quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

UPAE Garanhuns trabalha prevenção de doenças comuns no carnaval‏




O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Dr. Gustavo Amorim, esteve acompanhado do médico infectologista Dr. Cláudio Cotrim, concedendo entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Marano, apresentado pelo radialista Marcos Cardoso. Na ocasião, Dr. Gustavo fez uma breve apresentação dos serviços oferecidos pela Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, com consultas, exames e cirurgias, e a abrangência regional, com crescimento constante em apenas seis meses de funcionamento. "Já estamos com 15 especialidades médicas, adiantando um cronograma que estava previsto apenas para maio deste ano." - afirmou o gestor, que relembrou que a UPAE atende os 21 municípios da V GERES (Gerência Regional de Saúde) que enviam os pacientes dos PSF´s através do sistema de regulação regional, para o atendimento com os especialistas.

CUIDADOS PARA O CARNAVAL

O infectologista Dr. Cláudio Cotrim, que atende na UPAE e também no Hospital Regional Dom Moura, em conversa com o radialista, transmitido para dezenas de municípios da região, discorreu sobre os cuidados que as pessoas devem ter para brincar o carnaval com segurança, principalmente na prevenção de doenças infectocontagiosas, como as transmitidas pelas relações sexuais (DST), e as adquiridas pelo consumo de alimentos contaminados ou utilização de produtos não corretamente higienizados. "É comum vermos até a reutilização de produtos descartáveis, por isto incentivamos que as pessoas inutilizem copos e pratos de plástico" - afirma. O médico disse que as pessoas devem ter atenção ao que consomem, priorizando ambulantes que foram vistoriados pela Vigilância Sanitária, evitando as gastroenterites, muito comuns no pós-carnaval. "Muitas pessoas viajam, vão aos polos de carnaval, às praias e até a outros lugares do país e no exterior, por isto devem ter atenção também às doenças destes locais e se precisam se vacinarem" - relata Dr. Cotrim.

Doenças Sexualmente Transmissíveis - Enfocando a prevenção com o uso da camisinha, Dr. Cláudio relatou que o carnaval aumenta os índices de infecção das DST´s. Falou de diversas doenças transmissíveis, algumas mais simples até Aids e Hepatite. "As pessoas têm conhecimento do risco e sabem que precisam da prevenção, mas não têm conscientização".

HIDRATAÇÃO - É muito comum as pessoas trocarem a água por refrigerantes e cervejas, entre outras bebidas, imaginando que estão se hidratando. O médico alerta que estas bebidas têm efeito contrário, e desidratam, principalmente as que contém álcool, como as cervejas. Destiladas bebidas com gelo, como vodka, rum e whisky também desidratam. "A hidratação deve ser feita com água, preferencialmente as que tenham sido vistoriadas, pois é muito comum a venda de águas sem que o consumidor conheça a procedência" - finaliza o infectologista Dr. Cláudio Cotrim.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.