domingo, 13 de julho de 2014

Por que a Alemanha conquistou o Brasil? E nós vamos para a eliminatória mais difícil da história



Esqueçam os espanhóis que conquistaram a América Latina, fazendo com que o continente falasse castelhano. Esqueçam os holandeses de Nassau que expulsamos, e até os portugueses de Cabral e Dom Pedro.

Copa do Mundo. 2014. A Alemanha conquistou o Brasil. Dou-lhe três motivos.

A Alemanha aprendeu com os fracassos, montou uma equipe experiente que pudesse ir além dos gramados. E assim o fez. Na agenda, o Brasil, e sua Copa do Mundo tão discutida. A Alemanha veio jogar bola, mas veio também se divertir.

No primeiro argumento para esta conquista, a Alemanha conquistou o povo. Vestiu as cores de clubes populares brasileiros. Seus jogadores foram a eventos, tomaram banho de mar, dançaram com os índios, falaram português. Sorriram e se "enturmaram". Diferente da seleção sisuda, burocrática e chata que todos esperavam, os alemães foram muito simpáticos. Conquistaram o Brasil. Deixam como legado, investimentos na Bahia. Foi fácil torcer para a Alemanha, que se distancia da imagem nazista que os filmes sempre nos lembram. E é para não esquecer mesmo. Mas esta Alemanha não tem resquícios. Foi democrática e popular, sem ídolos endeusados nem ditadores cruéis.

A Alemanha jogou bola. Este é o segundo grande argumento. Foi uma seleção que mereceu vencer. Teve momentos de dificuldades, principalmente contra seleções que souberam se fechar, mas não colocou em risco o projeto. E contra seleções que foram pra cima, deu aula. Portugal e Brasil que o digam. A Alemanha mereceu ser campeã. Com folga.

O terceiro argumento: Jogou a final contra a Argentina. Mesmo que digamos que a rivalidade sulamericana é inventada, que não leva a nada... Existe e é enorme. Em uma sondagem rápida no facebook, tive 80% de torcedores da Alemanha. No Sportv deu 70%. A Alemanha jogou a final contra a Argentina, e o Brasil era alemão.

A taça está em boas mãos até a Rússia, quando o mundo do futebol se encontra para mais um mundial.

Tomara que estejamos lá, pois acho que vamos para a eliminatória mais difícil da história, pois Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e até o Equador, saem maiores desta copa. Além de Paraguai, Bolívia, Peru, e até a Venezuela, que tem crescido bastante, estão á espera desta seleção instável do Brasil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.