quarta-feira, 16 de abril de 2014

BADMINTON: Estudantes de Iati são destaques nacionais em um novo esporte regional. SAIBA MAIS!


Adolescentes de Iati estão fazendo bonito do Badminton

Um grupo de alunos do município de Iati vem surpreendendo a comunidade local com excelentes resultados esportivos obtidos este ano na modalidade Badminton. Os estudantes da EREM Francisco Pereira da Costa participaram, de 07 a 11 de abril deste ano, do 1º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, em Lindóia, São Paulo, e conquistaram o 3º lugar com as equipes masculina e feminina. 

A modalidade, surgida na índia e popularizada no mundo a partir das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, ainda é pouco conhecida na região. A introdução desta prática esportiva no cotidiano dos estudantes foi uma iniciativa do Professor Diego Silva de Carvalho, docente da disciplina de Educação Física e técnico das equipes. 

De acordo com ele, todos os anos uma nova modalidade esportiva é trabalhada em suas aulas, e em 2013 foi a vez do Badminton. Nesse ano, o professor promoveu no município a 1ª Oficina de Badminton do Agreste Meridional. A aceitação surpreendeu as expectativas e, em 2014, 30 alunos que demonstraram mais afinidade com o esporte foram selecionados para seguir com os treinamentos periódicos. 

Os resultados do esforço foram expressos nas colocações obtidas em competições externas. Para alcançar a etapa nacional do Campeonato Brasileiro Escolar, eles precisaram passar por uma seletiva estadual, na qual a EREM Francisco Pereira da Costa foi selecionada como escola representante de Pernambuco. 

Além do campeonato escolar, as equipes participam ainda da competição nacional promovida pela Confederação Brasileira da modalidade. Dividida em quatro etapas, o campeonato iniciou entre os dias 27 e 30 de março, no Rio de Janeiro. Na ocasião, três atletas de Iati estiveram entre os oito melhores do país na categoria sub-13. A próxima etapa incia em dia 24 de abril, na cidade de Teresina, Piauí, com altas expectativas sobre os resultados das equipes. 

Desde o início, o treinamento e a participação das equipes contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Iati e do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes. Ao longo do percurso, o trabalho chamou atenção da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e da Federação Pernambucana de Badminton, que hoje também apoiam o desenvolvimento esportivo destes estudantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.