domingo, 18 de maio de 2014

ALTO DO MOURA: Cultura regional enaltecida em Caruaru

“O Alto do Moura é uma referência para a cultura do nosso Estado. A cidade de Caruaru começou na feira e a maior manifestação cultural são os artesãos que compõem essa feira”. Foi o que disse o governador João Lyra Neto, na noite deste sábado (17/05), durante o lançamento da exposição "Alto do Moura na Copa", na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Caruaru, no Agreste. A mostra faz parte da comemoração do aniversário de 157 anos da cidade.

João Lyra Neto também destacou a importância da cultura de Caruaru para Pernambuco e para o Brasil. “O legado do Mestre Vitalino, que foi um dos filhos de Caruaru, foi disseminar a cultura pernambucana no Brasil e no Mundo. E foi através dele que Caruaru tornou-se imortal”, disse o chefe do Executivo estadual, durante a sua primeira agenda pública, como governador de Pernambuco, na sua cidade natal.

José Pereira Souza, organizador da mostra, explicou que projeto começou a ser formatado em abril deste ano e que as vão servir para divulgar a manifestação artística da região. “Cada um desses 180 artesãos desenvolveu uma única peça, que não será comercializada. Esse projeto só foi possível devido ao investimento do Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco”, disse o organizador, explicando que a população ainda vai poder contemplar a mostra na Estação Ferroviária, em Caruaru e na Fenearte, no Recife.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, aprovou a iniciativa e enfatizou a preocupação da atual gestão com a promoção da cultura popular. “Esse projeto do Alto do Moura na Copa vem de encontro com a política estadual de cultura que é valorizar, proteger e promover a cultura popular. É um eixo do nosso Governo e nós temos feito isso desde 2007”.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.