sábado, 14 de junho de 2014

Todos pelo Brasil. Todos? - Por Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife

Especial para o blog


Literalmente derrubado por severa virose, eis que encontro tempo, e disposição, para ver TV - e me deparo com uma brusca mudança no conteúdo das pautas jornalísticas. O noticiário e programas de amenidades dedicam tempo quase exclusivo à Copa do Mundo. Com sentido positivo, exaltando o selecionado brasileiro, registrando uma multiplicidade enorme de manifestações populares de entusiasmo - ruas ornamentadas, depoimentos, pequenas histórias envolvendo torcedores de todas as idades, em toda parte. 

Gaúchos da fronteira, agricultores do Nordeste, vendedores ambulantes, vigias, repentistas, forrozeiros, apostadores, matriarcas, garis... são agora personagens de destaque na TV o dia inteiro. Todos torcendo pelo Brasil, no clima da Copa.

É como se os canais televisivos, inclusive a autodenominada Venus Platinada, tivessem esgotado sua munição contra a realização do torneio em nosso País. Pois é claro se não houvesse o pleito presidencial em outubro, a grande mídia estaria fazendo a obra de sempre, na base do "pra frente Brasil". O que interessa hoje é reunir todas as forças e argumentos possíveis para enfraquecer a presidenta Dilma, e tentar derrotá-la - questão de honra e objetivo central da oligarquia financeira internacional e dos seus conjurados brasileiros. Assim, o tema Copa do Mundo, o maior exercício de distorção da realidade dos últimos tempos na mídia brasileira, vinha concentrando a munição direitista. 

Luciano Siqueira
Por que, de repente, a grande mídia mudou de atitude? Certamente não terá sido por amor ao Brasil. É bem possível que pesquisas tenham revelado o que os barões midiáticos tanto temem: se posicionarem abertamente na contramão do sentimento da maioria da população. Se até o final das novelas é determinado em parte por pesquisa prévias, por que não terão pesquisado o humor do nosso povo antes de botar gosto ruim na Copa a partir de hoje?

Ora, quando a Copa se realiza em outros continentes, o Brasil inteiro se volta para a competição. Por que não aconteceria agora, a Copa aqui, diante dos nossos olhos e com chances reais de levarmos a taça, mesmo com a imensa campanha contra?

Oxalá o povo brasileiro obtenha a dupla vitória: conquiste o hexa e derrote, mais uma vez, a mídia todo poderosa. 

Luciano Siqueira - Vice-prefeito do Recife

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.