segunda-feira, 14 de abril de 2014

FOTOREPORTAGEM: Pedro Falcão assume secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Texto: Assessoria de Imprensa da SECTEC
Fotos: Jornal DAC / David Melo


Auditório da SECTEC lotado para a posse de Pedro Falcão

Reitor da UPE Carlos Calado e o ex-Secretário C&T Marcelino Granja

Clovis Gomes, Ivan Rodrigues e Zé Mário com Pedro Falcão


O professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, assumiu hoje a secretaria executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A solenidade, realizada no auditório da SECTEC, contou com a presença do ex-secretário de C&T Marcelino Granja, do atual secretário, José Antônio Bertotti, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, do reitor da UPE, Carlos Calado, além dos diretores dos órgãos vinculados a Sectec e vice-reitores e professores da UPE.

Pedro com a esposa, a filha e o amigo Sebastião da UPE
Diversos amigos e autoridades de Garanhuns estiveram presentes, a exemplod e Wanderley Lopes, representando a Prefeitura de Garanhuns, Luis Carlos Andrade, CDL, Clóvis Gomes e Fábio Formiga da UPE Garanhuns, Ivan Rodrigues, Secretário Executivo de Articulação do Governo do Estado, Zé Mário Correia da Avesso Comunicação, David Melo, do Jornal DAC, e inúmeros professores da UPE (Arine, Henrique, Antônio, Josevaldo, etc.)

A cerimônia também contou com outro momento solene. Na ocasião, a foto de Marcelino Granja foi afixada na galeria de fotos dos ex-secretários de C&T de Pernambuco.

Pedro Falcão deixou a pró-reitoria administrativa da UPE para assumir a secretaria executiva da Sectec, o que demonstra o interesse do Governo em integrar a UPE aos processos decisórios da política de Ciência e Tecnologia do Estado. Durante a posse dos secretários, no início deste mês de abril, o governador João Lyra Neto destacou a sua intenção em levar as ações do Porto Digital ao interior e a experiência de Pedro Falcão será de grande importância, uma vez que ele foi um dos grandes responsáveis pela interiorização da UPE.

Com David Melo, estivemos na solenidade de posse
“Acredito que Pernambuco irá avançar ainda mais ao promover, de forma pioneira, a interiorização da tecnologia e da inovação, aliada a uma economia criativa, fortalecendo assim os arranjos produtivos locais, gerando novos empregos, dando mais oportunidades para os nossos jovens e reparando as nossas desigualdades”, disse Pedro Falcão.

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Antônio Bertotti, deu as boas vindas ao seu adjunto e indicou de que forma a sua gestão deverá atuar nos próximos nove meses de Governo. “Como bem disse o nosso governador, João Lyra Neto, esse governo assume a responsabilidade de novos desafios, mas dando continuidade ao que já foi feito em Pernambuco nos últimos sete anos e três meses. Vamos consolidar o sistema de C&T do Estado e ampliar ainda mais nossas ações para o interior”, disse.

Wanderley Lopes representou a prefeitura de Garanhuns.
Audálio Filho, prefeito interino, ligou para Pedro Falcão.
Já o ex-secretário Marcelino Granja destacou a importância do Brasil e Pernambuco continuarem seu ciclo de progresso e desenvolvimento. “O País está novamente nos trilhos. Precisamos consolidar o que conquistamos e seguir em frente. Vamos ajudar o Brasil a dar um passo adiante em seu desenvolvimento e diminuição das desigualdades regionais e intrarregionais”, comentou.

BIOGRAFIA

Natural de São João/PE, Pedro Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco, ele já foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Também foi vice-diretor em dois mandatos da unidade da UPE em Garanhuns, 1997 a 2001 e 2001 a 2005. Diretor por dois mandatos das unidades de Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, 2005 a 2009 e 2009 a 2013, Pedro Falcão foi uma das pessoas responsáveis por implantar as unidades da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. Em 2014, ele assumiu a pró-reitoria de Administração da Universidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.