domingo, 2 de março de 2014

O governador no Carnaval do interior de Pernambuco

Eduardo Campos com FBC e Paulo Câmara na folia de Bezerros


O segundo dia de folia carnavalesca foi marcado pela irreverência do povo pernambucano. O governador Eduardo Campos dedicou o domingo (02/03) para percorrer o Interior de Pernambuco e acompanhar as manifestações culturais. A primeira parada foi o município de Bezerros, no Agreste. O governador destacou o crescimento do Carnaval da cidade, que é conhecido pela irreverência dos Papangus, e ressaltou a qualidade da festa. "O Carnaval de Bezerros é a marca da descontração e da festa de rua", afirmou o governador.

Após conferir a festa dos foliões na terra dos Papangus, o governador seguiu para o município de Pesqueira, também no Agreste. A atração deste domingo foi o bloco Lira da Tarde, que é conhecido também como Galo do Agreste. Eduardo caminhou pela cidade até a concentração do bloco, cumprimentando os foliões e levando a mensagem de muita alegria e paz nos festejos de momo. "É muito importante mostrar ao Brasil a beleza do Carnaval do Interior", observou.

Eduardo também destacou a importância dos festejos de Momo para o turismo local. "De acordo com dados do Ministério do Turismo, Pernambuco é o maior receptor de turistas deste período, considerando o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste", detalhou o chefe do Executivo de Pernambuco. Os municípios de Pesqueira e Bezerros estimam receber, juntos, cerca de 600 mil foliões por dia durante o Carnaval.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, lembro que o Governo de Pernambuco investe em ações que priorizam a cultura popular. "Neste Carnaval, nós disponibilizamos recursos para 21 cidades, da Região Metropolitana ao Sertão, garantindo assim a celebração da festa em todas as regiões do nosso Estado", relatou o secretário, explicando também que esses recursos foram aplicados em segurança, na rede de saúde local e na programação artística do período.

Além das agremiações de rua, que este ano serão 110, Pesqueira é famosa pelos Caiporas, uma lenda local que inspirou um bloco criado ainda na década de 1960. Nos dias atuais, a figura é a marca do Carnaval da cidade. "Pernambuco tem muitas riquezas culturais, que nós devemos divulgar e nos orgulhar de cada detalhe", disse o governador.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.