segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Programa de bolsas de estudos leva jovens negros e índios para o exterior

BOLSAS DE ESTUDO: Programa Abdias Nascimento leva negros e índios ao exterior


O Governo Federal lançou em janeiro deste ano o Programa Abdias Nascimento, que visa estipular cotas para a distribuição de bolsas de estudos para que jovens negros e índios possam estudar no exterior.

Segundo a portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União, o objetivo do programa é proporcionar a formação e capacitação de estudantes, negros, pardos, indígenas e deficientes para estudar em instituições de excelência em formação profissional e tecnológica, e em centros de pesquisas no Brasil e no exterior.

A iniciativa, que é uma vitória para o Movimento Negro, já havia sido solicitada por eles ao Governo Federal, em uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, em julho de 2013. No dia, cerca de 20 representantes do Movimento participaram da reunião, que também contou com a presença da ministra da Igualdade racial, Luiza Bairros, do ministério da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho e do então ministro da educação, Aloizio Mercadante, além de órgão da presidência da república e outros membros do governo.

De acordo com Ana Flávia Magalhães, do Coletivo Pretas Candangas e da Campanha a Cor da Marcha, as diretrizes para a criação do Programa já estavam todas na carta protocolada e envida à presidência. No documento, o Movimento pedia a criação das cotas em programas como o Ciências Sem Fronteiras.

Abdias Nascimento

O nome do Programa do governo federal homenageia Abdias Nascimento, que foi um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Após voltar do exílio ao Brasil, Abdias se inseriu na política chegando a ser senador da República. Abdias colaborou para na criação do Movimento Negro Unificado, em 1978, e em 2006 estipulou o dia 20 de novembro como o dia oficial da consciência negra. Abdias faleceu em 2011, aos 97 anos, no Rio de Janeiro.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.