segunda-feira, 10 de março de 2014

71º BI Mtz comemora 47 anos de existência em solenidade aberta à sociedade


Como parte das comemorações do 47º Aniversário de Criação do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Duarte Coelho, Força de Ação Rápida do Comando Militar do Nordeste, sediado em Garanhuns-PE, será realizada uma solenidade cívico-militar no próximo dia 11 de março, terça-feira, às 10h, no pátio de formatura do Quartel. O evento contará com a presença de diversas autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Personalidades da Cidade de Garanhuns, Amigos do Batalhão e Sociedade em geral.

O comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente-Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos, convida a todos para prestigiar a cerimônia.

Sobre o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Exmo Sr Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, Gen Ex RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época. 

O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à Sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores. Ao longo de sua existência o 71° BIMtz conquistou vitórias significativas. Ainda em Janeiro de 1969, foi elevado a “Batalhão Tipo II” e, em 1987, transformado em “Batalhão Tipo III”. Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, destinada à educação de crianças de baixa renda da região.



No mês de abril de 1993, com a presença do Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BIMtz. Em outubro de 1994, a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música categoria “F”.

Em junho de 2000, em Portaria do Comandante do Exército, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.

No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o Batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada e, ainda, representou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em exercício de defesa externa no Teatro Amazônico, como a Operação Amazônia/ 2010.

Com orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar contingentes de 2006, 2009 e 2011, do BRABATT, no Haiti. Além desses, em 2010, contribuímos com um pelotão reforçado no Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. Desde a sua inauguração, a Organização Militar mantém a integração com a comunidade local cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras atividades de cunho social em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade.

Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.