quinta-feira, 27 de março de 2014

PETROBRAS E ECONOMIA BRASILEIRA: A crise reflete na eleição para presidente?


O Governo Federal tenta abortar uma possível CPI da Petrobras, onde, entre outras tramoias, tem a compra de uma Refinaria nos Estados Unidos por mais de R$ 1 bilhão, quando valia apenas 5% deste valor. Tem a assinatura direta de Dilma no papel, pois ela era do Conselho que aprovou a compra, segundo ela, baseado em relatório falho. Um errinho assim é inaceitável, para ficar numa frase eufêmica.

Em ano eleitoral, a bronca é pesada. O próprio ex-presidente Lula disse que Dilma deu um tiro no pé. Governistas levaram ministros para o Congresso para dar a entender que iriam esclarecer qualquer coisa e evitar a Comissão Parlamentar de Inquérito. Mas não arrefeceu os ânimos, e teve até senador pedindo o impeachment da presidente.

Humberto busca evitar CPI da Petrobras no Congresso
O certo é que a Petrobras tem perdido muito dinheiro, e vai virar um dos motes da campanha eleitoral. Sem contar dinheiro perdido com o Eike Batista. Mas isto é outra história.

Pra feder ainda mais quando o assunto é economia, agências internacionais estão rebaixando várias empresas brasileiras no mercado financeiro, coisas de risco de investimento, difícil de explicar, mas que não é coisa boa. No mínimo, podemos dizer que é um momento de instabilidade.

É por estas e outras que 70% da população quer mudança de governo, e de atitudes de governo. Casos com cheiro de corrupção estão na pauta das manifestações populares. Eduardo e Aécio querem representar esta mudança, e dentro do PT cresce o Volta, Lula!

Vi agora no blog do professor Ornilo Lundgren que os maçons fizeram um protesto no último sábado em Brasília. Transcrevo: "Portando faixas e cartazes, os maçons organizaram uma marcha para protestar contra atual situação política, econômica e social enfrentada pelo Brasil. Os maçons defenderam a liberdade de expressão, pediram respeito às leis e ao Poder Judiciário, protestaram contra a corrupção e altas taxas de impostos, solicitaram direitos iguais para todos osbrasileiros, entre outras reivindicações."

Hoje, Dilma estaria reeleita no primeiro turno, mas tudo isso vai ser revirado nos guias eleitorais, assim como os programas sociais do Governo, principal carro-chefe para a reeleição da presidente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.