sábado, 31 de maio de 2014

IFPE Garanhuns e UAG/UFRPE - Campanha Sangue pela Educação tem início na segunda



“Sangue pela Educação”. Este é o tema da campanha de doação de sangue organizada pelos comandos de greve dos servidores do IFPE –Campus Garanhuns e UAG/UFRPE, que inicia nesta segunda-feira (2) e segue até a sexta-feira (6). A campanha teve início no CampusCaruaru do IFPE e agora tem o apoio dos servidores de Garanhuns.

A ação visa chamar a atenção da população sobre o engajamento dos comandos de greve dos servidores federais da educação e dar apoio à campanha do HEMOPE para reforçar o estoque de sangue no período junino. Os interessados em participar da campanha devem procurar o Hemocentro Regional de Garanhuns localizado na Rua Gonçalves Maia, s/nº Heliópolis, das 13h30 às 17h.

Critérios para Doação

Para ser um doador, além de ter uma atitude altruísta, é preciso que você cumpra os seguintes requisitos:
1. Identificação – É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
2. Idade – O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
3. Peso - O doador deve pesar no mínimo 50 kg.
4. Pulso - Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
5. Menstruação - Não contra-indica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.
6. Alimentação - O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação com alto índice de gordura. O indicado são refeições leves antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
7. Saúde - É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
8. Atividades - O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue. 

Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Comando de Greve IFPE Campus Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.