domingo, 9 de fevereiro de 2014

Ivo Amaral - 80 Anos - Uma semana de homenagens!


Dizem que a semana começa no domingo, é o que há de oficial, inclusive religiosamente falando, pois o Criador descansou no sétimo dia, no sábado. Para os trabalhadores, a semana começa na segunda-feira, voltando de um final de semana de descanso. 

Vamos utilizar a primeira definição, pois a vida do homenageado é uma bênção de Deus, então vamos seguir a doutrina. Ivo Amaral, 80 anos de uma vida que mudou a história de Garanhuns.

Nascido em Lajedo, em 13/02/1934, Ivo Tinô do Amaral foi vereador e prefeito de Garanhuns, além de ser deputado, e de suas gestões tivemos talvez as duas maiores decisões da nossa história recente, que mudaram a vida cotidiana, cultural e econômica do município: O Relógio das Flores e o Festival de Inverno de Garanhuns.

O primeiro virou nosso cartão postal, a imagem mais levada de nossa cidade para o mundo. É a imagem de Garanhuns. Diariamente dezenas (ou centenas) de fotos são tiradas. E nós que já pudemos conferir o Relógio de Petrópolis, no Rio de Janeiro, podemos afirmar com convicção que se trata do mais belo relógio neste estilo do país, principalmente depois que Marcos Cardoso descreveu críticas ao cuidado com o de Curitiba, no Paraná.

E o que dizer do Festival de Inverno? Garanhuns pode ser dividida entre o antes e o depois deste mega evento de dimensões espetaculares, de qualidade inigualável no Nordeste, quiçá do Brasil, que abrange praticamente todas as linguagens culturais e atrai turistas de vários lugares do país. 

O Festival é a nossa alta estação, é o nosso orgulho, e devemos reconhecer o primeiro investimento, a criação, a concepção e a ousadia de investir em algo de qualidade quando as maiorias dos municípios dão suas receitas aos produtores de bandas que estão dilapidando o patrimônio público e a arte de raiz do Nordeste.

Ivo Amaral ainda faz política, mas parece que alcançou o patamar dos intocáveis, daqueles que estão acima de simples convicções ideológicas, e recebe o reconhecimento de todos os lados, tanto que o próprio governador Eduardo Campos o prestigiou, dando-lhe o honorífico de ser o homenageado do FIG 2014.

Ivo Amaral recebeu praticamente todos os governador em sua casa, desde quando começou a militar na política, mas não seria diferente, pois sempre reservou o bom trato aos amigos, mesmo adversários políticos, como já afirmou Ivan Rodrigues, e Zé Cardoso, antes de morrer, quando confidenciou ser amigo particular de Ivo Amaral.

Portanto, pela soma de qualidades, na vida pública e particular, onde sempre valorizou a família, sentimo-nos bem em poder dedicar espaço neste blog para reverenciar alguém tão importante na história de todos nós. Durante a semana, estaremos publicando textos de autoridades e amigos de seu Ivo, na certeza que nossos leitores estarão participando desta justa homenagem!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.