sábado, 5 de julho de 2014

Inscrições abertas para Curso de Direção de Documentário durante o FIG

Pedroso enfatiza a importância de se pensar o
documentário como ferramenta política
(Foto: Milena Times)
Interessados na área audiovisual já podem submeter inscrições para o Curso de Direção para Documentários. Integrando a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, o curso será ministrado pelo cineasta Marcelo Pedroso e é uma parceria entre a Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco.

Através do mote “O cinema em face do outro – O documentário confrontado à sua história e às práticas contemporâneas”, o cineasta se propõe a discutir os pressupostos do que é produzir um documentário. “O ideal é que os participantes tragam um projeto em desenvolvimento, para que possamos debater e amadurecer diferentes abordagens dessa prática”, afirma Pedroso. De acordo com o diretor, ao longo do curso, de 40 horas/aula, também será apresentada uma revisão conceitual e histórica do gesto documental, com ênfase na produção brasileira. 

Também será introduzido um módulo voltado para a prática de se pensar o documentário enquanto ferramenta política. “É preciso enfatizar essa importância de se fazer repercutir questões que estão na ordem do dia”, comenta o cineasta que recentemente realizou uma série de vídeos sobre o movimento Ocupe Estelita. “É um meio de produzir que carrega uma urgência mais da ordem do jornalismo, apesar de se manter cinema”, conclui.

Pedroso, em parceria com outros cineastas locais, mantém o projeto Vurto. Através de uma página na internet, são disponibilizados vídeos que dialogam com questões políticas e sociais. Recentemente, o diretor permitiu acesso ao curta-metragem "Em Trânsito".

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de julho. Participarão 25 interessados, selecionados por uma Comissão com três integrantes de reconhecida atuação no setor audiovisual. O resultado será divulgado dia 17 de julho. 

As aulas acontecem entre os dias 21 e 25 de julho, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). 

Confira AQUI edital e ficha de inscrição.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.