quinta-feira, 3 de abril de 2014

GRANDE IDEIA pode transformar a UFRPE/UAG na Universidade Federal Rural do Agreste Meridional ‏


Visando o crescimento com um maior investimento em recursos por parte do Ministério da Educação, o vereador Audálio Filho (PSDC), solicitou ao Governo Federal, que a UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns, que é uma extensão da UFRPE, seja transformada na Universidade Federal Rural do Agreste Meridional - UFRAM.

O vereador apresentou o Requerimento Nº 124/14 fazendo a solicitação de autonomia para a referida unidade de ensino que vem sofrendo a cada ano com a escassez de recursos e investimentos, situação essa que vem dificultando o trabalho dos profissionais e comprometendo a formação dos alunos, pois o fato da mesma ser apenas uma extensão da UFRPE limita suas ações e trava o seu desenvolvimento.

Essa ação uma vez atendida, além de autonomia, dará condições e orçamento para a futura UFRAM desenvolver de forma satisfatória seus trabalhos e assim, transformada em Universidade, contribuirá decisivamente para o desenvolvimento da região e do estado, uma vez que o município de Garanhuns é polo de grande parte do agreste pernambucano.

"A UAG necessita urgentemente dessa autonomia, pois a cada ano vem aumentando o número de alunos nas graduações e nas pós-graduações, e a transformação em Universidade é fundamental para garantir as condições de atendimento aos estudantes que convergem de vários municípios para estudar na unidade." Pontuou o vereador Audálio Filho, presidente da Câmara Municipal de Garanhuns.

PERFIL DA UNIDADE: A UAG dispõe de sete cursos de Graduação, três em Pós Graduação Stricto Sensu e um curso de Lato Senso, contando com um corpo docente formado por 217 professores entre mestres e doutores e corpo técnico de 59 funcionários que atendem 2100 alunos.
.
AGORA COMIGO: Embora seja vereador, tenho sempre dito que Audálio tem uma preocupação regional, com requerimento que têm impacto social e econômico para todo o Agreste Meridional. Vejamos: Delegacias da Polícia Federal, DHPP e GPCA, Arco Rodoviário, Canal do gasoduto de São Caertano para Garanhuns, pavimentação do trecho da rodovia que une Pernambuco e Alagoas por Correntes e Chã Preta, Centro de Artes e Esportes, Concurso Público, Segurança para quem trafega pelas BR´s 423 e 424 e na PE-177 rumo a Caruaru, etc.

Esta ideia de transforma a UFRPE/UAB é excelente. Assim como a Univasf, Universidade Federal do Vale do São Francisco, que transformou academicamente a vida de Petrolina e municípios da região, caso consigamos que a Rural seja de fato e direito interiorizada, transformada na Universidade do Agreste Meridional, teremos autonomia e recursos para gerenciar nosso desenvolvimento acadêmico, que tem interligação imediata com a economia, saúde, educação e tudo mais da nossa sociedade.

Tá aí uma boa causa para que a região possa apoiar!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.