uma carta, que será enviada à Congregação da Causa dos Santos para que a Instituição informe os detalhes do Processo e em que ponto foi finalizado, de forma que se possa avançar na Causa. “Para mim, Dom Expedito já é beato e já é santo, porque, ninguém vira santo em um minuto, nem na hora de um disparo de uma arma. A vida de Dom Expedito foi de uma santidade sem tamanho. Eu já conhecia muita coisa da sua vida e agora cresceu o entusiasmo e o interesse. Considero uma graça e um privilégio, não obstante minha vida ser muito sobrecarregada, em poder contribuir para que um dia a gente veja Dom Expedito receber as honras dos altares”, acrescentou.

Cônego José Mário e Ir. Cândida
Devido ao grande número de Processos em Roma e as dificuldades que cercam os trâmites, a gestora do Colégio Monsenhor Adelmar, que também é Missionária de Fátima, Irmã Joelma Pinto, pede o apoio, tanto das Dioceses do Nordeste, quanto da população e, principalmente da imprensa na divulgação das ações relativas ao processo.

Dom Francisco Expedito Lopes fez seus estudos iniciais em Sobral – CE e os estudos filosóficos em Fortaleza. Em Roma, estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1938. Em junho de 1941, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

De volta ao Brasil, serviu ao povo de Deus na Diocese de Sobral. Depois de 10 anos de padre foi sagrado bispo no dia 12 de dezembro de 1948, tendo como lema: Restaurar tudo em Cristo. Sagrado bispo, foi designado para a Diocese de Oeiras-PI, ali permanecendo por mais de cinco anos.

Transferido para Garanhuns, foi empossado no dia 10 de fevereiro de 1955. Dom Expedito foi o 5º Bispo da Diocese de Garanhuns e Fundador do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil.

Viveu a solicitude do Bom Pastor junto ao seu povo. Já naquele tempo preocupou-se com as crianças pobres fundando a Associação de Proteção dos Meninos e Meninas de Rua. Foi Pastor da Diocese de Garanhuns durante dois anos e seis meses e foi assassinado em 2 de julho de 1957.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.