quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ivan Rodrigues escreve carta crítica a Sileno Guedes, presidente estadual do PSB

Recife, 7 de julho de 2014

Illmo. Sr. Sileno Guedes
DD. Presidente do Diretório Estadual de Pernambuco do PSB
Partido Socialista Brasileiro

Postagem no blog de V&C Garanhuns divulga matéria publicada na Folha de São Paulo, em 24.05.2014, reproduzida em blogues e jornais do Estado e comenta:

“A Folha, para justificar a tese de que Eduardo se contradiz ao criticar Dilma a respeito de nomeações nas agências reguladoras, se ateve a três nomes que fazem ou fizeram parte da Agência de Regulação de Pernambuco, todos indicados pelo ex-governador. Um deles é justamente o do ex-vereador Ivan Rodrigues, presidente do PSB em Garanhuns e um aliado histórico e próximo ao ex-governador Miguel Arraes. Ivan, segundo a Folha, é secretário Executivo da Secretaria de Articulação Social e Regional de PE, mas foi por cinco anos diretor financeiro e administrativo da Arpe, nomeado por Eduardo.”

Os outros dois nomes citados pela Folha foram o de Roldão Joaquim dos Santos, ex-prefeito de São Joaquim do Monte, ex-deputado e atual presidente da Arpe, (agência que regula os serviços públicos em PE), e o de Ranílson Ramos, ex-deputado estadual, coordenador da campanha de Eduardo ao governo de PE e atual conselheiro do TCE.”

Resumindo, a Folha quis mostrar com a matéria, (não sei se conseguiu), que ao contrário do que prega hoje, Eduardo também indicou aliados políticos para a Arpe. E adiante comenta a minha exclusão do rol dos experientes:

“A assessoria do PSB afirmou que a indicação dos três nomes não foi política e sim técnica. Ressaltou que tanto Roldão Joaquim quanto Ranilson Ramos foram indicados por suas amplas experiências no serviço público”

Essa assertiva é decorrente de um trecho da reportagem da Folha de São Paulo que refere literalmente:

“Procurada pela Folha, a assessoria do PSB afirmou que a escolha dos nomes teve motivação técnica. “O economista Ranílson Ramos e o advogado Roldão Joaquim foram nomeados pela sua ampla experiência no serviço público”

Como se vê, meu caro Presidente, mais uma vez sou atingido por uma combinação solerte dos blogues e dos jornais com as “assessorias” do nosso Partido, no sentido de me desqualificar. Sei perfeitamente que nunca será identificado o responsável pela assessoria que, além de colaborar para ratificação do objetivo do jornal em prejudicar o nosso ex-Governador, na medida em que informa as “amplas experiências no serviço público” apenas dos meus ex-companheiros de diretoria e, deliberadamente, minimiza minha experiência à condição de “Presidente do PSB em Garanhuns e aliado histórico e próximo ao ex-governador Miguel Arraes”. Chega a parecer um preconceito contra o PSB de Garanhuns e vem de muito tempo.




Sou com muito orgulho mais que aliado, fui amigo pessoal do Governador Miguel Arraes. Desde 1962 até a sua morte em 2005, permanecemos juntos com lealdade, franqueza e sem a vassalagem dos áulicos e hoje me surpreendo com a enorme constelação de “aliados históricos” de Miguel Arraes.

Impressiona-me, entretanto, que a “assessoria“ do PSB de Pernambuco ignore as minhas modestas experiências no serviço público e privado, nas áreas técnicas, administrativas, financeiras e sociais. Quando nada mais me restar, sou vaidoso e quero o crédito de ter sido o Coordenador do Programa de Eletrificação Rural do Estado de Pernambuco, nos dois governos de Arraes, que foi reconhecido pelos organismos internacionais como o MAIOR PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL DA AMÉRICA LATINA. Perguntem aos milhares de beneficiários do Programa e eles saberão dizer quem foi Ivan Rodrigues.

Sou um velho, já meio cansado, que não construiu fortunas nem ostenta medalhas ou galardões, pois o peito é pequeno e só se engrandece para abrigar amor e dedicação à causa pública como aprendi com Miguel Arraes. Não guardo mágoas nem rancores, estou convencido que meu tempo passou e reluto quanto ao recolhimento que teimam em me atirar à cara.

Não tenho dinheiro, nem voto, nem lideranças políticas a me sustentarem, mas preservo minha dignidade, fidelidade aos meus princípios e à minha utopia. Me assusta a possibilidade de ser considerado um estorvo, mas se esse for o preço a pagar para garantir minha identidade, assumo a dívida!.

Para que não se alegue, no futuro, que se desconheciam as minhas credenciais a ponto de restar desqualificado pela assessoria do PSB e da Folha de São Paulo, trago anexo o meu currículo. Tomarei a liberdade de distribuir este depoimento através de todas as mídias utilizadas para divulgação do comentário em foco. Avaliem e julguem com a isenção necessária!

Saudações socialistas, IVAN RODRIGUES

c.c.: Secretaria Geral do PSB-Pernambuco

Resumo profissional
1. Presidente da CILPE (Cia. Industrialização do Leite) no primeiro governo Arraes (1963/1964) e no segundo governo Arraes.
2. Fundador e Primeiro Presidente da Liga Desportiva de Garanhuns.
3. Supervisor de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil na região compreendida desde a Bahia ao Pará (1964/1971).
4. Advogado militante. Ganhou o prêmio Universitário como Laureado da Turma de 1966.
5. Curso Intensivo de Administração de Empresas na Faculdade de Administração da UPE.
6. Professor da Faculdade de Administração de Garanhuns, responsável pela cadeira de “Ciência Política”, desde a fundação da Escola até o Ano de 1983.
7. Diploma de “Professor Emérito da AESGA”, concedido em 2012.
8. Vereador à Câmara de Garanhuns, por dois mandatos.
9. Membro do Conselho de Turismo do Estado de Pernambuco,
10. Superintendente Administrativo da COSINOR, empresa com cerca de 1.400 empregados tendo, à época, o BNDES como acionista majoritário.
11. Coordenador do Programa de Eletrificação Rural nos governos Arraes, que foi considerado pelos organismos internacionais como o maior Programa de Eletrificação Rural da América Latina.
12. Assessor Especial do Governador, no segundo governo Arraes.
13. Assessor do Gabinete do Deputado Federal Miguel Arraes (1991/1995).
14. Chefe de Gabinete-Adjunto do Governador, no terceiro governo Arraes.
15. Secretário de Governo, no terceiro governo Arraes.
16. Diretor Administrativo-Financeiro da ARPE, cumprindo mandato de 4 (quatro) anos.
17. Respondeu pela Presidência da ARPE durante o ano de 2010.
18. Diretor Administrativo-Financeiro da ARPE, cumprindo um segundo mandato de 4 (quatro) anos, tendo renunciado por razões pessoais em junho de 2012, a três anos de mandato que lhe restavam e solicitado exoneração do cargo.
19. Atual Secretário Executivo da Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.