segunda-feira, 7 de abril de 2014

Produtores do Espetáculo JESUS ALEGRIA DOS HOMENS divulgam nota e fazem convite para as apresentações deste ano



A Semana Santa em Garanhuns será marcada novamente pela temporada do espetáculo Jesus Alegria dos Homens. A Paixão de Cristo encenada todos os anos no Alto do Magano confirma suas apresentações mesmo após seus idealizadores pensar em suspender a realização da peça chegando a divulgar nota pela imprensa. Mas em entendimento com o prefeito Izaías Régis, o Governo Municipal de Garanhuns reforçou seus apoios garantindo, além do valor financeiro reservado, no montante de 60 mil reais este ano, a contra partida do apoio logístico em vários serviços que darão melhorias na infraestrutura do espetáculo e o que cerca o acontecimento em si. O prefeito de Garanhuns revelou que embora o evento tenha iniciativa privada, é uma atividade pública bem conceituada pela população e tem de sua administração a atenção no que for preciso. Adiantou ainda que existe um projeto de cunho social maior destinado ao Alto do Magano, algo que pretende contar com a participação da Associação que produz a peça e, sobretudo a população da localidade. O encontro com o gestor de Garanhuns elevou o nível da proposta cultural que os produtores da peça compartilham há muitos anos. “A insuficiência de apoio nunca foi apenas a questão financeira. Mas, um melhor entendimento do poder público de enxergar a atividade evento importante para a cidade e a região, ao longo de mais de duas décadas”, disse Jefson Fitipaldi, diretor de produção da peça. 

No intervalo das indecisões sobre a temporada 2014, o vereador Sivaldo Albino também se prontificou em colaborar através de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Isaltino Nascimento, com recurso inserido no orçamento da Empetur, no valor de 50 mil reais. Devido ao prazo curto mediante os trâmites burocráticos para se conseguir o recurso financeiro, os produtores do espetáculo optaram por não acatar esse valor este ano, deixando para agilizar com antecedência essa nova parceria ano que vem. O mesmo procedimento deve ser dar com a FUNDARPE que vem apoiando a Paixão de Garanhuns dentro do Programa Pernambuco de Todas as Paixões, já há cinco anos consecutivos. A ausência de apoio do órgão esse ano se dá porque a Associação Teatral que realiza o espetáculo optou por não enviar seu projeto quando da abertura do edital pela FUNDARPE, uma vez que vislumbrava o cancelamento do mesmo. 

Mesmo com recursos ainda modestos o espetáculo fará suas apresentações dando prosseguimento a sua tradição e deixando a população satisfeita com a notícia. A melhor ainda é que tudo foi resolvido em tempo hábil para a temporada e segundo o diretor da peça Gerson Lima não haverá o menor comprometimento da qualidade cênica do espetáculo, uma vez que grande parte do elenco já atua nos papéis há mais de dez anos e mesmo assim, todos os ensaios e providências nesse sentido já foram tomadas. “Serão oito ensaios na área cenográfica e outros individualizados e alguns papéis que terão novos atores já foram providenciados com suas devidas orientações cênicas. A peça terá o mesmo formato dos anos anteriores enquanto continuamos investindo no aperfeiçoamento das cenas como um todo. Nunca me arrisquei em criações exacerbadas para não sair do texto bíblico e suas alegorias. Esse é o segredo de tantos anos de sucesso e aceitação do espetáculo por parte do público”, afirma o diretor da peça. 

Com o apoio das secretarias municipais específicas no que compete a recuperação de cenários, limpeza da área, etc. o evento terá ainda a presença efetiva da AMTT que fará o desvio de trânsito para melhorar o escoamento dos veículos no término do espetáculo com a abertura de um novo acesso a área cenográfica nas proximidades do Monumento do Cristo. As parcerias de sempre com empresas privadas, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Celpe, Compesa e demais órgãos também já foram providenciadas, como é feito todos os anos. Passado o desconforto com a quase confirmação do fim do espetáculo, a população volta suas expectativas para a temporada deste ano que promete levar ao Alto do Magano numerosa multidão como em todos os anos. Jesus Alegrias dos Homens será exibido de 16 a 19 de abril próximo, sempre às 19 horas com a venda de ingressos a preço popular.

A DIREÇÃO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.